20 de julho de 2016

17º Domingo Comum – Ano C

“A oração nos conduz à intimidade com Deus e a gestos de generosidade para com as pessoas necessitadas de auxílio.”

A oração nos ajuda na comunhão com Deus e os irmãos
A oração nos conduz à intimidade com Deus e a gestos de generosidade para com as pessoas necessitadas de auxílio. Esta liturgia nos incentiva a chamar Deus de Pai, para nos comprometermos a viver como irmãos e irmãs unidos na paz, no perdão, na fraternidade e no amor.
– Missa com criança da semana: A oração
– Evangelho: Lc 11,1-13
Acolhida –  Sejam muito bem-vindas, queridas crianças. E a todos vocês aqui presentes nossas boas vindas e o desejo de celebrarmos juntos um momento muito  especial com nosso Deus.
Deus, hoje, nos ensina algumas regrinhas sobre Ele, é, como podemos conseguir tudo que quisermos se formos persistentes. E por falar em persistência, hoje nós faremos uma brincadeira rapidinha para ver como anda essa questão em vocês, crianças.
Vamos realizar um joguinho.  Escolherei três crianças. Escolhidas, eis a proposta:
Vocês querem muito ganhar de seus pais aquela linda bicicleta, mas vocês pediram a eles e eles não quiseram dar. O que vocês fazem? Aceitam o não e não pedem mais, ou insistem?  Já que vocês disseram que não desistem ,quero ver agora como se comportam com essa situação . Qual de vocês saberá pedir ao pai de vocês ,até ele dar o que  querem ?
Vamos lá ?Vocês tem somente alguns segundos  para pensar numa forma de convencer  os pais. Ganha dos três o que for mais convincente. E quem fará o julgamento do melhor seremos nós, está bem?
Um de cada vez …podem começar.
Por que será que foi esta aqui quem ganhou o jogo?
Ah! Foi porque ela foi persistente, convincente, não se cansou de pedir e, por isso alcançou o que quis.
Pois é assim, crianças,  hoje Jesus vem nos ensinar que, quando queremos algo de nosso Deus devemos ser persistentes, insistentes, pois só assim conseguiremos. Esse negócio de pedirmos e não termos  fé que aconteça  o que estamos pedindo, logo  desistindo e entregando os pontos ,  isso não é certo. Devemos saber pedir ao nosso Deus tudo aquilo que queremos e Ele, como bom Pai que é, saberá muito bem ouvir nosso pedidos. Então quanto mais insistirmos, mas depressa seremos ouvidos, não é mesmo?
De pé com alegria, vamos pedir muito ao Senhor nessa celebração, por todos nós, em especial por vocês, crianças. Vamos cantar?
Ato penitencial –Nós acabamos de conversa agorinha mesmo sobre como devemos pedir ao nosso Deus para que Ele sempre nos atenda, não é verdade? Por que Deus é pai e como pai está sempre atento aos nossos pedidos
E nós? Como é que nos sentimos diante de pedidos que nos são feitos ?
Vamos analisar?
Será que todas as vezes que aquele menino pobre me pede esmola eu dou com boa vontade? Ou será que nem dou?
Será que todas as vezes que a mãe me pede para executar uma tarefa eu faço? Ou na maioria das vezes finjo não ouvir?
E quando me chamam para ir à missa, será que eu fico logo pronto e venho com boa vontade ou venho só por obrigação?
Será que quando alguém me pede ajuda, ou me pede para rezar por ela, para visitá-la, pois está doente ou para  ir ao asilo , eu vou , eu faço , eu me comprometo , ou só penso em mim e ,só eu é quem posso pedir e não tenho nada a dar em troca ?
Será que temos sido egoístas não sabendo ouvir e atender a tantos pedidos de nossos irmãos?
Vamos pensar  se nos  preocupamos  somente a pedir as coisas a Deus e exigimos  que Ele nos atende rapidinho e sem demora, mas nós mesmos não fazemos  nada para os outros?
Por todas, às vezes, que erramos em todos esse fatos de nossa vida, vamos pedir perdão ao senhor, cantando.
Leitura. Agora, bem sentadinhos e atentos, vamos ouvir nossa bonita leitura de hoje. Vamos ouvi-la e guardar bem todas as palavras no coração para que possamos vivê-las bem na nossa vida. Ouçamos então.
Aclamação – Jesus hoje nos ensina a rezar, nos mostra como faz e ainda nos fala do grande amor de nosso Deus que está sempre pronto a nos abrir a porta assim que batermos. Mas antes de ouvi-lo, vamos cantar com muita alegria, todos de pé.
Ofertório –vocês ouviram no evangelho o seguinte, crianças, vamos relembrar: Jesus nos disse que:
Se pedirmos , Deus nos dará.
Se batermos em  sua porta, Ele vai abrir.
Se a pedirmos , Deus não nos negará.
Se a procurarmos  por Ele, vamos encontrá-lo.
Que beleza de Pai nós temos , não é mesmo?
E nós, como filhos? Somos assim como Deus? Hein, crianças?
Pois, se somos filhos, agregamos em nosso coração todos esses valores que Deus nos oferece. Por isso, hoje iremos oferecer ao nosso Deus essa nossa riqueza que mora em nosso coração. Vamos descobrir todas as coisas boas que ele guarda  retirando de dentro dele todas as maravilhas que hoje a ele podemos oferecer :
Vamos oferecer nossa alegria, nosso compromisso em servir a Ele e aos nossos irmãos.
Oferecer, vejam só , o nosso amor , nossa fé , nossas orações , nossas ações .
Vamos ver se tem mais coisas nesse nosso coração ofertarmos , abrindo para nosso Deus :
Ah! Tem sim: tem muita doçura, muito desejo de paz, muita amizade, disponibilidade e carinho.
Nossa crianças!!! Quantas coisas boas nós temos, não é mesmo? Foi só abrir nosso coração que descobrimos  tudo isso e devemos  ter muito mais se procurarmos com cuidado . Vamos oferecer tudo isso junto ao pão e ao vinho, apresentando ao nosso pai do céu o que de melhor temos.
Ação de Graças –Agora, crianças, vamos verificar o que aprendemos ?
Deus nos disse que se a gente pedir, ele _______
Deus nos disse que se a gente bater na sua porta, Ele irá __________
Deus nos disse que quando a gente for procurá-lo, a gente vai sempre __________.
Jesus hoje também nos ensinou uma oração. Que oração é essa?_________
Pois, agora, vamos mostrar ao nosso Deus que a gente também sabe realizar orações lindas para Ele. Vamos rezar, juninos, essa pequena oração:
Pai do céu,
Pai, amoroso, sincero e amigo.
Cultive sempre em nós todos os dons necessários
Para que possamos ser cada dia melhor.
Para que possamos sempre levar amor, alegria e partilha.
A todos os nossos irmãos.
Nos ensine a ser mais humildes
E que a cada dia, possamos renovar nossas orações…
e aprendermos sempre mais
Com a que o Senhor nos ensinou
Amém

Historinha para o teatro da semana:

A Teia de Aranha e a Fé

Existia um homem que caminhando pela estrada viu que dois  bandidos batiam  em um velhinho  , querendo tomar todos os seus pertences . E assim  o fizeram , deixando-o jogado quase morto  pelo caminho . Ele assustado , tentando fugir  com muito medo dos bandidos , caiu sobre alguns galhos secos que fizeram um barulho enorme chamando a atenção dos bandidos . Estes vendo que o homem havia assistido o crime , quis pegá-lo  para não deixar nenhuma testemunha e também  saíram correndo atrás dele . E, por muito tempo, ele se viu perseguido pelos malfeitores que queriam matá-lo .
O homem era muito temente a Deus e, enquanto corria chamava por Ele para que Ele viesse salvá-lo do destino de morte . Foi nesse meio tempo que ele viu  um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e no desespero elevou uma prece a Deus da seguinte maneira:
-Deus Todo Poderoso, pai que tudo ouve ,  fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem.
Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha.  Os homens gritavam a todo momento que ele aparecesse , pois seria mais fácil que se eles o achassem . O homem estava apavorado foi quando percebeu que agora a aranha começava  a tecer uma teia na entrada da trilha. O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado:
“Senhor,  eu estou ficando louco ou o Senhor não está me ouvindo ? Eu estou pedindo Senhor , implorando , mande os anjos senhor , eu tenho fé que o senhor não vai me deixar morrer assim … lembre-se eu te pedi para eu mandasse anjos, não uma aranha, pois essa não serve pra nada . Senhor, por favor,  se os anjos estiveram ocupados então que o Senhor ,com tua mão poderosa coloque  um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar”
Ele então fechou os olhos comprimindo-os porque  acreditava que ao abrir ele teria um milagre enorme a sua frente ,afinal ele havia pedido tanto , era momento de fazer acontecer o que ele havia pedido . Então ele  abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia.
Ele ficou desesperado , começou a chamar por todos os santos ,  sabia que logo eles o achariam ali , pois estavam tão próximos , que podia ouvir o bater de seu coração pulsando  pela boca e os dos inimigos chegando .Mas sua fé não diminuía acreditava que sua oração chegaria a Deus e insistia em pedir que ele o salvasse daqueles maldosos que queriam matá-lo .
Estavam os malfeitores entrando na trilha, a qual ele se encontrava esperando pelo milagre, pois acreditava que Deus o ouviria sem falta .. e rezava firme na esperança que logo viesse a salvação, caminhavam cada vez mais próximo a ele  . Foi quando ao se aproximarem bem perto, em frente da trilha  que ele estava escondido , um deles disse ao outro :
–       “Vamos, entremos nesta trilha , ele deve estar ai , porque não tem mais por onde fugir , será o seu fim , entre !
Mas o outro examinando o local disse bem alto
– Não,não está vendo que tem até teia de aranha!?
Ninguém deve ter entrado por aqui. Pois se tem teia de aranha é porque ela levou tempo fazendo e se ele tivesse passado por aqui ele teria desmanchado a teia , ele deve ter fugido lá pelas  bandas do rio , do outro lado .Continuemos procurando nas próximas trilhas”.
Assim ,crianças , o homem se viu salvo pela sua fé , por acreditar que a sua oração chegou até Deus , por ser insistente e não desistir , porque como diz o ditado , Deus pode até tardar , porque tem seu tempo , mas não falha e também temos que entender que
A FÉ É CRER NO QUE NÃO SE VÊ,É TER ESPERANÇA DIANTE DO IMPOSSÍVEL.SE PEDES A DEUS UMA ÁRVORE ELE TE DARÁ EM FORMA DE SEMENTE. É preciso saber rezar e trabalhar  para transformá-la em árvore . amém
Compromisso da semana: Dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede são obras de misericórdia. A nossa oração nos conduz a gestos concretos como esses?
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/17o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário