30 de março de 2017



5º Domingo da Quaresma – Ano A

” Jesus nunca abandona seus amigos. Ele está sempre presente em nossa caminhada, trazendo-nos alegria, esperança e consolação nos momentos difíceis.”

– Missa com criança da semana: Jesus ressuscita Lázaro
– Evangelho: Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45
Jesus é a ressurreição e a vida
A liturgia de hoje nos convida a reconhecer que Jesus nunca abandona seus amigos. Ele está sempre presente em nossa caminhada, trazendo-nos alegria, esperança e consolação nos momentos difíceis. Quando acreditamos verdadeiramente em seu poder, coisas maravilhosas acontecem e nossa vida se renova.
Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.
Hoje, de uma forma especial, o evangelho vem nos mostrar o quanto de humano Jesus era. Jesus fala, Jesus prega, Jesus realiza grandes obras e Jesus chora, chora porque sente na carne a dor da perda de alguém que ele amava muito, muito.
Deixa-me explicar isso direito.
É que Jesus era muito amigo de Marta, Maria e Lázaro que eram todos irmãos.
Um dia, Lázaro ficou muito doente e suas irmãs mandaram chamar a Jesus. Só que quando Jesus chegou à casa de Lázaro, ele já estava morto há quatro dias.
Então, Marta, disse a Jesus que se ele estivesse ali antes, seu irmão não teria morrido. E sabem o que foi que Jesus respondeu a ela?Que Ele era a ressurreição e todos que acreditavam nele, jamais morreriam – perguntou se ela assim também acreditava que Ele era o Senhor da vida e da morte.
Ela disse que sim, que Ele era o filho amado de Deus e que tudo podia.
Nesse momento, crianças, Jesus foi até o túmulo de Lázaro. Chegando lá ele teve um gesto muito humano, vendo que seu amigo estava morto, Ele chorou ao vê-lo. (já até fedia, né).
Naquele momento, Jesus elevou seus olhos ao céu e pediu ao Pai que lhe concedesse o pedido, que ele pudesse dar vida novamente a Lázaro, seu grande amigo.
Então crianças, ele mandou que a pedra fosse tirada e gritou para Lázaro.
_Oh, Lázaro, meu amigo. Venha, levante-se e ande.
Vocês podem até não acreditar, crianças. Mas foi isso mesmo que aconteceu. Lázaro que estava morto, através do grande amor de Jesus, ressuscitou, levantou todo atado e andou.
E foi aquela festa para que todos pudessem crer que Deus é o dono da vida e da morte e que através de Jesus, todos nós também um dia ressuscitaremos para a vida eterna. Amém.
De pé, com a alegria do cristão, vamos cantar saudando a Jesus de todos nós.
Ato penitencial –
Falando em mortes e ressurreição… É bom lembrarmos nesta quaresma que já está quase terminando as condições em que precisamos também para ressuscitar, ou seja, dar vida nova ao que é velho.
Quantas coisas erradas temos vivido, hein, crianças? Erros que nos deixam mortos no amor e bem vivos para o pecado…
Muitas vezes estamos vivos demais para o egoísmo, para o orgulho e mortinhos para a bondade, para a partilha.
Quantas não são às vezes, que nos sentimos atados, amarrados demais pra ajudar ao irmão, ou a nossa mãe em suas tarefas, ou vir à missa e, estamos bem vivos para ir à lagoa, pra bater uma bolinha, pra diversão, para falar horas a fio no celular. ficar por um dia na frente do computador…
É muitas também são as vezes que caminhamos como zumbis pelas ruas, nos esquecendo dos caídos, dos necessitados e dos sofridos, mas jamais nos esquecendo e nos mantendo bem vivos para uma boa briga, uma tremenda intriga e umas boas mentiras, prejudicando os outros.
Deixamos muitas vezes de proferir palavras de amor pra gritarmos palavras de dor, de violência, de desordem e ódio.
Não nos importando com os outros vamos matando os bons sentimentos e revivendo sentimentos de morte nos pecados que cometemos, porque o salário do pecado é este, a morte.
__ Ah, Senhor, hoje não queremos provocar morte em ninguém, queremos ser veículos de vida como o Senhor foi para Lázaro e queremos que nos perdoe de nossos pecados nos fazendo reviver para a vida eterna. Por isso, nós te pedimos perdão, cantando.
Leitura – Este é o momento da nossa leitura. É Deus trazendo a luz da vida a todos nós.
Hoje ele nos dá o seu Espírito, que nos conduz a nossa história e nos ilumina pelos caminhos da vida.
Ouçamos atentamente essas bonitas palavras do pai.
Leitura da Profecia de Ezequiel.
12-Assim fala o Senhor Deus:
“Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas
E conduzir-vos para a terra de Israel;
13e quando eu abrir as vossas sepulturas
E vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor.
14 Porei em vós o meu espírito,
Para que vivais e vos colocarei em vossa terra.
Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço
– oráculo do Senhor”.
– Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
Aclamação- Agora, crianças, o padre irá contar com detalhes à história que o próprio Jesus vivenciou ao lado de seus amigos. A ressurreição de Lázaro acende ainda mais nossa fé em acreditar na vida nova, mas antes de ouvi-la, vamos ficar todos de pé e cantar com muita alegria.
Preces
1. Ó pai, cumulai a vossa Igreja da mesma fé que levou Santa Marta a acreditar no poder de Jesus e a professar sua fé.
T: Atendei, Senhor, nosso clamor.
2. Ajudai a cada um de nós a crer na ressurreição e a compreender sua dimensão pascal no dia a dia, através da escolha pela vida como nos pede a Campanha da Fraternidade.
3- lembre o Pai de nossas crianças e lance sobre elas a  sua benção , que elas conheçam a sua luz e sempre andem por ela , superando as dificuldades encontradas , na certeza de que o Senhor caminha com cada uma delas .nós te pedimos
4- Pedimos Senhor por todos aqui presentes nessa celebração que trouxeram sua fé para comungar junto aos irmãos , que ela aumente e fortaleça na busca da perfeição diária nos ensinando a seguir seus passos de amor e ressurreição  ,nos te pedimos
Ofertório – Então sabemos que o grande presente de Deus para todos nós é a vida eterna. Hoje Jesus veio nos provar isso.
E nós nos sentimos felizes, pois somos premiados com a vida e uma vida em abundância, que jamais se acaba, pelo contrário, melhora a cada momento em que estamos mais próximos de Deus.
Vamos oferecer ao Pai a chama da vida eterna em que acreditamos… o fogo da vida que jamais cessa em nós.
Vamos oferecer o sal da vida, o tempero de nossos dias, a dosagem de que tudo podemos dar vida nova, novo sabor.
Vamos oferecer o açúcar, representando a doçura com que devemos encarar todos os fatos. Mesmo vivendo de perdas é preciso ser doce para encontrarmos energia para continuarmos vivendo.
Vamos ofertar, água, que nos limpa do pecado e nos ajuda a sermos mais limpos também para a vida. Ela que é a ponte que  nos liga a Deus desde o inicio, desde o batismo.
Vamos oferecer a terra que nos fortalece, que nos debruçamos ao morrer, que dela vem o sustento de nossas vidas e que a ela entregamos nosso corpo , mas cheios de confiança que nossa alma retorna às suas mãos , Senhor .
Vamos oferecer a nossa vida, perfeita ou imperfeita, feita de risos e choros, de perdas e ganhos, de amor e de pecado, mas com muita vontade de acertar, de encontrar o caminho certo.
Junto ao pão e ao vinho, Senhor,seremos a oferta da vida nova que queremos buscar a cada dia.
Vamos todos cantar com muita alegria, o canto do ofertório.
Comunhão – chegou à hora de participarmos da mesa da eucaristia, onde recebemos o pão da vida que é Jesus. Vamos ao seu encontro cantando com muita alegria. Amém.
Ação de graças-  Pedir às crianças  que façam uma bonita oração ao pai, agradecendo o dom da vida, o valor que devemos dar a quem nos dá de presente a ressurreição, a confiança de que jamais estaremos sós na nossa caminhada. Deus ampara a todos nós. Deus nos ama. Deus cuida e nos ajuda a viver cada vez mais felizes ao seu lado.  Que sejamos de fato o que Deus espera de nós.
Falaremos da procissão de ramos que faremos na semana que vem depois da missa, com a bênção na pracinha da matriz. Vamos trazer os ramos e viver esse momento de caminhada com Jesus.

Historinha para o teatro da semana:

A Folhinha Daniel

Técnica: Narração com transparências no retroprojetor
Personagens: Vozes diferenciadas para os personagens: 1– Narrador; 2– Daniel;
3– Filó; 4– Mena; 5– Gui; 6– Lhermina
Narrador – Hoje nosso evangelho fala de viver, morrer, ressuscitar… Jesus, que tem poder sobre a vida e a morte. E a gente pode dizer: morrer é muito ruim! Ninguém quer morrer, não! E foi por isso que me lembrei da história da folhinha Daniel.
Tudo aconteceu na grande floresta… Na grande árvore da Vida… Dela nasceram muitas folhinhas… Tinha a Filó… a Mena… a Gui… a Lhermina… a Teo e a Dolina… E tinha a mais sabida, que todos ouviam, a folhinha Daniel.
Eram todas folhas de uma mesma árvore, mas que mesmo parecidas, descobriram que não eram iguais…
Todos os dias o mestre Daniel ensinava às folhas.
Daniel – Irmãs, vocês são parte de uma árvore, que tem as raízes fortes escondidas debaixo da terra!
Narrador – Filó, a mais perguntadeira, disse:
Filó – E pra que serve a árvore?
Daniel – Ora… Ela dá abrigo aos passarinhos, dá sombra, dá frutos, renova o ar, ela embeleza… As pessoas vêm se sentar à sua sombra… As crianças… Esse é o propósito das árvores!
Filó – O que é propósito?
Daniel – É uma razão para existir… Tornar as coisas melhores para os outros é uma razão de existir. Como nos balançarmos no vento para abanar as pessoas que vêm fazer piqueniques… Dar uma sombra aos velhinhos… Isso tudo é uma razão para existir!…
Narrador – E o tempo foi passando… A primavera passou o verão… E chegou o outono trazendo seu friozinho… Então ocorreu uma grande transformação:

Filó
 – Veja Mena, acordei toda vermelha…
Mena – E eu, tô com uma laranja brilhante!

Gui
 – E eu! Estou amarelinha!

Lhermina
 – Vejam o Daniel está brilhando como ouro!

Narrador
 – A árvore estava linda… Mas todas as folhinhas começaram a perguntar a Daniel o porquê da mudança e tantas cores diferentes.

Daniel
 – Irmãzinhas, cada uma de nós é diferente, recebemos o sol de maneira diferente, estamos em lugares diferentes… E agora estamos vivendo o outono…

Narrador
 – E acontece uma coisa diferente… a brisa, que antes balançava as folhinhas fazendo-as dançar, agora parecia zangada e puxava as hastes das folhinhas fazendo muitas delas caírem.

Filó
 – O que está acontecendo? O que é isso?

Narrador
 – E Daniel explicou pacientemente.

Daniel
 – É isso que acontece no outono: é o momento em que as folhas mudam de casa… As pessoas chamam isso de morrer!

Filó
 – E todas nós vamos morrer um dia , Daniel?

Daniel
 – Vamos sim! Tudo morre… Grande ou pequeno… Fraco ou forte… Tudo morre! Primeiro, cumprimos a nossa missão e depois morremos.

Filó
 – Eu não vou morrer não… Você vai?

Daniel
 – Vou sim… Quando chegar o meu momento!

Filó
 – Tenho medo de morrer, Daniel!

Daniel
 – Isso é natural… Todos nós temos medo do que não conhecemos… Mas é preciso pensar que não tivemos medo quando a primavera se transformou em verão, e o verão em outono… Porque teríamos de Ter medo da estação da morte?

Filó
 – E pra onde vamos quando morremos?

Daniel
 – Mistério… Mas é importante sabermos que a vida sempre volta… Vamos nos encontrar depois no Grande Reino da Vida.

Filó
 – Então… se vamos morrer não era preciso viver. E porque viver então ?

Narrador
 – E Daniel, respondeu do seu jeito calmo de sempre:

Daniel
 – Pelo sol e pela lua, pelos tempos felizes que passamos juntos. Pela sombra… pelos outros  , pelos  velhinhos… pelas crianças… Pelas estações… Não é razão suficiente?
Narrador – E ao final daquela tarde, Daniel caiu a flutuar… Parecia sorrir enquanto caía e disse a Filó:

Daniel
 – Adeus… amiga , adeus por enquanto…

Narrador
 – E Filó ficando sozinha…sozinha … a única que restava no galho…
O inverno veio… Filó foi ficando mais frágil… Quando amanheceu veio o vento e arrancou Filó de seu galho… Não doeu… Ela sentiu que flutuava no ar, serena… Enquanto caía, ela viu a árvore por inteira pela primeira vez… Compreendeu que fazia parte de sua vida e sentiu orgulho disso. E viu que sua missão estava cumprida e adormeceu aos pés da árvore da vida.. isso então era a morte ? sim !!!
Mas havia também o despertar a grande vida prometida e então  ela  despertou para o Grande Reino, finalmente, onde a alegria reinava… Onde todos se encontravam e foi aquela festa…Ali , jamais iriam se separar .. Estavam juntas no paraíso prometido por Deus .
Compromisso da semana: Pela fé em Jesus Cristo, somos conduzidos pelos caminhos da vida e da salvação

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/5o-domingo-da-quaresma-ano/

Sem comentários:

Enviar um comentário