Páginas

25 de dezembro de 2012

Como estruturar o Ministério para as Crianças em sua Diocese!



DICAS DE COMO COMEÇAR O MINISTÉRIO PARA AS CRIANÇAS EM SUA DIOCESE.


Fonte: Blog do Ministério para as Crianças de Minas Gerais

Um ministério para as crianças começa com a escolha de um coordenador diocesano, que normalmente é eleito pelo coordenador diocesano da RCC. Este deve ser umas pessoas obediente, que atue com unção, poder e autoridade, dadas pelo Espírito Santo, que acolhe a comunidade (adultos e principalmente as crianças) e suas idéias. Ele é um observador. Aquele que percebe, conhece as realidades de cada grupinho de oração ajudando-os em suas necessidades. Deve ser uma pessoa de oração, que está ligada no que Deus fala pela palavra e através das crianças. É um elo de comunicação entre o ministério para as crianças (MC) e o clero, entre o MC de sua região, o estadual e o nacional; e, entre todos os grupinhos (GOI) de sua diocese.
Para estruturar esse ministério é necessário a formação de um núcleo de servos. Este deve ser formado por no mínimo 03 componentes que podem ou não pertencer a mesma comunidade. Os mesmos devem ter disposição ao trabalho, vida de oração e acima de tudo gostar de trabalhar com as crianças, pois suas metas a cumprir com a comunidade são: a evangelização (Adequação do anúncio querigmático a realidade e condição da criança, buscando uma linguagem própria e adequada a cada idade e principalmente encontrar meios de levá-las a um encontro pessoal com Jesus.), a missão (Ir ao encontro da criança. É preciso sair do nosso lugar, visitar outras comunidades, participar de missas infantis, criar dias festivos para as crianças nos bairros, dia de louvor para as famílias...) e a formação (Formar a criança e seu evangelizador. Os encontros de formação devem ser revezados entre as pessoas do núcleo e convidados de outras cidades, também pode ser promovido tarde de oficinas para apresentação de novas dinâmicas e confecções de materiais que serão usados na evangelização.).

Para uma melhor organização do núcleo do ministério para crianças deverão acontecer encontros semanais ou quinzenais, onde o tempo seja distribuído em oração inicial, partilha, cura interior, estudos e planejamentos mensais, lembrando de escutar a moção do Espírito Santo, pois, não existe um esquema pronto para as reuniões. O núcleo de servos também deve participar de encontros promovidos pela diocese ou pela catequese para que possamos caminhar juntos: o grupinho com a pregação querigmática e a catequese com a vivência dos sacramentos na vida de comunidade, porém ambas com o mesmo objetivo de levar as crianças a estarem mais próximas de Deus. A existência do GOI não dispensa a criança da formação catequética, pelo contrário as crianças que vão aos grupinhos são incentivadas a buscarem a catequese de sua paróquia para a formação e introdução na comunidade e vida cristã.
A catequese é indispensável, pois atualiza incessantemente a revelação amorosa de Deus manifesta em Jesus Cristo, leva a fé inicial à sua maturidade e educa o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo (cf Catechese Tradendae 19). Esta deve nutrir-se da Palavra de Deus, lida e interpretada na igreja e celebrada na comunidade, para que, ao esquadrinhar o mistério de Cristo, ajude a apresentá-lo como Boa Nova nas situações históricas de nossos povos. (cf Santo Domingo 33).
Também se faz necessário uma reunião mensal onde se promova um encontro com todos os coordenadores e evangelizadores dos grupinhos de oração da Diocese, com o objetivo de formar, trocar experiências e conhecer a realidade de cada grupinho de oração. Neste encontro o coordenador diocesano atualiza a quantidade de grupo de oração infantil, analisa a necessidade particular de cada um, além de acompanhar o trabalho que está sendo realizado em cada comunidade. Também serve como acompanhamento para saber se os mesmos estão trabalhando de acordo com as diretrizes nacionais da RCC e da Igreja; que dificuldades ele tem vivenciado e que testemunhos eles tem para partilhar. É também o momento de juntos buscarmos soluções para os problemas vivenciados.
De duas a quatro vezes ao ano (ou mais) são promovidos encontros para formação oferecida a catequistas e coordenadores de grupinhos de oração onde é feito orações, partilhas, momentos de cura interior e oficinas de aprendizagem. O objetivo é formar multiplicadores para que em toda a Diocese as comunidades caminhem numa única direção e juntas em busca do pastoreio e do resgate da família a partir das crianças.
 

 
Enfim, o núcleo do ministério para as crianças não pode esquecer de cinco tópicos importantes. São eles:

· Unidade – estar em unidade com a coordenação nacional, com a coordenação diocesana, com o grupo de oração no qual o grupinho está inserido, com a Igreja Católica Apostólica Romana e em comunhão com as diretrizes pastorais da diocese.

· Obediência – ao grupo de oração, ao que pede a coordenação da RCC nacional, a doutrina da Igreja, aos Bispos e Padres.

· Organização – procurar se programar sempre independente do local onde você vai atuar e do número de participantes no evento. Evitar improvisos.

· Identidade – pertencemos a Renovação Carismática Católica, mas, não devemos esquecer que antes disso somos católicos.

· Criação de projetos – cada grupo de oração infantil precisa ir além, precisa criar projetos para sua comunidade, projetos que atendam as necessidades das crianças.

Ás vezes quando olhamos tantas coisas a fazer e nos deparamos com tantas dificuldades, pensamos logo em desistir, nada vai dar certo. Temos então que pensar é possível! É possível porque o trabalho é nosso, mas, a obra é de Deus. O Senhor nunca nos dá um fardo maior do que podemos carregar. Se todos nós sonharmos juntos um mundo melhor, uma evangelização eficaz para as nossas crianças e mais, se todos ajudarmos uns aos outros, veremos que realmente é possível. É possível nos organizarmos, é possível ser obedientes e conseguirmos realizar nossos projetos, é possível trabalhar em unidade, é possível levar as crianças a um encontro pessoal com Jesus. É possível mostrar o caminho aos pequenos e ter a certeza que de perto de Jesus eles nunca mais sairão. É possível ver as nossas crianças buscando a santidade, e, vivenciando-a em toda a sua vida.

16 de dezembro de 2012

Lançamento do DVD Pescadores Kids - Vai pular quem é Cristão

Olá pessoal do Estado do Paraná, do nosso Brasil e demais paises, gostariamos de informar sobre o LANÇAMENTO do DVD Pescadores Kids - " Vai pular quem é Cristão", adquira já o seu, nos ajude a divulgar essa linda obra de evangelização infantil! Muito obrigado! Precisamos evangelizar nossas crianças, dê como presente de natal para seu filho, neto, sobrinho, as crianças precisam ser evangelizadas!


Adquira: www.pescadoreskids.com

http://pescadoreskids.webstorelw.com.br/products/dvd-pescadores-kids












2 de dezembro de 2012

Missão Jesus na Fronteira

Olá evangelizadores, confiram só as fotos da Missão Jesus na Fronteira que aconteceu na Diocese de Palmas e Francisco Beltão! 




























23 de novembro de 2012

Teatro de fantoches - Apascenta as minhas ovelinhas.

Olá evangelizadores do Estado do Paraná! A Paz do Menininho Jesus! Confiram o teatro de fantoches que o pessoal lá de Sertanópolis realizaram no III Kairós da Arquidiocese de Londrina como também algumas fotos! Divino Menino Jesus, Abençoai-nos!




Tema: "Apascenta as minhas ovelinhas" jo 21, 15.
Tempo: 10 min.
Personagens: (1) Vovó Zaza (2) Luquinhas.

Teatro de Fantoches

Vovó Zaza: Olá crianças. Eu me chamo Vovó Zaza.
Luquinhas: Oi Vovó Zaza.
Vovó Zaza: Oi Luquinhas, que bom que você está aqui.
Luquinhas: Sabe o que é Vovó Zaza?
Vovó Zaza: O quê? Pode me conta...
Luquinhas: Eu ouvi falar que Jesus é o Bom Pastor, mas pastor não é aquele que cuida de ovelhas?
Vovó Zaza: Sim, sim meu querido.
Luquinhas: Mas então, Jesus cuida de ovelhas? Aquele bichinho tão sem graça, que só sabe fazer méééée...
Vovó Zaza: (RISOS) Isso é verdade. Luquinhas, você sabia que a ovelha não faz nada sozinha?
Luquinhas: É mesmo?
Vovó Zaza: É sim. Ela precisa de ajuda até para se alimentar, e quando o lobo tenta devorar um ovelinha, o pastor a protege.
Luquinhas: Que legal vovó.
Vovó Zaza: E tem mais, o pastor conhece cada ovelinha. E quando uma escapa do rebanho, o Pastor deixa as outras e vai atráz dessa.
Luquinhas: Nossa Vovó Zaza, ele faz isso tudo mesmo?
Vovó Zaza: Faz sim, vamos olha lá!

Encenação

Neste momento, o teatro de fantoches pausa. Esse momento é de extrema importância para podemos continuar o teatro. 

Faremos uma representação sem falar para fixar bem o olhar das crianças. Você vai precisar de 3 ou 4 crianças para este momento e mais um adulto para ser o pastor.
Essas crianças podem estar usando uma túnica branca, simbolizando as ovelhas.

Então essas crianças começam a passear , como se estivessem perdidas, e vão se distânciando, o homem usando também uma túnica branca e nas mãos um cajado vai atráz de cada uma das crianças (ovelinhas) e as coloca em linha reta, uma do lado da outra.


Logo após, ele toma nas mãos vários cajado e entrega um para cada criança, depois lentamente todos saem em fila indiana.


Continuação do Teatro de Fantoches


Vovó Zaza: Jesus é este pastor que cuida de nós!
Luquinhas: Vovó Zaza, estou muito feliz por aprender que sou uma ovelinha de Jesus!!!
Vovó Zaza: Mas Luquinhas....
Luquinhas: Oi Vovó Zaza!?
Vovó Zaza: Você percebeu que o pastor entregou um cajado para cada ovelinha?
Luquinhas: Percebi sim, mas por que ele fez isso?
Vovó Zaza: Ele entregou o cajado para as ovelinhas, porque a gente também é chamado por Jesus para cuidar das suas ovelhas.
Luquinhas: É sério? Quer dizer que além de ovelinha eu também sou pastor? Que legal!
Vovó Zaza: E as crianças são as ovelinhar preferidas de Jesus!
Luquinhas: Nossa vovó! Quero ser pastor das ovelhas de Jesus também!
Vovó Zaza: Isso mesmo! Então cuide das ovelinhas que estudam com você, as do seu grupinho de oração, os seus irmãos e todas as crianças que ainda precisam conhecer a Jesus, Bom Pastor.
Luquinhas: Muito obrigado Jesus! E muito obrigado Vovó Zaza por me ensinar que sou ovelinha de Jesus e também pastor de seu rebanho!
Vovó Zaza: É isso mesmo Luquinhas, que legal  não é?

Vovó Zaza: E Jesus hoje está chamando vocês crianças, para serem suas ovelinhas e também pastor dos rebanho.
Vovó Zaza: Vocês aceitam este convite especial de Jesus?
Vovó Zaza: Então, coloca a mãozinha no coração, fecha os olhos e reza assim comigo.

Oração

Senhor Jesus, hoje eu descobri que sou tua ovelinha, e que o Senhor me ama e cuida de mim. 
Quero te pedir pelas ovelinhas da minha escola, da minha casa e do meu grupinho de oração.
Me ajuda a cuidar delas! Amém!

Encerramento


Vovó Zaza: Bom crianças, agora eu e o Luquinhas vamos contar essa boa notícia para outras crianças. Ele vai me ajudar porque ele agora aprendeu.
Luquinhas: Isso mesmo crianças, thal!!
Vovó Zaza: Thalll! 


Algumas fotos do III Kairós para as Crianças da Arquidiocese de Londrina !!















16 de novembro de 2012

II AdoleSantos da Arquidiocese de Londrina

Olá pessoal, confiram as fotos do II AdoleSantos da Arquidiocese de Londrina que aconteceu no ultimo dia 11de novembro!