19 de janeiro de 2016

3º Domingo do Tempo Comum – Ano C

“Jesus foi enviado ao mundo para levar o evangelho da salvação a todas as pessoas. Ele veio anunciar um reino de justiça, fraternidade, amor e paz.”

– Missa com criança da semana: Jesus começa o seu trabalho na Galiléia
– Evangelho: Lc 1,1-4;4,14-21
Acolhida – Boa tarde a todos vocês… Bem-vindos a mais uma celebração.
E hoje Jesus nos ensina a entender sobre a grande promessa feita por Deus ao Seu povo e cumprida por Jesus … Ele diz que tem uma boa-nova para os pobres…
Mas será que Jesus tem alguma notícia boa para dar às pessoas que sofrem por causa da injustiça, da pobreza e da morte?
Jesus anunciou a libertação para todos os que sofrem por essa causa … da morte… da pobreza… da prisão…da injustiça ou de qualquer tipo de sofrimento e dor…
Ele veio para nos libertar de tudo que nos separa de Deus e dos irmãos. O egoísmo e o querer tudo só para si… coisas que trazem a  pobreza, a fome, a injustiça  e violência.
E querendo aprender de tudo isso com Jesus nessa celebração, vamos ficar de pé e cantar com alegria…
Ato penitencial
Agora é hora de pensarmos um pouquinho …. será que entendemos das promessas de Deus? Vamos entender primeiro o que é uma promessa…
– Quantas vezes a mamãe promete um castigo pra gente quando estamos teimando em mexer em seus enfeites… e quando enfim eles quebram, ela cumpre a promessa….
– Tem também quando a professora promete que a prova não vai ser fácil se a gente não estudar direitinho e a gente prefere brincar…. Quando chega a hora da prova ela cumpre a promessa…
– Quando estamos brincando em uma escada alta e o papai avisa : cuidado, essa escada não está segura… pode te machucar… e a gente continua … Não é que a “promessa” se cumpre?
Deus fez promessas assim desde sempre : prometeu que iria chegar para Seu povo o Salvador, Aquele que iria libertar o Seu povo do pecado e da morte… e quando Jesus chegou, Ele mesmo disse : “hoje se cumpriram as promessas”!
E sabem o que aconteceu? Muita gente não acreditou na promessa… não viu que ela se cumpriu…. e até hoje não entende nada disso….
Será que nós, hoje, acreditamos nas promessas de Jesus ? Entendemos que Ele prometeu isso para cada um de nós?
Acreditamos que Jesus, o Filho de Deus, está vivo no meio de nós… cumprindo a grande promessa de Deus?
E por causa das nossas muitas dúvidas e falta de fé, vamos pedir perdão a Deus cantando.
LEITURA (1Cor 12,12-14.27)
Agora vamos nos sentar para ouvirmos com atenção o que São Paulo nos escreve… Somos muitas pessoas, mas somos uma só família… somos responsáveis uns pelos outros…
Evangelho – Agora é a hora de ouvirmos o evangelho que narra a grande promessa de Deus sendo cumprida por Jesus… a boa notícia sendo dada a cada um de nós…. e para isso  vamos ficar de pé e cantar
Ofertório
Fé , palavra tão pequenina , mas que abre tantas portas na vida da gente .. a fé abre a porta   para Deus, que é a maior Palavra do mundo … a palavra viva…
E é essa porta da fé que queremos hoje abrir em cada um de nós ..
Faça-nos, Senhor,  merecedores da Sua confiança .. e aumente a nossa fé … aumente a nossa fé .. aumente a nossa fé ..
Esse é nosso compromisso e oferta, junto ao pão e ao vinho …
Recebe, Senhor, a nossa oferta e as transforme em vida e fé, Amém.
Ação de graças 
Vamos repetir e pedir muito… Senhor, aumenta a nossa fé…
Aumenta a nossa fé… aumenta a nossa fé  ..
E assim ela vai crescer … e passaremos a acreditar  que todas as promessas foram feitas por cada um de nós e assim se cumpriram as escrituras …

Historinha para o teatro da semana:

A desconfiança de Tomé

Vocês perceberam, não é? Jesus foi muito claro : “hoje se cumpriu esta promessa!” Mas se ele foi tão claro, dizendo a todos a notícia, porque muitos não acreditaram?
Então me lembrei de um grande amigo Dele, que também duvidou…. Vamos ver quem era?
Ele era  um menino muito levado , desde pequeno vivia dando trabalho para sua mâe …
Seu nome? Tomé…
Sua mãe sempre dizia :
– Tomé , tome cuidado Tomé ! Você vive mexendo com esse cachorro do vizinho , uma hora ele te pega e te dá uma dentada !! Mas toda hora , Tomé passava no passeio da casa do vizinho e mexia com o cachorro… até que um dia , o cachorro fugiu da coleira e o Tomé passou 3 dias no hospital pra curar as mordidas …tomar injeções de vacina antirrábica…
Mas não era só isso não… a mãe dele dizia :
– Tomé! Tomé…  tome cuidado com esse fogão … fogão não é coisa pra menino mexer … e o que aconteceu ? ele foi mexer por lá e ficou com a mão toda queimada…
E a mamãe de Tomé sempre dizia :
– Tá vendo? Não te avisei? Por falta de aviso é que não foi …
Mas ele não emendava e assim ele foi crescendo e crescendo …
se  tornou um pescador…
Um dia, enquanto estava na beira de um rio pescando , eis que passou por lá um pescador diferente… era pescador de homens … que vendo aquele homem forte à beira do rio que puxava uma rede  sem muita esperança ,  disse a ele :
– Jogue a rede mais à frente , do lado direito , assim você será premiado com grandes peixes …
Mas Tomé , com aquele jeito de não acreditar no que os outros falavam , não jogou a rede …
Só que alguns pescadores que também estavam pescando e  jogando a rede, jogaram  onde o pescador de homens  havia  dito… e se surpreenderam…  pescaram peixes enormes que nem deram conta de carregar …
Tiraram tanto peixe do rio , mais do que a água que lá estava …
Tomé  ficou furioso, perdeu uma grande pescaria… mas quem mandou ele não acreditar , né?
Só que naquele momento , ele se viu seduzido pelo  pescador de homens e foi atrás dele…
Via aquele homem fazer prodígios… ao cego ele curava , ao leproso sua mão dava , ao pobre  ele alimentava .. e todos O chamavam de Filho do Altissimo ..
Naquele momento , Tomé se viu no caminho certo , gostava daquele pescador de homens e sabia que podia nele confiar …
Mas será mesmo ? Será que Tomé realmente aprendera a confiar?
Num outro dia   o pescador de homens pediu para Tomé ir buscar água na fonte…  que ele precisava transformar a água em vinho puro e doce …
Gente!! Tomé rolou .. caiu para o chão de tanto rir ..
Achou uma graça incrível … e disse que isso só podia ser brincadeira …
Só que os outros buscaram a água e aquele grande pescador de homens, num único gesto, transformou toda aquela água no mais puro vinho …
É gente… Tomé de novo  tinha quebrado a cara por não ter acreditado …
E  assim ele continuou caminhando  junto ao mestre, o grande pescador de homens,  e com ele participava de todas as coisas que  fazia ,,, e eram grandes os Seus prodígios ….
Só que num dia triste desses ai , em que a gente costuma perder o que mais se ama .. Tomé perdeu o grande pescador … numa cruz …
Ali , junto aos outros chorou e chorou … e sendo enterrado , Tomé pra sua casa retornou …
Passados  alguns dias , ele estava ouvindo um burburrinho de seus amigos , que o grande pescador de homens havia voltado .. Gente do céu!!! … Tomé quase morreu de medo da assombração .. Imagina se ela aprece pra mim? …
Só que depois , ele ficou fazendo graça .. dizendo q era alma de outro mundo , que não existia ninguém que pudesse morrer e depois voltasse…
Que era coisa mentirosa daqueles seus amigos … Ihhhhhhhhhh………… deu um trabalhão o Tomé ..
Até que  um dia, indo visitar a Maria , sua amiga, se viu meio a muitos dos outros que acompanhavam o grande mestre, pescador de homens … e enquanto estavam em oração…. Virgem santa !!.. Quem aparece por lá se não é o pescador de homens ??..
Tomé correu tanto q foram acha-lo lá em Arcos …
Ele queria fugir… não quis acreditar .. só sabia dizer “num tô vendo nada , nadica de nada .. ”
Foi então que o pescador de homens o chamou e disse :
_ “Vem Tomé, vem se sentar a mesa .. comer do peixe que vc negou a pescar , tomar do vinho que vc não acreditou que eu pudesse transformar … Que tal agora colocar suas mãos nas minhas , e ver as chagas e feridas .. que me fizeram aqueles que em mim não acreditaram ?
Hoje, Tomé,  eu venho mostrar-lhe a importância da fé , do acreditar , do ser fiel ao que se vive .. eu sou o pão da vida … aquele que pode mudar a vida de todos que em mim acreditarem …”
Então Tomé respondeu ao mestre:
– Meu Senhor e meus Deus… meu mestre e pescador de homens .. Por toda vida duvidei de todas as coisas … e agora .. .o q tenho?? Mãos vazias , coração ferido , fé pequena … tenha misericórdia desse pecador , porque foi preciso provar na dor o meu acreditar …
E à partir daquele dia , Tomé virou um outro homem , homem de fé .. que acreditava que o amor e as palavras podem mudar a vida dos outros …
E é isso, crianças,  que Deus espera de nós : que possamos acreditar também, que todas as coisas se realizaram com a presença de Jesus vivo , entre nós . Promessa de Deus cumprida entre nós !
Kit livros para catequese e missa com crianças
Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/3o-domingo-do-tempo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário