11 de maio de 2016

Pentecostes – Ano C

“Dando-nos o seu Espírito, o Senhor nos envia em missão como seus seguidores e nos encoraja para anunciarmos ao mundo o seu reino de amor, misericórdia, justiça e paz.”

– Missa com criança da semana: Pentecostes
– Evangelho: Jo 20,19-23
Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes.
Hoje um dia muito especial pra nossa igreja, celebramos o dia de Pentecostes.
Vocês sabem crianças o que é Pentecostes?
Pois hoje eu vou contar tudo certinho para vocês.
Depois que Jesus morreu os apóstolos e mais seus seguidores, junto a sua mãe Maria, ficaram todos juntos dentro de uma casa rezando, rezando muito para que tivessem coragem de enfrentar o mundo e falar do que havia conhecido ouvido e testemunhado sobre Jesus, mas faltava-lhes ânimo, motivação para isso pudesse acontecer.
Acontece que um dia, enquanto estavam orando, veio um vento muito forte que abriu as janelas e entrou pela casa trazendo línguas de fogo que vinham do céu e a todos tocavam despertando-os, encorajando-os, motivando-os a falar de Jesus aos outros. E o mais impressionante, crianças, é que eles começaram a falar em diversas línguas, coisa que antes ele não faziam. Desta forma todos criaram coragem e saíram pelo mundo falando de Jesus, testemunhando tudo que viram e ouviram dele.
A essa vinda de fogo sobre os discípulos de Jesus chamamos de Pentecostes que foi: a descida do Espírito Santo sobre eles.
Pentecostes então é a descida do Espírito Santo de Deus sobre os apóstolos.
Agora crianças, todos em pé, vamos nos encher da presença do Espírito Santo e cantar bem bonito o canto de entrada.
Ato penitencial – Na acolhida estávamos falando que Pentecostes foi à descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Mas não é só sobre os apóstolos que o Espírito Santo desce não. Ele desce também sobre cada um de nós. É Ele que nos enche de coragem, de fé, de amor, de vontade de sempre estarmos unidos em Deus, na partilha, na alegria e em tantos outros dons.
Mas acontece que o encardido, aquele nosso inimigo e de Deus também, encheu nosso mundo de coisas que nos fazem esquecer os presentes de Deus. Ele nos envia também línguas de pecado, cheias de mentiras, de fofocas, de desobediências, de raivas, de desunião, de fraquezas, de tantas outras coisas que nos parecem simples, no entanto nos contaminam com o erro.
Por isso, hoje, crianças, vamos pedir a Deus que nos afaste desse pecado, desse mal que aflige nosso coração e nos faz sofrer, fazendo sofrer o nosso irmão também. Peçamos perdão cantando e recebendo do Espírito de Deus, dessa forma viveremos nossos dons distribuindo-os entre os nossos irmãos também. Vamos fazer nosso pedido de perdão cantando.
Leitura – Agora, crianças, o Espírito Santo de Deus se manifesta de forma suave e forte, dando coragem a todos que estavam reunidos em nome do Senhor. Vamos então ouvir com muita atenção a nossa leitura de hoje .
Aclamação – Jesus nos liberta de todo medo e nos enche de alegria com suas maravilhas. Antes de ouvirmos esta bonita leitura vamos todos ficar em pé e cantar com muita alegria.
Evangelho – HISTÓRIA DA PIPA (no final da página)
Ofertório – Vocês sabem crianças que a festa de Pentecostes significa também o início da Igreja, seu nascimento, a coragem que faltava aos seus seguidores de falar de Deus aos outros.
Deus nos presenteou com a presença viva de seu Espírito Santo com 7 grandes dons. Vamos oferecer ao nosso Deus a alegria de vivermos cada um desses dons em nossa vida.
Oferecer a nossa vivência com o dom da sabedoria que sabemos que na bíblia sabedoria significa bem-viver e, é assim, que devemos viver ser sábios diante da vida que Deus nos oferece.
Oferecemos o dom da inteligência, inteligência é a pessoa que está com os pés no chão e sabe discernir o que acontece a sua volta, para que assim possa enxergar mais as necessidades de nossos irmãos e com sua inteligência possa encontrar saídas para ajudá-los.
Oferecemos o dom do conselho esse dom que nos ensina a estarmos aberto à graças ao Espírito Deus que nos orienta no caminho da vida. Se assim o seguirmos teremos sempre a certeza de caminharmos certos com sua presença em nós.
Oferecemos o dom da fortaleza – com esse dom nos tornamos fortes para não tropeçarmos diante de nossas dificuldades e das propostas enganadoras.
Oferecemos o dom da ciência – ou do conhecimento ajuda-nos a aplicar as luzes obtidas em favor da vida e do bem-estar dos menos favorecidos. Com esse dom ofertamos o meu desejo de buscar a justiça para todos.
Oferecemos também o dom do temor de Deus, aqui não se trata de medo, mas de respeito. Esse dom nos ajuda a dar a Deus o seu devido valor e lugar em nossa vida
E, por ultimo, junto ao pão e ao vinho oferecemos o dom da piedade, a piedade relaciona-nos com Deus e torna-nos sensíveis aos irmãos. Ter piedade não é ter dó, mas é ter um coração dócil a Deus e cultivar a oração.
Todos esses dons são presentes de Deus para nós e nossa oferta é colocá-las em prática no nosso dia a dia como nossa missão a Deus e aos irmãos.
Vamos todos então com alegria cantarmos o canto do ofertório
Comunhão – O sopro de Jesus simboliza o Espírito, princípio de nossa criação; somos convocados a levar até os confins da terra a PAZ de Jesus. Vamos ao seu encontro cantando.
Ação de graças – Outro dia, crianças, ouvi uma criança com seu avô conversando lá no banco do jardim. Eu achei interessante porque o que o avô falava serviu muito pra mim.  Foi mais ou menos assim.
_Ô vô, lá na minha escola a tia falou que dentro de nós existem dois lobos, é verdade?
_ É sim, minha netinha.
_ Ela disse também que esses dois lobos vivem brigando, cada um querendo mandar mais do que o outro.
_ É verdade, minha netinha. Um: lobo é o lobo bom, o outro é o lobo mau.
_ Vovô, qual é o lobo que irá vencer?
Então o avô segurou bem sua netinha, olhou bem dentro de seus olhinhos e disse.
_ Vai ganhar o lobo que você alimentar melhor!
Quer dizer… Se você alimenta sua vida de pecado é o lobo mau quem vai vencer e você ficará tomada pela raiva, pelo ódio, pelo desamor. Mas se você alimentar o lobo bom, aquele que quer fazer sempre o bem, então você estará alimentando sua vida com a presença do Espírito Santo e assim estará sempre no caminho certo.
Então, crianças. Vamos sempre nos alimentar da chama do Espírito Santo para que assim fiquemos sempre acesos no amor.

Historinha para o teatro da semana:

O ardor da pequena pipa

Técnica: Usando um biombo horizontal movimentar os personagens
Personagens: Pipa mestre e outras 4 pipas (uma bem menorzinha) – sol – nuvens – passarinho.
Antes da Pipa Mestre subir ao céu, ela tinha muitas amigas pipas que a amavam e que gostariam de também, um dia, ir morar lá no céu, com a Pipa Mestre. E ela dizia:
Pipa Mestre: – Mas acontece que para ir morar no céu, é preciso merecê-lo. É preciso trabalhar para fazer o céu acontecer aqui na terra, através da realização da missão que lhes confiei.
É, crianças, por isso hoje nós iremos contar aqui para vocês o que foi que aconteceu depois que a Pipa Mestre foi se embora.
Naqueles dias, ventava muito. O sol brilhava muito, mas aquecia pouco. As pipas que antes coloriam o céu, levando alegria, empurrando as nuvens para que elas molhassem nos lugares certos e também direcionavam os pássaros para saberem qual era o melhor lugar para se esconderem do frio, aqui tinham como missão principal falar sobre todos os ensinamentos que a Pipa Mestre havia lhes falado…
E elas ficaram tristes de repente.
Não mais queriam voar, não mais queriam falar, tinham medo agora de cumprirem sua missão.
Uma delas, esta aqui, a menorzinha, sempre dizia às outras:
1 _ Companheiras, animem-se! Tanto temos a fazer… Lembrem-se do que a Pipa Mestre nos disse: “Eu estarei com vocês até o fim do mundo.” Por que estão assim, tristes, desanimadas, sem vontade de fazer a única coisa que bem sabemos: voar e levar a mensagem da vida por todos os lados?
2 – Ah! (Diziam as outras pipas.) Estamos assim por que a Pipa Mestre foi embora e nos deixou sozinhas.
3 – Temos medo de voar e de falar ao vento tudo que aprendemos… É perigoso, sabe? Alguma pipa pode não gostar e aí, ó! Corta a nossa linha e a gente se perde!
1 – É mesmo, vocês têm razão! É melhor cada uma ficar no seu mundinho, bem fechadinho, sem voar e muito menos cumprir com nossa missão que é falar das lindas coisas de amor que a Pipa Mestre nos ensinou.
E assim, crianças, aconteceu… Então o vento, notando que as pipas não voavam mais, parou de soprar…
O sol, vendo que o vento não mais soprava, parou de brilhar. Os pássaros também não mais voavam e as nuvens não mais choravam, e portanto, não mais choveu e a Terra ficou triste, seca, sem vida.
Quando a Pipa Mestre viu lá do alto do céu, tudo aquilo, acontecendo, disse ao Pai:
_Pai, chegou a hora de cumprirmos nossa promessa e enviarmos à Terra, a Força do Alto, pois as pipas andam tristes e sem vida… Precisamos nos unir e da união do nosso amor, enviar até elas, a Força que lhes dará ânimo, coragem, força e alegria para novamente cumprirem com sua missão, que nós mesmos confiamos a cada uma delas.
É, crianças, com a união do Pai e da Pipa Mestre surgiu uma nova pipa, vermelha como fogo e que descia do céu, aquecendo novamente o sol, movimentando o vento que soprava forte, trazendo luz para alegrar os pássaros, que voavam procurando pelo caminho longe do frio, que movimentou e animou as nuvens e elas choviam de alegria..
As pipas começaram a observar todo aquele movimento lá no céu e a pequena dizia:
1 – Virgem Maria! Mas o quê é que está acontecendo? O que é aquilo que está vindo lá do céu?
2 – Parece com fogo – dizia a outra pipa.
3 – E mais ainda… Têm as cores da Pipa Mestre… Mas não é ela! O que será?
E como num passe de mágica, elas foram tocadas por aquelas pequenas chamas vivas e se sentiram fortes, animadas, já não tinham mais medo. Umas cantavam… Outras rodopiavam e a pequena pipa que nunca havia voado criou coragem para tentar. E sua vontade era tão grande… E o seu desejo era de agora cumprir sua missão: anunciar o que a Pipa Mestre havia ensinado: viver o amor, pregar a justiça e testemunhar a verdade… E pensando em tudo isso fez a nossa pequena pipa voou… E aos poucos ela, agora, sem medo… Cheia do Espírito Santo que veio do céu… Alcançou as mais altas nuvens. E junto das outras pipas voou… Voou por toda terra espalhando o amor e mostrando o quanto o Espírito de Amor santifica… Guia e dá vida àqueles que se abrem a Ele.
Assim, crianças, é a ação do Espírito Santo em nossa vida… Ele vem para nos dar vida nova. E assim, unidos à família de Deus, que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, estaremos sempre com a certeza de estarmos fazendo aqui na terra, o céu tão esperado.
Lição de Vida: Agradecer a Deus pelos dons que recebemos dele por meio do Espírito Santo.
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/pentecostes-ano-c/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário