29 de abril de 2016

6º Domingo da Páscoa – Ano C

“Quem ama Jesus se esforça para viver sua Palavra, que produz paz, justiça e fraternidade. “

– Missa com criança da semana: Jesus promete o Espírito Santo
– Evangelho: João 14,15-21
Acolhida – Boa noite queridas crianças
Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos mto bem-vindos a esta celebração!
( Aqui está acontecendo um dialogo entre duas pessoas )
Comentarista – Crianças, vocês poderiam me ajudar aqui.!? Eu estou discutindo com a fulana uma coisa , mas ela parece que ela não escuta . É que eu e a fulana ganhamos um passarinho.. Vê só que lindo?!Eu, como gosto muito de passarinho pensei em soltá-lo lá na horta de casa.
Fulana – Olha só , gente! Ela ficou louca. Se ela soltar esse passarinho na horta da casa dela, o que vai acontecer com o passarinho que tanto gostamos de ganhar?
Comentarista – Você é boba demais, fulana ! Ele ficará livre e então poderemos brincar com ele, ora.
Fulana – Você é que é a boba, ________! Se você soltar o nosso passarinho , de estimação na horta , acontecerá o seguinte : ou ele irá embora pra bem longe voando , ou ele irá para barriga do seu gato.
Comentarista – Ai , não ! Ai voce me ofendeu ? Está dizendo que o meu gatinho lindo comerá o nosso passarinho ?
Fulana – Claro q sim! É ou não é ,crianças? Vou te ensinar uma coisa _______. Quando a gente gosta muito de uma coisa, mas gosta mesmo, é claro que a gente cuida dela. Se você deixar ela solta, ele vai embora e corremos o risco dela não mais voltar. É preciso guardar bem aquilo que temos para que gente o tenha sempre, entendeu ?
Comentarista – Mais ou menos….
Fulana – Por exemplo: Nós, hoje, estamos aqui na casa do senhor, não é mesmo?E por que estamos aqui?
Comentarista – Ora… porque amamos nosso Deus , não é crianças ?
Fulana – E quando a gente ama o nosso Deus, a gente não quer sempre estar perto Dele ?
Comentarista – Eu quero!
Fulana – Pois, é assim que Deus nos ensina . Quando a gente ama bem uma pessoa a gente guarda tudo que ela nos ensina. E se a gente ama a Jesus é porque estamos amando muito, tudo que foi dito através dele vindo do pai.
Comentarista – Ah! Então é preciso guardar as coisas que aprendemos de Deus com muito carinho… Assim como eu farei com esse passarinho.. Bem guardado e amado, ele jamais será esquecido e a gente ainda pode aproveitar pra ensinar para os outros também o valor do amor que devemos ter para com Deus.
Fulana – é isso , mesmo!. Agora todos de pé e vamos cantar com alegria saudando a Jesus neste seu dia.
Ato penitencial – ( desenhar lâminas para ilustrar as falas )
Hoje, Jesus nos fala palavras lindas que enche de amor toda a nossa vida, mas algumas delas também nos fazem parar e refletir se a gente só tem ouvido ,ou tem também procurado realizá-las ,aqui ,no nosso meio …
Jesus disse para seus discípulos uma frase linda , e fala pra gente também que nos fará refletir :
_____ Deixo-vos a paz, a minha paz…
Se o filho de Deus nos ofereceu esta paz e,sendo todos nós de uma mesma família, por que será que a paz anda tão sumida? Hoje a maior procura no mundo chama-se paz (procura-se paz para viver)
Será que nós estamos promovendo a paz nas nossas famílias, ou temos criado situações de guerra e brigas, de tapas e mais tapas uns nos outros?
Que tipo de filho sou eu , diante de meus pais?
Sou o tipo bonzinho na frente e que apronta todas pelas costas? Fazendo-me sempre de inocente , mas pelas costas sou o contrário?mentindo e traindo a confiança deles ?
Ou será que crio situações de conflito na minha escola, com meus amigos, insitando a fofoca, falando mal de todos, criticando e apelidado as pessoas do que elas não gostam e tornando a vida delas um inferno?
Quantas vezes eu faço uma pessoa feliz por dia? E quantas vezes eu faço uma pessoa infeliz por dia? Será que estou tendo um saldo positivo de paz ou um saldo negativo de paz?
Por todas ,às vezes , em que ouvimos a voz de Deus pedindo paz , mas não procuramos promovê-la no nosso meio , peçamos perdão ao senhor cantando .
Leitura – Vamos agora, bem caladinhos, ouvir a nossa leitura . Ela nos fala que quem é verdadeiramente discípulo de Jesus não impõe aos outros, dificuldades para o seguimento do mestre, mas ensina o amor de Deus na liberdade. Ouçamos com atenção!
Aclamação ao Evangelho – Jesus hoje crianças nos traz uma mensagem muito séria. Ele nos diz que “se alguém o ama, guardará a sua palavra e o pai do Céu o amará”. Então ,com essa notícia, vamos todos de pé, respondê-la mostrando o quanto o amamos , cantando.
Ofertório – Sabem, crianças, eu pedi para o palhacinho do teatrinho, a caixinha de presente.
Eu pensei que a gente poderia estar guardando nela todos os nossos presentes para nosso Deus hoje, já que Ele mesmo nos disse que: Quem o ama, guarda a sua palavra.Vamos ver o que mais a gente pode guardar de bom para nosso Deus? Eu vou levantando as plaquinhas e as coisas que vocês acharem que eu posso guardar como presente para ofertar ao nosso Deus, eu guardarei.

(levantar as plaquinhas e deixar que as crianças escolham o que querem oferecer-colocar palavras boas e ruins, deixa-las discernir : amor , bondade, maldade , mentira etc.)
Agora, crianças ,que a gente já tem uma caixa cheia de coisas boas guardadas para nosso Deus , vamos oferecer tudo isso junto ao pão e ao vinho, na certeza de que, Ele nos ama sem limites e nós também o amamos através dos presentes que ,hoje ,estamos presentando-o . Vamos cantar com alegria o canto do ofertório.
Comunhão – A eucaristia é o grande gesto e de entrega de Jesus, que nos ensina a ser solidários e fraternos. É o pão repartido que nos dá força e coragem para caminhar. Vamos receber esse alimento sagrado, cantando com alegria.
Ação de graças – Agora, em silencio crianças , vamos agradecer ao senhor pelo grande presente que ele nos oferece hoje : A sua paz .
Pegue na mão do seu coleguinha ao lado e deseje a ele a mesma paz de Jesus dizendo:
___ Meu irmãozinho (ou irmãzinha ), eu te ofereço a paz de Cristo , que você possa levá-la a todos que necessitam e que ela possa, ser sempre sua companheira e de sua família. Amém .

Historinha para o teatro da semana:

A caixa especial (Quem guarda as minhas palavras)

Técnica usada – teatro – ( pode usar uma música animada de circo e os personagens entrarem fazendo coisas circenses )
Personagens caracterizados _ palhaço – mulher barbada – bailarina – mágico – Zé Perequeté – o domador – narrador
Era uma vez um palhaço que, por onde ele ia, levava consigo uma caixinha de segredos. Ah como ele amava essa caixinha. Ele só deixava a caixinha quando ia trabalhar.
Ahhhh!!! vocês acham que ele deixava a caixinha sozinha ? Que nada! Ele sempre chamava seu assistente, o Zé Perequeté, para poder tomar dela.
O Zé perequeté tinha uma curiosidade louca para saber o tinha na caixinha, mas logo vinha o palhaço para poder censurá-lo e tirava da mão do bobinho o seu brinquedinho.
O povo lá do circo também vivia de olho na caixinha do palhaço…
A mulher barbada não parava de falar :
____É dinheiro!!!! è dinheiro que esse palhaço esconde ali. Bem que eu estou precisando de uns… Se eu tivesse coragem, eu furtava-lhe a caixa.
A bailarina também estava de olho e falava:
_____Dinheiro que nada! Ele guarda são as jóias de família… Ouro, diamantes, brilhantes, esmeraldas. Já posso até me ver com tudo aquilo, em minhas mãos, pescoço, braços, mas pra isso, eu tenho que furtar a caixa do palhaço
O domador também não deixava por menos e dizia:
____ Tenho uma vontade louca de saber o que tem dentro da caixa. Acho melhor domar esse Zé Perequeté e ver o que tem dentro… masiiiiiiiiiii será q eu tenho coragem ?
O mágico, com aquele jeitão de sabe tudo , mas esconde tudo também , vivia calado, contudo todo mundo percebia que ele ficava de olho é na caixa do palhaço.
_____Quantas mágicas eu não faria pra saber o que tem dentro daquela caixa… Daria muito… Muito mesmo!!!!!!
O palhaço andava meio desconfiado dos colegas pedia a Perequeté que redobrasse os cuidados com a caixa.
______Oia bem a caixa, Zé.. Ai dentro eu guardo a coisa mais preciosa que eu tenho e, quando a gente tem uma coisa preciosa, a gente cuida muito bem dela… A gente guarda-a com carinho.
O Zé era meio bobinho… Ou será que de bobinho ele só tinha cara???
Cada vez mais crescia a curiosidade do pessoal do circo sobre o conteúdo da caixa. E o palhaço alertava mais e mais para que o Zé da caixa tomasse conta…
O palhaço, então , foi realizar seu espetáculo e naquela noite… Tudo parecia calmo… Calmo demais… Muito calmo por sinal.. O Zé estava alerta e vigiava a caixa sem parar .. Foi nesse meio tempo que …de repente.. Deu uma dor de barriga horrível no Zé perequeté e ele ficou louco, suando frio , então ele saiu em disparada, sem rumo, procurando um matinho , uma moita e esqueceu pelo caminho a caixa do palhaço. Prato feito, não é crianças ??
No meio da confusão, a caixa no chão… Era tudo escuridão surgiu uma sombra que levou a caixa num gesto só .. E ficou com ela… Fugindo sem dó. ( um deles enrolado num pano para que ninguém perceba quem roubou a caixa )
Quando o Zé Perequeté retornou … um susto ele levou… Cadê a caixa????????????
Ele estava morto agora. Como faria para se explicar???? Queria porque queria que a caixa voltasse, ou quem sabe colocasse outra no lugar??? Tarde demais, lá vem o palhaço, feliz da vida sem nada desconfiar
Quando o palhaço chegou,o Zé Perequeté inventou um desmaio e fingiu de morto .
O palhaço ,então, viu que a caixa havia sido furtada e chamava que chamava o Zé pra contar quem havia roubado a caixa … Mas ele parece que estava morto , não se mexia , ou apenas está disfarçando para não ser morto pelo palhaço de verdade
Todos do circo vieram ver o q estava acontecendo… Diante do que viram, todos ficaram mudos… Ninguém queria falar… Estavam desconfiados uns dos outros
Mas o palhaço não se calou… Falou bem alto para todos poderem ouvir:
______Companheiros, meu tesouro foi roubado. Tenho guardado por toda minha vida a herança que recebi de meus pais. O tesouro que tem ali.. só pertence a mim .. Eu o guardei porque o amo… porque quem ama algoque lhe foi dado , guarda com carinho e para sempre com ele.Eu preciso da minha caixa pra voltar a ser alegre de novo.( e começa a chorar sem parar)
É, gente… a coisa complicou… O palhaço não mais riu… E, por isso, não mais teve espetáculo , porque quem vai ao circo pra ver palhaço triste ?
A alegria do circo se acabou… O show terminou…
O Zé então quis investigar a questão.Procurou de todos as formas um meio de achar o ladrão. Examinou os passos que saíram da moita em direção da caixa e chegou a conclusão que foi alguém do circo que furtou o tesouro do palhaço, pois os passos saiam do circo e voltavam para o circo de novo ! Mas quem seria?Seria a mulher barbada, com aquela cara de babaca? Seria o mágico, com aquela cara de durão? Ou seria a bailarina pensando em ficar rica? Mas também poderia ser o domador, ele sim seria o mentor. Pensa daqui…pensa dali…
Finalmente, andando de um lado para o outro , ele chegou na pista certo e descobriu!!! Encontrou a caixa bem guardada.
Agora será que ele sabe quem era o verdadeiro ladrão?
Vocês já descobriram crianças? Adivinhem então quem roubou a caixa do palhaço?
(fazer um joguinho com as personagens e as crianças perguntando para as crianças se foi o mágico, ou a bailarina, quem sabe o domador ? e eles dizendo que não… até que a mulher barbada vem à frente e se apresenta)
Mulher barbada ____Fui eu!!!!!!!!
Todos _____O quê???????(todos)
O palhaço, então, perguntou:
____Mas ,porque , mulher barbada? Porque roubou a minha caixa?
Mulher – ______É que eu pensei que tinha muito dinheiro lá… E …eu precisava do dinheiro pra fazer uma depilação com cera quente… É que eu detesto ser barbuda!!!!!! ( snift- chora gritada )
Todos abraçam a mulher barbada., (Mas o palhaço segura a caixa como ninguém)
Zé _____ Palhaço, dá pra você contar o que tem de tão importante na sua caixa?
Palhaço ____Ora, Zé… Tem um presente que ganhei de meus pais que jamais deixei de carregar comigo, porque aquilo que amamos é o que guardamos para toda a vida. Veja só que tesouro era?
(tira a bíblia)
_____Nesta, eu acredito e nesta eu aprendi a perdoar, por isso, mulher barbada, hoje você está perdoada.. Porque não basta só saber que existe a palavra de Deus.. É preciso vivê-la a cada dia… Guardando e amando seus ensinamentos e também colocando em prática tudo que ela nos ensina.
Vamos agora começar nosso espetáculo de novo.
Lição de Vida: Quem ama Jesus se deixa guiar pelo seu Espírito de amor, misericórdia, fraternidade e paz.
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/6o-domingo-da-pascoa-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário