26 de janeiro de 2016

4º Domingo do Tempo Comum – Ano C

“SEM AMOR não há evangelização! Que sejamos profetas e testemunhemos a verdade do amor de Deus onde estivermos”

– Missa com criança da semana:  O profeta em sua terra
– Evangelho: Lc 4,21-30
Acolhida – ( Foi usado um personagem muito conhecido da cidade , valorizei para que as pessoas possam fazer o mesmo com pessoas de sua comunidade – Usarei no papel da fofoquinha um fantoche )
Boa noite, queridas crianças . Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração .
Comentarista – Sabe o que eu fiquei sabendo, Fofoquinha ?
Fofoquinha – Nem imagino , conta …o quê ?
Comentarista – Que o Padre Fábio está fazendo sucesso até fora do Brasil.
Fofoquinha – Quem  é esse ai que você está falando  ?
Comentarista -Gente do Céu ! todo mundo conhece o padre Fábio de Melo  , aqui da cidade , aquele que fala bonito , canta bonito , faz tudo ficar bonito   na televisão.
Fofoquinha -Todo mundo não , menos eu , vê lá se aqui em Formiga tem gente desse jeito . Povo de sucesso? Tem não , ainda mais na televisão ,faça-me rir .
Comenta – Você hein , é uma invejosa !
Fofoca – Invejosa eu  ??? Ele é filho de quem ?
Comenta- Filho da  Dona Ana, que mora ali na perto da exposição  ?
Fofoca – IH !!! Quem é essa ?Não conheço não , achei que era da Hebe Camargo, ela sim é importante ,.
Ele canta sertanejo?
Comenta – Não Fofoquinha , ele é um padre …
Fofoquinha – Que aparecido , um padre cantor !!!
Comentarista -Você sabia  ,Fofoquinha, que é exatamente isso que o evangelho de hoje vem nos contar ?
Fofoquinha – IH !!!Já está mudando  de assunto …
Comenta – Não, senhora … a questão é que Jesus voltando a sua terra não foi aceito pelo seu povo porque eles não acreditavam  Nele , por Ele ser dali  da comunidade  .Deixa eu dar um exemplo : é como se o padre Fábio viesse aqui e ninguém fosse no show dele , só porque eles o conhecem , sabe até o nome da mãe  dele e sua procedência ,entendeu ?
Fofoquinha – Mas o povo daqui não gosta do Padre Fábio, não ?
Comentarista – Claro que sim , tanto que temos muito orgulho dele  sabemos do seu valor , mas isso porque aprendemos a valorizar  através do evangelho , da Bíblia ,da palavra de Deus que no educa e nos ensina através de suas histórias .
Fofoquinha –  E  por que não aceitaram  a Jesus ?
Comentarista-   Você já ouviu aquele ditado que o pasto do vizinho sempre é mais verde ? Que tem gente que acredita que tudo dos outros é melhor e o que eles tem ,não valorizam ? É isso que aconteceu com Jesus … o seu povo não o quis no seu meio por não acreditar que sendo dali pudesse fazer algo novo … Inveja Fofoquinha , inveja , foi por causa dela que Jesus morreu .
E ,é… por isso que vamos todos ficar em pé e cantar com alegria , porque nós amamos nosso Jesus ,  não é ,crianças ?
Ato penitencial – Agora, crianças, nós iremos falar sobre pecado.
Alguém sabe me falar o que é pecado?
Será que, quando falamos  mal de uma pessoa, estamos pecando?
Será que quando duvidamos e fazemos pouco de alguém que fala de Jesus para nós , não ouvindo com atenção, ou ignorando-o, também estamos fazendo errado?
Quando é que  sentimos  que estamos fazendo algo errado?
Jesus não foi aceito pelo povo de sua própria terra, quantas vezes também não ouvimos  o padre que nos fala de Jesus, que nos fala para andarmos no caminho da luz?
Pois é, crianças, erramos , pecamos quando não damos ouvidos ao que Deus nos coloca , quando a achamos que pode mais que as palavras do Senhor , que podemos criar nossa própria forma de viver e sentir que tudo que fazemos é certo. Por isso, pelas muitas vezes em que erramos fazendo tudo isso, vamos pedir perdão cantando.
Leitura– Agora crianças vamos ouvir nossa leitura de hoje, por isso todos sentadinhos.Vamos ouvir a mais bonita das leituras , onde o amor e a caridade estarão sempre presentes em nossas vidas .
Aclamação – Hoje Jesus nos fala sobre ele mesmo, que possamos reconhecê-lo como o filho de Deus, o messias enviado pra nos ajudar a encontrar o caminho certo até o pai. Vamos todos então, em pé, cantar saudando o senhor.
Evangelho – (No final a historinha do Patinho feio)
PRECES DOS FIÉIS
1. NOSSO TEMPO necessita de profetas da esperança! Para que sejamos profetas junto com toda a Igreja, nas atitudes de amor e de misericórdia para com todos, rezemos ao senhor
— Senhor, que vosso amor nos transforme!
2. REJEITAR o Cristo é rejeitar o Reino! Para que a força do evangelho seja vida em nossa vida  de crianças e no testemunho da fé e do serviço aos outros, rezemos ao senhor
3. A CARIDADE é a mãe de todas as virtudes! Para que ela esteja presente em tudo o que fizermos,  principalemte nas crianças e assim colaboremos para que o Reino da verdade torne-se ainda mais presente, rezemos
4. SEM AMOR não há evangelização! Para que testemunhemos a verdade do amor onde estivermos, rezemos ao senhor
Ofertório – ( ode ser usadas plaquinhas ou lâminas )
Nesse dia ,Senhor, queremos oferecer –lhe um presente novo, uma oferta grandiosa, queremos oferecer a nossa aceitação, o nosso amor, nosso carinho diante de tantos que são excluídos, rejeitados, vítimas de preconceito como Jesus o foi:
Queremos oferecer o fim de nossa exclusão, do nosso preconceito, da nossa intolerância:
Aos negros,
Aos pobres,
Aos marginalizados,
Aos deficientes físicos,
Aos incompreendidos,
Aos evangélicos,
Aos drogados
A todos que de uma forma ou outra, como filhos do Senhor que são, não são reconhecidos.
Oferecemos essa nossa aceitação conciliando a fé que professamos , junto ao pão e ao vinho, na certeza de que estaremos renovando nosso coração. Vamos todos cantar com alegria o canto do ofertório.
Comunhão Jesus nos convidou a agir com sabedoria, para que a nossa missão seja fecunda e produza frutos em nossa vida e na de nosso irmãos e irmãs. Vamos ao encontro do senhor, cantando com alegria.
Ação de graças:
Vamos todos  agradecer ao Senhor as bençãos de cada  dia , valorizando  as pessoas , acreditando que tudo pode ser mudado quando temos fé e nela confiamos ao Senhor .
Pedindo então a interecessão de nossa maezinha, vamos rezar hoje pelos descrentes , pelos menos afortunados na , fé , pelos invejosos para que  convertam seus corações e se abram a receber a boa semente que é Jesus .
Ave Maria …

Historinha para o teatro da semana:

O patinho feio

Era inverno, fazia grande frio, frio , frio .
Todos os bichinhos estavam recolhidos em suas tocas.
Lá, nu cantinho  do terreiro, algo extraordinário estava acontecendo…
D. pata Albertina , a pata mais bonita e charmosa do terreiro, estava chocando seus quatro ovinhos…breve…breve… os lindos ovinhos estariam estalando e enchendo de encantos todo o terreiro
Finalmente chegou a primavera, as flores se abrindo, o céu despontando todo azul, o ar fresco e… escutem…crec..crec..crec…Gente…São eles:
Os patinhos de Dona Albertina … eles estão nascendo…que beleza!!!
Olhem que encanto desse…e ess? Mais lindo ainda …  como é formoso!!!
Esse nem se fala! È  o mais emplumado!!!Que satisfação , quanta alegria para todos no terreiro !
Mas, espere…Dona Albertina , veja só… está faltando um para nascer. Acho melhor a senhora voltar e chocar, pois esse aí, não está com jeito de nascer tão cedo, ou seja, tão fácil.
Assim, durante vários dias, Dona Albertina ficou a chocar o ovinho. Os filhotes estavam impacientes, queriam nadar, conhecer o terreiro, só que, por causa do outro, estavam presos ao ninho., pareciam estar de castigo …
Escutem!!! Acho que está na hora! Ouço um crec…crec… não!!! É…diferente o som… é um cruq…cruq…oh!!! Finalmente nascera e como era …era… bem…podemos assim dizer…como era diferente!!!!Era desajeitado, é…meio amarrotado.Acho até que ele passou da hora de nascer, ou foi  um desastre da natureza. Gente…ele era um horror!!!
Se feiúra matasse, certamente esse não teria nascido!
Virgem!!! Todos riam dele… como poderia ser filhote de Dona Albertina, enquanto todos eram tão graciosos e aquele era desajeitado feito ele só?
Bem que ele se esforçava pra agradar, sabia contar piadas, dançar numa pata só, cantava, fazia de 1 a 1000 pra agradar, se virava nos 30 , 40 , nos 150 minutos , mas nada, todo o terreiro, o lugar onde havia nascido, não o aceitava, o desprezava, criticava-o o tempo todo (fora, feioso).
A vida do patinho era um sofrimento só (até eu tô com dó).
Um dia, todos os moradores do terreiro se reuniram e combinaram de expulsar o patinho feio, menos a mãe dele, que depois que o teve, foi acometida de um mal súbito de depressão e vivia só chorando e passando baton.
Quando o patinho feio ouviu isso, ficou tão triste e pôs-se a pensar:
_Ô gente, o quê foi que eu fiz ??? Eles não me deram a chance de me mostrar, só querem aparências, só vivem delas…eles me odeiam porque sou feio, não sabem me dar valor…só tem um jeito , eu vou me embora daqui… já não aguento a diferença e o ódio que eles tem por mim, eu ..um patinho que posso até ser feio, mas tenho tanto pra dar, vou pegar minha trouxinha e vou desaparecer nesse mundão…
E foi assim , crianças,  o coitado do  patinho  feio que nasceu ali, naquele terreiro, não foi reconhecido pelos seus, não havia sido aceito por eles, foi expulso, não lhe deram a chance de viver no meio deles.
(enquanto ele sai os outros zombam e o criticam dizendo pra ele cair fora)
O patinho então, pôs-se a andar.
Muitos seriam os perigos, os obstáculos que ele enfrentaria ainda, mas era perseverante e tinha vontade de mostrar ao mundo quem era ele e pra que ele veio.
Com muita fome e cansado, ele chegou até a casa de uma velha. Ela observou bem o patinho… parecia tão magrinho:
__Ainda não estava no ponto— (pensou a velha)
Ela, então ,encheu-o de comida… o empanturrou de tantos guloseimas e ele comia feito louco . Queria vê-lo gordo…bem gordinho.
Mas, por que será? Como eu sou ingênua , gente… ela queria era engordá-lo, para depois comê-lo. Ah, não…nós não vamos deixar que ele morra , não é mesmo?
__ Acorda, patinho feio….ela quer te matar, pra te comer….foge …foge… pra bem longe…(interferência do narrador – não sei pra que esse escandâlo ,a gente sabe que o patinho não morre nessa cena)
Ahhhh!!! Pobrezinho  do patinho, além de feio …tão desprezado… e ele vagou…dias e dias …passou fome…passou frio, passou falta de carinho.. teve solidão, dor, momentos de profunda tristeza, mas nunca…nunca mesmo desistiu…pobre patinho… tão sozinho!!!
__Mas o quê é isso??? Parecem tiros??? Vejam, um caçador… oh, não!? Ele viu o patinho…Meu Deus…ele vai matá-lo…
Vamos ajudar, crianças, avisem o patinho do perigo…corra patinho… fuja… ali.. aqui… debaixo da mesa…no meio das crianças… ufa!!! Finalmente o patinho conseguiu fugir, mas esse caçador, hein?! Está sempre perseguindo algum bichinho indefeso…
É gente, isso me fez lembrar a história de Jesus, ele fazia muitos milagres e curas …e muitas pessoas andavam com ele e queriam ser como ele, mas quando ele chegou lá na sua terra, é na terra onde ele havia nascido, eles fizeram pouco de Jesus… duvidaram dele…disseram assim:
__ Mas este não é o filho de José? Aquele carpinteiro? Como é que esse aí vai poder fazer alguma coisa por nós? A gente já o conhece… ele não é nada!!!
Mas pior, crianças, ainda estar por vim…quando Jesus disse a eles que nenhum profeta era bem aceito em sua terra, sabem o que eles fizeram??? Levaram-no até um precipício e queriam jogá-lo lá de cima.
vejam só, queridas crianças o que a inveja faz com as pessoas… o povo de sua terra , da terra de Jesus, queria matá-lo.
Jesus teve uma vida difícil, cheia de obstáculos, muito mais difícil que a do patinho feio.  E, por falar em patinho feio? Onde é que ele foi parar? Ah..é porque eu parei de contar a história dele (que é falsa) para contar a de Jesus (que é verdadeira)
Isso que aconteceu com Jesus é pura verdade, a culpa de tudo foi à inveja, culpa do nosso coração que ainda não aprendeu amar como devia…
Mas, finalmente o inverno passou e a primavera chegou… as flores voltaram a sorrir se abrindo para o céu…no terreiro estava todo mundo animado com a nova estação…foi quando, de repente, apareceu sobrevoando o terreiro a mais linda ave que no céu existia … um cisne lindo de plumagem brilhante, tão maravilhoso que ofuscou o olhar de todos que ali moravam.  Eles suspiravam olhando o céu e diziam.:
__Como pode nascer de nossa raça tão bela criatura. Que pena que Deus a reserva somente para aqueles,que como os cisnes ,podem voar .
É, crianças, vejam só como eles são bobos… não reconheceriam naquele cisne , o patinho feio que ele foi, pois seus olhos estavam fechados pela inveja que dominava seus corações… e ai , .. o patinho feio, digo agora, o bonito cisne fora muito feliz para sempre, porque muitos foram aqueles que descobriram nele não só sua beleza física, mas sua beleza de coração.

Kit livros para catequese e missa com crianças

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/4o-domingo-do-tempo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário