30 de setembro de 2016

Novena à Nossa senhora Aparecida

1º Dia da Novena | Maria: Mãe na vida, Mãe na morte!

Ou não sabeis que todos nós, que fomos batizados em Jesus Cristo, é em sua morte que fomos batizados?  Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos mediante a glória do Pai, assim também nós caminhemos numa vida nova. Pois se fomos incorporados a ele por uma morte semelhante à sua, também estaremos incorporados a ele por uma ressurreição semelhante à sua. Ficai sabendo que nossa vida passada foi pregada na cruz junto com ele, para que fosse destruída a natureza pecadora, e assim não mais sejamos escravos do pecado; porque quem morre fica livre do pecado. Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele, sabendo que Cristo, ressuscitado dentre os mortos, não morre mais e que a morte não tem mais domínio sobre ele. 10 Porque, morrendo, ele morreu para o pecado uma vez para sempre; mas, vivendo, ele vive para Deus. 11 Assim também vós, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
Reflexão:
Pelo nosso batismo somos filhos de Deus. Como filhos de Deus devemos deixar o pecado e viver a vida com atos de amor e bondade.
Oração:
Nossa Senhora nos acompanha para que tenhamos força na vida e que vençamos o mal que leva a morte.
Mãezinha Aparecida, és para mim a forma de amor e a Luz eterna em minha vida, pois de Ti veio Jesus Cristo. Amém.
Proposta:
Pense: Você é uma pessoa boa com sua família e amigos?
Faça: Escolha algo de bom para o outro, realize e conte pra gente!

2º dia da Novena | Maria: Mãe da obediência em Cristo!

Leia o texto bíblico:
Fl 2, 5-11:  Cristo, humilhado e exaltado.
Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus: apesar de sua condição divina, ele não reivindicou seu direito de ser tratado como igual a Deus. Ao contrário, aniquilou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens. Por seu aspecto, reconhecido como homem, humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o elevou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, 10 de modo que ao nome de Jesus todo joelho se dobre nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Reflexão:
Jesus dá o exemplo de obediência a Deus. Ele segue a vontade do Pai.
Nossa Senhora também dá este exemplo, sendo dócil a tudo que Deus lhe pede.
Oração:
Mãezinha do Céu, nosso modelo e guia; força de humildade e doação, que nos mostra o caminho da obediência e de Cristo Jesus.
Proposta:
Pense: Você é obediente à vontade de Deus ou reclama de tudo que acontece na sua vida?
Faça: Agradeça tudo que aconteceu em sua vida. Reze bendizendo a Deus que te protege.
Comente! Esperamos o seu recadinho.

3º Dia da Novena | Maria: Mãe peregrina que nos espera no céu!

Leia o texto bíblico: Mt 16, 24-27:
Como seguir a Jesus.
24 Depois, Jesus disse a seus discípulos: “Aquele que quiser seguir-me renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e me siga.  25 Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim há de encontrá-la.  26 Pois, que adianta ganhar o mundo inteiro e arruinar sua vida? E que se poderia dar em troca da vida?  27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com suas obras.
Reflexão:
Jesus nos fala da importância de viver em sua bondade, pois somos peregrinos nesta terra em direção a vida eterna.
Nossa Senhora nos ensina como viver seguindo os ensinamentos de Jesus, para estar com ela no céu.
Oração
Mãezinha Aparecida, humilde e fiel, pedimos a sua presença em nosso lar, pois assim nada vai tirar a nossa confiança no Deus da Vida que nos traz a alegria, bondade no coração e a esperança de um céu a nossa espera. Amém.
Proposta:
Pense: Você segue os ensinamentos de Jesus? Você é bom, fiel a Deus e caminha na verdade?
Faça: Assuma algo em seu dia a dia que ajude a alguém e conte para nós!

4ª Dia da Novena | Mãe vivificada no Espírito Santo!

Leia o texto bíblico: At. 10, 34-39a
Discurso de Pedro na casa de Cornélio.
 34 Então Pedro tomou a palavra e disse: “Agora vejo com toda a clareza que Deus não faz discriminação de pessoas, 35 mas que, em qualquer nação que seja, quem o teme e pratica a justiça é aceito por ele. 36 Ele enviou sua palavra aos israelitas, anunciando-lhes a Boa Nova da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.37 Vós sabeis o que se passou em toda a Judeia, começando pela Galileia, depois do batismo pregado por João:38 como Deus ungiu com o Espírito Santo e com poder a Jesus de Nazaré, o qual passou fazendo o bem e curando a todos os que tinham caído sob o poder do diabo, porque Deus estava com ele. 39 E nós somos testemunhas de tudo quanto ele fez na região dos judeus e em Jerusalém.
Reflexão:
O Espírito Santo é que nos ilumina, dá forças, ajuda a rezar, dá boas ideias, bons sentimentos e muito mais.
Nossa Senhora recebeu o Espírito Santo, e abriu seu coração para que fosse conduzida por Ele.
Oração:
Mãezinha Aparecida, ajudai-nos a encontrar a força de Deus, que nos faz superar as dificuldades da vida.
Proposta:
Pense: No batismo recebemos o Espírito Santo. Você sente a presença dele no seu dia?
Faça: Pesquise sobre os dons do Espírito Santo e reze pedindo cada um deles.

5º Dia da Novena | Maria: Mãe e missionária do Pai com Jesus!

Leia o texto bíblico: Jo 20, 19-23
Aparição aos discípulos.
19 Na tarde desse mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos estavam reunidos, entrou Jesus, colocou-se no meio e disse-lhes: “A paz esteja convosco!”20 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. 21 De novo lhes disse: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos”.
Reflexão:
Jesus enviou seus discípulos para levarem boas notícias e a paz para todas as pessoas.
Nossa Senhora se colocou em missão, sendo grande missionária, pois nos trouxe Jesus.
Oração
Peço, minha Mãezinha, que me ajude a ser missionário(a) que leva a amor, paz e Deus por onde passar. Amém
Proposta:
Pense: Você leva a Palavra de Deus para alguém? Quando você fala de sua fé?
Faça: Escolha três pessoas e converse com elas sobre Jesus e sobre a Igreja.

6º Dia da Novena | Maria: Mãe plenificada pelo Pai!

Leia o texto bíblico: Jo. 14, 1-6
Jesus: caminho, verdade e vida!
1“Não se perturbe vosso coração! Vós credes em Deus, crede em mim também! Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos um lugar. Depois de ter ido e vos ter preparado um lugar, voltarei e vos tomarei comigo; para que, onde eu estiver, vós estejais também. E vós conheceis o caminho do lugar para onde vou”.“Senhor – disse-lhe Tomé – não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?”Jesus respondeu-lhe: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim.
Reflexão:
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim, seguir Jesus é caminhar conforme Ele nos ensinou.
Nossa Senhora viveu plenamente neste caminho e foi levada para o céu.
Oração
Mãezinha do Céu, peço que me guie no caminho da vida que é Jesus. Dar os passos certos, fazer boas escolhas e ser feliz. Amém
Proposta:
Pense: Você segue o caminho de bondade, de amor, conforme Jesus ensinou?

7º dia da Novena | Maria: Mãe acolhedora dos filhos na eternidade!

Leia o texto bíblico: Lc. 2, 33-35:
Profecia de Simeão.
33 Seu pai e sua mãe estavam maravilhados com as coisas que dele se diziam. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: “Este menino vai causar a queda e a elevação de muitos em Israel; ele será um sinal de contradição;35 a ti própria, uma espada te traspassará a alma, para que se revelem os pensamentos de muitos corações”.
Reflexão:
Deus quis dar a seu Filho uma Mãe – Maria – que testemunhasse a acolhida, o carinho, o afeto.
Nossa Senhora nos ensina o valor do cuidado para com as outras pessoas, na acolhida.
Oração
Mãezinha, pedimos que todas as crianças sejam acolhidas no amor de Jesus. Que nenhuma se sinta abandonada, sem amor e sem carinho, neste mundo. Amém.
Proposta:
Pense: Você trata bem as pessoas que chegam ao seu lado? Você cumprimenta, dá bom dia e boa noite para as pessoas que convivem em sua casa?
Faça: Fique atento, seja acolhedor, carinhoso com todas as pessoas que chegarem perto de você.

8º Dia da Novena | Maria: Mãe e sinal do amor eterno!

Leia o texto bíblico: Mc. 10, 35-45
O caminho para a glória. 35 Foram até ele Tiago e João, os filhos de Zebedeu, e lhe disseram: “Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir”. 36 Respondeu-lhes: “Que quereis que vos faça?”37 “Concede-nos – disseram – sentar-nos um a tua direita e outro a tua esquerda em tua glória”. 38 Jesus respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Sois capazes de beber o cálice que vou beber ou de ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39 Eles lhe responderam: “Somos!” Jesus lhes disse: “Bebereis o cálice que vou beber e sereis batizados com o batismo com que serei batizado. 40 Mas sentar-se a minha direita ou a minha esquerda não compete a mim concedê-lo. Esses lugares pertencem àqueles para os quais foram preparados”. 41 Os outros dez, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra Tiago e João. 42 Chamando-os, Jesus lhes disse: “Sabeis que aqueles que são reconhecidos como chefes das nações as dominam e que seus líderes as tiranizam. 43 Mas entre vós não deve acontecer isso. Ao contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós será vosso servo; 44 e aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. 45 Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão”.
Reflexão:
Jesus ensinou muito sobre amor, sobretudo amor como serviço.
Nossa Senhora é sinal de amor e serviço porque sempre fez a vontade de Deus, como quando disse sim à ser mãe de Jesus.
Oração
Mãezinha do Céu, que eu possa estar sempre atento às necessidades dos outros. Que eu possa ser útil para ajudar as pessoas. Amém
Proposta:
Pense: Você é disponível para atender a tudo que as pessoas pedem de você?
Faça: Atenda a qualquer pedido com muito cuidado e atenção, sempre sorrindo e de boa vontade.


9º dia da Novena | Maria: Mãe, rainha e servidora!

Leia o texto bíblico: Mt 28, 16-20
Jesus envia os apóstolos.
16 Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia indicado.17 Quando viram Jesus, eles o adoraram. Entretanto, alguns duvidaram. 18 Jesus aproximou-se deles e disse: “De Deus recebi todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, ide e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. 20 E ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei. E eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo!”
Reflexão:
Jesus com toda autoridade, tanto no céu como na terra indica o melhor caminho para as pessoas seguirem.
Nossa Senhora, nossa rainha, soube seguir os ensinamentos de Jesus:  servir aos outros e testemunhar o amor.
Oração
Oh, Mãezinha do Céu, quero viver com alegria e amor,  na verdade de Deus e na certeza da paz. Amém
Proposta:
Pense: Você observa as necessidades dos outros e se coloca disponível para ajudar?
Faça: Mesmo que as pessoas não peçam seu serviço, fique atento e ofereça sua ajuda.

Fonte:http://devotosmirins.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário