15 de junho de 2016

12º Domingo Comum – Ano C

“Somos hoje convidados a seguir Jesus, renunciando a tudo o que nos afasta dele, tendo coragem para enfrentar as dificuldades do caminho.”

– Missa com criança da semana: Tome a sua cruz e me siga
– Evangelho: Lc 9,18-24
O seguimento de Jesus é o caminho da salvação
Somos hoje convidados a seguir Jesus, renunciando a tudo o que nos afasta dele, libertando-nos das ambições e  endo coragem para enfrentar as dificuldades do caminho. O Cristo de Deus nos garante que estará sempre conosco e nos dará a salvação. Neste dia do migrante, lembremos todas as pessoas que deixam sua terra e família em busca de  melhores condições de vida.
Acolhida – ( Essas cenas têm na internet , são 3 crianças carregando uma única cruz e elas passam por um buraco , onde cada uma equilibra o outro enquanto fazem a travessia)
Hoje eu vou iniciar a missa pedindo uma criança que me ajude. Quem gostaria de me ajudar aqui na celebração?
Pois bem, como é seu nome? Ah, Fulano. Você então fará uma leitura daquela lâmina lá do retro até descobrirmos o que ela quer nos dizer, está bem?
Pois conte o que você vê na lâmina? Então são três amigos que estão carregando uma cruz enorme e estão chegando perto de um buracão, não é mesmo?  Será que se fosse um sozinho ele iria dar conta de carregar aquela cruz? Não, não é mesmo?
Vamos passar pra segunda lâmina. Deus do céu!! Ele vai cair no buraco não vai?  Você acha que ele vai cair ou não vai? Por quê?
Ah!!! É porque tem alguém o ajudando nesse momento e o peso da cruz ficou para os amigos que estão atrás, não é? E se não tivesse amigo? Como é que seria? Então é importante que tenhamos alguém nos ajudando a carregar nossa cruz?
Vamos lá pra terceira lâmina. Deus do céu?!! Será que esse ai vai cair? Por que não? Ah, porque ele tem quem o ajude e quando ajudamos os outros a carregar a cruz, tem sempre outros que nos ajudam a levar a nossa… Muito bem !
Vamos ver agora a quarta lâmina. Meu Deus?!!!Será que esse vai cair? E se os outros deixarem a cruz? O que vai acontecer?
Isso, crianças!!! Quando estamos sós ficamos mais fracos e a nossa cruz parece tão pesada que o único jeito é cairmos e ficarmos à margem do caminho, mas isso acontece só quando somos egoístas , quando pensamos somente nos nossos problemas , achando que nossa cruz é mais pesada do que o outro, e assim em vez de ajudarmos, acabamos ficando sozinhos com um fardo de pecado que não conseguimos carregar.
Aprendemos que, muitas vezes, nossa cruz é pesada, porque não renunciamos a nós mesmos, somos apegados demais aos problemas, às pessoas e não caminhamos.
Hoje, crianças, Jesus vem nos ensinar que se quisermos segui-lo temos que carregar nossa cruz, desapegarmos de nossos pais, amigos e sabermos que o caminho certo é ele e que pra isso é necessário ajudar tb aos irmãos e aqueles que amamos.
Ato penitencial – ( Cenas no retro )
Sabem crianças, Jesus exigiu muito do povo de sua época. As pessoas que o encontraram tiveram que aprender muito com Ele
Eles tiveram certas expectativas sobre a pessoa de Jesus; mas Ele, por sua vez, não queria dar conta de todas elas.
Há séculos o povo de Israel esperava um Messias como sacerdote e rei. Pensavam que ele iria nascer num palácio, com esplendor e riqueza. Mas ele nasceu pobre num presépio…
Muitos esperavam que ele fosse aparecer como rei poderoso e libertador político e libertar o povo da ocupação romana.
Jesus, porém, não subiu ao trono de Davi. Ele teve que sofrer, foi pregado na cruz e libertou pessoas de fardos bem diferentes: de sua culpa, da mortalidade de sua vida, de seu medo…
Este sim, é o rei que todos nós temos. Mas será que também nos decepcionamos com Ele esperando muito mais Dele e Ele se apresentando de modo tão simples?
Será que realmente entendemos o valor da cruz e de seguir Jesus em nossa vida, ou andamos parados com uma cruz infestada de dúvidas e temores, pecados e mal feitos esperando ainda um novo rei???
Por isso, crianças, temos que pedir perdão ao nosso Jesus, pelas muitas vezes em que paramos na imagem de Jesus na cruz e não conseguimos vê-lo fora dela , em seu estado de glória e vitória. Estamos agarrados somente em valores humanos e nos pecados que não nos deixa caminhar. Pedimos então perdão ao nosso Jesus, cantando.
Leitura – Deus nos fala que todos somos seus herdeiros na leitura que ouviremos agora. Portanto fiquemos em silencio e tenhamos atenção com as palavras que agora serão proferidas .
Aclamação – Agora, crianças, vamos ouvir o evangelho onde Jesus é a grande boa nova de Deus para a humanidade. Com um gesto supremo de amor Ele revela na cruz uma vida nova e nos chama a segui-lo, pois ele nos diz que quem perder a sua vida em seu nome, iria ganhá-la em salvação. Fiquemos em pé e com alegria cantemos pra saudar Jesus
Ofertório – ( Muitas cruzes , pequenas e grandes )
Hoje aprendemos que Jesus nos chama a carregar nossa cruz, mas devemos fazer mais do que isso, devemos também ter consciência que muitos dos nossos irmãos têm dificuldades em também carregar a deles.
Por isso no momento do nosso ofertório iremos oferecer tudo que nos ajudará a carregar a nossa cruz e a dos nossos irmãos encontrando o caminho certo para nosso Deus.
Queremos através desta cruz oferecer nossas orações no sentido de nos fortalecer a seguir Cristo em seu caminho e dar continuidade ao seu plano de salvação.
Queremos através dessa outra cruz oferecer nossas ações, nosso trabalho, labor de cada dia. Que Ele possa ser grande diante de Deus e que Deus possa nos ajudar a fazer da nossa cruz uma alegria e não um fardo pesado demais para carregarmos
Que nessa outra cruz, carregada hoje por duas pessoas, possam simbolizar todos os irmãos que tem dificuldades em caminhar, que se encontram em momentos difícieis, de dor, de sofrimento… que assim amparados pelos outros , assim como nós , possam caminhar mais aliviados
Essa outra cruz simboliza nosso desejo em seguir com nossa missão, mesmo sabendo das dificuldades que devemos passar ou pela quais passamos, mas expressando nossa coragem em levantá-la a cada pedra, a cada obstáculo, vencendo os problemas do caminho.
Que nessa outra cruz, possamos nos lembrar do sacrifício de Jesus que deu a vida por nós e que devemos a Ele esse sacrifício, esse presente de Deus Pai pra nós, por isso devemos ter sempre conosco, no nosso coração esse sinal, sinal do bom cristão que renuncia a si mesmo em prol do nosso Deus.
Com o pão e o vinho oferecemos todo isso ao Senhor, esperando que um dia Ele nos acolha com nossas cruzes, no seu paraíso. Amém.
Vamos todos cantar com alegria o canto do ofertório.
Comunhão _ É na comunhão com Cristo que encontramos forças para nos despirmos de nós mesmos, pegarmos com fé nossa cruz e levá-la até o final de nossa missão. Por isso precisamos cantar a nossa coragem indo ao encontro do senhor com alegria. Vamos todos cantando então?
Ação de graças – Sabem de uma coisa, crianças, outro dia uma formiga me levou a REZAR, querem saber por quê? Prestem atenção no que vou contar… e depois se acharem que ela também os levou rezar não se esqueçam de fazê-lo todos os dias.
Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela. A formiga a carregava com sacrifício.
Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair  também a formiga.  Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e
acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.
Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha.
Na verdade, havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado  de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo:
___ “Coitada, tanto sacrifício para nada.” Lembrei-me ainda do ditado popular: “Nadou, nadou e morreu na praia.” Mas a pequena formiga me  surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a  grande folha havia desaparecido, dando lugar  a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências.
Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades?Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la.
Invejei a persistência, a força daquela formiguinha. Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor:
Que me desse à tenacidade daquela formiga, para “carregar” as dificuldades do dia-a-dia.
Que me desse à perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.
Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais.
Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.
Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os  ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo,  mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.
A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e  superar todas as adversidades da estrada.
Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada. Agradeci ao  Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feito passar pelo caminho dela.

Historinha para o teatro da semana:

Tome a sua cruz e siga-me

Acabamos de ouvir no evangelho que Jesus quer que carreguemos nossa cruz com amor, sabendo que Ele nos deu o exemplo, sabendo que a cruz é a nossa própria vida, quando buscamos o amor e o bem para nós e para aqueles que estão próximos de nós… mas nem sempre é fácil fazer o bem… não olhar só para a nossa vida, buscar o amor e com fé seguir os passos de Jesus…
Existia uma reino muito distante , ficava ali atrás do Cristo e lá tinha uma rainha que amava muito Jesus, mas não entendia muito suas palavras, quis que todos os seus súditos seguissem as palavras dele ao “pé da letra”… ela não quis nem saber da conversa dos que já seguiam Jesus… ele teria que fazer melhor… diferente… pois se era rainha era mais “sabida”.. tinha mais força para fazer com que seu reino se tornasse exemplo para todo o mundo, como um “reino que segue Jesus”… e isso a tornaria a maior rainha de todos os tempos… quem sabe até uma “santa”, com altar e tudo…. é… amar Jesus sem entender bem suas palavras é coisa complicada…
E… pensando que fazia o que Jesus estava pedindo no evangelho, publicou uma lei… e exigiu que todos a cumprissem… e se não o fizessem, a punição seria certa….. (nessa hora, ela se esquecia de que amava Jesus e ficava muito brava, como antes de se converter e querer “mudar de vida” e prometeu algumas punições como prisão, multas bem altas, muitos dias no “spardeia” , limpeza das ruas do reino e o pior de todos os castigos, ela iria mandar cortar as cabeças – cortem as cabeças … )
O rainha encomendou a uma madeireira que fabricasse milhares de cruzes e mandou fazer muitas, de vários tamanhos, com toda a madeira que encontrassem por lá… pequenas, médias e grandes…
Cruzes prontas, a rainha baixou um decreto para que todos os súditos se reunissem na praça do reino, fizessem uma fila e que cada um pegasse sua cruz e não a largasse, por toda a vida… andasse com ela todo o dia… fossem onde fossem… e que seus guardas estariam de olho no cumprimento do decreto…
Então , como sábio que sou , foi ai que entrei na história, pois tinha sido eu quem havia apresentado a Palavra de Jesus a rainha , quis argumentar… explicar… mas a rainha nem quis ouvir… falava que Jesus mesmo tinha falado com ela( eu sonhei , ele veio vestido de branco em cima de uma pedra e disse , renuncie a si mesmo, pegue sua cruz e siga-me ) e essa era a sua missão…
Então, eu tive uma ideia para que o rainha pudesse entender o que Jesus havia falado e não só as suas palavras…
Ele ele fez o seguinte :foi antes à madeireira e pediu que se fizessem uma cruz especial para o rainha
As pessoas, sabendo dos rigores da lei, mesmo também sabendo que agora o rainha queria fazer tudo certinho, porque amava Jesus, fizeram a fila para pegarem suas cruzes… e como todo povo, já se antecipavam em escolher as menos pesadas… as mais leves… sabiam bem que carregar por todo o dia aquele peso ele se tornaria muito maior… aiaiaiia… quem poderia falar com a rainha que não era nada disso que Jesus queria… a rainha não ouvia ninguém… nem o sábio do reino…
E foi aquela confusão! No dia da entrega das cruzes… os mais espertos foram na frente e se empurrando foram pegando as menores…
A rainha , que também queria dar o exemplo, chegou um pouco depois e também foi pegar a sua cruz, pois afinal, agora ela seguia Jesus e queria pegar a sua… mas, quando chegou se surpreendeu … eles haviam feito a mais bonita cruz para ela…era grande.. de madeira nobre…toda cheia de desenhos trabalhados….ouro e pedras preciosas… uma chiqueza….e uma peruice
A rainha , olhando encantado para a cruz, logo teve um leve arrepio… carregar aquela cruz para todo lado… dar o exemplo e nem pedir ajuda…
Aiaiaiaiai………………
Mas agarrou sua cruz e foi andando, e todos os súditos olhando aquela visão… cada qual com sua cruz… umas pequenas… outras maiores… mas a da rainha , a maior de todas, a mais bonita e trabalhada… enfeitada…
Fizeram uma grande fila atrás do rainha e o seguiram em procissão pela cidade, e ela ia cantando ( o povo de deus no deserto andava , também sou teu povo senhor, estou nessa estrada )para que o mundo todo soubesse da bondade da rainha , de sua grande amizade com Jesus… da sua fé… da sua bondade… querendo fazer seguir Jesus todo o seu povo…
No primeiro quarteirão a rainha foi toda elegante, afinal ela era chique … mas com o passar do tempo e do caminho, a cruz foi ficando mais e mais pesada… o rainha já se encurvava embaixo dela… o suor escorria por sua testa… os soldados não podiam fazer nada, pois também carregavam as suas cruzes…
Mesmo as outras menores que o povo vinha carregando atrás dele, já estavam incomodando…
Mas a rainha começava a ficar incomodada ..
Rainha – Oh sábio, o senhor tem certeza que não era só renunciar não , tinha que carregar a cruz ?? Mas que cruz é essa, Meu Deus??? Que peso .. .aguento isso não.
Eram … velhos… mulheres… até os soldados que cuidavam da segurança … todos carregando suas cruzes…
A rainha teria que dar o melhor exemplo, afinal ela era seguidora de Jesus….
Mas ela não estava dando conta… o peso foi ficando cada vez mais intenso… ela se curvava cada vez mais… e ai , ele então colocou a cruz em pé e pediu ao soldado que a levasse , mas coitado também tinha a dele que era pesada .Ela chamou as crianças , convocou toda a população , para carregar a sua cruz e esqueceu que eles também tinham a deles.
Pois, crianças ,aconteceu que o povo se revoltou e todos não quiseram mais carregar a cruz , a rainha amedrontada com a situação veio ter comigo
Sábio dos áraques – O que é isso ??? Esse negócio de carregar a cruz , virou um castigo … ninguém mais quer amar Jesus , até eu , porque tenho que carregar esse incomodo , como minha vida ficou difícil .
Sábio – Ninguém disse a senhora que seria fácil … Jesus não disse que seria fácil , mas você impôs a lei errada ,escravizando seu povo . o que Jesus quis dizer com isso foi :
Rainha : Se você quer me seguir , não fique agarrado a bens materiais , a tudo que lhe cerca , não se prenda ao emprego em desfavor a sua fé , não exalte a beleza , esquecendo que Jesus avalia é o coração , não pese em suas costas a vaidade , se Jesus quer que você seja humilde .. carregar a cruz , não é colocar sobre o ombro um fardo , mas livrar-se dele , pois a vida de quem segue Jesus , já é de renúncia e quem renuncia ao que ele pede , a tudo isso que lhe falei, tem uma vida mais leve . Carregar a cruz que ele mandou, a cruz da bondade , da fraternidade , da humildade , do perdão e do amor incondicional , esse é o que baila sobre as costas do cristão .. porque esse é o simbolo que nos levará a Ele , e ao céu que tanto esperamos ter …
Rainha – Então era isso … súditos , vamos nos reunir aqui na praça .. a partir de hoje não mais vamos carregar a cruz externa ,mas sim ,a que vivemos em nosso coração em nossa vida diária … vamos viver a vida de um cristão … vamos nos libertar de todo mal que nos oprime e vamos viver o amor e a fraternidade .
Irmãos …Voltemos nossos olhos para sermos mais amigos , mais solidários e vivermos plenamente os ensinamentos de Cristo , mas os vendo com o coração e não com o que a palavra dita . Vamos , vamos celebrar esse grande dia , onde descobrimos como Jesus vive em nós .
E assim, crianças , o reino viveu tempos de paz … e tempos de Deus conosco
“É preciso renunciar-se a si mesmo , pegar a sua cruz e seguir nos passos de Jesus”.
Compromisso da semana: Estamos vivendo o Ano Santo da Misericórdia. Que gesto concreto de amor e misericórdia posso realizar, na minha comunidade, em favor de alguém que esteja sofrendo ou passando necessidade?
Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/12o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário