31 de janeiro de 2016

Viva Dom Bosco! Viva!!!
Dom Bosco foi um padre italiano que viveu no fim do século 19, numa época que já tinham inventado a fotografia, por isso podemos saber como ele era… Que legal!
Foi uma época em que, na Itália, haviam muitas guerras internas. É que cada estado se achava dono do seu próprio nariz, não era um país unificado. E para piorar, um dos estado tinha até rei e e queria unificar a Itália, mas uns gostavam dele e outros não, queriam a república, tipo um tal de Garibaldi que andou lutando até aqui no Brasil, daí mais um motivo para revolução.
E para piorar, teve uma grande seca na Itália que durou um tempão onde as plantações morreram. Foi também a época que começaram a surgir as primeiras indústrias. Então os homens morriam nas revoluções ou iam para a América em busca de trabalho.
Os meninos sem pai por perto, iam para as grandes cidades, como Turim, a procura de emprego. E como não faz muito tempo que existem os direitos das crianças – a gente nem consegue imaginar isso – mas as crianças trabalhavam como adultos nessas primeiras fábricas. Eu contei a história de um desses meninos com Dom Bosco…

Dom Bosco, o Herói
Até surgir Dom Bosco, o grande herói dos meninos de Turim, ele abriu escolas e oficinas para os meninos pobres, dava a eles casa para morar e os defendia dos patrões que maltratavam as crianças.
E o melhor de tudo, Dom Bosco foi a primeira pessoa da história que tratou criança como criança, ele inventou a colônia de férias e os oratórios festivos onde os meninos podiam jogar bola, fazer teatro, aprender música e se divertir, ele dizia que toda criança precisa brincar.
Temos muito a aprender com Dom Bosco. Ele disse: “Basta serem jovens para que eu os ame… “ – disse também: “Não basta amar o jovem, é preciso demonstrar que o ama!” E ele fez isso muto bem.




Um dia perguntaram a Dom Bosco: Como consegue pegar esses meninos das cadeias e transformar eles em meninos tão bons? Como os educa? – Dom Bosco respondeu: Muito simples: deixar aos meninos plena liberdade de fazer as coisas que lhes são mais simpáticas. O ponto está em descobrir quais são as suas boas qualidades, e depois procurar desenvolvê-las. Todos fazem com prazer só aquilo que sabem fazer.”
Quer colorir os Dom Bosco que eu desenhei? Clica nos desenhos para ampliar e imprimir…
Dom Bosco também disse: “Em 46 anos, jamais infligi um castigo. E ouso afirmar que os meus alunos me querem muito bem.”

dom-bosco-escrevendo
Dom Bosco, um homem de Fé!

Ele fez tudo que fez, sem ter dinheiro nenhum, ele era um padre muito pobre, só era rico de fé. A fé é a portinha pra que Deus possa agir na vida da Gente. Funciona assim: Deus respeita a nossa liberdade: se a gente acredita pouco, vai ter pouco de Deus. Mas se acredita muito… Uau!!! A palavra de Deus diz: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado para aqueles que o amam!” (I Coríntios 2:9)



Sua congregação, os Salesianos, se espalhou pelo mundo inteiro fazendo o bem a milhares de meninos e meninas.
Dia 31 de janeiro é dia de Dom Bosco, os salesianos estão em festa e, com eles, todos nós. Parabéns e… viva Dom Bosco! Viva!!!

Fonte:http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2012/01/31/dom-bosco/

Fonte:http://www.amiguinhosdedeus.com/2015/01/dom-bosco-pai-e-mestre-da-juventude.html

Sem comentários:

Enviar um comentário