1 de fevereiro de 2017

5º Domingo Comum – Ano A


“Jesus hoje nos convida a ser sal da terra e luz do mundo. Para que nossa presença entre as pessoas seja de amor, alegria, perdão, solidariedade e paz.”

– Missa com criança da semana: Sal da terra e luz do mundo
– Evangelho: Mt 5,13-16
Vós sois o sal da terra e a luz do mundo
Jesus hoje nos convida a ser sal da terra e luz do mundo. Isso significa que nossa presença entre as pessoas deve ser de amor, alegria, perdão, solidariedade e paz. Assim, por meio do nosso exemplo, poderemos tornar o mundo mais alegre e bonito.
Acolhida – Boa noite crianças, boa noite a todos aqui presentes. Sejam muito bem vindos a esta celebração.
Hoje nossa celebração vai nos contar sobre o sabor da vida e sobre ser luz para o mundo .
Eu quero saber qual dos pratos aqui no data show que as crianças mais gostam de comer.
Será que esse prato de jiló? Ou será esse prato de batata frita?
Mas alguém já tentou comer batata sem sal ?( é gostosa ou ruim ?)
Pois é, crianças, a batata frita sem sal é uma coisa sem graça, sem sabor ,sem vida não é ? Nós não gostamos de comer coisas que não tem sabor …
A batata é gostosa porque nela tem o sal que acentua , por isso ela é saborosa . Sem sal não passa de uma pasta sem sabor. A nossa vida fica assim, sem gosto, quando perdemos o sal , o sal da alegria, o sal do amor para com os outros, porque o sabor da nossa vida, o nosso sal, é o amor . E quando perdemos o amor, nossa vida fica sem graça se iguala uma batata sem sal . E vocês sabem que é que pode retornar a alegria para nossa vida? Quem é tem o maior deposito de sal de vida nova ? Jesus… é ele quem nos dá sabor a vida , que nos enche de amor e nos faz brilhar como uma luz sobre a cidade toda, porque aquele que tem amor é luz para os outros, é certeza de caminho aberto , de vida saborosa e cheia de alegria ..

Por isso, somos esse sal da vida e somos luz para o mundo porque sabemos que Jesus é a nossa fonte inesgotável de sal para a vida eterna. Todos de pé , vamos cantar pra iniciar nossa celebração cantando .

Ato penitencial
 – Sabem, crianças, hoje o evangelho é tão bonito. Ele fala que nós somos o sal da terra… Nos chama também a ser luz do mundo…Por isso, somos esse sal da vida e somos luz para o mundo porque sabemos que Jesus é a nossa fonte inesgotável de sal para a vida eterna. Todos de pé , vamos cantar pra iniciar nossa celebração cantando .
Deus, na sua sabedoria, escolheu uma coisa de cada vez pra dar sua importância. Vamos fazer um teste com vocês pra sabermos como é que Deus fez a vida ter um sabor certo pra cada coisa.
Aqui eu tenho um copo de água. Alguém aqui está com sede e quer bebê-la? Mas antes disso acontecer eu vou adicionar a esta água uma colher bem cheia de sal. Agora você pode beber.
Por que não quer beber? O que mudou?
Agora eu tenho esse doce de leite. Quem quer? Mas antes vou colocar essa colher de alho pra dar um novo sabor.
Ah! Mudou todo o sabor …
Então vamos ver se alguém quer experimentar este pouquinho de pipoca.
E ai? Ela está gostosa? Não esta faltando nada nela não?
Falta o principal, aquilo que dá sabor, o sal…
Agora eu vou pedir o sacristão para apagar a luz da igreja…
Ficou bom assim? No escuro? O escuro é bom? Será que a luz não é melhor? Então, Sacristão, acende a luz porque temos pavor do escuro.
Assim, crianças, com essas comparações, constatamos que Deus nos deu uma vida perfeita, mas todas as vezes que pecamos que fugimos da luz de Deus e mergulhamos no escuro do pecado, a nossa vida não fica boa… Ela fica sem sabor ou com sabor desagradável. Impossibilitando de nos matar a fome, fome também de Deus
É preciso saber valorizar os presentes de Deus e nos afastar da vida sem sabor, da vida no escuro e procurar ser luz por onde andarmos. Por isso, pelas vezes em que atrapalhamos o que é bom na nossa vida, mudando de tempero, colocando o pecado, vamos pedir perdão a Deus cantando.
Leitura – Sentadinhos, vamos ouvir a nossa leitura de hoje. Ela nos diz que se agirmos com caridade e formos solidários com os que sofrem e passam necessidades, o Senhor caminhará conosco e não nos faltará em nenhum momento da vida. Escutemos com atenção a leitura proclamada.
Aclamação – Que a presença de Deus em nossa vida brilhe nos faça brilhar para todas as pessoas que encontrarmos pelo nosso caminho. Preparemos nosso coração para ouvirmos Jesus nos falar, mas antes vamos ficar de pé e cantar com alegria saudando as suas palavras.
Ofertório –(Passos pregados pelo chão da igreja )
Hoje Senhor , queremos oferecer esses passos que aqui estão, representando todos nós porque desejamos segui-lo por toda a nossa vida .   junto ao pão e ao vinho Senhor, queremos oferecer cada passo desses, que eles sejam sal e luz na vida de nossos irmãos e na nossa também. Amém.
Vamos cantar iluminando e dando sabor ao nosso ofertório.
Comunhão – Se quisermos caminhar firmes no propósito de sermos sal da terra e luz do mundo, devemos estar unidos a Jesus e nos alimentar do seu corpo que nos fortalece e nos ensina a viver como irmãos e irmãs. Vamos encontrar Jesus na eucaristia cantando.
Hoje, então temos que sair desta celebração tão festiva com uma idéia fixa na cabeça –Deus nos deu uma missão: devemos ser sal para a terra e luz para o mundo, portanto vamos através dessa oração pedir ao Senhor a graça de nos tornarmos cada vez mais fiéis em nossa missão. Vamos rezar todos juntos?
Senhor Jesus
Abraçando hoje nossa missão
Louvamos o senhor por toda confiança em nós depositada
Luz é o que queremos ser para todos
União é o que queremos levar aos outros
Zelando pela vida e dando o sabor a ela merecido
Desejando que todos sigam na mesma direção
E agradecendo ao pai por sua bênção e proteção
Unidos levaremos nossa missão
Saudando os outros e conquistando mais e mais corações.
Amém

Historinha para o teatro da semana:

O jardim da dona Cotinha

Dona Cotinha, vocês todos devem conhece, É aquela mulher bondosa que cuidava com carinho do seu lindo jardim. As flores a ela eram agradecidas, pois nada a elas faltavam.
Todos os dias, Dona Cotinha tinha o cuidado de tirar da frente de suas florzinhas a trepadeira do vizinho, que as incomodava e não deixava a luz do sol nelas bater.
Cuidava também com água fresquinha, cheia de sabor de vida nova e conversava sobre assuntos de amor, amizade e partilha de tudo que havia no jardim.
Do outro lado do muro morava o Senhor Encardido Sujo da Silva. Ele não gostava nadinha do que Dona Cotinha fazia… Tinha raiva de tudo e desejo de acabar com suas lindas flores. Sabem o por quê? Por pura inveja. Ele detestava o amor e odiava quem era feliz.
Enquanto Dona Cotinha contava suas lindas histórias às flores, ele ficava com muita raiva e prometia acabar com aquele lindo jardim.
E esse ritual todos os dias acontecia. Luz do sol e água com sabor de vida eram os alimentos de vida nova para todas as plantinhas.
Até que um dia, logo depois da Dona Cotinha ter saído do jardim, veja só quem por lá aparece? Se não é o Senhor Encardido Sujeira da Silva! Mas o que será que ele está querendo fazer? O que terá planejado de ruim para acabar com o jardim da Dona Cotinha?
Pois, vejam só crianças, ele está colocando uma guarda chuva para não mais ir sol nas flores, e pior! Pior? Sim, ele trouxe uma água diferente.
Nossa! Vejam só como as flores estão sofrendo com a água de morte que o Senhor Encardido Sujeira da Silva está colocando nelas.
Meu Deus, as flores estão murchando. O que será de nossas florzinhas?
O que esse danado do pecado colocou na água das flores?
Encardido (cantando) – Eu coloquei ácido na água. Agora eu quero ver se essas danadas irão sobreviver… Ararararasrasrammmmmmm
Vejam só… As flores que estavam tão lindas e sorriam tanto. Agora parecem mortas, desanimadas, apagadas…
Pobre Dona Cotinha quando nem imagino quando ela irá sofrer ao ver as plantinhas desoladas e a ponto de morrer.
Mas vejam quem ali chegou se não é o pavão de penas longas que assistia tudo bem de longe. E que chamou o pássaro charmoso, que trouxe o patinho e também dona galinha.
Parece que eles estão em reunião… É preciso fazer algo rápido, pois senão as flores dessa não escaparão.
Então eles resolveram ajudar as flores, saíram e foram buscar uma solução.
Enquanto isso lá vem Dona Cotinha toda alegrinha… Como vocês sabem… Esse jardim era toda sua vida.
Mas quando ela chegou ao jardim e o encontraram suas flores tristes e sem vida ela não aguentou… Deu uma crise de tristeza, não sei bem se um infarto, ou derrame cerebral, só sei que foi pra chão afinal
E agora? O que fazer?
Do outro lado do muro cantando e pulando de maldade, estava o Senhor Encardido, que só vivia de maldade.
– Quero ver agora, conta história para essas murchas e feias flores, fala pra elas do destino final, do fim do mundo, do buraco negro… Do buraco de sete palmos… Ararara
Agora sim, ele achava que com seu mal havia tirado a vida cheia de luz e de sabor que havia naquele jardim, naquela pessoa tão boa que era Dona Cotinha. Missão cumprida para Seu encardido sujeira da silva, agora ele  podia descansar..
Podia né??! Enquanto o tonto achava que tudo estava perdido a turma do jardim, colocava tudo no seu lugar. Começaram a terra cavar, mudar a terra das flores era o primeiro passo… Depois lavaram bem a terra com a água da vida nova, com sabor de Deus. E, por ultimo, arrancaram o guarda sol da frente do sol…
Com todos esses cuidados pouco a pouco as flores foram criando vida… Enquanto, isso, dona borboleta muito arteira… Despejou no filtro de água do encardido, o que ele mesmo tinha na balde colocado, para que ele do seu mal se alimentasse.
Quando o encardido acordou, com aquela sede habitual, foi no balde beber água e… Ficou louco, afinal…
Algo foi apertando sua garganta e naquele sufoco todo, os bichos pra cima dele pularam.
Bicaram tanto o safado e ele sofreu tanto com o seu mal que fugiu dali pra sempre e nunca mais voltou afinal.
Bom… E agora. Ainda faltava dona Cotinha… Ali… Caída… Parecia uma Branca de Neve sem vida, quem a beijaria?
Será que ela ainda veria seu jardim de novo?
Então as flores combinaram uma canção… Pra acordar Dona Cotinha e tirá-la daquela situação. E cantaram. E cantaram. Tão alto que dona cotinha acordou. (música: sou feliz senhor porque tu vais comigo. vamos lado a lado és meu melhor amigo… Sou feliz senhor, porque a Cotinha vai comigo, junto ao Senhor, ela é nossa melhor amiga.lalalalalalalalalalalalaalal) e ao ouvir a canção, seu coração acordou, então ela olhou pra suas flores, achou que tudo era sonho e a alegria ela retornou… Ficaram ali, todos no jardim…  Sabendo que com amor tudo havia vencido… A vida voltou a ter sabor… Luz que iluminava o novo que é o sol de Deus que neles brilhavam
E é, por isso, crianças que a gente tem que cuidar do jardim que existe dentro de nós. Tem que ser sabor na vida dos outros também, ter que ter a luz de Deus pra vencer o mal… E ser feliz, afinal!
Compromisso da semana: Se cada pessoa fizer algo de bom a cada dia, viveremos em um mundo cada vez melhor, com luz e sabor.

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário