22 de junho de 2016

13º Domingo Comum – Ano C

“Ser discípulo de Jesus exige liberdade de coração, boa vontade e desapego, sem procurar privilégios ou facilidades”

– Missa com criança da semana: Seguir Jesus exige disponibilidade
– Evangelho: Lc 9,51-62
Acolhida – Boa noite, queridas crianças
Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.
A liturgia de hoje nos convida a tornar mais firme nosso seguimento de Jesus. Ser seu discípulo exige liberdade de coração, boa vontade e desapego, sem procurar privilégios ou facilidades. Em nossa caminhada com o Senhor, sejamos acompanhados pela fé, pelo amor e pela vontade de estar com ele em todos os momentos.
Sei que vocês se interessam muito por animais, não é mesmo?  Então, irão me contar sobre a vida de alguns animais. Será que vocês saberão me responder onde alguns deles moram? Então vamos ao teste:
– Onde será que moram os morcegos? (cavernas)
– Onde será que moram os pássaros? (ninhos, nas árvores).
– Onde será que moram os ratos? (bueiros, nos cantos da casa).
– E o tatu? Onde é que ele mora? (no buraco)
– Onde será que moram os gatinhos? (casas com as pessoas ou no mato)
– E Jesus? Onde será que Ele morava depois que ficou adulto?(aqui, ali, acolá)…
– E os seguidores de Jesus, as pessoas que deveriam anunciar o evangelho, onde eles moravam?(viviam juntos a Jesus, depois cada um seguiu levando suas palavras e sua mensagem a outros povos).
E se eu disser para vocês que Jesus hoje nos chama a sair do conforto de nossas casas e ir pelo mundo propagar a sua palavra… Vocês teriam coragem de deixar tudo e seguir Jesus?
É uma missão muito difícil para todos nós que, muitas vezes, temos dificuldades de deixar as nossas casas somente para vir aqui à missa e esperar 1 hora (e que seja, de fato, uma hora só para ouvir Jesus, porque quando a missa termina mais tarde ,um pouquinho que seja , sempre encontramos alguns que reclamam). Imaginem se fosse para dedicarmos  mais um tempinho para ouvir e falar, seguindo tudo aquilo que Jesus nos propõe? Será que aceitaríamos essa proposta ?
Mas, Jesus confia em cada um de nós para realizar essa missão e nos convida a sermos seus discípulos na evangelização aonde quer que estejamos.
Por isso, vamos todos ficar em pé e cantar com alegria para iniciarmos nossa celebração.
Ato penitencial: ( Lâminas  das cenas )
Hoje vamos parar um pouquinho e ficar pensando nas coisas em mais reclamamos na vida. O que será que mais aflige nossa vida e nos deixa infelizes?
Ah.. Já sei!!
Reclamamos  de não ter a casa dos sonhos… de não ter os brinquedos mais bonitos e mais caros, as bonecas mais lindas e falantes…
Reclamamos de não ter roupas de marcas, ou sem marcas mesmo… Enquanto nossos guarda-roupas nem fecham .. Reclamamos também do emprego que temos.. Do patrão que temos… Do carro que ainda não é o que queremos… A nossa vida parece uma eterna reclamação.. Uma eterna insatisfação. Agora, crianças, vamos analisar comigo:
Jesus nasceu num estábulo. Era dele? Não, era emprestado.
Jesus montou num burrico. Era dele? Não, era emprestado.
Jesus multiplicou os pães e peixes num cesto. Era dele? Tudo emprestado
Jesus usou vários lugares para evangelizar. Era dele ? Não, era tudo emprestado.
Jesus promoveu um milagre num barco. O barco era dele? Barco Emprestado
Jesus foi sepultado em um túmulo. Era dele?Não, foi emprestado.
Só uma coisa era de Jesus. Sabem o que era? A cruz. Só a cruz era dele … E Ele nunca amaldiçoou a sua cruz na condição de nada ter, nunca murmurou e jamais blasfemou contra ela… E a temos tantas reclamações e tantas dúvidas quando Ele nos diz: _Sigam-me
É, muito ainda precisamos aprender com Jesus, não é mesmo?
E Ele só nos pede que para alcancemos o caminho do céu… que  ouçamos as suas palavras e sigamos os seus exemplos.
Por isso, crianças, vamos pedir perdão ao pai.. Pelas muitas insatisfações nossas, pelas nossas reclamações…  Nossa falta de humildade para aceitar o que é nosso e, pelas vezes, que ouvimos Jesus a nos chamar, mas não somos capazes de segui-lo. Vamos pedir perdão cantando.

Leitura 
– Agora todos bem sentadinhos porque chegou o momento de ouvirmos nossa leitura.
Hoje ela nos falará do chamado de Samuel. Deus o fez o grande chamado e ele, mesmo com dificuldades em entender, ouviu e seguiu o Senhor. Vamos fazer silêncio para ouvir.
Aclamação – Ouviremos agora no nosso evangelho que os discípulos seguem a Jesus e permanecem com ele, pois Jesus os chama a pregar suas palavras por todos os cantos do mundo . Mas antes, vamos cantar com alegria o canto de alegria de nossa aclamação.
Preces da comunidade
– Senhor, iluminai a vossa Igreja, comunidade de discípulos missionários de Cristo, para que continue sempre fiel ao projeto do Pai, anunciando a todos a Boa Nova. Nós vos pedimos.
– Senhor, acompanhai todas as pessoas que em nossas comunidades e na sociedade se colocam a serviço do vosso Reino, doando seu tempo aos mais necessitados. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai-nos sabedoria para acolher com alegria o Evangelho de Jesus Cristo e segui-Lo, anunciando a todos a paz, a justiça e a fraternidade. Nós vos pedimos.
-Senhor, toque nos coração de nossas crianças o seu chamado, inflamando-as na fé e de desejo de serem anunciadoras de seu reino. Nos vos pedimos
Ofertório – ( réplica de papelão da igreja , sementes, crianças com flores , catequistas e  freiras com terços e bíblias , um coração )
Hoje nosso evangelho nos coloca uma missão: sermos seguidores de Jesus…
Ser como Pedro, a pedra fundamental de nossa igreja..
Sermos como discípulos que deixaram suas casas para anunciar a Boa Nova de Jesus cristo.

Os discípulos deram ao nosso Deus uma prova de seu amor.
. Deram à vida, as palavras, os pés, tudo que podiam pra anunciar o amor e o perdão.
Hoje, imitamos também a Pedro, daremos um pouco de nós ao nosso Deus, quando aqui trazemos a réplica de nossa igreja, sinal de nosso amor, respeito pela palavra que aqui se professa… Conquista do povo católico pra celebrar a Boa Nova.
Trazemos também as nossas ações que vem em forma de sementes, as quais estão espalhadas pelo nosso caminho, anunciando seu reino e abrindo as portas do mesmo a nós e aos irmãos.
Trazemos nossas crianças pequeninas que frequentam a casa de Deus, fazendo crescer a cada dia seu rebanho, que ouvem suas palavras e são multiplicadoras delas em nosso meio.
Trazemos a experiência na formação de nossos jovens, crianças que são pessoas tão queridas em nossa comunidade (catequistas, irmãs, pessoas idosas, ministros da eucaristia) que falam do reino de Deus, que professam sua fé, que levam Jesus aos outros, que não tem medo de segui-lo.
E, por fim, Senhor, trazemos nosso coração, sua morada eterna. Que junto ao pão e ao vinho, vivendo dentro de cada um de nós, o Senhor possa ter a certeza de que aceitamos seu convite e estamos a caminho do seu reino, levando também tantos irmãos nossos que na caminhada encontrar. Vamos então fazer festa em nosso ofertório, cantando.
Comunhão – Jesus vive nos chama a viver com Ele, em comunhão… de idéias.. de palavras e de ações. Agora Ele nos convida a sentarmos em sua mesa e, como irmãos, comemorar com alegria a festa da reconciliação.
Vamos todos ao seu encontro, cantando com muita alegria!
Ação de graças:
Vamos nos lembrar do que falamos durante a missa? Ah, hoje recebemos de Jesus um convite. Quem se lembra que convite foi esse?
É..  Jesus nos chamou para segui-lo, para deixarmos tudo e caminhar com Ele…  E sabe qual é o prêmio para quem segui-lo?O prêmio para isso, é o céu.
Mas vocês devem estar se perguntando…
Mas eu sou tão pequenino… Como é que poderei seguir a Jesus?
A gente não precisa abandonar pai e mãe, não crianças. Precisamos é aprender tudo que pudermos sobre Jesus, nos prepararmos bem na catequese  para que  quando nos tornamos  adultos, possamos falar Dele aqui na missa, lá na catequese, nos grupos de oração… na nossa família … por todos os lugares por onde andarmos. Assim estaremos seguindo a Jesus, entenderam ?
Vamos então cantar uma musiquinha pedindo a Jesus que fique sempre conosco?
Passa por aqui, Senhor.
Fica sempre em mim, senhor.
Eu me entrego a ti, Senhor…

Historinha para o teatro da semana:

O burrinho do Sr. Maltrata da Silva

Então vcs ouviram bem , hein crianças ?! Jesus nos chama a segui-lo .. a anunciar o reino de deus .. a gente tem uma missão … missão … missão .. me lembrei de uma historinha que falava de uma missão…
Era uma vez um burro chucro .. danado de velho e sofrido .. lá na fazendo do senhor Maltrata da Silva ,ele vivia debaixo do chicote .. era serviço que não acabava mais , pois quem estava se acabando era o burrinho .. e o burrinho tinha um sonho , ele havia ouvido do pai do pai do pai de seu pai que existiu um homem que chamava a todos a ter uma vida nova .. a seguir buscando o reino da felicidade , mas que para isso deveriam deixar tudo , casa , conforto , amigos , e seguir buscando este reino … um dia o burrinho   encheu-se de coragem e resolveu  fugir , iria viver feliz no reino do animais , pq se existia o de gente deveriam existir tb o reino dos bichos ..
Pois não demorou muito e depois de um longo dia de serviço e muitas chibatadas  no lombo  , o pobre do bicho arrumou as trouxas e na sombra da noite  fugiu …
A mata era escura , o frio era tremendo , mas a coragem do burrinho não o fez  desanimar de sua missão … ele queria pq queria conhecer o reino dos bichos …Nem que para isso , tivesse que viver os seus últimos dias de vida … e caminhou .. Caminhou .. perto de onde o burro estava , morava um cachorro que a vida toda tomou conta da fazendo do senhor Ingrato Oliveiro , mas que agora por estar cego e velho ele vivia sendo desprezado num canto . até que um dia , ele ouviu uma conversa entre o patrão e o empregado para mandar matá-lo e jogá-lo no pasto do vizinho . o cachorro ficou indignado .. a vida toda serviu aquele senhor e agora ele o queria longe … Longe não… morto . o jeito era fugir , pois ali não tinha mais lugar para ele .
Foi nesse meio tempo . que fugindo de cá e fugindo de lá que ele se encontrou com o burro ( criar clima de latidos e )
Diante daquela escuridão .. eles ficaram desesperados e cada um quis fugir para mais longe do outro .
Com o tempo , eles se entreolharam e foram achegando-se .. até que eles então ficaram juntos … um contou para o outro a história de sua vida ..cada um chorou a ingratidão dos donos e o burro então convidou o cachorro para segui-lo .. para que pudessem  juntos encontrar o reino dos bichos …
De repente , ouviram um miado horrível , vindo da moita mais próxima … eles então foram depressa saber quem era o sofrido que lá estava . Sabem  quem saiu da moita ? um gato , magro e despelado .. que tinha um horrível miado …
Logo os companheiros queriam saber o pq de tanto desespero…
O gato explicou que a vida toda havia servido a Dona Folgada de Alcântara, mas que agora ela havia ganhado um gato novo e o colocado para fora de casa.. e ele queria morrer , pois sabia que sem sua dona seria seu fim .
Os companheiros o consolaram e disseram que estavam à procura de um lugar onde ninguém iria chorar e onde todos eles seriam valorizados  e teriam um lugar para morar ..
Era preciso ter coragem para abandonar a vida de antes e buscar uma nova vida onde eles fossem mais felizes.
E .. lá foram eles .. o burro .. o cachorro .. e o gato …
Cansados , morrendo de fome , resolveram parar num sítio onde cantava triste um galo .
Perguntaram ao galo pq tamanha tristeza em seu canto ,o galo respondeu que era por causa do dono que o obrigava a cantar todas as manhãs até mesmo qdo estava doente . ele não tinha descanso e vivia rouco de tanto cantar e trabalhar naquele sítio .
Os amigos o chamaram a seguir com eles , mas o galo recusou .. disse a eles que lá , no sítio ele trabalhava muito e que tinha em troco disso o conforto de ter uma casa , de ter comida e isso era muito . os amigos tentaram mostrar que existia uma vida melhor , uma vida pela qual eles estavam dispostos a dar a vida , existia um lugar onde todos seriam reconhecidos e tratados com igualdade .
Contudo ,o galo ficou irredutível, afinal é muito mais cômodo viver do jeito que está, do que arriscar a buscar  uma vida nova.Isso deve dar um trabalhão – pensava ele.
Depois dos amigos terem se saciado, continuaram sua caminhada.
Pelo caminho conheceram vários animais que tinham uma vida de prisão, ou eram apegados demais ao que tinham, para buscar algo novo…. Eles bem que tentavam mudar o pensamento dos animais  para que eles pudessem com eles seguir …. Mas o comodismo impediu muito deles  de buscar um reino diferente.. e seguir com eles que acreditavam poder conseguir uma vida de justiça e alegria .
E os amigos não se cansavam, nem arrependimento tinham, apesar  de uma caminhada árdua, eles se alimentavam da esperança … Foi nesse meio tempo que eles chegaram num lugar lindo.. Lindo mesmo… onde existiam vários outros animais soltos e felizes …
Naquele reino diferente, eles foram bem acolhidos. Ali não  havia diferenças entre eles , não tinham patrões exploradores e nem trabalho com suor de sangue .
Descobriram, então,que finalmente haviam encontrado o reino dos animais e lá tudo era  perfeito e todos se sentiam felizes .
É crianças , o sacrifício dos bichinhos havia valido a pena , pois arriscaram tanto e conseguiram como Prêmio o reino dos bichos .
Assim, somos nós se ouvirmos o chamado de Jesus… estaremos buscando tb o nosso reino ….. Mesmo que seja difícil , pq tb não foi fácil para os bichinhos , mas com certeza valerá a pena , pois o reino de Deus é tudo de bom
Compromisso da semana: Pedir ao Senhor a graça de ser fiel discípulo(a) de Jesus, servindo com amor a quem precisa e não desanimando diante dos obstáculos e dificuldades da vida
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/13o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário