22 de fevereiro de 2016

3º Domingo da Quaresma – Ano C

“Jesus quer que mudemos de postura, que possamos ser parecidos com Ele, que tenhamos um grande coração como Ele tem”

– Missa com criança da semana: A figueira estéril
– Evangelho: Lc 13,1-9
Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos vocês aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.
Hoje, crianças nossa celebração irá nos falar sobre conversão. Imagino que todas vocês sabem o que significa conversão, não é?
Conversão é mudar, promover uma mudança em nós ; torna-se diferente; transformar.
Mas como será que Jesus quer que mudemos?
Será que é pra gente ser tornar um bicho? Será que devemos nos  transformar em uma árvore?
Ou será que Ele quer que nos transformemos em pássaros?
Não, crianças, nada disso!!! Ele não quer esse tipo de transformação não, Ele quer que mudemos de postura, que possamos ser parecidos com Ele, que tenhamos um grande coração como Ele tem… Que possamos ser bons, amigos, amáveis, caridosos. Assim estaremos muito mais próximos a tudo que Deus espera de nós.
Em pé, com alegria vamos todos cantar pra iniciarmos nossa celebração.
Ato penitencial –
(desenho de uma maçã, depois com um bichinho entrando, logo depois o fruto murcho. Faz um dedetizador e brinca como quem o joga sobre o bicho, volta o fruto bom de novo)
Como eu estava falando a vocês, crianças, Deus nos chama a conversão, a uma mudança de atitude.
Mas como mudar e por que mudar?
Vamos imaginar que somos esse fruto bonito aqui. Deus nos fez assim, sadios, fortes e cheios de vida. Mas o encardido, aquele maldoso, dono do pecado, não nos quer felizes, sabe o que ele faz pra nos modificar?  Para nos transformar em algo bem inferior? Ele se transforma em um bichinho mal e vem entrando pra dentro da gente e vai se alojando e alojando bem dentro do nosso coração.
Assim, ficamos diferentes com a presença do mal dentro de nós. Por isso, nos tornamos agressivos, intolerantes, nossas escolhas se tornam diferentes daquelas que Deus nos coloca, nos tornamos mais egoístas, ambiciosos, e nossos olhos só veem dinheiro e poder, fazemos escolhas que não são nossas e queremos tudo que, muitas vezes ,não nos pertencem , isso nos faz cada vez mais infelizes .
Então que tipo de frutos nos tornamos? Murchos, sem a presença do amor. Ficamos tristes e sem vida,quase apodrecidos.
Mas, agora, crianças, este é o momento de expulsarmos da nossa vida esse bichinho do pecado, pedir a Deus o seu dedetizador de perdão e espalhar sobre esse coração contaminado. Agora sim, com nosso pedido de perdão, vamos nos converter no bom fruto de antes. Vamos fazer isso cantando?
LEITURA-Agora bem sentadinhos vamos ouvir a nossa leitura de hoje e ela nos diz o seguinte:
“Quem julga estar em pé, tome cuidado para não cair”. É preciso estar em contínua conversão, para manter-se fiel ao Senhor. É essa verdade que devemos aprender com o Senhor hoje, vamos ouvir com atenção?
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos e Irmãs, não quero que ignoreis o seguinte: Os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar; todos foram batizados em Moisés, sob a nuvem e pelo mar; e todos comeram do mesmo alimento espiritual, e todos beberam da mesma bebida espiritual; de fato, bebiam de um rochedo espiritual que os acompanhava — e esse rochedo era Cristo —.
No entanto, a maior parte deles desagradou a Deus, pois morreram e ficaram no deserto.
Esses fatos aconteceram para serem exemplos para nós, a fim de que não desejemos coisas más, como fizeram aqueles no deserto. Não murmureis, como alguns deles murmuraram, e, por isso, foram mortos pelo anjo exterminador. Portanto, quem julga estar de pé tome cuidado para não cair.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
Aclamação – Agora crianças iremos ouvir o evangelho. Nele Jesus nos diz quea conversão nos libertará dos efeitos perigosos de acontecimentos negativos e nos fará produzir sempre frutos de justiça e de fraternidade. Mas antes de ouvi-lo vamos cantar para saudar suas palavras
Preces – Vamos todos rezar a oração da campanha da fraternidade.
Ó Deus Criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida. Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas. Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida. Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Ofertório – Ouvimos hoje, crianças, no evangelho que Jesus nos disse que uma figueira que não dá frutos deve ser cortada, não é mesmo? Uma vida sem conversão para deus também vale muito pouco.
Deus espera de nós frutos, nos deu a condição de sermos frutíferos, terra fértil, água em abundância, nada nos falta.
Por isso, hoje, no nosso ofertório, queremos colocar diante do Senhor o nosso desejo de nunca nos tornarmos essa videira seca, sem frutos e sem vida. Queremos oferecer ao Senhor nosso poder de mudança. Queremos verde e vida nessa árvore seca.
Trazemos a terra fértil que deve ser nosso coração para receber a sua palavra e dentro dela fazermos as escolhas corretas,escolhendo sempre ao Senhor e nunca ao dinheiro .
Trazemos a água do batismo que nos renova em nossa vida nova e nos faz lembrar nossa condição de cristão
Trazemos o sol que é a sua luz sobre todos nós que nos faz transformar, converter, sermos luz para nossos irmãos também…
Trazemos as folhas verdes que são os brotos de nossa conversão
Trazemos os frutos que é o fruto de nossa transformação e, a certeza de que suas palavras criaram sementes de vida eterna em todos nós.
Tudo isso oferecemos junto ao pão e ao vinho na certeza que esses frutos doces serão oferecidos ao nosso Deus e também aos nossos irmãos.
Vamos cantar?
Comunhão – Que alegria, somos chamados a ser figueira fértil, onde Jesus fará sua morada e nos faremos mais irmãos e mais unidos uns aos outros. Vamos agora ao encontro de nosso Jesus cantando com muita alegria.
Ação de graças – 
Hoje, crianças, aprendemos tanta coisa sobre conversão, sobre mudança de vida, não é mesmo? A historinha nos convidou a mudarmos de vida, a sermos povo de Deus destinado a segui-lo, sabendo fazer as escolhas certas, sempre o colocando como centro de nossas vidas. Aprendemos a nos livrar do mal que gosta de morar em nosso coração. Aprendemos a ser árvores frutíferas e também a sermos semelhantes, ou seja, parecidos com Jesus.
Por isso, vamos fazer uma oração de agradecimento por Deus nos ensinar tanto como devemos ser mais felizes e alcançarmos o céu na vida eterna. Só que hoje faremos de forma diferente, hein crianças. Faremos assim: vc irá olhar no seu coleguinha ao lado e rezará por ele dizendo assim. Vamos lá?
Papai do céu 
Olhai por cada um de nós, aqui, hoje.
Abençoe este meu irmão
Para que ele possa sempre ser fiel
Aos seus princípios
Faça-nos sempre sermos
Fieis as suas palavras
E nos ensina a amar sem medidas.
Proteja esse meu irmão que eu amo
E ajude-o sempre em sua conversão
Dando-lhe a graça de sempre ter
Sua benção e proteção de pai. Amém
Lição de vida
Deus espera pacientemente que a cada dia nos convertamos e demos frutos de misericórdia, perdão e amor fraterno.

Historinha para o teatro da semana:

A figueira estéril

Apresentação de objetos sobre a mesa. Cada comunidade deve agir com sua criatividade para melhor compor os objetos da mesa.
Personagens: 2 figueiras – bichinhos: passarinhos, borboletas, abelhinhas etc.
E era manhã novamente…
O sol parecia mais brilhante naquela época…
O céu azul… As nuvens tão leves e delicadas…
Toda a natureza se alegrava com aqueles dias em que se preparavam para que o Senhor do Jardim viesse colher os seus frutos… (mencionar aqui tantas árvores quanto queira. Ex: as laranjeiras traziam suas laranjas mais doces… etc.).
Mas… Esperem! Vejam só!
Ali! Aquelas duas figueiras… Uma ao lado da outra… Vejam… Uma carregadinha de figos e a outra… Nada!
Que está acontecendo? O que será isso?

(Elas espreguiçam – as 2 figueiras)
1 – UÓÓÓ! Que dia mais lindo!
2 – É mesmo amiga… Nessa época em que nos preparamos para a visita do Senhor do Jardim, até o céu e o sol ficam mais bonitos para a grande festa!
1 – É… Realmente! Pois eu estou aflitíssima para que ele chegue e repare em meus galhos longilíneos… (outras qualidades) as folhas colocadas com cuidado para não se acumularem e me tornarem pesada e sem estilo… Eu sou realmente a árvore mais estilosa desse jardim… Uma árvore chique e charmosa! (Olha para as crianças e comenta) – Olhem que cafona essa minha companheira! Não está se agüentando com o peso daqueles frutinhos horríveis!
2 – Mas, Dona Figueira…
1 – Dona, não! Que coisa mais feia “dona”… Chame-me Senhora Figueira, é bem melhor para a minha aparência!
2 – Pois, Senhora Figueira, a Senhora realmente é muito bonita, mas está se esquecendo de uma coisinha… (é interrompida com veemência)
1 – Eu não me esqueço de nadica de nada!
2 – Mas, está sim, Senhora Figueira! O nosso querido Senhor Jardineiro virá sim, mas virá colher os frutos de todas as árvores. Por isso, cada uma de nós está dando os últimos retoques na doçura de nossos frutos… Por isso estamos carregadas…
1 – Carregadas e feias! Vê se pode, querida colega (com desdém)… A colega está um horror com todo esse peso… Seus galhos estão descompostos… Seu rosto cansado e cheio de pezinhos de galinha (olha bem de perto a colega) Eu não! Eu me cuido… Passo todas as noites o hidratante “Comos” e vou mantendo a superfície do meu caule fresca e macia… Penteio as minhas poucas folhas com um galho de espinheiro que caiu aqui outro dia, e ele massageia meus lindos e longos galhos… É um tratamento de beleza diário, que consome muito trabalho… Horas e horas a fio…!
2 – Mas, Senhora Figueira, o Jardineiro vem buscar é frutos!
1 – Ora colega! Ele vem para uma festa! Quer ver gente bonita e charmosa! Vê! Se eu quisesse dar frutos teria que ter deixado aqueles bichinhos horríveis com seus pezinhos sujos andarem à minha volta para estercarem o meu solo… Teria que ter deixado os passarinhos fazerem seus ninhos nos meus galhos para ajudarem aqueles outros bichinhos barulhentos e zunidores, as abelhas, a polinizarem minhas flores… Teria que ter deixado às folhas aumentarem para dar sombra a outros bichinhos que viessem aos meus pés para afofarem a minha terrinha… Teria que ter deixado outras tantas folhinhas caírem no solo para adubá-la… Isso tomaria todo o meu tempo e me deixaria com esse ar de coisa madura que a colega está… Perderia o ar da juventude e a que hora iria cuidar da beleza?
2 – Mas, Senhora Figueira, isso tudo é que é a missão de cada uma de nós… Se o Jardineiro chegar e não encontrar na senhora nenhum fruto… Não sei não… Estou me lembrando que já há umas duas visitas dele que a senhora não lhe oferece nenhum fruto… Ele irá se lembrar…
1 – É claro que irá se lembrar… Eu sou a mais bonita desse jardim!
2 – Mas não é dessa beleza que ele procura… Por mais que a senhora esteja nos achando pesadas e desgastadas, é do fruto que o Senhor precisa e é ele que o Jardineiro quer… Por causa do fruto ele se alegra conosco e a gente é feliz por ter realizado a nossa missão…
1 – Mas… Se eu ficar dando frutos a cada estação eu vou envelhecer e morrer e isto não é justo!
2 – Mas, de todo jeito, morrer é o fim de todas as coisas vivas, e quem deixa os frutos na vida, este nunca morre… Vive para sempre com o Senhor Jardineiro…
1 – (Desapontada) Mas… O que ele pode fazer se não encontrar os meus frutos?
2 – Pode querer cortá-la como fez com o espinheiro… Aquele que a senhora achou um galho e penteia suas folhas com ele…
1 – Eco! (solta o galho de espinhos para longe!) (já mudando de idéia) Mas o que posso fazer agora? Como vou conseguir dar frutos de uma hora para outra? E se ele chegar agorinha mesmo? Ó céus! Ó vida! Porque fui tão vaidosa?
2 – Não tenha medo, Senhora Figueira… Pode ser que ainda dê tempo… O dia certo em que o Jardineiro virá ninguém sabe… Vamos chamar todos os animaizinhos e comece a servi-los com suas flores, folhas, galhos e sombra… Logo os frutos virão com abundância…
Vamos… Eu também vou ajudá-la!

(Os bichinhos entram e cercam a árvore)


(Refletindo) 
Pois é, crianças, assim acontece com cada um de nós… Somos árvores plantadas no jardim da vida, no jardim de Deus. De nós, Ele espera que produzamos frutos… Frutos doces de amor, de fé, esperança, bondade…
E assim como para a Dona Figueira, que entendeu sua missão e retomou o caminho para recomeçar a dar frutos, Deus também quer isso de nós, e sempre está pronto para nos dar mais uma chance…
Vamos logo, crianças, começar amar para dar os frutos do amor.
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/3o-domingo-da-quaresma-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário