5 de maio de 2016

Ascensão do Senhor e Dia das Mães – Ano C

“Neste dia das mães, peçamos que Deus as abençoe, para que exerçam a missão de cuidar de suas famílias com dedicação e amor.”

– Missa com criança da semana: Dia das mães
– Evangelho: Lc 24,46-53
Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todas aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos.
Ave Maria, mãe de todos nós.
Ave mães Marias que estão hoje  entre nós.
Sejam todas muito bem-vindas a esta celebração dedicada exclusivamente a todas as mães.
Boa noite a todos nós, filhos, que tanto amamos e reconhecemos em nossas mães o espelho de bondade e de amor que elas nos transmitem.
Hoje iremos de novo iniciar nossa celebração com uma coroação especial. Nossas pequenas crianças receberão das mãos de suas mães as coroas. E, junto a  elas, desejam oferecer a nossa mãe maior, Nossa Senhora este presente tão especial. Que ao receber a coroa das mãos de suas mães, as filhas possam também delas receber todo afeto, toda alegria e todo amor dessa missão tão extraordinária.
Mães e filhas, junto a Maria, celebram hoje a sua festa.
Vamos recebê-las com alegria cantando.
(Entram as crianças à frente. Depois às mães entram e entregam as suas filhas às coroas – uma mãe lê uma mensagem em nome de todas as outras a Nossa Senhora – todas cantam a música da coroação e coroando assim nossa senhora. Rezar uma ave Maria para todas as mães presentes, pelas ausentes e também pelas que agora se preparam para ser mãe).
– Nossa Senhora de Fátima
Nossa senhora de todos nós…
Nossa senhora que apareceu em todos os lugares
Nossa senhora que aparece a cada um de nós
Ave mãe, Maria.
Ave mãe, presença divina.
Ave mãe, cheia de Graça.
Guarda-nos no teu manto
Protege-nos com teu carinho
Ilumine-nos com tua luz
-Seja guia
Seja forte
Seja sempre a mãe
Que queremos para todos nós
Santa mãe de Deus
Santa mãe dos pequeninos
Mãe de Fátima, dos pastorzinhos.
Santa mãe das crianças Formiguenses
Recebam de nós, mães também, a coroa.
Um só povo…
Uma só devoção….
Consagramos nosso coração a vós
Tornando-nos sempre mais irmãos.
Unidos no terço
Unidos na fé,
Compartilhando a graça
De termos juntos
Uma Mulher de fé
Uma nossa senhora de Deus.
Amém.
Atenção estou postando duas sugestões de Ato Penitencial, fica a livre escolha
Ato penitencial – (1ª opção)
Queridas crianças, agora é um momento de reflexão, momento de pedirmos perdão pelos muitos erros que cometemos.
Vamos pensar em quantas vezes aborrecemos nossas mães pedindo a elas aquilo que elas não têm condições nos dar.
Quantas vezes nos lembramos dela o ano todo para respondê-la mal, para agredi-la com palavras duras e cruéis, pra desobedecê-la e feri-la com nossos atos também?
Quantas vezes somos duras com nossas mães quando elas não sabem nos ajudar numa lição mais difícil, ou porque ela não tem a cultura que desejávamos que ela tivesse e nem é tão nova quanto queríamos?
Quantas vezes temos vergonha de nossas mães, não entendemos que  cada ruguinhas impressa em seu rosto  ,tem  nome , em troca de um amor a nós oferecido.
Quantas vezes é mais fácil culpar nossas mães pelo nosso fracasso e acusá-la de omissão em sua missão  que admitir nossos próprios erros ?
E nós, mães ? Quantos erros também..Será  estamos criando filhos com limites , com educação ou estamos terceirizando a educação para a escola , para os avós , ou para o mundo ? Que  tipo de filhos estamos criando para essa geração? Tiranos ou exemplos de bons filhos?
Estamos realmente assumindo nosso papel de mãe, ou temos somente consciência de que nossa missão é colocá-los no mundo e Deus é quem cuide?
E os pais? Que papel estão exercendo junto das mães na criação dos filhos? Só pensam que trazendo o arroz e o feijão estão criando seus filhos, ou realmente estão juntos da mãe na educação, na imposição de regras e também dando o carinho e o dedicação necessária a todos os eles? Como diz o logotipo “ Não  basta ser pai , tem que participar “
É, Senhor, temos muito o que refletir sobre nossa missão de mãe , nosso papel de filhos e as condições que estamos colocando os pais . Por isso peçamos perdão, porque somos bem intencionados a mudar, sabemos de nossos erros e pedimos que nos perdoe . Vamos cantar ?
Ato penitencial – (2ª opção – referente a Ascensão de Jesus)
Como vimos nossa celebração irá nos falar da Ascensão de Jesus aos céus. Ascensão – significa subida. Jesus subiu ao céu
Logo  que Jesus ressuscitou, ele andou por muito tempo ainda  entre seus discípulos, instruindo-os  sobre a missão que eles deveriam continuar, pregando sobre tudo que aprenderam com Ele, como: sobre a  vida nova, o amor uns para com os outros, o perdão, a justiça… depois, Ele subiu aos céus e prometeu um dia voltar. Deu-nos a sua paz e todos nós ficamos aqui, na Terra, com a missão que Ele nos conferiu.
E, hoje, faremos uma comparação com o que estamos fazendo com a nossa missão. Porque todos nós que somos cristãos, somos os herdeiros da missão dos apóstolos, não é mesmo?!
Vamos imaginar  que somos esse balão (mostrar um balãozinho vazio). Quanto mais ações para Deus fizermos, mais e mais o nosso balãozinho irá  encher .( Ir soprando dentro do balão )
Toda vez que eu anuncio Jesus, como Ele me pediu ,pregando suas palavras, construindo um caminho melhor, amando e perdoando aos irmãos , o gás do meu balão vai enchendo ,enchendo de boas ações e assim ele me levará ao céu.
Mas, pode acontecer, crianças que agora que temos esse balão cheinho  do amor de Deus  acontecer algo de muito ruim : sabem o quê ? Sempre vem o encardido, o dono do pecado, aquele que nos faz fazer tudo errado… Ele tem uma agulha, isso… Uma agulha do mal… Então, num gesto típico de quem não presta…  Ele fura nosso balão, depois desse gesto dele, por mais que tentamos melhorar, nossas ações são sempre erradas, como: desobedecer, não vir à missa, ter vergonha de falar de Jesus aos outros, ser preguiçoso, respondão, agressivo, violento..isso faz com que nosso balãozinho murche …murche… Até estourar e não possamos fazer com que ele encha novamente. (aqui simula uma grande agulha do mal, enfie no balão  e faça  com que ele  vá esvaziando aos  pouquinhos até acabar. ou vá estourando os balões)
Então precisamos pedir perdão ao nosso Jesus, pelas muitas  vezes que deixamos o pecado furar nosso balão, pelas vezes em que estamos no caminho certo, nosso balãozinho está ficando cheio, mas nos deixamos enganar pelo pecado, peçamos perdão cantando.
Leitura – Assim como a mamãe gosta de contar história pra gente à noite… eu convidei uma mãe também tão especial aqui da nossa celebração pra contar pra gente  o que Deus quer através de sua leitura hoje , então ela  irá ler a historinha de hoje ao qual Deus nos confia .
Vamos ouvi-la com atenção e bem caladinhos?
Aclamação – Queridas crianças, é momento de ouvirmos Jesus nos falar, mas antes vamos todos ficar em pé e cantar com alegria saudando suas palavras.
Prece da comunidade
Hoje em especial vamos pedir a Deus,  por todas as mães:
Pelas mães   esquecidas , pelas mães sofridas , pelas mães  doentes , pelas mães órfãs .
Pelas mães que não tem mais seus filhos… vítimas da violência, vítimas da morte.
Vamos rezar por todas as mães que se foram, mas que jamais serão esquecidas, estão adormecidas em Deus .
Vamos rezar pela mãe caridosa , pela mãe que espera ansiosa pela vinda do filho que nunca aparece , pela mãe solteira .
Rezar pelas mães  separadas , pelas abandonadas , pelas mães  tristes e desconsoladas .
Mães, que tem seus filhos presos, mães que não sorriem mais pela tristeza de viverem sós, abandonadas nos asilos, nas casas de saúde .
Mães também que não entenderam seu papel na vida dos filhos
Rezar pela nossa mãe
Ah , meu Deus !!! Como amamos nossas mães  !!!
Rezar pelos filhos dessas mães,  para que eles conheçam seu grande amor e jamais desviem do caminho.
Pedir ,  Senhor , enfim ,  por todas as mães  , jovens , velhas , mães avós , mães  dos padres e mães nossas de cada dia , pedimos por elas , para que o Senhor derrame sobre cada uma  a sua graça e possa consolar seus corações com o grande amor que só o  Senhor tem por cada uma delas , rezemos
Senhor, olhai com carinho por nossas mães !
Ofertório:
Hoje querido pai do céu… estamos diante do teu altar pAra oferecer a vida que é gerada em nossas mães.
Vida plena…Entrega total… (mãe grávida)
Vida que cresce aos poucos e é amada em grande proporção; (mãe e pai).
Vida gerada em 9 meses, mas que permanece para o infinito (mãe).
Vida em família, grande presente pra Deus,
Vida em partes pequenas e exemplos grandiosos (família e a mãe grávida)
Vida que hoje está ausente, mas que a partir dela tantos se fazem presentes (mãe lembrança).
Vida preparada, vida amada antes mesmo de chegar ao mundo, vida sonhada que na barriga já ouvia as canções de ninar,
Vida, presente de Deus em nós.
Por isso ofertamos junto ao pão e ao vinho,  a nossa vida   e a de nossas mães em especial . Peçamos ao Pai que nesta oferta Ele possa derramar ainda mais bênçãos sobre todas elas para que assim , lindas , fortalecidas e mais amadas possam continuar executando tão bem sua missão aqui entre nós .
Comunhão – Quer alegria maior  que estar junto a quem amamos? Nós amamos nosso Deus , amamos nossas mães e podermos fazer essa experiência do amor com pessoas tão especiais .. vamos então ao encontro do Senhor cantando com alegria .
Ação de graças – Mãe obrigada pelo teu ventre; O grande ninho de amor que me abrigou durante nove meses e gerou em mim a vida e me faz ser vida neste seu ventre.
Mãe obrigada por ontem, pelas noites de sono, pelas lágrimas derramadas, pelas lutas do dia-a-dia, pelos passos firmes, pelo amor incansável.
Mãe obrigada por hoje.
Pelo calor do teu amor que sempre me aquece nas horas mais cinzentas e frias.
Obrigada pelas tuas mãos singelas que aliviam a minha dor;
Obrigada pelo teu sorriso terno que me acalma nos momentos mais tristes;
Obrigada pelo teu olhar profundo que sempre me leva a Deus;
Obrigada pela tua presença amiga que me sustenta e me faz acreditar no amor
Obrigada pelo teu abraço que acolhe todo meu ser;
Obrigada mais ainda pelo teu coração que me acolherá por toda vida. para que continue sendo sempre …minha
Mãe ontem, Mãe hoje, Mãe sempre!
Mãe que tem um pouco de Maria e muito de Deus
Obrigada, mãe Maria, por nos fazer amá-la tanto.
Nossa homenagem a todas vocês, mães, e a nossa mãe espelho,é uma eterna canção , hoje será através de uma canção do Padre Joãozinho . Vamos ouvi-la.
( Mãe , você foi 9 meses de espera …)

Historinha para o teatro do Dia das Mães:

A mudança

Técnica: Fantoches
Personagens: 1 – Mãe, 2 – Pai, 3 – João, 4 – Padre
Hoje vamos contar a história de uma família que não é a sua, mas é a do seu vizinho!
Triiiiiiiiimmmmmmmmm…. (A mãe levanta a cabeça nervosa)
Mãe: – Que chatice! Está na hora de levantar e chamar aquele pivete… Fazer café… Lavar… Passar… Cozinhar… Ô vida! Todo dia é a mesma coisa! É, como o povo fala: “mulher esquenta a barriga no fogão e esfria no tanque”! Levanta logo, Joãozinho!
Joãozinho: – Mas que droga! Cheguei de madrugada e já tenho que acordar? Credo! Eu detesto escola!
Mãe: – Vai logo, menino! (Olha o marido e fala) Esse homem está a roncar! Só sabe fazer isso!
Joãozinho: – Mãe, mas pão com café de novo? Eco, não agüento mais isso!
Mãe: – Você está pegando o boi! Vai lá para você ver seu pai roncando feito um porco! Não quer ir trabalhar mais… Ao menos se ele fizesse uns extras, uns bicos… Ah! Tem dó, onde é que eu fui amarrar minha égua! Eu estava esperando um príncipe encantado montado em seu cavalo… Escolhi tanto que casei com o cavalo, em vez do príncipe.
Joãozinho: – Calma, mãe!
Mãe: (Nervosa ela grita alto) – Eu estou cansada! Estou estressada, esgotada, destruída, um caco, um zumbi, não estou agüentando mais… (Chora)
Pai: – Não é possível! Já começou cedo essa ladainha! Ô encrenca, de que é que você está reclamando? Não agüento mais essa mulher!
Joãozinho: – Ó Deus! Ó vida! Melhor ir para a escola infernizar a vida da professora!
Mãe: – Ou…. Ou, Zé! Você viu, não é?! A geladeira está vaziinha! Não tem carne… Nem banana os meninos vêem! As contas de água e de luz estão vencendo! E você aí… Numa boa… A escravinha aqui… A doméstica… Dá aula de manhã… Aula de tarde… De noite, e ainda tenho que lavar, passar… Ó Deus! Dinheiro que é bom, você não dá!
Pai: – Mas que inferno! Só pensa em gastar! O dinheiro dela é só dela, o meu é nosso!
Mãe: – Ah, dinheiro seu, heim? Toma aqui seu palerma! (Simular uma briga de tapas)
Pai: – Ah! Você era pobre… Não sabia nem o que era dinheiro! Eu te tirei lá da vida de pobreza… Agora que subiu no toquinho quer fazer discurso. (Os dois brigam de soco, panelada e tudo)
Enquanto isso, lá na escola, Joãozinho teve a graça de encontrar uma pessoa muito especial…
Joãozinho: – Ah! Padre! Aproveitando sua visita à minha escola, eu vim me consultar! A situação lá em casa está preta! O meu pai e minha mãe não se entendem mais. Brigam o tempo todo! É confusão, gritaria, falta de respeito… Eu vivo triste, desolado, e com esse problema todo, para chamar a atenção deles, eu fico desobediente, fumo, bebo, chego tarde, faço de tudo e eles nem me percebem!
Padre: – Ah, meu filho! Esse é o problema de milhares de famílias, por isso mesmo é que eu vim aqui. Vim trazer para vocês aqui na escola a mensagem de Jesus. Ele quer que a paz reine entre as famílias. Ele quer estar presente no meio das famílias! E você tem uma missão muito importante na sua!
Joãozinho: – Mas como?
Padre: – Tome aqui este presente… Esse é o remédio para a doença que está atingindo nossas famílias. A doença do “amor desmanchado!” Vocês precisam tomá-lo todo dia para poder se curar!
Joãozinho: – Senhor Padre, que bom!
Em casa…
Joãozinho: – Mamãe, papai! Trouxe o remédio para a doença que a nossa família pegou, a doença do amor desmanchado!
Mãe: – E quem é que está desmanchando aqui menino!
Joãozinho: – Mãe é a palavra de Deus! Ela traz Deus mesmo, para viver com a gente! Vem papai… Vem ler com a gente…
Pai: – Menino, você tem cada uma… Que programa de índio! Ficar lendo Bíblia, e ainda perto desta analfabeta da sua mãe! Sou chique, ganho bem, viu?
Mãe: – Analfabeta, eu não sou não! Sou professora, sou chique!
Joãozinho: – Anda pai! Para valer, todo mundo tem que ler junto!
E dias e dias se passaram… E eles perseveraram nas leituras e como havia sido dito, a realidade daquela família foi se transformando… A palavra de Deus foi curando o mal que os atacava.
Vamos ver como estão agora?
Trriiiiiiiimmmmmmmm…. (Despertador – o fantoche deitado levanta a cabeça e desperta)
Mãe: Hum! (bocejo) “I love you”…lá…lá…” (cantarolando) Bom dia! Outro dia! Joãozinho, vamos acordar, o café está pronto.
Pai: – Como você está linda querida!
Mãe: – São seus olhos, querido!
Joãozinho: – Oh, mamãe, café com pão! Que bom!
Mãe: – E muito amor!
Joãozinho: – Mamãe, tudo que você faz é tão bom!
Pai: – Oh, Querida! Agora que fiz uns extras no serviço, vou à feira antes de ir ao trabalho… Quando eu voltar vou te ajudar no serviço de casa.
Mãe: – Não, não saia ainda… Vamos fazer a oração da manhã. É preciso agradecer, porque Jesus curou nossa família: “Senhor, obrigado por ter vindo morar conosco, mas te pedimos: Vem morar também em todas as famílias que estão aqui! E que elas possam encontrar em você, Jesus, o remédio para curar esse mal que está destruindo nossos lares. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Amém!

Historinha para o teatro da Ascensão do Senhor:

A história do Sheick -Sheick Ricoso

Apresentação em Lâminas: se puder desenhar, ou também pode fazer em desenhos recortados  e projetar no retro como se fossem sombras… Outra opção, se não tiver o retro projetor, é desenhar e ir mostrando os desenhos enquanto se conta  a história
Dizem, segundo as boas línguas, que essa história é verdadeira. Ela aconteceu lá nas Arábias, do outro lado do mundo.
“Naquelas bandas” onde tudo é muito deserto, onde tem muita areia, lá morava o grande sheick -sheick Ricoso, um homem muito rico, mas rico mesmo , mas  coloca riqueza nisso que ainda é pouco .( Dizem que  quando Deus estava distribuindo riqueza ele entrou milhões de vezes na fila pra pegar muito e passar as pessoas pra trás )
Só que ele ficou sabendo que tinha acontecido um fato inédito lá pra suas bandas. Um homem simples, chamado Jesus, que se intitulava rei dos pobres e dos injustiçados, tinha morrido, depois tinha ressuscitado e pra maior surpresa ainda tinha subido aos céus numa nuvem.
Crianças, o Sheick, ficou louco, queria porque queria subir ao céu, pois ele tinha o maior camelo do mundo e o mais rico harém, tinha dinheiro de sobra, tinha tudo e muita, muita areia, muitos montes de dunas, muitos oásis , então ele também  podia subir ao céu quando quisesse , era só ser criativo.  E sabem o que ele fez?
Ah!!!Construiu uma pipa gigante. Era um pipão toda ornada em ouros e tinha inúmeros servos para erguê-la. Foi só dar um apito , seus escravos empurrarem  que  a pipa subiu,  com a certeza que encontraria o céu… Subiu… subiu e o Sheick feliz da vida, achando que o dinheiro o levaria para o céu. estava certo que logo lá chegaria  . Mas que nada, crianças!!! O tempo fechou, tudo ficou escuro, então veio uma chuva enorme, dessas de furar telhado e furou a pipa todinha que virou um bagaço.
O Sheick ficou macho, bravo demais ,  mas não desistiu. Sabem o que ele fez? Ah, ele pensou:  ____Eu tenho tudo que quero , sou o homem mais poderoso do mundo, então eu fiquei sabendo que um tal de Santos Dumont inventou o 14 bis que voa, pois eu vou inventar o 28 bis -bis e quero ver se não alcanço o céu!!!
Mandou seus servos construírem então o 28 bis, que ficou uma belezura. Ele então entrou no seu avião moderníssimo e mandou que os servos o empurrassem até que ele voasse e pudesse o céu alçar.
_ Agora, sim_ dizia ele. Agora vou chegar primeiro do que aquele Galileu lá no céu.
E os servos empurraram, empurraram e nada da avião subir e correram tanto que não viram uma duna de areia solidificada e o avião entrou de bico com  tudo, virando uma lata velha.
Nossa, gente, precisavam ver ,  o Sheick Ricoso ficou roxo de raiva.
Mas como vocês já sabem, ele, por ser um Sheick chique, não desistiu .Então mandou construir um balão. Isso! Um balão bem colorido o levaria ao céu, mais depressa do que qualquer outro meio.
E lá foi ele  subindo, subindo naquele balão tão lindo,… estava se achando , pensando ser mais que Deus … e não é, crianças que veio um pássaro e gostou da cor do balão? Pois é, pousou, olhou ,se enamorou e sabem o quê? Deu uma baita bicada no balão que se furou e foi esvaziando, esvaziando até cair no chão.
É seu Sheick, “tá “difícil chegar ao céu, hein? Estou achando que desse jeito o senhor nunca vai o céu alcançar.
Mas que nada… lá estava ele agora, reinventando um modo de ir ao céu.
Sheick _Ah, vocês acharam que eu iria  desistir ,não é mesmo? Pois eu sou um homem poderoso, tudo eu posso, pois eu vou chegar o céu, caso o céu queira ou não!
Construiu então umas asas gigantes. Preparou-se todo, subiu numa das mais altas montanhas e batendo as asas, batendo sem parar, se jogou lá do alto, pensando em ir pra cima,em subir , alcançar ao alto através de suas poderosas asas ,  mas com seu corpo pesado , carregado de riquezas , logo , logo ele  foi  caindo , caindo …
E… ploft… Pobre homem rico!!!! Rachou todinho lá nas areias quentes do deserto.
Por um tempo, o Sheick ficou pensando em como poderia o céu alcançar…
Foi nesse meio tempo que surgiu, lá elas bandas do areião das Arábias, o Circo do Foguetão. É isso, mesmo! Lá tinha um foguete que diziam levar às pessoas às alturas , até o céu. O foguetão do circo  prometia horrores.
Pronto, foi só o Sheick  Ricoso ficar sabendo que ele foi o primeiro. Comprou o circo e se colocou no foguete. Estava pronto pra ir ao céu.

Sheick_
 Bom, agora é só chegar ao céu e comprar esse lugar só pra mim, só eu mereço ter o céu.
E em pouco tempo, lá estava ele voando como um louco em direção ao céu. Mas que nada , ele subiu , subiu e depois começou a cair, cair, cair e se afundou nas águas poucas de um dos seus oásis.
Mas foi ai que ele encontrou um homem, de aparência simples, porém de palavras doces que disse a ele que só tinha um meio de se chegar ao céu e ele ,conhecia bem esse caminho, porque ele morava lá.
O Sheick disse que ele já tinha tentando de tudo, construiu uma pipa gigante, que nada! Construiu um 28 bis e nada! Um balão e nada, umas asas e nada, nada!!! E até o foguete, bilhete garantido, tudo em vão, mas que faria qualquer coisa pra merecer conhecer esse tal céu.
Pois .então .o homem disse a ele que a única coisa que nos leva ao céu  é um coração leve, livre e que seu combustível era o amor. Mas que era preciso aprender a dividir o que ele tinha, a ser generoso, bom  com todos que o cercavam, que quanto mais ele fosse bom e caridoso, mais combustível ele teria pra ir para o céu;
E crianças, vocês acreditam que o Sheick, mudou de vida???É, deixou de ser Sheick e se tornou um homem bom, caridoso e seguidor das palavras daquele mestre do oásis e viveu assim até o final de sua vida  e…. vejam só! Estão vendo o que eu estou vendo?
Pois é isso mesmo, lá na janela do céu, vejam se não é o Sheick Ricoso e Jesus? Crianças, ele conseguiu, ele conseguiu no céu chegar…
E assim, crianças, a gente aprende que  a única coisa que nos fará conhecer o céu e estarmos juntos de Jesus é um coração que tem, como combustível, o amor.
Lição de Vida: Que tal nesta semana encontrar um tempo para dizer à sua mãe do grande amor e carinho que você tem por ela? Escrever uma cartinha também pode ser uma opção.

Sem comentários:

Enviar um comentário