2 de setembro de 2016

23º Domingo Comum – Ano C

“Somos convidados a seguir Jesus com total liberdade e profunda confiança em Deus. “

– Missa com criança da semana: Carregue a sua cruz
– Evangelho: Lc 14,25-33
Seguir Jesus com liberdade e confiança
Somos convidados a seguir Jesus com total liberdade e profunda confiança em Deus. A sua graça nos acompanha e encoraja a nos desapegarmos de tudo para ser discípulos e discípulas do seu Filho, com entrega e amor. Neste mês da Bíblia, dediquemos especial atenção à Palavra pela qual Deus nos fala e ilumina nossa vida.
Acolhida – Boa noite a todos aqui presentes, especialmente, a todas as crianças. Sejam todos muito bem-vindos.
Hoje iniciamos um mês todo especial. É o mês da Bíblia. Será que vocês conhecem a história da Bíblia?
Vamos descobrir tudo isso? Tenho aqui imagens que vão nos ajudar a entender melhor essa história.
Como vocês já sabem, Deus queria muito criar um mundo maravilhoso. Então Ele criou tudo isso que vemos aqui: céu terra, mar, sol e ,por último criou o homem. Quem são aqueles ali ? Ah sim , são Adão e Eva, as principais criações de Deus.
Bom, mas o homem, como sempre, agiu errado e desobedeceu a Deus. Depois disso. Deus quis escrever sua história para contar como tudo foi criado. Então a história se passou por, como se chamava aquele homem santo que construiu uma arca? Noé.
Mais tarde, Deus escolheria um homem para ser pai de todas as nações, seu nome era Abraão. Depois surge na história um personagem de muito valor para toda essa historia, aquele que veio pelas águas do rio Jordão , como é que ele se chamava mesmo ,o que libertou o povo de Deus do Egito? Moisés
Depois vieram os juízes. E cada um ia contando a história de Deus inspirado pelo por Ele.
Assim foram os reis. Tem até aquele ali, olhem :Aquele ali que venceu Golias, o gigante. Era o rei? Ah sim, Davi. Tinha outros reis. Filho de Davi, a famoso rei Salomão.
Com o tempo vieram grandes profetas. Daniel, Samuel e, este ai,muito famoso é João Batista, o último dos profetas, foi ele quem preparou o caminho pra Jesus, o filho de Deus, pelo qual todas as coisas foram realizadas. E tudo foi preparado para a nossa salvação
Jesus veio pra salvar toda a humanidade do mal. Implantar um mundo novo, onde reinasse amor ,justiça e verdade.
E vocês acham que a história da Bíblia terminou aqui? De forma alguma , os discípulos continuaram a missão de Jesus e a escrever a sua história.
E hoje, crianças, somos nós que recebemos esta missão também, de continuar a história de Deus, a cada dia, a cada momento da boa nova. Por isso temos mil e muitos motivos pra festejarmos o dia do livro sagrado, a Bíblia.
De pé com alegria, vamos cantar pra celebrarmos a vida com
Ato penitencial – No evangelho de hoje , Jesus conclamará a sermos desapegados, a buscarmos não os tesouros do terra ,mas as riquezas do céu. Mas, crianças, vocês acreditam que mesmo Jesus nos apontando um caminho costumamos trilhar outros?
Pois vejam só o caminho que a maioria faz, vou até colocá-lo aqui no Datashow .
Vejam só , Jesus nos ensina a não termos apegos aos bens materiais , mas queremos sempre éter carros melhores e mais caros . É um a luta pra conseguirmos uma casa melhor , maior, que impressione , hoje vivemos da competição: de quem faz a festa mais chique, de quem anda mais na moda , de quem tem mais bonecas ou coleciona mais carrinhos e tem até briga para o guarda roupa ser gigante pra botar tudo dentro , mesmo quando não cabe .
E Jesus nos ensina que não é nada disso. Que temos que trilhar nosso caminho pensando no céu, temos que ajudar os doentes, cuidar dos velhinhos, amar a natureza, pensar nos pobrezinhos, ajudá-los a ter uma vida mais digna, que como cristão temos que renunciar , olhar realmente o que vale a pena na vida ,não ficar presos ao que é passageiro ,mas valorizarmos o que é eterno . Assim, vamos, nos desapegando dos bens materiais e nos apegando nos bens do céu porque são estes que são importantes para nossa vida . Então crianças pelas, muitas vezes, que desejamos o que não é nosso e o que não nos fará falta no céu, vamos pedir perdão cantando.
Leitura : Hoje, crianças, é um dia especial! Como vocês já sabem iniciamos o mês Bíblia , da palavra de Deus viva no nosso meio, seja ela no menor dos livros ,seja ela no maior deles , o fato é que Deus conta sua história aos pequenos e sábios , ricos e pobres , humildes e soberbos , para que todos possam saber que, acima de tudo nesse mundo ,temos o amor sem limites Dele
Vamos recebê-la com a alegria de quem recebe um presente , de pé …cantando

Aclamação – 
Jesus hoje nos fala sobre a ótica de 3 pontos . Primeiro que devemos aprender a renunciar a tudo e segui-lo. Depois fala-nos como devemos ser bons estrategistas e, pra finalizar ,que devemos ser prudentes como um rei que sabendo que irá perder a guerra, sabe parar no momento certo. Mas antes de ouvi-lo, vamos cantar com muita alegria o canto da aclamação.
PRECES DOS FIÉIS
1. PELA IGREJA, para que, cumprindo sua missão de anunciadora do Evangelho da verdade, possa anunciá-lo a todas as criaturas, roguemos.
— Senhor, fazei-nos missionários do Reino!
2. PELO PAPA, bispos, presbíteros, diáconos e religiosos, a fim de que sejam para a sociedade sinais da fidelidade radical ao Evangelho, roguemos.
3. POR NOSSAS crianças .para que vivam na fé todos os ensinamentos da bíblia e os pratiquem conforme Jesus os ensina , rezemos ao senhor .
4. POR ESTA assembleia aqui reunida, para que o amor de Jesus Cristo, missionário do Pai, seja sua força de ação transformadora da realidade, roguemos.
5. PARA QUE a Palavra de Deus, celebrada neste mês da Bíblia, possa transformar nossa vida e nossas Comunidades, roguemos.
Ofertório – ( Muitas cruzes , pequenas e grandes )
Hoje aprendemos que Jesus nos chama a carregar nossa cruz, mas devemos fazer mais do que isso, devemos também ter consciência que muitos dos nossos irmãos têm dificuldades em também carregar a deles.
Por isso no momento do nosso ofertório iremos oferecer tudo que nos ajudará a carregar a nossa cruz e a dos nossos irmãos encontrando o caminho certo para nosso Deus.
Queremos através desta cruz oferecer nossas orações no sentido de nos fortalecer a seguir Cristo em seu caminho e dar continuidade ao seu plano de salvação.
Queremos através dessa outra cruz oferecer nossas ações, nosso trabalho, labor de cada dia. Que Ele possa ser grande diante de Deus e que Deus possa nos ajudar a fazer da nossa cruz uma alegria e não um fardo pesado demais para carregarmos
Que nessa outra cruz, carregada hoje por duas pessoas, possam simbolizar todos os irmãos que tem dificuldades em caminhar, que se encontram em momentos difíceis, de dor, de sofrimento… que assim amparados pelos outros , assim como nós , possam caminhar mais aliviados
Essa outra cruz simboliza nosso desejo em seguir com nossa missão, mesmo sabendo das dificuldades que devemos passar ou pela quais passamos, mas expressando nossa coragem em levantá-la a cada pedra, a cada obstáculo, vencendo os problemas do caminho.
Que nessa outra cruz, possamos nos lembrar do sacrifício de Jesus que deu a vida por nós e que devemos a Ele esse sacrifício, esse presente de Deus Pai pra nós, por isso devemos ter sempre conosco, no nosso coração esse sinal, sinal do bom cristão que renuncia a si mesmo em prol do nosso Deus.
Com o pão e o vinho oferecemos todo isso ao Senhor, esperando que um dia Ele nos acolha com nossas cruzes, no seu paraíso. Amém.
Vamos todos cantar com alegria o canto do ofertório.
Comunhão _ É na comunhão com Cristo que encontramos forças para nos despirmos de nós mesmos, pegarmos com fé nossa cruz e levá-la até o final de nossa missão. Por isso precisamos cantar a nossa coragem indo ao encontro do senhor com alegria. Vamos todos cantando então?
Ação de graças – rezar a oração da Bíblia

Historinha para o teatro da semana:

A formiguinha

Sabem de uma coisa, crianças, outro dia uma formiga me levou a REZAR, querem saber por quê? Prestem atenção no que vou contar… e depois se acharem que ela também os levou rezar não se esqueçam de fazê-lo todos os dias.
Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela. A formiga a carregava com sacrifício.
Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e
acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.
Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha.
Na verdade, havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo:
_ “Coitada, tanto sacrifício para nada.” Lembrei-me ainda do ditado popular: “Nadou, nadou e morreu na praia.” Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências.
Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades? Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la.
Invejei a persistência, a força daquela formiguinha. Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor:
Que me desse à tenacidade daquela formiga, para “carregar” as dificuldades do dia-a-dia.
Que me desse à perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.
Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais.
Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.
Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo, mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.
A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.
Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada. Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feito passar pelo caminho dela
Compromisso da semana: Que tal, a partir deste mês da Bíblia, cultivar o gosto pela leitura e meditação da Palavra de Deus?


Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/23o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário