5 de abril de 2016

3º Domingo da Páscoa – Ano C

“Se vocês me amam ouçam minhas palavras: amem-se uns aos outros .”

– Missa com criança da semana: Pedro tu me amas?
– Evangelho: Jo 21,1-19
Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.
Uma declaração de amor a Jesus.
Sabe o que aconteceu comigo essa semana crianças , eu estou com um probleminha que é o seguinte :
Eu tenho uma amiga minha que está gostando de um rapaz ai. Ela é solteira ele também é , são livres e desimpedidos  e ela gostaria muito que ele soubesse desse amor clandestino, eu quero que vocês me ajudassem como esse problema , eu que sou amiga dos dois , o que poderia eu fazer para ajudá-los ?
O que vocês acham da idéia de escrever uma carta? Quem sabe mandar alguém dizer a ele. Mas isso é chato, não é ? Vamos pensar? Ah, já sei uma declaração de amor. Ela poderia chegar até ele e falar  de seus sentimentos … de seu grande amor.  Será que assim  ficaria bom?
Pois é,crianças, é  sempre bom a gente saber quem nos ama de verdade, não é?
Temos tanta facilidade em falar tantas coisas que não servem de nada para ajudar aos outros e muito pouco temos a coragem de dizer a alguém que nos o amamos .. Isso é um fato na nossa vida .
Hoje,  no evangelho , Jesus  espera essa resposta de Pedro quando ele diz :
_ Pedro, você me ama?
Pedro diz :
– Eu te amo ,Senhor!
Mas Jesus  não estava satisfeito com a resposta , então ele perguntou novamente :
– Pedro , você me ama ?
_ Eu te amo , Senhor !
E para confirmar esse amor , Jesus tornar a perguntar :
_ Pedro , tu me amas ?
E Pedro com fé diz ao Senhor :
_ Senhor , eu te amo !!!
_ então ,  Pedro , se tu me amas , apascenta minhas ovelhas…
Que coisa mais linda essa passagem do evangelho , de confiança , de fé , de respeito , de amor mútuo .. Quando Jesus nos ofereceu a Pedro , como ovelhas que somos , ele nos deu a prova final de seu amor .
Sabia que iria partir , mas não queria nos deixar sem que saibamos de seu amor …
E , nós , crianças ? Sabemos amar esse Jesus que não cansa de nos falar  de seu amor ?
Então , vamos agora , olhando para sua imagem e Ele nos falando como a Pedro , responder a Ele :
__Crianças , vocês me amam ? ( esperar que elas respondam e peçam que repitam com maior ênfase )
_ Pois, se vocês me amam ouçam minhas palavras : amem-se uns aos outros .
E é nesse sentido , de quem ama profundamente ao nosso Jesus é que iremos ficar em pé e, cantar com alegria, para fazermos festa pra ele hoje .
Ato penitencial. Depois  de termos feito essa declaração de amor a Jesus, vamos  refletir sobre esse nosso amor por Ele porque só falar da boca pra fora não tem valor nenhum . É preciso também que tenhamos consciência de transformar tudo isso em ações concretas , atitudes para  testemunhar esse amor. Pedro o fez, sendo o chefe da nossa igreja.
Vamos pensar através desse joguinho em algumas atitudes nossas e , irão participar dizendo  se estão de acordo ou não com as cenas , se realmente estamos amando nosso Jesus como deveríamos.
Olhando a 1ª cena.
Alguém muito pobre está pedindo ajuda. Você  ajuda com o que tem ou finge não ver a  necessidade dele ?
Olhando a 2ª cena.
Ai está um fato. Aquele casal acabou de se separar. Você corre, conta pra tudo mundo que conhece ou fica de boca fechada , rezando e pedindo a deus por aquela família , pois é muito triste ver a família desunida ?
Sim ou não?
3ª cena –
Aquele menino acabou de ganhar um prêmio por ser o melhor aluno da sua escola e foi muito bem merecido. Você cumprimenta-o pelo prêmio e reconhece o merecimento, ou sente inveja , indiferença e começa é falar mal dele ?
A 4ª  cena
Nela  é Jesus perguntando pra você se realmente o ama . Qual sua resposta para Ele ? Responde sim, ajudando aos irmãos , visitando os doentes , rezando pelos pecadores e indo ao asilo visitar os velhinhos ou só fala e nada faz pra ajudar aqueles a quem Jesus ama tanto ?
A 5 ª  cena
E a  ultima cena  é a seguinte: Você ama Jesus realmente e vivendo seus ensinamentos  , lendo seu evangelho , seguindo seus passos  ,ou simplesmente só vem a missa por obrigação ,e reza por obrigação , e é um católico só da boca pra fora ?
Esse é o momento de mostrarmos  pra nosso Deus  o quando ainda podemos amar mais a Jesus , porque muitas vezes nos falta tantos elementos que nos afastam de tudo que ele nos coloca e de todo amor que ele nos apresenta . Pedir perdão a ele, realmente, motivado a mudar de atitude e a  renovar sempre nosso amor  . Por isso vamos cantar pedindo perdão .
Leitura – Agora bem sentadinhos e, com muita atenção, vamos ouvir Nosso Deus nos  falar , lembrando que agorinha mesmo, no ato penitencial,  prometemos  dar mais e mais atenção ao que Ele nos fala . Então vamos começar a cumprir agora ?
Aclamação : Jesus pergunta a Pedro “Pedro , tu me amas ? E  Pedro responde “ Sim , senhor eu te amo “, estão lembrados ? A melhor parte foi aquela que hoje vocês disseram a Jesus :
_ Sim , senhor , nós também te amamos .
Vamos ressaltar essa resposta cantando ?
Evangelho
Hoje falamos muito sobre o amor que devemos manifestar pelo nosso Jesus, mas o Evangelho nos coloca diversas situações , entre elas que Jesus queria ser reconhecido pelo gestos , tanto que quando eu faço esse gesto o que ele significa para nós ? ( sinal da cruz)
E quando Jesus nos fala de seu amor , não é para que possamos só ouvir , é pra colocá-lo em prática também . Vamos ouvir uma boa história que está presente no nosso dia a dia e podemos muito ajudar aos outros com gestos e palavras , podendo assim mudar a realidade de toda uma comunidade . Vamos ouvir?
Preces dos fiéis
T. Ficai  conosco, Senhor.
1. Quando nos sentimos fragilizados pela escuridão dos comportamentos que regem o mundo, tantas vezes contrários ao Evangelho e agressivos à Igreja:  nos te pedimos senhor
2. Quando nos deparamos com a dura realidade dos idosos, doentes, moradores de rua e até de crianças abandonados como objeto descartável: nós te pedimos senhor
3. Quando, pela Palavra e pela fração do Pão, vos reconhecemos na Eucaristia:  nos te pedimos senhor
4. Quando não conseguimos identificar vossa presença nos momentos difíceis, e nossa fé parecer insuficiente:
Nós te pedimos senhor
5- Quando nossas crianças ainda precisam conhecer e se apaixonar ainda mais pela sua causa , pelo seu amor , nós te pedimos , senhor
Ofertório  
Senhor, tu sabes que eu te amo.
Esta foi à resposta de Pedro pra Jesus diante da pergunta que Ele o fez . E hoje? Que oferta de amor podemos dar ao nosso Deus que o mostre, de fato,  o quanto  o amamos ?
Já sei, é ir montando parte por parte este amor …como num quebra cabeça … é ir somando  carinho, com muito mais  amor … é ir remendando esperanças e multiplicando certezas … é ir dividindo alegrias e juntando justiças.
Acho também  que é ir acrescentado idéias e ações diante da palavra que Deus nos coloca e, neste quadro, juntar tudo ao pão e ao vinho e unir nossos desejos num só desejo.
Dizer a Deus que nessa nossa oferta de amor, só falta a gente se declarar “Como é grande o nosso amor por ele ”.
Vamos então cantar ofertando ao Senhor esse nosso amor ? Todos juntos, está bem?
(formar  com o quebra cabeça  um coração por partes e a frase “Como é grande o meu amor por você”, meu Deus)
Comunhão – Se realmente amamos Jesus precisamos mostrar a Ele esse nosso amor, saber contar aos outros, falar deles a todos e comungar com os irmãos esse nosso amor . E é isso que iremos fazer agora, como uma grande família unida nesse amor, vamos receber Jesus cantando.
Ação de graças –  Agora , em silencio , vamos conversar com Jesus . Vamos fechar os olhinhos e responder a pergunta de Jesus para todos , nós :
_ Você  me ama ?
Vamos responder bem baixinho , só Jesus vai ouvir
– Pois se me ama , acredite em minhas palavras .
Te pergunto novamente :
_ Você me ama ?
_ então se me ama , ame a cada um desse seus irmãos aqui presentes .
E mais uma vez , Jesus te pergunta
– Meus amados , vocês me amam
_ Pois se me amam sigam meus passos . Amém

Historinha para o teatro da semana:

Quem avisa , amigo é …

Era uma vez um sítio muito longe daqui… ali virando o cristo
Era o sítio Jatabus … Lá vivia um casal muito trabalhador .
Eles cuidavam com carinho de todos os bichos do sítio : uma vaquinha … um cavalo .. um carneiro… um cachorro … um galo  e um gatinho
Os bichos viviam no curral, mas era  tudo a maior limpeza,  o maior conforto…  água limpinha, comidinha na hora certa… pois o seu  Zé e a dona Maria não mediam esforços para manter o sítio arrumado e cheiroso.
Mas, acontece que entre os bichos maiores aos quais eles  cuidavam,  viviam outros, que eles nem sabiam que eram como eles, organizados e limpinhos: era a família do ratinho Caipira.
Todas as coisas que o seu Zé fazia, o Caipira também fazia… O seu Zé colocava as cobertas no sol, o Caipira também…

Rato
 ____“cume qui num vô pô, pessoar… o sor mata os micróbio tudim”ele dizia…
Contudo ,  como era de se imaginar, o seu Zé e a dona Maria  não sabiam da existência do Caipira e sua família, pois não iriam  gostar de ficar criando ratos em casa de jeito nenhum
Não podiam imaginar  que estes eram diferentes…
O ratinho Caipira sabia que não podia se exibir pelo sítio, mas isso não o impedia de  manter  boa amizade com os grandes animais que viviam no celeiro .  Estes, por serem maiores e, por terem os cuidados do seu Zé, ficavam muito orgulhosos e se podia dizer até que eram bem preguiçosos devia a boa vida que tinham …
O cavalo ia com aquele trote vagaroso, levando a carroça, quando seu Zé precisava ir à cidade… a vaquinha dava o leite só mesmo porque seu Zé tirava… êta vaquinha preguiçosa… era um tal de ficar mastigando o “dintirinzim.”..
O carneiro dava a lã quando o seu Zé tosava… nem pra tirar o paletó ele num se adiantava…(custava tirar aquele agasalho pesado de lã que ele carregava?)
E os outros bichos eram do mesmo jeito… o… o cachorro que nem sinal dava… o galo que só ensaiava o canto pela manhã, mas que andava sempre economizando a voz… e o gatinho, que por ser preguiçoso não corria atrás da família do seu Caipira… que então teve … que então teve tempo para educar seus fiotim bem direitim. Nada no cantinho dos ratinhos era sujo ou bagunçado… Caipira era um ratinho trabalhador como o seu Zé, mas já não era jovem… Seus “fiotim” já estavam saindo de casa  para estudar fora … estava mais sozinho, mas não desanimava…
Fazia a ronda por seus cantinhos todos os dias e não deixava nada fora do lugar…
E foi numa dessas rondas que ele viu chegar uma barata forasteira… com uma cara de poucos amigos e carregando uma carga suspeitíssima… O pacote fazia um barulho estranho… (Vamos ouvir? ZZZZZZZZZZZZZ)
Seu Caipira de longe observava tudo… e viu quando a barata abriu o pacote e, de lá, voaram 7 mosquitos-bomba-dengue…
_“Não é possível!- Disse Caipira… Essa barata está a serviço do encardido…do mal-cheiroso… como é que ela vem espalhar “isso” por aqui ? Logo aqui, depois de tantos anos de limpeza e organização?…
”Mas contra os tais mosquitos-bomba não havia o que fazer… ele teria que se desdobrar para limpar ainda mais seus cantinhos… só que seu corpinho frágil já não conseguia subir até a caixa d’água, procurar todas as poças de água do sítio… nos vasos de flores da dona Rosinha… Uau !! Como seria isso ? Ele já estava velhinho e sem companhia…
Então ele teve uma idéia…

Rato 
– Já sei , vou contar pra Dona galinha sobre os mosquitos bombas , ela há de querer correr atrás deles e comê-los todinho ,
Chegando ao galinheiro e olhando a folga da galinha arrumando as unhas , foi logo falando:

Rato 
_ Dona galinha do céu !! A senhora não sabe o que está acontecendo aqui no sítio ?

Galinha
 – Cococo ,não quero saber mesmo …

Rato 
__ Mas a senhora tem que saber , é caso de morte . A barata maldosa trouxe os mosquitos bombas dengue para o sítio , se a gente não cuidar nós vamos morrer !!!

Galinha
 _- “Ce  ta’ louco ,rato ? Desde quando mosquito morde galinha? Pra que eu vou me preocupar com isso ? Eu não dou dengue não, meu filho , a  gripe que mata é aviaria , vem lá das Ásia e esse lugar fica longeeeeeeeeeeee , e vai saindo que está atrapalhando eu lixar  o meu dedão . Bicho nojento , credo !! Sabe que é pra ele que eles vieram , pra acabar com essa sua família nojenta de ratos e vem querendo me pedir ajuda , vocês é que se explodam com esses mosquitos .
E a galinha não deu mais ouvidos  ao ratinho que foi logo falando com a senhor porco :

Rato –
 Senhor porco , que tragédia !!!

Porco 
__ Tragédia ?? Quer dizer que acabou o milho ? Como vou fazer pra encher a pança ?

Rato 
_ Não é isso ,senhor porco , é que eu tenho uma notícia bem pior do que isso !!!

Porco 
_ Pior do que não comer , eu desconheço .

Rato 
_ Sabe a dona barata sujeira , aquela porca . quero dizer , aquela songa ?! Ela trouxe aqui para o sítio o mosquitos da dengue… estamos todos perdidos .

Porco 
_Perdidos? Que perdidos o quê ? O senhor está perdido , pois assim os donos farão uma grande limpeza no sítio e irão te descobrir e vão matá-lo . O problema  é seu, seu  rato, é do senhor e não meu…. e vai saindo que eu quero mais é roncar . Chispa já
Mas o ratinho não desistiu,saiu ainda correndo lá pelas bandas do curral e contou a dona vaca tudinho de novo. E ela falou assim
Vaca ___ mu .. mu … um …   problema seu , com a limpeza é você quem vai se danar , porque vão te descobrir e te matar . Agora comigo que mal há? Sou vaca , beinnnnn , sou chique , mosquito dengoso , só faz carinho no meu cangote . Vá saindo vai.
Nisso crianças, ninguém quis acreditar no ratinho e nada fizeram pra impedir a proliferação dos muitos  mosquitos bombas no sítio.
E foi justamente numa tarde, quando dona Rosinha  estava colocando água no vasinho de planta que o mosquito bomba lançou sobre ela a carga da dengue , que penetrou no  seu corpo   fazendo com que ela adoecesse .
Pobre senhor ,Zé , ficou louco , quando viu sua Rosinha doente . Levou-a  no posto de saúde mais perto de casa ,e ai descobriu que estava lotado , tinha gente até no teto .. Perambulou por toda parte e não encontrou nem um hospital que tivesse vaga. Então… voltou pra casa, e vendo a mulher fraquinha com dor, pensou :

Zé _
 Seu eu não cuidar da mulher ela pode morrer, como tem que tomar muito líquido, vou fazer uma sopa pra ela. Essa veia me faz uma falta!!! Como gosto dela .
Foi até o quintal, pegou a galinha de unhas feitas e passou a faca no seu pescoço. Matou a galinha pra fazer um caldo pra esposa.
A coitadinha, mto doente,  custou a tomar a sopa , mas nada , a mulher estava cada vez mais fraca .
O ratinho arrumou uma patrulha em sua  casa de ratinhos pequenos pra combater o mosquito , tentava e tentava pegar os danados dos mosquitos bombas , mas que nada , os bichos eram danados de esperto e ainda por cima , eles voavam …
Enquanto isso, dona Rosinha  estava mal demais , foi preciso chamar a família dela toda pra ver se ajudava , só que o pior aconteceu , a ‘”parentaia”  toda foi picada . Era gente doente pra todo lado,
Então, o senhor Zé apertado com aquele povão doente lá na casa dele , não teve jeito . Pra dar de comida a todos, foi lá fora, olhou pro porco naquela folga, comendo seu milhozinho de sempre , puxou o bicho pelas orelhas , jogou ele no terreiro e passou a faca .Era uma vez um porco .
Enquanto isso , a patrulha do senhor ratinho vasculhava o sítio afugentando a mosquitada .
Dona vaca só mugia calmamente  como se nada pudesse afligi-la
Mas os outros bichinhos , cachorro e gato , começaram a achar que o rato tinha razão, era preciso limpar o lixo todo daquele chão e puseram a ajudá-lo , jogando todos os criadouros dos mosquitos fora , tentando eliminar que mais bichos pudessem vir ali morar .
E na casa… nada dos doentes melhorarem.. Dona Rosinha estava murchinha , morre , num morre … está mal demais .. e numa noite dessas , buscando posto de saúde, de  posto em posto , aconteceu o pior , Dona Rosinha murchou de vez ,  faleceu .. de dengue … E foi aquela tristeza , nem sabiam se choravam por ela ou se choravam porque teriam o mesmo destino da defunta .
E ai , não tinha jeito , era gente demais na casa dos senhor Zé , que passou a abrigar o povo da região que estava doente , era comida demais e alimento de menos . Sabem o que ele fez ?
Foi no curral … dona Vaca mansa mascando chicletes nem percebeu , ele então deu uma porretada na cabeça dela e ela caiu durinha no chão . Era uma vez dona vaca lambida .
Lá no sítio agora a patrulha estava grande . Era bicho ajudando de todas as formas , bicho não querendo morrer , e num gesto de solidariedade , foram jogando pó de café nos canteiros , foram limpando as vasilhas com água parada  e tirando o sujo de lá ; além de passar repelente .
Enquanto o senhor Zé chorava e cuidava dos doentes , a bicharada junto cuidava de espantar os bichos … e sabem quem foi que eles acharam ? Dona barata malvada . Ah , meninada , eles  deram um couro nela , até ela ficar descascada , por isso é que eles chamam a gente quando fazemos  coisas erradas e ficamos  feios de barata descascada .. e ela sumiu pra sempre levando com ela os mosquitos da dengue .
Bom crianças … quem avisa amigo é , o ratinho quis que todos acreditassem no mal que estava rondando o sítio , os que não deram ouvidos foram os primeiros a morrer , mas aqueles que reconheceram no ratinho seus gestos de amor ao próximo , esses se salvaram . pense em como essa história pode ajudá-los na vida prática .
Jesus hoje nos chama a ajudar aos outros , não deixar que nossos irmãos sofram se podemos ajudá-los , visto que fizemos com ele hoje um pacto de amor . Então é preciso enxergar em Jesus seus gestos de bondade para com cada um de nós  e tentar imitá-lo no nosso dia a dia com ações concretas  . Amém
Lição de Vida: O nosso amor a Jesus Cristo se manifesta em favor das pessoas com as quais nos encontramos ou convivemos. Que gesto concreto posso realizar nesta semana que revele meu amor a Jesus e aos irmãos e irmãs?
Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/3o-domingo-da-pascoa-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário