2 de março de 2016

Grupo de Oração com Crianças

Tema: Querigma da misericórdia: Jesus Salvador

Responsável: Daniela Lopes/ Graziela

Acolhida: Acolher as crianças com alegria. Pode colocar imagens de Jesus com as crianças enfeitando o lugar do grupinho. Vejam crianças nesta noite Jesus quer nos abraçar, brincar conosco, nos ouvir... Cada criança pode se aproximar da imagem que mais gostou e partilhar por que gostou? O que chamou a atenção? Depois da partilha cada uma reza um pai nosso.

Louvor: (mostrar imagem de vela) Vocês sabem o que é isso? São velas. Pra que servem? Pra iluminar. No escuro da pra gente encontrar o caminho? (pode pedir que todos fechem os olhos e tentar achar um objeto escondido) è possível encontrar o caminho sem luz? Não. Jesus é a nossa luz, ele é nosso caminho, nossa salvação. Cada criança escolhe uma das velas das imagens e louva a Jesus pelo que Ele faz em sua vida que demonstra luz. EX: Jesus eu te louvo por que foi luz pra mim numa cirurgia, na escola .....

Efusão: Onde podemos ser luz para nosso irmão? Em casa? Como? Na escola? Como?(deixar que falem e deem sugestão de como ser bom com o outro. Vamos pedir que o Espírito Santo nos ajude a sermos bons? 

†Jesus Salvador

Reflexão para o pregador - No horizonte da misericórdia Jesus viveu sua paixão e morte, ciente do grande mistério de amor que se realizaria na cruz. Não há nada em Jesus que seja desprovido de compaixão e misericórdia. Ele cura o cego por compaixão, ele multiplica os pães por compaixão, ele ressuscita Lázaro por compaixão, Ele morre na cruz por compaixão... Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos em conseqüência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo – é por graça que fostes salvos! (Ef 2,4)

Material – Gota com imagem de Jesus misericordioso.

Pregação
Estamos vivendo o ano da misericórdia e o tempo da quaresma. Tempo oportuno para vivermos e experimentarmos a misericórdia de Deus. Viver a misericórdia? Como assim? Deus é tão amoroso conosco que nos criou por amor e para vivermos esse amor. Ele nos criou na misericórdia para sermos misericordiosos com o outro. Deus chegou até nós por meio do seu filho Jesus que veio para nos ensinar como ser realmente a imagem do Pai. Nós por meio do pecado adquirimos uma divida com Deus e Jesus veio para pagar essa divida por nós pregando-a na cruz. Jesus viveu a vida humana em toda sua plenitude e riqueza e deu sentido a nossa existência.
Quando Jesus veio ao mundo tinha muita gente sofrendo, poderosos ficando cada vez mais ricos explorando os outros, tornando homens escravos. Então Jesus nasceu, cresceu e começou a semear amor. Ele amava os pobres, doentes, feridos. Ele incomodou os poderosos e então o que aconteceu? Ele foi condenado a morte. Mas condenado por que? Porque amava o povo. Porque não era servo do dinheiro. Porque não fazia distinção das pessoas. Ele foi obrigado a carregar uma cruz e caminhar por toda cidade carregando essa cruz até o calvário. Todos tinham que ver ele ser humilhado pra que ninguém tentasse fazer o que Ele fazia. Assim Jesus começou a caminhada. Enquanto carregava era chicoteado, cuspido e humilhado. Então Ele caiu pela primeira vez. Estava ao chão. Ele podia ter ficado lá. Podia ter desistido mas não o fez. Naquela cruz estavam nossos pecados, nossas misérias, nossa falta de perdão, nossas mentiras, orgulho. Ele precisava continuar. Sua misericórdia por nós é sem fim.
Ao longo do trajeto até o calvário sua mãe o acompanha. Ela consegue então se aproximar dele. Sua presença da força e coragem para que ele cumpra sua missão. Ele continua carregando em suas costas nossos pecados. Mas ele está cansado, abatido. Então Cirineu o ajuda a carregar a cruz. Foi bem rapidinho essa ajuda só pra entendermos que aquela cruz nenhum homem poderia carregar. Era pesada demais. Ela levava todo peso do nosso pecado. Jesus ainda cai mais duas vezes. E mesmo assim não desiste. Ele precisa vencer o pecado. Ele precisa libertar cada um de nós. Ele quer nos salvar. Esse é seu objetivo. Ele tem por nós compaixão. Sabe que somos pecadores, que estamos presos no dinheiro, na inveja e não no amor ao próximo.
Como Jesus não desistia, os soldados resolveram humilha-lo mais, arrancaram suas vestes. Jesus chega então ao calvário e é pregado na cruz. Lá de cima da cruz Ele olha para nós seu povo e derrama sua misericórdia mais ainda. Primeiro pede a Deus: Pai perdoai-os, ele não sabem o que fazem. Depois num imenso gesto de amor olha para Maria e diz: mulher eis ai teus filhos, filhos eis ai tua mãe. È como se ele suplicasse, mãe olha por esse povo como olha pra mim. Incentiva e da coragem a eles como a senhora fez por mim. Reza por eles como rezou por mim. Jesus é mesmo misericordioso. Ele estava prestes a morrer e sua única preocupação era conosco. Queria nos livrar do pecado e não queria que ficássemos sozinhos e desamparados.
Ali naquela cruz todo sangue e água do corpo de Jesus foi derramado. Aquela é a água da vida, Jesus a derramou para que nós tivéssemos vida e vida em abundancia e aquele sangue era para que nós sentíssemos o seu amor. Jesus abomina todo o pecado, mas ele ama o pecador. Ele está de braços abertos nos esperando todos os dias para conversar, para contar das nossas dores, das nossas dificuldades, para nos acolher e nos amar, e nos perdoar. Precisamos todos os dias querer e sentiremos esse Deus vivo no meio de nós. Jesus misericordioso quer nos encontrar, você quer? (se tiver violão, ir solando uma musica bem baixinho) Então fecha seus olhos por um minuto vamos pedir que ele venha passear em nosso meio, que ele venha nos tocar, nos abraçar, curar nossas feridas. Vamos sentir o seu amor. (deixar tocar uma canção e enquanto isso você pode tocar as crianças, abraçar... procure manter os olhos fechados e a musica tocando). Amém. Jesus é mesmo maravilhoso!







Fonte: Daniela Pereira Lopes - Uberlândia/MG

Sem comentários:

Enviar um comentário