18 de fevereiro de 2016

Bom dia turminha. Durante as seis semanas que se seguem vamos trabalhar no grupinho de oração com o QUERIGMA DA MISERICÓRDIA que foi apresentado no ENF deste ano. As pregações serão postadas semanalmente. Espero que se divirtam e aproveitem muito com as crianças. Cada encontro tem materiais a serem preparados então mãos a obra.

PREGAÇÃO ANO DA MISERICÓRDIA

Estamos entrando no ano da Misericórdia. A Igreja nos convida a sermos misericórdia uns para com os outros como nos diz a palavra de Lucas 6,36: “Sede misericordioso como vosso Pai é misericordioso”. Estudando o tema veio a inspiração do Querigma da Misericórdia. Todo ele é embasado no documento do Papa Francisco Misericordiae Vultus o rosto da misericórdia. Ratifico dizendo que boa parte das falas abaixo que estão sublinhadas foram transcritas desse documento e tem o objetivo de orientar o pregador infantil sobre o principal tema que deve ser alcançado em cada pregação.
Em síntese a misericórdia começa em Deus Pai criador de tudo e de todos nós e avança até a comunidade, onde, oportunamente somos convidados a exercê-la sob a condução do Espírito Santo, renunciando ao pecado que nos impede de sermos misericordiosos e caminhando com fé em busca da santidade rumo ao céu.
Material – Todo material tem de pano de fundo a imagem da gota vermelha e azul. Cores que lembram sangue e água derramados na cruz por cada um de nós. Enfatizamos que a misericórdia começa em Deus Pai criador de tudo e de todos nós e avança até a comunidade onde oportunamente todos somos convidados a exercer a misericórdia sob a condução do Espírito Santo, renunciando o pecado que nos impede de sermos misericordiosos e caminhando com fé e caridade trilhamos o caminho de santidade rumo ao céu.

Querigma da Misericórdia: TEMA 01

†Amor de Deus

Reflexão para o pregador - O pai é a própria misericórdia! Ele é rico em misericórdia (Ef 2,4) e lento para a ira. Ele ama e cria cada um de nós a sua imagem e semelhança. Mesmo quando vacilamos Ele não nos condena, mas nos ama com amor eterno. Ele liberta o povo do Egito, das nossas prisões. Ela sacia a fome e a sede. Ele perdoa as nossas faltas e sara nossas enfermidades.( Sal102, 3-4)
Material- Gota com figura de Deus Pai abraçando a criança e dois potes de vidro. Um terá a imagem de uma criança e estará vazio e o outro a imagem de Deus e estará com água colorida de amarelo.
Pregação
Deus paizinho é o criador de todas as coisas. Ele ama e cria cada um de nós a sua imagem e semelhança. Deus se encheu de amor ao criar todas as coisas. Podemos ter certeza disso porque quando lemos a palavra de Deus no livro de Genesis, Deus faz um elogio ao final de cada criação. Deus vê que o que ele criou é bom. Mas quando ele cria o homem ele afirma que é muito bom. Ele nos ama profundamente, com amor sincero e verdadeiro. Mesmo quando vacilamos Ele não nos condena, seu amor é eterno. Estão vendo esse pote (mostrar o pote da criança). Ele está cheio ou vazio? Vazio. Quando somos criados Deus vai nos enchendo com seu amor, com sua própria misericórdia (despejar a água de do pote de Deus no da criança até ficar bem cheio). Fica algum espaço vazio? Deus escolheu o canto do copo que ele ia encher? Não. Assim é o amor misericordioso de Deus. Ele nos preenche por inteiro. Ele não escolhe quem de nós vai ser cheio e quem vai ficar vazio. Ele não seleciona qual parte vai ter mais ou menos amor. Vou amar a cabeça e não a barriguinha... Gosto do cabelo mas não do nariz ou da orelha. Todos somos seus filhinhos amados logo todos somos inteiramente preenchidos do seu amor.
(mostrar a imagem) Deus nos abraça e nos ama com todo seu ser e de toda sua alma. Você hoje quer sentir esse amor de Deus? Então fecha seus olhos e reza comigo: Senhor, eu hoje assumo que sou obra preciosa do senhor. Sou teu filho amado e querido. Desejo sentir teu amor a me embalar, teu abraço a me envolver. Eis me aqui Senhor, meu pai. Quero te sentir. (cantar o amor do papai do céu é maior do que eu posso imaginar)

Fonte: 
Daniela Lopes - Uberlândia/MG

Sem comentários:

Enviar um comentário