5 de abril de 2017

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor da Quaresma – Ano A



“Com a liturgia do domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa, tempo forte de oração e de recordação do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus”

– Missa com criança da semana:  Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
– Evangelho: Mt 26,14-27,66
Bendito o que vem em nome do Senhor
Nesta celebração, recordamos o dia em que Jesus entrou na cidade de Jerusalém para cumprir sua missão: entregar a vida pela salvação da humanidade. Com a liturgia do domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa, tempo forte de oração e de recordação do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Vamos acompanhá-lo em sua caminhada ao calvário, para podermos ressuscitar com ele para uma vida de alegria, esperança e paz.
Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.
Vocês sabem o que celebramos durante esta semana?
A semana santa, isso mesmo!
E, hoje, de uma forma toda especial, celebramos o domingo de ramos. O que será que significam esses ramos, hein, crianças?
Ah!! Vou explicar. É que Jesus já era muito conhecido por toda a Palestina e, por onde Ele andava, as pessoas o saudavam da melhor forma possível, querendo que Ele soubesse o quanto era admirado e querido por todos.
Ao entrar na cidade mais importante da Palestina, chamada de Jerusalém, o povo da cidade querendo homenageá-lo, apanharam inúmeros galhos, ramos verdes e começaram a balançar saudando e balançando os ramos, gritando bem forte:
__ Viva ao nosso rei, viva o nosso rei!!!
É… E hoje repetimos o mesmo ritual do povo daquela época, saudamos Jesus com nossos ramos, saudamos Jesus com nossa alegria e com nosso amor. Por isso, vamos ficar de pé e, com entusiasmo, receber a procissão de crianças que vem saudando Jesus com seus raminhos. Vamos todos cantar
Ato penitencial – Agora, crianças, vamos todos nos ajoelhar para realizarmos nosso pedido de perdão.
Hoje é um dia muita reflexão para todos nós..
Estamos diante do Senhor, diante de sua cruz, diante dos pregos que o fizeram ficar presos a ela, estamos diante também da lança que o transpassou… diante da coroa de espinhos que o feriu e diante dos pecados que o crucificaram …
Será que foram nossos pecados que o levaram à cruz?
Será que nosso egoísmo é representado pelos pregos que o prenderem a ela?
Será que essa coroa de espinhos não foi confeccionada pela nossa desobediência, pela nossa falta de fé, pelo nosso orgulho?
E essa lança? É a mesma com que ofendemos tantas pessoas, que atiramos contra a nossa família quando a agredimos e incidimos a violência contra nossos irmãos?
Será que também somos participantes dessa crucificação quando estamos desanimados, quando colocamos nossa fé em dúvida e passamos acreditar no mal, nas drogas, nas bebidas?
Ah, Senhor, perdão.. Perdão, porque muitas vezes, continuamos a crucificá-lo, continuamos a pregá-lo na cruz e bater os pregos dos nossos pecados, sobre suas mãos que sagram pedindo nossa remissão.
Perdão pelas nossas fraquezas, pela nossa falta de vontade de lutar contra o pecado.
Mas, hoje, diante da cruz e, na certeza da ressurreição, que tudo traduz em vida nova, vamos pedir perdão ao Senhor, cantando.
Leitura – Sentadinhos então e fazendo silêncio, vamos ouvir a nossa leitura de hoje. Através dela, Deus nos coloca bem dentro de seu plano de amor e salvação. Ouçamos com muita atenção.
Aclamação – Agora crianças, vocês ouvirão uma parte da história do julgamento, condenação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, vocês devem prestar bastante atenção na leitura do evangelho e tentar acompanhar através das lâminas as partes dessa narrativa.
Mas antes, vamos ficar em pé e cantar com muita alegria.
Evangelho
Preces 
1. Como Jesus fez de forma exemplar, os que exercem o ministério sacerdotal, unidos aos Bispos e ao Sucessor de São Pedro, em Roma, entreguem suas vidas pelo rebanho. Por isso, vos pedimos:
2. Como o trigo amassado forma o pão, e a uva esmagada produz o vinho, que todos os homens e mulheres sejam capazes de se doarem, para que a vida seja um hino eucarístico, um poema de louvor e reconciliação. Por isso, vos pedimos:
3- Por cada criança presente nessa celebração, para que aprendam a entender o grande mistério do amor divino e transformar todo o mal existente em boas obras para o reino de Deus, rezemos.
Ofertório –(cenas da semana santa)
Jesus fez o maior dos sacrifícios em oferecimento ao amor por seu Pai, pelo nosso Pai e em nome de todos nós.
Agora, acompanhando os passos de Jesus, iremos oferecer ao nosso Deus de Amor as nossas ofertas:
Hoje, domingo de ramos, no verde que eles simbolizam, queremos oferecer nossa esperança de conquistar um mundo mais voltado para a fé, para a partilha, para a alegria de balançar ao vento seus dons a todos nós dignados.

Na segunda feira
 quando Nosso Senhor do Passos começar sua caminhada rumo ao calvário, vamos oferecer ao Senhor a nossa caminhada diária, os nossos sacrifícios, nossas pedras e dores, mas também nosso desejo de continuar caminhando e acompanhado seu filho muito amado.

Na terça feira
, Senhor, quando a mãe de Jesus caminhar para encontrá-lo, vamos oferecer tantos encontros em nossa vida, encontros em família, encontros com os irmãos, encontro diariamente com nossa fé. Nas dores da mãe oferecemos nosso carinho… Nossa ternura… Nosso amparo há tantas mães que sofrem hoje, assim como ela sofreu.

Na quarta-feira
, Senhor, oferecemos diante deste encontro de mãe e filho, o desejo do abraço, do estar junto a eles nesse caminho ao calvário, nossa confiança no seu plano de amor. Unidos nos momentos tristes e também vivendo juntos os momentos felizes

Na quinta 
– feira, Senhor, oferecemos nossa humildade, o desejo de também lavar os pés daqueles que precisam tanto de nós e que também tenhamos a confiança de nos lavar na água pura de nosso batismo renovando nossos votos de filhos de Deus.

Na sexta-feira
 diante de tanta dor, com a morte de seu filho, queremos oferecer nosso compromisso de seguir tudo que Ele nos ensinou, tudo que foi implantado através Dele e nos comprometer com seus ensinamentos, fazendo-os valer a cada instante de nossa jornada.

No sábado, 
Senhor, oferecemos nosso momento de vigília pascal, em oração, rezando também por todos que precisaram de nós e, em agradecimento a todo sacrifício de amor por Jesus derramado.

No domingo
 ofereceremos nossa alegria, nosso renascer pra vida nova, porque acreditamos neste pão que se torna corpo de Jesus e neste vinho que se torna sangue de Jesus. Acreditamos Senhor, que todo sacrifício de vida e morte tem valido a pena, quando vivida à experiência da ressurreição.
Vamos cantar para completar nosso ofertório.
Comunhão – Jesus agora nos chama a fortalecer nosso espírito de coragem para que nesta Semana Santa possamos acompanhá-lo em sua caminhada de dor e possuir a alegria pela vida nova na páscoa que em nós faz morada. Vamos ao seu encontro cantando.
Ação de graças – Que durante a semana possamos estar ainda mais próximos de Nosso Deus, celebrando com Ele todo o seu sacrifício para rememorarmos com alegria a sua páscoa divina . Vamos rezar todos juntos pedindo sempre a intercessão de nossa mãezinha do céu… Ave Maria

Historinha para o teatro da semana:

Ramos

Encenação (entrar um de cada vez, depositar o que trouxe e sair).
Entrar com o pano roxo
Narrador – Naquela época, Jesus entrou em Jerusalém. A multidão deu gritos de alegria: “Hosana, Hosana”. Viva o nosso rei
Poucos dias depois, porém, eles gritaram: “Crucifica-o, crucifica-o, ele é um enganador!!!!”.
Muita gente contribuiu para que Jesus morresse, escribas e sumo sacerdotes. Mesmo os amigos de Jesus ficaram inseguros. Eles temiam perder a sua vida e não sabiam no que acreditar. Quem reconhecia Jesus, podia levar a mesma sorte que ele. Morrer pregado numa cruz.
Colocar um pano roxo no altar
  – (Escriba com o rolo da escritura na mão)
Eu sou uma escriba e sei o que é certo e o que é errado.
Este Jesus está ficando muito perigoso. Ele afirma coisas que não estão escrito dentro do meu rolo da Sagrada Escritura. Vejam!!!
O pior é que tanta gente que acredita nele. Jesus tem que ser eliminado. Jesus tem que ser eliminado já! Só assim vai ter paz aqui de novo.
Colocar o rolo da escritura em cima do pano roxo na frente do altar.
Judas com o saquinho de dinheiro na mão
Eu sou Judas, um discípulo de Jesus. Também não sei o que é que está acontecendo com Jesus. Todos o exalta e querem que seja  o nosso rei.
E ele não quer saber de nada disso. Ele continua atendendo aos pobres e aos doentes.
Aí eu não quero colaborar mais. Eu quero finalmente saber se ele é realmente tão grande e forte como parece. Eu vou entregá-lo, aí vamos saber quem ele é realmente.
Eles me prometeram 30 moedas de prata se eu disser onde ele se encontra.
E eu entreguei-o, quero ver se ele realmente é o filho de Deus.
Colocar o saquinho de dinheiro em cima do pano roxo na frente do altar.
Pedro com a figura de um galo ao seu lado:
Ich bin Petrus.  Por três anos eu vivi ao lado de Jesus.
Eu o amava e respeitava. Nós éramos muito unidos. E agora eles o prenderam. Estou com medo que eles vou me prender também. Antes de o galo cantar amanhã cedo, eu vou dizer que nem o conheço. Vou negá-lo. Vou mentir… Vou me afastar.
Coloca o galo em cima do pano roxo na frente do altar.
Tiago com a mala na mão ():
Eu sou Tiago.
Na verdade, eu também pertenço aos discípulos de Jesus, mas as coisas estão ficando perigosas demais para o meu lado.  Jesus foi detido e levado ao monte das oliveiras… Como um criminoso.  Sorte nossa, que eles não prenderam todos nós também. Estou com medo, acho que vou fugir dessa cidade. Vou chamar todos os outros.Vamos fugir
Colocar a mala em cima do pano roxo na frente do altar.
– Pilatos entra com a cruz
Eu sou Pilatos.
No fundo, eu não tenho nada contra Jesus.
O que é que ele fez de mal?
Pelo que sei Ele só fez bem aos pobres e aos doentes.
Os fariseus só estão com ciúme dele. Inveja pura do seu poder e do seu amor.
Ele não é um criminoso, mas eles querem vê-lo morto. Para mim, tanto faz. Eu não quero criar antipatia minha com o povo. Então, eu vou assinar o julgamento da morte dele. Por isso vou lavar as minhas mãos
Colocar a cruz em pé em cima do pano roxo na frente do altar.
Narrador (Retira o roxo e coloca o pano branco)
Se hoje agíssemos como estes que aqui estiveram, duvidando do grande amor de Jesus, estaríamos acreditando que seu sacrifício foi em vão.
Mas hoje estamos diante da cruz.. Grande estandarte dos cristãos… Porque dela nasceu à luz.. Porque dela nasceu novamente o amor de Jesus em forma de perdão por todos nós. Salve Jesus, o rei de todos nós.
Cantar –(… mas o mundo ainda tem medo de Jesus… que tinha tanto amor).
Compromisso da semana: Participar ativamente das celebrações da Semana Santa na comunidade, ajudando os catequistas na preparação da liturgia.
Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/domingo-de-ramos-da-paixao-do-senhor-da-quaresma-ano/

Sem comentários:

Enviar um comentário