5 de abril de 2016

2º DOMINGO DA PÁSCOA – DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA “ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA”

Evangelho de João, 20, 19-31

Missa de 03 de Abril de 2016


Leituras
Primeira Leitura At 5,12-16
Salmo 117/118
Segunda Leitura Ap 1,9-11a.12-13.17-19
Evangelho Jo, 20, 19-31

Mensagem Principal

Queridos irmãos e irmãs, estamos vivendo o Tempo Pascal, tempo de festa em que somos invadidos pela imensa alegria que vem do Cristo Ressuscitado, que na liturgia de hoje nos convida a renovar a nossa fé e o nosso ardor missionário, sendo no mundo verdadeiras testemunhas da Ressurreição. Também hoje celebramos o Domingo da Divina Misericórdia, que neste Ano da Misericórdia se reveste de um caráter muito especial, pois somos chamados, por meio de nossos gestos de acolhida, perdão e caridade, a mostrar aos nossos irmãos o rosto misericordioso de Deus. (Fonte: Folheto Nova Aliança)

Padre Carlos da Canção Nova mostra aqui uma breve e linda mensagem sobre o dia de hoje:


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A está a espera do Personagem B na igreja, ele está atrasadíssimo.

Personagem A: Nossa eu sou mesmo muitooo misericordioso com você...Nunca consegue chegar na hora, não sei como ainda consigo ser seu amigo! Ai, ai...

Personagem B: Ai desculpe amigo, eu me distrai mas vim mais rápido que eu pude. Porque você tá falando assim difícil: "sou muito misericordioso" que é isso?

Personagem A: Eu explico! Ser misericordioso é perdoar com todo o amor do coração!

Personagem B: Nossa, mas só porque eu atrasei um pouquinho já vai gastar todo o amor do seu coração?

Personagem A: Ai, ai... eu tenho mais aqui... fica tranquilo!

Personagem B: Ah então tudo bem eu agradeço!

Personagem A: Amigo, você não pode ser que nem Tomé... aquele do evangelho de hoje...não pode chegar atrasado, eu te disse, eu li que hoje é o domingo da Misericórdia, então, vai que é hoje que Jesus volta... já pensou se você perde?

Personagem B: Tomé... quem é ele?

Personagem A: Tomé, era um dos discípulos de Jesus e quando Jesus, apareceu para eles, Tomé não estava lá... depois ele ficou todo reclamão, dizendo que se Jesus não voltasse e ele pudesse tocar Nele não acreditaria não!

Personagem B: Nossa... e ai?

Personagem A: Ai Jesus voltou, depois de alguns dias... e ele pode ve-lo e tocar Nele... Mas Jesus, não ficou feliz dele chegar atrasado não... e ficar reclamando depois... acho que Jesus não gosta muitos dos atrasadinhos...

Personagem B: Nossa... é mesmo... eu não quero perder não! Ele já passou? você viu alguma coisa?

Personagem A: Olha, por enquanto não, por enquanto tá lá mesmo na casinha dele, lá no sacrário, em forma de pãozinho, da eucaristia... grandão assim, bonitão, iluminado... nada ainda....

Personagem B: Entendi... bem vamos esperar!

1 hora depois....

Padre: Meninos, o que vocês fazem aqui tão cedo? a missa é bem mais tarde... querem conversar?

Personagem A: Na verdade, Padre... estamos aqui esperando, já que hoje Jesus passa por aqui né... Digo, sabemos que Ele está aqui, mas vai que passa assim igual eu e o Senhor!

Padre: É crianças, devemos sempre estar preparados...Ele pode sim, voltar a qualquer momento... e me contem, o que vocês diriam para ele se fosse hoje?

Personagem A: Eu diria que Ele é muito legal, sou fã Dele, e que pode me dar parabéns porque sou muito misericordioso com o personagem B!

Personagem B: Ah eu diria que não vou mais chegar atrasado e que amo muito Ele!

Padre: Legal, acho que Jesus iria gostar de ver vocês aqui... na Igreja nesta data tão querida, o Domingo da Misericórdia...

Jesus nos pede hoje e sempre que estejamos bem atentos a este pedido do coração Dele, a misericórdia com todo mundo que a gente encontrar, todos precisam saber deste amor! Não podemos ser egoístas e querer tudo só para nós, e achar que só porque estamos aqui, debaixo do "teto de Deus" temos a misericórdia... Ela é para todos e de todos!

Personagem A: Então, pode ser que Jesus não volte aqui na igreja Padre?

Padre: É pode ser que não... pode ser que Ele queira voltar lá no meio da Guerra, acabando com todo aquele sofrimento ou num hospital, acabando com toda a dor... ou numa casa, cheia de brigas... Ele quem escolhe...

Personagem B: Que bonito! Jesus é mesmo demais!

Personagem A: Que legal, Padre! Nós gostamos muito de conversar com o Senhor, agora nós vamos lá sentar com os nossos pais e participar da missa... Jesus hoje nos deu uma grande lição:

Ele é amor! E o amor, já está aqui, no nosso coração... temos que mostrar para todos que este amor vem Dele, né? Mais amigos precisam saber que ele voltará e anos ama MUITO!

Padre: Sim, crianças... esta é a grande lição do dia de Hoje! Um Santa Missa para vocês! E não se esqueçam nunca que Jesus, está no nosso coração através do Espirito Santo! E que está aqui, na igreja, na Eucaristia, nosso alimento! E ele disse:

Abençoados são vocês que creem e não me viram!

Personagem A: É verdade...eu creio!

Personagem B: Eu também!

Ideia para trabalhar esse Evangelho

Para fazer esta atividade com os pequenos, aprenda um pouquinho mais sobre a História da Divina Misericórdia:


É muito importante para as crianças aprender o que é misericórdia! A misericórdia de Deus é centro, é o amor é o abraço Dele sempre!

A atividade de hoje é muito simples.

1 ) - Pegue uma imagem de Jesus Misericordioso.

2 ) - Conte as crianças a história e os detalhes de cada imagem, a posição das mãos, as cores que saem do peito, cada importante detalhe.

3 ) - Explique que o que é misericórdia, o amor, o perdão... e que não podemos apenas querer a misericórdia de Deus, mas, precisamos ser assim, como Jesus, com os irmãos e também com nós mesmos... Precisamos acreditar neste amor... e mudar nossa vida em direção a Jesus!

4 ) - Para lembrar este encontrinho dê a cada criança 2 fitas, uma vermelha e uma branca, as cores que saem do peito de Jesus na imagem, vc pode colar em um coração de EVA. Fazer como um broche da misericórdia e fixar no peito deles...

5 ) - Ensine as crianças que a misericórdia deve chegar a todos, então as fitas devem ser de um tamanho suficiente para alcançar do coração delas ao coração do outro!

6 ) - Ore com eles... e ensine a musiquinha sugerida!


Oração

Jesus, me ensina a ter um coração cheio de amor e que eu possa mostrar para todo mundo o quanto seguir o seu caminho é bom! Amém.

Uma outra oração que podemos ensinar aos pequenos é o tercinho da misericórdia é simples, fácil e MUITOOOO poderoso!

Fonte: http://blogdocantinhodosanjos.blogspot.com.br/



Sem comentários:

Enviar um comentário