6 de julho de 2016

15º Domingo Comum – Ano C

“O amor a Deus se revela nos gestos de cuidado e atenção em favor de quem precisa de auxílio e amparo”

– Missa com criança da semana: Bom samaritano
– Evangelho: Lc 10,25-37
Quem ama é misericordioso
O amor a Deus se revela nos gestos de cuidado e atenção em favor de quem precisa de auxílio e amparo. Neste Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco, somos encorajados a estar atentos aos sofrimentos e  necessidades das pessoas. Esta liturgia nos ensine a ir ao encontro delas com gestos de solidariedade, amor e misericórdia.
Acolhida – Boa noite queridas crianças . Boa noite a todos aqui presentes . Hoje nossa celebração irá nos falar da bondade , bondade que devemos exercitar a cada dia em nossa caminhada .
Jesus hoje conta-nos a história do bom samaritano . Mas primeiro o que é Samaritano ? Samaritano é quem  nasce em Samaria  e Samaria era um território dentro da Judéia , lugar onde Jesus nasceu e viveu que  não eram bem visto pelos demais porque professavam uma fé  diferente .Acontece , crianças , que esse samaritano passando pela estrada e vendo um homem caído , ajudou-o , levou-o a uma hospedaria , que hoje poderia ser um posto de saúde , ou um hospital, um hotel  e mesmo sem conhecê-lo , pagou adiantado para que eles cuidassem dele . Depois seguiu seu caminho .
Jesus vem nos mostrar  os sinais de bondade naquele samaritano , que mesmo não sendo considerado amigo , daquele povo , foi o único naquela estrada que o ajudou diante do sofrimento .
Deus espera isso de nós também , que possamos estar atentos as necessidades de nossos irmãos para socorrê-los, quando de nós eles necessitarem , só que com o  desejo de fazer isso por um gesto de bondade e não esperando recompensa, pois a grande recompensa quem nos dará é Jesus . Acreditando nesse gesto de bondade que podemos ter  , vamos exercitá-lo a cada dia em nossa vida e, para iniciar nossa celebração, vamos todos cantar com alegria o canto de entrada .
Ato penitencial – O homem que o samaritano salvou foi espancado por ladrões .
Ai, crianças, é que temos que nos colocar no lugar desse homem .
Quantas vezes somos nós , lá, naquele caminho que estamos na estrada da vida, seguindo rumo a Jesus .
Nesse caminho somos seguidos de perto pelo inimigo, o malvado , encardido  , que carrega as armas mais perigosas, como : o pecado ,a maledicência ,aquele que nos atinge e nos deixa caído pelo caminho .
Assim , quando estamos  distantes de  nossos propósitos , vem o encardido e nos assola com seu saco de pancadas,  lotadinho de pecados  e, em pouco tempo, o que nos tornamos ? Pessoas viciadas em álcool, em drogas , em Internet, em celular , pessoas tecnológias , sem sentimentos , esquecidas da bondade e do amor , invadidas pelo mundo do mal e do pecado . Ali , na estrada quem poderá nos ajudar ?
Quantas vezes aquele que atravessa no caminho daquele pecador, somos nós , e olhando para ele, deitado na sarjeta da vida , não nos damos conta de ajudá-los , passamos adiante , não queremos compromisso em ajudar ninguém , pois também estamos sendo invadidos pelo mal do pecado e nosso tombo será mais a frente .
Quantas vezes também delegamos esse cuidado aos outros : Ah, o padre é que dê jeito , ou senão: a família que se vire com ele , ou o mundo vai ensiná-lo … e deixamos para os outros a obrigação de ser bons …
Aquele nosso irmão continua caído na estrada da vida , hoje ele , amanhã pode ser um de nós e quem vai ser bondoso em mostrar o perdão? O  caminho certo , dar sua mão , sustentar , amparar no momento de queda ?
Por isso, precisamos pedir  , porque queremos a bondade de Deus , mas muitas vezes , não sabemos dar a que temos , não somos um bom samaritano … Vamos então pedir perdão ao Senhor, buscando agir com misericórdia e bondade em nossas ações cantando
Leitura – Na alegria desse momento onde Deus nos convida a ouvi-lo , vamos colocar cada palavra que Ele nos disser como um bálsamo sobre nossas feridas e com elas promover a cura de nossa alma.
Vamos ouvi-la com atenção
 Aclamação – Jesus é esse que nos socorre em nossas tribulações. Ele desce mais baixo que a nossa miséria, para nos levantar. Ele derrama o azeite primeiro, que é o próprio Espírito Santo, que vem curar as nossas feridas. Ele nos coloca em seus ombros e nos leva para hospedaria, que é a Sua Igreja. Para os cuidados, Ele deixa dois denários: a Palavra de Deus e a Eucaristia. E ainda promete que o que for gasto a mais, quando Ele voltar em sua vinda gloriosa, pagará o que é justo para aquele que cuidar dos seus.
Antes de ouvi-lo , vamos cantar com alegria .
Ofertório – Jesus disse na parábola que o Samaritano colocou vinho e azeite sobre as feridas do judeu .
Como vocês devem imaginar o vinho deve ter feito arder as feridas , mas ao mesmo tempo  o azeite colocado  levou o alívio das feridas abertas que ardiam para serem curadas .
Muitas vezes é assim conosco , quando o pecado nos derruba , ninguém disse que seria  fácil e simples sair dele , é como colocar vinho na ferida , mas é Deus que vem com o azeite e nos faz sentir aliviados e isolados do mal que ainda  ela pode nos causar  . Deus é toda essa bondade , essa misericórdia revestida Por isso , hoje , no momento do nosso ofertório vamos colocar como ofertas todos os ensinamentos que aprendemos com essa missão .
Vamos oferecer a veste do samaritano ao qual devemos nos vestir todos os dias , para que através de seus exemplos ,possamos ser este homem , esta mulher que não espera recompensa , mas que está sempre pronto a servir seja quem for .
Vamos oferecer o azeite que alivia a dor das feridas de nossos irmãos , que ele seja símbolo  do que esperamos ser para aqueles que precisam de nós , bálsamos para aliviar as dores e coragem para fazê-los seguir em frente
Oferecemos o denário , o dinheiro que ,muitas vezes ,se faz necessário para ajudarmos nosso irmãos , em cestas básicas , em partes de construção , em formas que possam dar a vida de nossos irmãos mais alivio , fazendo com que eles possam caminhar com segurança e jamais , que possamos esperar recompensa pelo nosso gesto
Oferecemos a bondade , que é a palavra certa para todos os momentos , ela que vem agregar tantas outras palavras como :generosidade , partilha , fraternidade , solidariedade , que seja a palavra certa em todos os momentos de nossa vida

E junto ao pão , oferecemos também o vinho
 , que é o sangue da vida nova , que vai ajudar a levantar nosso irmão ferido e cansado pela vida , pois nele Deus está presente e onde Deus se faz presente , devemos todos estar nele .
Com alegria vamos cantar o canto de ofertório .
Comunhão – Somos chamados por Jesus a ceiar em sua mesa , a tomar do seu vinho e a comer do seu pão da vida que  nos dá a coragem para exercitarmos todos os nossos dons . Vamos ao seu encontro cantando .
Ação de graças –
Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário que disse:
– Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante três dias. No 3º dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor será necessário sacrificá-lo.
Neste momento, o porco escutava a conversa.
No dia seguinte, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
-Força amigo, levanta daí senão será sacrificado!!!.
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou novamente e disse:
– Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer! Vamos lá, eu te ajudo a levantar.
Upa! Um, dois, três…
No terceiro dia, deram o medicamento e o veterinário disse:
– Infelizmente vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:
– Cara, é agora ou nunca! Levanta logo, upa! Coragem! Vamos, vamos! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa, vai….fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!
Você venceu campeão!!!.
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
– Milagre!!! O cavalo melhorou, isso merece uma festa! Vamos matar o porco
Façamos então uma análise da história . Quem foi o grande herói ? E ele tinha importância para o dono da fazenda ?
Quem era o samaritano? E  ele tinha importância para os judeus ? Mas qual o papel do porco ? Sim, ele foi o motivador , o que ajudou , que estendeu a mão para ajudar o cavalo no momento em que o cavalo pensou em desistir , mas o porco teve a recompensa ?Não , assim também , muitas vezes, somos nós , se pensarmos que faremos algo esperando outra coisa em troca , podemos morrer como o porco , pois as pessoas ,algumas delas ,   não reconhecem nossos esforços de bondade.
Na história ficou claro para nós quem foi o herói dela , na nossa vida Deus é quem reconhece nosso esforço , nossa bondade e nossa misericórdia para com os outros , por isso , se temos algo a ser recompensado , podem estar certos , que é em Deus que devemos esperar , mas isso não precisamos falar , já sabemos .

Historinha para o teatro da semana:

O bom samaritano

Técnica: Dramatização
Personagens: Doente – Levita – Sacerdote – O bom samaritano – Narrador
Jesus calmamente se pôs a contar essa estória que era mais ou menos assim:
Certo dia um homem descia da cidade de Jericó. Ia feliz, o pobre coitado, pois mal sabia o que de ruim iria lhe acontecer. Foi quando um assaltante perigosíssimo pulou na frente do pobre homem, que ficou assustado e não pôde se defender e por isso foi muito espancado. O maldoso ladrão roubou seus pertences, rasgou-lhe as roupas e o deixou desmaiado à beira da estrada, e foi-se embora feliz da vida.
Lá ficou o pobre homem, sozinho, sofrendo, muito machucado. Para falar a verdade, quase morto.
Mas vejam só, quem por ali passava? Um sacerdote ( com certeza ele vai ajudar o pobre homem, não é mesmo? ) ele está olhando, mas de longe. Olhem só, fingiu que não viu e foi-se embora, deixando para trás o pobre homem quase morto.
Agora lá vem um levita, homem importante, ele poderá ajudar o seu próximo, ou seja, o pobre homem…
Ele olha…olha e parece…parece…que não quer saber de ajudar , pois está indo embora…não quis ajudar o irmão no momento em que ele tanto necessitava.
Será que ninguém ajudará o pobre homem?
Mas, vejam, está vindo um samaritano. Ele se aproximou, parece que vai ajudar, posso ver a compaixão nos olhos dele. Está tirando algo da bolsa, é curativo, é óleo e vinho.
Mas o que ele fará com tudo isso? Hum! Ele está curando as feridas do pobre homem. Que homem bom! Que grande coração! Está ajudando o seu próximo, sem ao menos conhecê-lo. Está levando-o para uma pensão, parece querer falar algo à dona da pensão. Vamos ouvir? Acho que ele está dizendo:
_ Tome esse dinheiro para cuidar dele. Quando eu voltar vou pagar todas as despesas que você tiver com ele, além desse dinheiro.
Dizendo isso se afastou e nos deixou uma lição: (Não há limite de tempo nem de pessoas para se praticar o amor ao próximo? )
E Jesus perguntou…
Narrador: Colocando-nos na situação atual, esse próximo poderia ser para nós hoje: uma criança com fome, abandonada, um velho que foi tão próximo da sua família e que parece que a família não foi tão próxima dele, o doente que padece, mas que não recebe apoio, é desprezado, que é assassinado aos poucos pela máfia dos remédios falsos, o desempregado que espera, que procura a chance de ser acolhido pelo seu próximo.
Compromisso da semana: Comprometer-se, quando for possível, em ajudar o próximo que estiver necessitando.
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/15o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário