18 de abril de 2016

5º Domingo da Páscoa – Ano C

“Acolhamos o mandamento de Jesus, que nos pede que amemos mutuamente como ele nos amou. E tenhamos a força para crescer a cada no amor que Jesus nos ensina.”

– Missa com criança da semana: Amai-vos uns aos outros
– Evangelho: Jo 13,31-33a.34-35
Acolhida – Boa noite queridas, crianças.
Hoje, crianças, eu gostaria que todas olhassem bem para o retro-projetor e pudessem me responder as perguntas que irei fazê-las. Vamos lá?
Olhem só , crianças: é o sol , a lua , as estrelas . Quem foi que criou tudo isso?
Agora, olhem de novo: vejam só quantos animais : cachorrinhos que gostamos , passarinhos , coelhinhos . Quem foi que criou tudo isso? Ah, muito bem! Foi Deus. E vocês gostam dos animais?
Muito bem, vamos continuar olhando: agora vemos peixes e peixinhos, de todas as espécies, cores, tamanhos e muitos deles nos oferecem sua carne, seu óleo para que possamos sobreviver .
Quem é que fez tudo isso? Ah, foi Deus de novo. E fez pra quem?
Vamos ver outra cena, olhem bem: são rios, fontes de água bem límpidas. Quem fez as águas dos mares, rios, lagos e oceanos? E para quem foi que Deus fez estas águas?
Agora, vejam: frutas, verduras, plantas de todas as espécies e formatos. Quem fez as plantas que tanto nos auxiliam no nosso dia a dia durante toda a nossa vida? Foi Deus. E para quem foi que Ele fez tudo isso?
Mas ainda tem uma coisa melhor ainda, vamos ver? Aqui é a mamãe, aqui é o seu papai. Quem fez essas pessoas maravilhosas?
Ah, também foi Deus e fez para quem os seus pais? Fez para você. Para que você não fosse sozinho.
Sabemos crianças que existem milhares de outras coisas maravilhosas pelo nosso mundo e, mais uma vez, eu pergunto a vocês: Quem foi que fez tudo que existe entre o céu e a terra?
Foi Deus, não foi? E para quem foi que Ele fez?
Ele fez tudo isso para nós, por nós… E, então, crianças, eu indago: Deus é um pai que nos ama muito e nos deu tudo isso e muito mais. Qual é o sentimento que todos nós devemos ter para com Ele? Devemos odiá-lo ou amá-lo?
Amar a Deus sobre todas as coisas. Vamos repetir? “Nós devemos amar a Deus sobre todas as coisas”, porque Ele é um pai amoroso que nos ama acima do céu e da terra, acima de tudo que Ele criou.
Hoje, nossa celebração, irá nos ensinar justamente isso: que o primeiro mandamento da nossa vida é este “Amar a Deus sobre todas as coisas” e o segundo “Amar aos irmãos”.
Em pé, com muita alegria, vamos todos cantar bem bonito pra esse Deus que nos ama tanto.
Ato penitencial – Aprendemo com nossos pais que devemos amar a Deus acima de todas as coisas.
A quem mais devemos amar?
Jesus hoje nos ensina o maior de todos os mandamentos “que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento” e nos deu o segundo mandamento também” Amarás o teu próximo como a ti mesmo “.
Bom, são dois mandamentos principais. Quem o segue tem de presente o céu, a vida eterna.
Mas vamos entender que próximo é esse que devemos amar, perdoar e ajudar a ser melhor a cada dia.
Olhem só : aquele preso é nosso próximo ? A gente o ama? Mas ele é o nosso próximo sim, podemos não amar o crime que ele fez, mas a gente tem que amar e perdoar o ser humano que ele é.
Aquele menino pobre que pede esmola na rua, ele é nosso próximo? Nós o ajudamos? Se ajudamos porque ele continua na rua pedindo esmola ?
Aquele velhinho ali está no asilo, ele é o nosso próximo? Nós o ajudamos? E os velhinhos da nossa casa, respeitamos e os ajudamos também ?
Aqueles ali são doentes, estão contaminados pela AIDS, esses daqui tem câncer. Eles são nossos próximos? Procuramos ajudá-los?Ou pelo menos visitá-los?
E esses pobres são nossos próximos? Sempre os ajudamos dentro de suas necessidades? Ou eles continuam a margem da sociedade, lutando sozinhos, enterrando seus mortos de fome, sozinhos… sem a ajuda de todos nós?
E pelo mundo!? As vítimas das catástrofes da natureza, dos furacões, dos terremotos, das enchentes, da seca, são nossos próximos? Ao menos rezamos por eles? Pedimos a Deus por suas vidas, pelos seus sofrimentos?
Como é que podemos dizer que amamos a Deus se não amamos as criaturas, nossos irmãos, nosso próximo como devemos e, muitas vezes, nem sabemos quem é o nosso próximo?
Como é que podemos pedir a Deus seu perdão se não aprendemos a perdoar aos nossos irmãos que erram?
Como é que podemos pedir perdão a Deus se nem ao menos demonstramos amá-lo também?
Mas sabemos do grande amor de Deus para conosco, disso temos certeza porque aprendemos que um Deus que nos oferece a própria vida é porque nos ama, por isso podemos pedir perdão.. Por isso podemos pedir que Ele nos ajude a ver o nosso próximo e amá-lo como ele o ama.
Vamos então pedir a Deus a graça de seu perdão e a ajuda necessária pra amar sempre mais e mais e vamos fazê-lo cantando.
Leitura – Agora, crianças, alegria geral.: Deus irá nos falar e suas palavras nos revelam como Ele é amoroso com todos e, principalmente, com aqueles que sofrem violência e discriminação. Vamos ouvir bem atentos nossa leitura de hoje.
Aclamação: Hoje nós já falamos aqui os dois maiores mandamentos. Vamos nos lembrar quais são?
1º – Amarás a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
2º – Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Esses, são mandamentos que Jesus hoje irá nos ensinar e que devemos vivenciá-lo por toda a nossa vida hoje no nosso evangelho.
Com alegria de quem ama o Senhor, vamos todos ficar em pé e cantar o canto da aclamação.
Preces da comunidade
1 PELA IGREJA, para que manifeste ao mundo o valor do amor gratuito, fonte do perdão, da vida e da esperança, supliquemos ao Senhor.
— Senhor, atendei-nos em vossa misericórdia!
2. POR TODOS os que lutam contra toda forma de discriminação, racismo e violência, para que o Senhor, Deus da Vida, fortaleça-os sempre, supliquemos ao Senhor.
3. POR NOSSA comunidade, para que tenhamos a coragem de romper com os laços que geram o desamor, fonte de toda injustiça, supliquemos ao Senhor.
4. para que todas as crianças possam buscar nas palavras do senhor uma direção para suas vidas , colocando o amor como centro dela. Pedimos ao senhor
5. PARA QUE, em nosso país, a prática da justiça e o exercício da verdadeira cidadania nos ajudem a superar todas as formas de violência e de crimes, supliquemos ao Senhor.
Ofertório –(Oferecer um coração bonito com partes coloridas e unidas parte a parte)
Hoje, Senhor, queremos oferecer algo simples, talvez pequeno em seu tamanho, talvez só seja um sinal que busca representar nossos sentimentos, mas de grande valor sentimental pra nossas vidas .
Queremos oferecer um coração aberto a acolher o seu amor….
Um coração vivo cheio de amor pra dar…
Um coração que quer abrigar a presença do irmão, do semelhante seja ele quer for…
É um coração missionário que enfrente sua missão de amar, que ensine a outros a também amar e que faça com que outros também trabalhem nesta sua causa.
Nós só temos este coração… Simples, com o um desejo grande de seguir seus mandamentos.. De amá-lo eternamente e de se colocar a serviço do irmão em seu exercício de amar e servir. Disposto a procurar no próximo seu rosto e fazer dele nosso hino de amor
Este coração é que queremos hoje oferecer, junto ao pão e ao vinho.. Um coração criança que jamais se esqueceu que seu pai hoje é o mesmo o papai do Céu de sempre.
Vamos cantar com alegria o canto do ofertório?
Comunhão – Hoje crianças aprendemos a ver o quão grande deve ser nosso amor por nosso Deus. Ele não tem dimensões de tamanho, pode ser que ele seja deste tamanho aqui (estender os braços), deste não que é pequeno.. Ele deve ser do tamanho do mundo e eterno… Por isso, com alegria vamos celebrar esse amor cantando e participando da eucaristia.
Ação de graças – Não podemos crianças deixar cair no esquecimento o que hoje aprendemos aqui . Jesus nos coloca dois grande mandamentos que se seguirmos estaremos realizando todos os planos de Deus para nossa vida , estaremos abrindo a porta do céu para nós e também estaremos realizando todos os outros mandamentos que sabemos ensinados na Bíblia .
1º- Amar a deus sobre todas as coisas
2º -Amai vos uns aos outros como eu vos tenho amado .
Vamos repetir os mandamentos que Jesus hoje nos coloca?
(Pode-se fazer também uma homenagem a Maria, caso estiver no mês de maio)

Historinha para o teatro da semana:

Chapeuzinho colorido

Quem conhece a historinha do chapeuzinho vermelho?
Ah todo mundo sabe ela de cor e salteada, mas pra ficar diferente eu troquei um pouco as bolas. Vejam só … E virou :
Chapeuzinho colorido
Esta menina tão linda se chama Chapeuzinho colorido. Ela vivia estudando a bíblia todos os dias, sem se cansar e recitando de cor e salteado os mandamentos de Deus

Chapéu-
 1º – amar a Deus sobre todas as coisas
2º – não tomar seu santo nome em vão
3º guardar domingos e festas
4º – honrar pai e mãe

Narrador –
 E assim ela repetia e repetia toda hora os mandamentos. Mas ela tinha uma vontade muito grande de entender pra que é que servia esses mandamentos e por que eles eram tantos –10.
Outro dia, enquanto recitava os mandamentos sua mãe a chamou:

Mãe
 – Chapeuzinho Colorido… Chapeuzinho?! Onde está menina que não me respondes?

Chapéu___
 Ah, mãe tô aqui lendo sobre esses mandamentos…

Mãe
 __Menina, deixa isso pra lê depois e vá correndo até a casa de sua vovó levar pra ela o título de eleitor porque daqui uns dias é eleição e ela precisa dele pra votar.

Chapéu
 – Mas, mamãe…. eu tava……

Mãe 
– Num tava coisa nenhuma menina , vá depressa e correndo e não passe pro caminho daquele lobo maldoso que gosta de encher a cabeça dos outros de minhocas e ainda mais é cabo eleitoral da Dirma e do Motossera

Chapéu ___
Pode deixar mamãe, eu vou levar, já que a vovó anda doente e não pode mais andar tão depressa quanto antes.

Narrador
 – E pela estrada afora, lá foi chapeuzinho cantando feliz da vida…

Chapéu –
 Pela estrada afora
Eu vou bem contente
Levar esse titulo
Pra vovó doente
O caminho é longo
O caminho é deserto,
E o lobo mau
Passeia aqui por perto
Mas à tardinha
Junto à vovozinha estarei contente.

Narrador
 – E não foi que a menina caminhando pela estrada encontrou sabem quem?? Quem????Ela encontrou o sapinho cururu (por essa vocês não esperavam hein, crianças?)E o sapinho estava lendo uma bíblia também  .
Chapeuzinho  muito curiosa parou e perguntou :
Chapéu – Ei, sapinho? Você também está decorando todos aqueles mandamentos?

Sapinho __
 Eu não, Chapeuzinho. Eu estou lendo aqui é que Jesus veio simplificar todos aqueles mandamentos em somente dois.

Chapéu 
___Em vez de dez, são dois agora, tô boba?Jesus é muito moderno!!!

-Sapinho
 _Sabe o que é menina, é que se a gente cumpre esses dois estaremos cumprindo todos os outros mandamentos que existem.

Chapéu 
___Uai, sapinho… Mas quais são esses mandamentos?

Sapinho __ 
Presta atenção, menina: o 1º é que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento:
O segundo é que devemos amar os outros, o nosso próximo como a nós mesmos.

Chapéu 
_ Quer dizer que se eu seguir esses mandamentos, eu estarei cumprindo com tudo que Deus deseja de mim?

Sapinho
 ____ É isso mesmo, menina!!

Chapéu 
___ Então agora já sei. Devo amar a Deus acima de tudo e devo amar o meu irmão como a mim mesma.
E assim a menina seguiu contente, pois tinha descoberto o novo mandamento.
Enquanto caminhava pela floresta, neste mês de maio, mês das noivas, de Maria, das mães. Vejam só quem apareceu diante da bela menina???

Lobo _ 
Olá fofa!! Que saudades de você e de aparecer nessa história!! Semana passada colocaram meu primo e eu fiquei me roendo de raiva dele aparecer e eu não .

Chapéu 
– Olá seu lobo mau, matador de vovozinhas inocentes e de meninas sem defesa, porque agora com esse tanto de bolsa que o governo da Dirma também quer dar, é bolsa escola, bolsa família, bolsa gás, bolsa Cemig, bolsa Luis volton, bolsa até da Avon, meu pai está ficando rico e já pode me dar uma cesta bem melhor para eu ter mandar ela na cabeça quando precisar..

Lobo – Hum
!!!! Continua boboca, como sempre.

Chapéu 
_ O que foi que você falou?

Lobo ___
Falei como você está dengosa!!!!Mas, conte-me, linda criança, o que faz aqui na floresta?

Chapéu 
_Vou levar o titulo de eleitor pra vovó votar ou na Dirma, ou no Motossera, ou naquela outra da floresta também a Morina.

Lobo _ A
h, que beleza de democracia. Faz um favorzinho pra mim. Peça a ela pra votar naquele que disser que vai acabar com as armas de fogo, assim não mais vou morrer pela espingarda do caçador e poderei viver livre pra azucrinar a vida dos porquinhos, das ovelhinhas, a sua, a da vovó…

Chapéu
 ____Que isso seu lobo, vai saindo sô.. Tá me achando com cara de boba? Eu, hein,

Lobo __
Tudo bem, tudo bem, eu exagerei, mas apresse–se que está ficando tarde, menina e sua vovozinha precisa votar. Vá por esse caminho das flores, é mais perto e muito mais bonito. Assim você chegará com segurança.

Chapéu 
_ Você acha? Não tá me enganando não né, seu lobinho?

Lobo
 __claro que sim, meu docinho, quer dizer que não, eu faço isso com maestria desde que a Chapeuzinho tinha só uma cor, vermelha rs.

Chapéu 
__ Eu vou acreditar em você, porque aprendi agorinha mesmo que devemos amar nossos semelhantes assim como a nós mesmos.

Narrador
 – E assim a menina foi embora pelo caminho que o lobo mau indicou.

Lobo 
__ semelhantes, semelhantes, vê lá se me igualo a essa raça que precisa fazer referendo pra decidir se deve comprar arma pra matar ou pra não matar os seus iguais, que precisa jogar filha pela janela fingindo ser os outros, querendo incriminar sei lá quem. Mas o importante é que o que manda aqui é a lei da barriga vazia, e eu vamos lá é comer aquela vovozinha e depois a chapeuzinho que está ainda mais gordinha. haahahahahaha

Narrador 
– Enquanto isso, o lobo chega mais rápido na casa da vovó e grita.

Lobo
 __ Vovó, ooooo Vovó!!!! Abre aqui que eu trouxe a urna eletrônica pra senhora votar e ela dá pesada pra danar.

Vovó 
_ Mas ainda não chegou à hora da eleição
Lobo – esqueceu vovó que velho vota antes, vacina antes, toma o lugar da gente nos ônibus antes, faz tudo antes dos outros???

Vovó –
 Pode entrar minha netinha. Não precisava trazer a urna era só o  titulo !

Lobo 
_ Ah, vovó fiquei pensando que a senhora está muito velha, velha demais pra andar por essa mata. Pode ser que algum elemento perigoso, de alta periculosidade mesmo, de arma na mão, mate-a antes que ele seja proibido de usar a tal arma. Ohhhhhhh esqueci, a proibição é só pro cidadão, o bandido pode continuar usando. Mas vamos lá,

Vovó 
_ Minha netinha, por que você está segurando está urna tão pesada?

Lobo 
_ (ai, a mesma história de sempre) é pra te ajudar votar melhor, vovó.

Vovó
 _Minha netinha, pra que está cobrindo o rosto com essa urna tão grande?

Lobo
 _ É porque o voto é secreto, os outros não podem ver!!!

Vovó 
_ Mas chapeuzinho, por que você não trouxe o título?

Lobo 
___ (ou veia chata) )é porque agora , nessa urna nova não precisa de titulo pra votar

Vovó
 __Mas, Chapeuzinho, por que……..

Lobo
 _ Pera ai, vovó?! A senhora não está mais na idade de ficar perguntando tantos porque isso, porque aquilo. Tá na hora de eu perguntar pra senhora; ___ a senhora vovó, vai votar em quem?

Vovó
 – Uai, menina, claro que eu vou votar é.

Lobo 
_ala logo

Vovó – eu
 vou votar é no… Eu ainda não sei em que eu vou votar!!!
(ele joga a urna pra lá e fica grande diante da vovó.).

Lobo
 _ Então quer dizer que a boa velhinha não vai votar hein? Quer me deixar sem emprego, pois sou cabo eleitoral da Dirma e do Motossera

Vovó _ 
Num vou votar em ninguém que um lobo safado apoia, Safado como tu……. soscorrooooooooooooooo

Narrador –
 Nesse momento, enquanto o lobo investia sobre a vovó num intuito de matá-la, eis que a porta abre e sabem quem entra?
Não, não era a chapeuzinho não.. Era o caçador, com sua longa espingarda e sotaque de Indiana Jones.

Caçador 
– Parado ai seu lobo mal, que agora é com as balas da minha espingarda é que o Senhor haverá de bater um papinho.

Lobo 
_ Mas o que é isso?  Você não é policia, porque está com essa arma de fogo, não pode usar arma de fogo não, meu bem, pode baixar isso agora.

Caçador _ 
É não sou polícia, mas eu vou te matar, porque em toda história eu te mato, seu lobo malvado.

Narrador – 
Nesse momento em que o caçador arrumou a mira pra matar o lobo, sabem quem chegou???
Não foi a chapeuzinho não!!! Foi o sapo que foi logo dizendo:

Sapinho 
__Alto lá, seu caçador. Pode parar. Esta criatura é de Deus e quem ama a Deus não ofende os bichinhos, não mata, mas sim os ensina a ser melhores.

Caçador 
_Que melhor que nada, vamos é ensinar a ele que o melhor lugar pra um lobo e no fundo do rio com a barriga lotada de pedras e perfurada de balas!

Narrador
 – Nesse instante sabem quem chega??? Agora sim… Ela mesma, a Chapeuzinho Colorido.

Chapéu 
__ Pera ai, seu caçador, pera ai, não mata não… Escutem bem o que eu vou falar: ele é meu próximo: nós devemos amá-lo como a nós mesmos, temos sim, que matar o criminoso que existe dentro dele e salvar o lobo bom que ele foi um dia. Um lobo que amou a natureza, que foi agradecido a Deus pela vida aqui na floresta. Temos sim, de ensiná-lo a ser melhor.

Lobo _
 É isso mesmo, baixa essa arma, porque se arma adiantasse a história não estaria se repetindo. Todo dia mata, todo dia tem mais gente pra matar.

Chapéu 
___ Me dê a chance de ajudar o lobinho a ser melhor, a ensiná-lo a amar todas as coisas e a ser feliz junto com os que agora irão amá-lo também.
Lobo _ bonito, isso, chapeuzinho… tô até emocionado . Acho até que vou mudar de lado, em vez de ser lobo mau, eu quero ser agora com sua ajuda um lobo bom.
Narrador – Crianças… E assim aconteceu. Com o tempo a menina com muita paciência e amor ensinou ao lobinho que com amor tudo se constrói, tudo se cria.
Assim, aprendemos que devemos aprender os mandamentos para vivê-los onde estamos e não só sabermos e não coloca-los em prática.. O outro é esse ao nosso lado e ele pode muito bem estar precisando ser amado e compreendido também.
Lição de Vida: Amar e servir, eis o nosso compromisso cristão. Como estou vivendo concretamente o mandamento do amor que Jesus nos pede?
Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/5o-domingo-da-pascoa-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário