9 de março de 2016

5º Domingo da Quaresma – Ano C

“O perdão que hoje e sempre recebemos de Deus nos motive a agir como ele age conosco.”

– Missa com criança da semana: Atire a primeira pedra
– Evangelho: Jo 8,1-11
Acolhida – ( cenas no retro )
Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes, sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.
Hoje eu trouxe aqui pra vocês umas cenas para reflexão, vamos vê-las? Vejam só que cena é essa? O que está acontecendo nela? Olhem bem alguém está colocando fogo na floresta, praticando uma queimada e estão destruindo a natureza, as árvores, os animais que vivem nessa mata. Crianças, quem será que fez isso a essa floresta? Já imaginaram se fosse esse menino aqui? O que faríamos com ele? Será que podemos jogá-lo no fogo também pra ele se queimar, assim nós nos vingaríamos dele?!
Ah, ainda tem outra cena aqui mais revoltante: Estão vendo aqui essa criança? Ela acabou de ser atropelada por um homem que bebeu muito. Será que devemos pegar o moço que atropelou essa criança e colocar ele numa parede e mandar pedra até matar?
O que vocês acham disso?
O que Deus pensaria dessa nossa atitude? Será que não estaríamos fazendo exatamente o mesmo mal que os outros fizeram?
Cabe a quem julgar os atos desses nossos irmãos? Ao homem ou a Deus?
Cabe a Deus, crianças, só Deus pode nos julgar, porque nunca sabemos se hoje somos inocentes e se mais tarde seremos culpados de alguma situação. E só Deus conhece o coração e as intenções do homem, ninguém mais conhece.
É isso que hoje nossa celebração irá nos fazer refletir. Vamos então ficar todos em pé e, com alegria, iniciar nossa celebração cantando.
Ato penitencial – ( cenas no retro e bolinhas de meia )
Vocês já viram como gostamos de ser juizes de tudo? Quando nos deparamos com alguma cena da vida alheia estamos sempre emitindo algum juízo de valor, sempre tentando justificar os feitos dos outros. Por isso hoje vou convidar 3 crianças pra me auxiliar numa brincadeira séria aqui no retro.
A brincadeira é o seguinte: Vou mostrar para vocês algumas cenas de atos errados e, vocês serão juizes dessas ações de alguns irmãos nossos. Aqui na minha mão tenho várias bolinhas que representam pedras. Vou dá-las para vocês, pois a cada ação que eu mostrar se vocês nunca cometeram esse pecado , vocês terão direito de jogar pedras na pessoa que a fez , está bem?
Então vamos à primeira cena:
1 – Quem de vocês nunca teve preguiça que jogue a primeira pedra…
2 – Quem de vocês nunca fez um comentário da vida dos outros que jogue essa pedra naqueles ali que falam…
3 – Quem de vocês nunca brigou com os irmãos que lance no retro as pedras…
4 – E pra terminarmos… Quem de vocês nunca foi um pouquinho só egoísta na vida, que não quis emprestar algo que era seu para algum coleguinha, ou dar uma roupa que você gosta muito para um menino pobre, que jogue a primeira pedra…
Estão vendo, crianças, tantas seriam as situações que não poderíamos jogar pedras nos outros porque fazemos do mesmo modo, erramos da mesma forma, ou quem sabe fazemos bem pior… Como podemos apontar o dedo para nosso irmão se o temos voltados para nós mesmos?
Por isso, vamos pedir a Deus a sua misericórdia, que seu julgamento seja baseado no amor e na justiça e que Ele sempre nos conceda o seu perdão e sua reconciliação. Vamos pedir perdão cantando.
Leitura – Agora, crianças, todos sentadinhos, vamos ouvir a nossa leitura de hoje. Ela nos diz que é necessário deixar tudo que não é da justiça de Deus para ganhar Cristo e com Ele a vida em plenitude. Vamos ouvi-la então?
 Aclamação – Com seu gesto de amor, Jesus leva os que antes condenavam a reconhecerem-se pecadores e necessitados da misericórdia do Pai, e com seu perdão devolve a esperança de vida nova à pessoa que errou. Mas antes de ouvi-lo vamos cantar saudando o evangelho.
Evangelho –
ORAÇÃO  DOS  FIÉIS  –  P.:  Irmãos e irmãs, invoquemos a Cristo Jesus, ressuscitado dentre os mortos,dizendo com alegre confiança: Senhor da glória, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1)  Pela Santa Igreja de Deus, para que seja sempre  mestra no ensino e na vivência do Mandamento do amor, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2)  Pelos governantes de todas as nações, para que, por meio do serviço aos cidadãos, promovam sempre a verdade, a paz e o bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3)  Pelas famílias de nossa comunidade, para que sejam fortalecidas no amor e na unidade entre seus membros, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4)  Pela nossa comunidade, para que supere as divisões e as intrigas, testemunhando o mandamento novo deixado por Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
Ofertório –  ( levar pedras )
Hoje vamos fazer pedra virar oferta… No nosso ofertório vamos oferecer ao Senhor a pedra que não queremos ser na vida Dele e de nossos irmãos.
Oferecer a pedra que não queremos jogar contra nossos irmãos, por fazermos julgamentos precipitados, por acharmos que eles erraram e merecem nosso castigo, pois queremos ser os juizes da vida dos outros.
Oferecer a pedra que não queremos carregar por culpa, que não nos deixa caminhar, que nos prende ao chão.
Oferecemos a pedra que nos faz pecar, nos diminui e nos faz sentir pequenos diante de Deus, pois nela me compreendo sem sentimentos, seco, sem fé, sem oração, sem vida nova.
Mas também oferecemos a pedra que tiramos do caminho de nossos irmãos que o impediam de caminhar, para facilitar sua caminhada, como auxilio em sua jornada.
Oferecemos a pedra que não queremos pra nossa vida e que arremessamos para bem longe nos livrando do pecado e da falta de amor.
Por fim, Senhor, junto ao pão e ao vinho oferecemos a pedra que anuncia o novo tempo na igreja, a pedra que fez da fundação dessa nossa casa também o nosso caminho , a pedra dada a Pedro para que sua igreja fosse forte e soubesse mostrar o amor e o perdão através dos  tempos . Vamos então cantar com alegria, oferecendo também a Deus nossa canção.
Comunhão – Com alegria de um pai que nos perdoa e nos convida a sentarmos sempre a sua mesa e participar da tua alegria, vamos ao seu encontro cantando com muito entusiasmo.
Ação de graças – Hoje, crianças, para entendermos melhor essa história de perdão de Deus e o nosso também vou lembrá-los de uma passagem bem simples dessas que escutamos todo dia e nunca aprendemos com ela , mas hoje , ela nos chama a um compromisso :
Um senhor, há muito tempo, tanto falou que seu vizinho era ladrão e o rapaz acabou preso. Dias depois, descobriram que era inocente. O rapaz foi solto e processou o homem.
No tribunal, João diz ao juiz:
_ Comentários não causam tanto mal, isso é frescura desse vizinho, brincadeirinha…
E o juiz respondeu:
– Escreva os comentários num papel, depois os piquem e jogue os pedaços pelo caminho até sua casa. Amanhã, volte para ouvir a sentença.
João ouviu tudo aqui e ficou pensativo, e o juiz completou:
– Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem.
João assustado respondeu:
– Não posso fazer isso. O vento os espalhará por toda parte, será impossível catá-los novamente, nunca saberei onde eles estão.
Respondeu então o juiz:
– Da mesma maneira, um simples comentário pode destruir a honra de um homem, a ponto de não podermos consertar o mal. Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada.
Sejamos donos de nossa boca, para não sermos escravos de nossas palavras.
Viram só, crianças . Isso pode acontecer conosco, porque muitas vezes julgamos os outros sem termos o verdadeiro conhecimento e depois para desfazermos o erro de falar dos outros e de tê-los julgados é quase impossível. Por isso como compromisso para essa semana vamos tentar não fazer julgamentos dos outros, mas sim tentarmos nos consertar, nos fazermos melhor a cada dia para nosso Deus.

Historinha para o teatro da semana:

A floresta

Técnica: Encenação 
Personagens:
 Coelho – leão – elefante – cachorro – sapo- pato – outros bichos que tenham na comunidade
Outro dia nem conto pra vocês… Aconteceu um fato aqui, na floresta, que eu fiquei cabreira.  Tudo aconteceu a mais ou menos um foi mais um mês, mas acho que a lição que todos tiveram vai durar por muitos e muitos anos. Foi assim:
A turma dos bichos trouxe aqui pra mim o sapo pernalta. Eles chegaram nervosos e gritando muito.
Todos – Coelho safado, nós vamos te matar.
Leão – Mas o que é isso?
Adriana – É que esse coelho danado pulou o rio e furtou uma cenoura na casa do senhor sapo
Sarah- – E como o senhor sabe senhor Leão, a lei aqui é que todos os animais que cometem algo errado, como punição tem que ser mortos.
Inês – Mas eu só furtei pra comer. Eu estava com muita fome, isso é estado de necessidade, tem perdão.
Todos – calado!!!
Leão – Mas vocês querem matar o coelho só por isso?
Marcela – Só por isso? Mas senhor Leão, o senhor não acha isso muito grave?
Sarah – Já está decidido, vamos matá-lo a pedradas. Só assim ele terá seu julgamento justo.
Darli – Quem disse que aqui na floresta alguém deu permissão pra vocês julgarem alguém?
Helena – Só queremos fazer justiça. Ele cometeu um erro. Vamos matá-lo para que ele não cometa mais nenhum.
Darli – Mas vejam só, quem fala?! Não foi o senhor mesmo, seu cachorrão, que outro dia matou o filhote da dona passarinha dizendo que se enganou?
Helena – mas, mas, mas….  Foi engano, não foi porque eu quis!!!
Darli – Não importa, matou que eu vi!
Helena – Também eu nem vim aqui pra fazer nada (esconde a pedra) eu estava só de passagem… Eu nem sei o que está acontecendo… Acho até que está na hora de ir (sai desconfiado)
Sarah- – E ai, gente, vamos matar ou não vamos???Tenho muito que fazer na minha toca, não estou por conta não, tenho que assistir o BBB.
Darli – Acredito que sim, seu elefante, terá que ficar na sua janela espiando a vida alheia pra depois sair contando pra todo mundo, pois é muito fofoqueiro.
Sarah – Eu??? Fofoqueiro?Onde já se viu falar assim comigo?
Darli – Mas não foi o senhor quem contou pra todo mundo que o sapo fez xixi no lago? Não foi o senhor que contou pra todo mundo que o macaco estava saindo com a mulher do seu melhor amigo? Não foi o senhor que…
Sarah – Pode parar… Eu tenho que ir mesmo, pois estou com uma dor de barriga súbita.. Tenho que ir antes que… Não dê tempo de eu chegar ao banheiro (sai em disparada.).
Darli – É isso mesmo?! Quem de vocês nunca fez nada de errado? Nunca mentiu, nunca fofocou, nunca desobedeceu, nunca teve inveja e nem ambição, ou que não tenha desejado algo de ruim para os outros e nunca cometeu um pecado que seja…   que atire essa pedra no coelho !
(De um em um vão saindo todos, deixando as pedras pelo chão).
Adriana – Esperam amigos, venham aqui, este coelho merece uma lição, Vamos acabar com ele, seus covardes.. Já não se faz mais bichos como antigamente, ò falta de fidelidade.
Darli – Olhem só… Quem diria o senhor falando de fidelidade. Não foi o senhor mesmo que era amigo do senhor lobo e que, o vendo perseguido pelos caçadores levou os caçadores até ele para que eles pudessem matá-lo? Onde estava sua fidelidade ao amigo quando o entregastes aos caçadores?
Adriana – Lobo? Que lobo? Eu não conheço lobo nenhum! Caçador??? Que caçador???Vi eles não… Ah!!! Lembrei-me deixei o feijão no fogo deve ter queimado minha toca, me deixa correr e apagar o fogo… (sai em disparada )
Inês – E ai, leão? O senhor irá me matar?
Darli – O que você fez não é correto, poderia ter pedido a cenoura em vez de furtá-la. Poderia ter plantado em vez de querer vida fácil. Mas eu não vou te apedrejar, muito menos te matar. Se os outros que te acusavam não o fizeram, porque julgamento de vida e morte que faz é só Deus, por que eu, um simples leão, vou fazê-lo?
Inês – Quer dizer que o senhor vai me deixar ir?
Darli– Claro que sim, se os que te acusavam deixaram, pois também tinham muito que pagar pelos seus atos errados, por que eu irei condená-lo? Vá, coelho e não peques mais. Aprenda a viver como Deus nos ensina na justiça e na verdade.
Assim, crianças, aconteceu esse fato. Por isso aprendam a não fazer julgamentos, pois quem nos julga é somente Deus.
Compromisso da Semana
Caso tenha algum amigo ou amiga com quem esteja brigado(a), procurar fazer as pazes e dar um abraço de reconciliação.
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/5o-domingo-da-quaresma-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário