5 de setembro de 2016

24º Domingo Comum – Ano C


“O amor que Deus tem por nós é imenso! Ele não deseja que nenhum dos seus filhos e filhas fique distante dele, mesmo quando fazemos algo errado e nos afastamos. “

– Missa com criança da semana: O filho pródigo
– Evangelho: Lc 15,1-32
Atenção neste domingo o Evangelho tem a opção mais curta que seria Lc 15,1-10, estamos publicando a versão mais longa do Evangelho.
Jesus nos acolhe com alegria
O amor que Deus tem por nós é imenso! Ele não deseja que nenhum dos seus filhos e filhas fique distante dele, mesmo quando fazemos algo errado e nos afastamos. Vamos celebrar aquele que vem ao nosso encontro para oferecer o seu perdão e nos acolher em sua infinita misericórdia.
Acolhida –
Boa noite queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes, sejam todos muito bem vindos a esta celebração.
Este é um mês todo especial para nós, cristãos… é o mês da bíblia… quem sabe me dizer que livro é esse? O que ele nos conta? Quem o escreveu? Para quem Deus escreveu este livro? Que objetivo tinha Deus em nos contar essa história?
Como é ela começou?
O primeiro livro da bíblia nos fala sobre a criação do mundo. Vejam só, crianças, Deus criou o céu, a terra, o mar, o solo, as plantas, os bichos e para governar tudo que ele criou Ele então fez o homem e a mulher: Adão e Eva.
Bom, mas o homem agiu errado e desobedeceu a Deus. Eva comeu a maça proibida e deu a Adão. Deus ficou muito triste com eles e os expulsou do paraíso, dizendo que eles teriam que trabalhar, de agora em diante, para terem tudo que antes tinham de graça.
De Adão e Eva nasceu Caim e Abel.. E entre eles houve uma briga onde Caim que era mau matou Abel que era bom.. Assim os homens começaram a brigar pelos bens da terra. Deus novamente olhou com tristeza para toda aquela situação do homem, e ele ficou muito bravo e disse que iria mandar um dilúvio pára acabar com esse povo mal todinho. Mas antes ele iria salvar uma família que era uma benção eles teriam que construir uma arca, como se chamava aquele senhor lá da arca? Noé, muito bem.
Mais tarde Deus achando que o homem era uma boa criação novamente quis dar a eles um pai na terra, então escolheu um homem pra ser Pai de todas as nações: Abraão. E assim a história foi evoluindo passando de Abraão, Jacó, Isaac, José.. Até chegar a historia da libertação, porque o povo de Deus ficou escravizado no Egito, então Deus nomeou um homem chamado Moisés para libertar e caminhar junto ao povo no deserto. Ele fez o que Deus mandou, lançou as dez pragas no Egito, levou o povo ao deserto, abriu o mar vermelho e chegou até a terra onde corria leite e mel.
Depois vieram os juizes eram eles quem conduziam o povo de Deus nas leis… E cada um ia contando a história de Deus inspirado pelo próprio…  Assim faziam os profetas, eles conduziam o povo, pregavam e se faziam discípulos de Deus.. Eles nomeavam os reis… pois eles estava nessa seqüência  depois vieram os reis  … Vamos lembrar alguns reis famosos: rei Saul quem descobriu Davi, aquele mesmo que mandou a pedra no gigante Golias e que teve um filho chamado Rei Salomão, o rei da sabedoria, todos iam registrando a história da luta do povo de Deus.
Com o tempo veio o último dos profetas… É João Batista, o último dos profetas, foi ele quem preparou o caminho pra Jesus, o filho de Deus, pelo qual todas as coisas foram realizadas.. E tudo foi preparado para a nossa salvação
E para finalizar e também iniciar uma nova mensagem veio Jesus para salvar toda a humanidade do mal, implantar um mundo novo, onde reinasse justiça e verdade.
E vocês acham que a história da bíblia terminou aqui? De forma nenhuma, os discípulos continuaram a missão de Jesus e a escrever a sua história através de suas pregações e das cartas. .
E, hoje, crianças.. Aqueles que ali estão na lâmina.. São cada um de vocês que recebem esta missão também… De continuar a história de Deus.. A cada dia… A cada momento da boa nova.  Por isso temos mil e muitos motivos pra festejarmos o dia do livro sagrado, a Bíblia.
De pé com alegria, vamos cantar pra celebrarmos a vida com Jesus.
Ato penitencial – Hoje, no nosso evangelho, Jesus irá nos contar e eu já vou adiantando a história do filho pródigo. Pródigo, como vocês devem saber, significa: esbanjador, dissipador.
O caso é o seguinte: um pai tinha dois filhos. Um deles pediu toda a sua herança e foi embora. Gastou todos os seus bens e depois arrependido do que fez, voltou e pediu perdão ao pai, dizendo que havia arrependido do que fizera.  O pai o recebeu de braços abertos, fazendo a maior festa. O outro irmão não gostou muito e repreendeu o pai. Todo mundo conhece essa história, não é verdade?
Pois agora, no nosso ato penitencial, vamos analisar o papel de cada personagem desta história e vamos ver em qual deles nos encaixamos melhor na nossa vida.
Será que somos como o pai?Que soube aceitar.. que soube perdoar.. Que foi generoso que trabalhou para seus filhos sem pensar em si próprio e nas riquezas que deveria ajuntar?
Será que como mães estão sabendo também educar nossos filhos para que eles valorizem o que possuem?
Será que somos então como o filho pródigo? Não sabemos valorizar nossa família, só sabemos gastar e pedir dinheiro o tempo todo. Ou será que somos covardes e nunca voltamos atrás quando fazemos coisas erradas e nem pedimos perdão somos capazes?
Sou do tipo, qualquer coisa grito: eu não queria ter nascido, eu quero morrer, eu vou fugir… ninguém presta … Por que Deus faz isso só comigo? E assim vou dando costas a tudo de bom que aprendi?
Ou será que eu sou o outro irmão?
Não sei perdoar, não sei aceitar os erros dos outros, vivo de cobranças (por que deu uma camisa para o outro e não me deu? Por que deu isso e aquilo para meu irmão e eu não ganhei?) Se fazendo também assim: eu sou excluído, ninguém me ama… De uma forma que  não sabe reconhecer também seus limites?
O bom saber, crianças, é que temos um Deus que nos ama e compreende nossos erros quando sabemos voltar aos seus braços e pedir perdão. Ele sim é modelo de pai, de filho, de irmão. Por isso vamos pedir perdão cantando quando não somos misericordiosos como o Pai do céu ensinou-nos.
Leitura: Durante o mês de setembro, crianças, vamos celebrar de forma especial o livro sagrado de Deus, a Bíblia… Esta palavra tão viva de Deus no nosso meio.. Seja ela no menor livro.. Seja ela no maior livro.. Deus conta sua história aos pequenos e sábios, ricos e pobres, humildes e soberbos, para que todos possamos saber que, acima de tudo nesse mundo, temos o amor sem limites Dele.
Vamos recebê-la com a alegria de quem recebe um presente…
Aclamação _ Como vocês sabem hoje, no evangelho, Jesus irá nos contar uma história linda, do filho pródigo, sobre um pai e seus dois filhos, sendo que um, pediu ao pai tudo que tinha e saiu pelo mundo a gastar seus bens. O que será que aconteceu a esse filho, hein? Isso nós ouviremos daqui a pouco, no evangelho, pois, agora, iremos cantar com alegria.
Preces 
1- Senhor, olhai pela vossa Igreja, a fim de que seja para todas as pessoas o sinal do amor de Cristo, que busca e acolhe os pecadores. Nós vos pedimos.
2- Senhor, iluminai todos os filhos que deixaram a vossa casa, para que possam descobrir que a verdadeira liberdade e alegria estão na comunhão convosco. Nós vos pedimos.
3- Senhor, dai-nos a graça de sabermos voltar a vós, aproximando-nos do sacramento da reconciliação e participando da vossa alegria. Nós vos pedimos.
4- Senhor, concedei que a vossa Palavra transforme a vida de cada criança, aqui presente nesta celebração e alcance aquelas que hoje não tiveram acesso a ela , para que possam ser testemunho do vosso amor por toda a sua vida . Nós vos pedimos.
Ofertório – Crianças, de um modo muito especial, queremos entregar ao nosso Deus, esse filho, essa filha que queremos ser… Um filho que sabe pedir perdão.. Um filho que quer sempre retornar aos braços do pai.. Esse filho que quer suas sandálias, suas vestes, colocar seu anel de compromisso de felicidade eterna…  Para que assim possa ter essa riqueza de um pai que sabe perdoar.. Que sabe amar.. Que sabe nos fazer feliz e, acima de tudo, é misericordioso.
Por isso, junto ao pão e ao vinho queremos oferecer o desejo de ser o melhor filho do mundo, de estar sempre do seu lado e de amá-lo com tudo que somos hoje e sempre. Amém
Musica: Tudo é do Pai
Eu pensei que podia viver por mim mesmo
Eu pensei que as coisas do mundo
Não iriam me derrubar
O orgulho tomou conta do meu ser
E o pecado devastou o meu viver
Fui embora, disse: ó pai, da-me o que é meu!
Da-me a parte que me cabe da herança
Fui pro mundo
Gastei tudo
Me restou só o pecado
Hoje sei que nada é meu
Tudo é do pai
(refrão)
Tudo é do pai
Toda honra e toda glória
É dele a vitória
Alcançada em minha vida
Tudo é do pai
Se sou fraco e pecador
Bem mais forte é o meu senhor
Que me cura por amor (bis))
Comunhão – Agora, crianças, é momento de recebermos a Jesus como alimento de salvação. Lembremos que Ele não exclui ninguém da sua mesa, porque o seu amor por nós é muito grande. Com o coração cheio de alegria, vamos ao seu encontro cantando.
Ação de graças – Nossa alegria é poder estar aqui para agradecer a Deus que é misericórdia e amor… Nada nos é mais gratificante que poder dizer ao Pai que nos o amamos e nosso maior desejo é voltar aos seus braços um dia. Vamos fazer nossa reflexão de agradecimento vendo este filme e orando com ele.
(data-show uma oração que fala que devemos nos permitir amar, mais do que pecar).

Historinha para o teatro da semana:

O filho pródigo

Técnica: Fantoches em biombo horizontal com cenário ao fundo e narração interferindo na dramatização
Personagens: Pai – mãe – Tonhão – Toninho – garota – amigos – Ali-ba-bá
Crianças, vocês ouviram o evangelho, não é? Pois agora vamos encenar uma historinha com fantoches… Que foi o próprio Cristo que contou e que tem a mesma mensagem do evangelho lido. Prestem atenção para entenderem a mensagem.
Era uma vez, um pai, Antônio, muito bondoso e amável. Ele tinha dois filhos, Toninho e Tonhão.
O Toninho era muito trabalhador. Trabalhava de sol a sol. Olhem como ele trabalha na enxada! Ah, me esqueci de falar que o pai dos meninos era muito rico e poderoso… Um grande fazendeiro… Tinha plantações de café aqui na beirada das águas de furnas que ia até a represa, sumiam de vista (levantar galhinhos).
Pois bem, esse filho, o Toninho era esforçado… Agarrava a enxada e era um movimento só pra lá e pra cá… (Recita o versinho: Minha enxadinha trabalha bem… Corta matinho num vai e vem).
Que menino de ouro era o Toninho… Ao lado do pai, construindo a riqueza do pai. Ah!(admirado)
(E tomando novamente a história…).
Ah!… É! Mas tinha também o Tonhão, o outro filho… Esse, não podemos dizer que fosse esforçado… Mas não era de todo mau…. Só tinha uns probleminhas… Não gostava de trabalhar… Era preguiçoso… Malandro… Aproveitador… Não queria nada com nada… Responsabilidade? Passou longe! Ficava o dia todo teclando, ou no celular ou assistindo o BBB.
O Senhor Antônio, como bom pai que era, vivia sempre rezando… Pedindo a Deus por sua família… Pelos seus dois filhos.
E os dias iam passando… passando… até que um dia, Tonhão deu um grito… Queria mudar…
Tonhão: _Pô! Assim não dá! Tô cansado de viver aqui, no meio dessa roça, no meio das vacas. Esse tanto de passarinho… Céu estrelado… Essa lua cheia e redonda… Que chatice! Vou falar com o coroa… Tô cheio de tudo e mereço viver num mundo cheio das gatas… De umas cervejinhas, umas brahmas… Ô coroa!
Pai:_Meu filho!
Tonhão: _Ó aqui, coroa! Não tá dando pra agüentar… Eu não nasci pra viver aqui nesse paradeiro… Essa vida chata, parada… Já fiz as contas, procurei meus advogados, fui ao promotor que me mandou pro juiz que me mandou pro delegado e assim eu fui andando de autoridade em autoridade e tô com a papelada em dia e sei que tenho direito à minha parte da herança… e eu quero a grana. Passa logo os “cobre” que eu tô com pressa!
Pai: _Ô meu filho, você não sabe o que fala!
Tonhão: _Qual é coroa? Tô “sartando” fora! Junta aí o que é meu por direito que eu vou aprender a viver! Até então não tenho vivido!
Mãe: _Mas, Tonho! Você não pensa no seu pai? Na sua família?
Tonhão: _Qual é… O Toninho, meu irmão, todo certinho tá aí… Ele faz tudo no meu lugar… E vamos rápido que eu tenho pressa!
Mãe: _Meu filho… Você vai deixar o amor, a segurança da sua casa… O carinho de seu pai, o conforto do seu lar?
Tonhão: _Que segurança… Que amor… Vou ter tudo com fartura… E anda… Quero o que é meu… Não há o que o dinheiro não compre!
Pai: _Então tome, meu filho… Faça o que quiser… (Toninho chega e consola o pai que chora).Oh! Toninho, seu irmão está indo embora… Que triste!
Toninho: _Triste nada! Ele era um vagabundo e escolheu esse caminho. Que vá! Já vai tarde!
Mãe e pai: _Oh, vida! Adeus, Tonhão! Tchau!
(Saem todos e parece o Tonhão gastando o dinheiro)
Tonhão: _Ei, você aí, eu tô com dinheiro aqui… Eu tô com dinheiro aqui… Uau! Cara! Que gata! Pô, meu! Tô gamado!
Garota: _Oi, gatinho! Segura o tchan! Amarra o tchan! (Canta)
Tonhão:_Toma aqui um saco de dinheiro, gata. Vamos passear, aproveitar a vida…
Garota: _Amorzinho, me dê logo o dinheirinho. (Cochichando fala: Se ele pensa que eu vou sair com ele, esse roceirão!) Claro… Fica aqui me esperando que eu vou retocar a maquiagem! Vou levar o dinheiro por segurança!
(Tonhão fica esperando o tempo. Passa… Passa… Olha o relógio)
Tonhão: _Pô, não é que a gata me enganou? Tô aqui a horas esperando por ela! Ainda bem que sobrou outro saco de dinheiro… Vamos lá… Vou comprar um camelo de último tipo… Um turbante cravejado de diamantes… E muitas namoradas… Mulheres, lá vou eu!
Ladrão: _Ah, vai nada. Passe logo esse dinheiro!
Tonhão: _O quê? Quem é você?
Ladrão: _Ora… Sou o Ali-Ba-Ba e os 40 ladrões!
Tonhão: _E cadê os 40 ladrões?
Ladrão: _Tão lá fora e se você demorar vão entrar todos aqui pra te dar uma coça daquelas, entendeu? Passa logo o dinheiro!
Tonhão: _Oh, não! Meu dinheirinho, não! Não!

(E Ali-Babá acerta uma paulada em Tonhão.).
Ladrão: _Vamos correndo!
É… As coisas não andavam nada boas para o Tonhão. Ele ficou pobre… Roubaram-lhe até a bonita roupa e agora estava cheio de trapos… Com fome… Sem nada…
Batia às portas e pedia um prato de comida… Ninguém dava… Dias e dias andou assim… Os antigos amigos do tempo da riqueza nem o olhavam… Coitado do Tonhão. Mas, saindo para longe da cidade ele teve vontade de comer a comida dos porcos… E assim quase comendo a lavagem, ele pensou em tudo o que tinha na casa de seu pai… Pensou que mesmo o empregado mais humilde tinha casa e comida e pensou:
Tonhão _Pô, devo voltar à casa de meu pai, não como filho, mas como empregado… Porque fui egoísta e ambicioso e não sou digno de ser chamado seu filho… Pois eu errei, mas estou tão arrependido! Será que ele vai me aceitar de volta?
Animou-se e, pois e pegou o caminho de volta a casa…
O seu Antônio por sua vez, continuava triste e com saudades do Tonhão… Sua alegria… E todos os dias ficavam horas e horas olhando na direção da estrada… Até que um dia viu ao longe o filho voltando… Saiu correndo em sua direção…
Pai: _Tonhão, Tonhão! Meu filho!
Tonhão: _Papai! Perdão! Pequei contra Deus e contra Ti. (abraçam-se) Tô tão arrependido… Perdoa, papai… Perdoa…
Então o pai lhe deu uma roupa nova, um novo anel para ligá-lo à família… Foi uma festa, até que Toninho, o outro filho, chegou do trabalho na roça e perguntou:
Toninho _Pai… Eu trabalho há tanto tempo com o senhor e nunca ganhei uma festa e uma roupa nova…
E esse outro que te abandonou, é assim? Ainda festeja a volta dele! Isso é injustiça!
Pai _ Meu filho, não pense assim! Tudo o que é meu é seu… Mas seu irmão, ele estava perdido e hoje foi encontrado, ele estava morto e reviveu… Venha! Se alegre conosco!  O seu irmão aprendeu a lição que o mundo lhe ensinou: aprendeu a valorizar o amor e o perdão.
Compromisso da semana: Que tal convidar um(a) amigo(a) que não participa da comunidade a vir com você à missa?
Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/24o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário