23 de novembro de 2016

1º Domingo do Advento – Ano A



“O tempo do Advento nos convoca à vigilância, para recebermos com prontidão e amor o Filho de Deus, a grande luz que virá no Natal.”

– Missa com criança da semana: Ficai atentos, orai e vigiai.
– Evangelho: Mt 24,37-44
Ficai atentos, pois o Senhor virá!
Iniciamos novo ano litúrgico com o tempo do Advento, que nos motiva a nos prepararmos para a chegada de Jesus, o salvador da humanidade. A liturgia de hoje nos convoca à vigilância, para recebermos com prontidão e amor o Filho de Deus, a grande luz que virá no Natal.
Acolhida – Boa noite queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes . hoje entrando no tempo do advento , celebramos a alegria da chegada de Deus menino .
Comentarista -Gente .. Vejam só quem está chegando !!!! É  papai Noel !!!
Mas papai Noel , já é tempo do senhor aparecer ?
Papai – claro, minha filha .. É tempo de natal. Hoje, estamos celebrando o 1º domingo do advento.
Comentarista  – e o que é advento , papai Noel ?
Papai – advento é tempo de preparação para a chegada do Menino – Deus, tempo de limpar o coração da maldade, pedir perdão pelos pecados , reconciliar com o irmãos , nos  preparamos de todas as formas para que Jesus encontre ,um ambiente gostoso ,em nós… para que ele nasça na paz . 
Comentarista – que alegria. Quer dizer que devemos estar preparados? Sempre vigilantes?
Papai – Sim. Temos q estar vigilantes. Veja só aqui os meus apetrechos? Aqui eu tenho um saco pra colocar as coisas boas para  dividir com os meus irmãos. Aqui eu tenho um chapéu pra guardar as coisas boas que Deus nos ensina e distribui-las por onde eu for . Aqui eu tenho boas botas pra correr atrás dos irmãos , caso ele esteja caminhando por onde não se deve . Tenho luvas brancas para que a minha mão estenda somente paz aos outros.. Tenho cinto forte  pra agarrar o  que necessitam de ajuda pra carregar sua cruz ..E ainda sou todo vermelho trazendo alegria pra todos que me vêem.
Comentarista –  Que beleza , papai Noel . O senhor é um homem vigilante. Sempre preocupado em ajudar os outros e cuidando bem do seu coração
Papai – mas é isso que Deus quer de nós… que estejamos sempre vigilantes , sempre prontos pra ele , porque ele não nos diz a hora em que deverá  chegar e qdo chegar  espera que estejamos preparados para recebe-lo  .
Comentarista – então, crianças, neste tempo de natal… é tempo tb , como nos disse o papai Noel ,de preparar também nosso coração pra chegada do Deus menino .
Papai – agora eu tenho que ir ,  tenho que buscar meu primo , pra missa da semana que vem .. e as renas estão impacientes aqui no telhado da igreja .
Comentarista – pode ir papai Noel , vamos dar tchau pra ele , crianças ?!e na semana que vem o senhor volta .. Enquanto isso, vamos todos ficar de pé e com alegria iniciar nossa caminhada para o natal cantando.
 Ato penitencial –
Abelha e urubu –  Ovelha  – Hiena –  Menino –
Todos – é natal… é natal … um feliz natal .. .. é natal é natal … tempo de presentes do pai Noel
Ovelha- – Ei, espera ai ?? Quem disse que natal é tempo de presente?
Hiena – Uai.. e não é não é ?
Abelha – – como vc é bobinho… Natal também é tempo de comer .. comer muito e muito e beber muito e muito .
Rato  – Ah cala a boca , seu urubu!
Urubu – Vê só , quem tá falando.. um rato  ?
Ovelha – Vamos parar com essa brigaiada ? Vocês não sabem que Natal é tempo de reconciliação ?
Abelha e hiena – Reconciliação???O que é isso?
Ovelha – é fazer as pazes se estão brigados, é ser mais humilde e saber pedir perdão.. é se unir , em vez de dividir , entenderam ?
Abelha – uai… Eu não tenho que reconciliar com ninguém, sou tão boa !1
Urubu – olha só quem tá falando?? Quem vive picando os outros!!
Abelha – Que isso!? E vc que é um urubu fedido e só vive dos restos dos que sobra dos outros
Rato – Oba. Briga !!!dá oio, dá no oio… Como de ver sangue.
Ovelha – Pode parar de novo, gente!!!Toda hora eu vou ter que  pedir pra terminar a briga ?
Abelha  – è mesmo ,gente. Tempo de natal… é tempo da gente estar mais atento pra pecar menos. Tempo de a gente vigiar nosso coração pra gente não deixar o pecado invadir.
Ovelha – É isso, bicharada. Assim, como os homens pecam e pedem perdão, é tempo tb da gente refletir… Tempo de colocarmos somente paz, alegria, amizade, amor entre nós para que assim possamos receber Jesus menino .
Hiena – já sei então… Vamos pedir perdão por não termos vigiando bem nosso coração e a cada pedido a gente diz : perdão senhor , perdão :
Todos – então vamos –
Ovelha – Vamos pedir perdão pelas nossas brigas, pela violência contra nossos irmãos.
Todos – perdão, senhor, perdão!
Rato – Vamos pedir perdão porque somos desobedientes, porque pensamos que natal é só tempo de presentes, de comida e esquecemos de Jesus que nasce em nós
Todos – perdão, senhor perdão.
Hiena – vamos pedir perdão pelo nosso egoísmo, pela nossa ambição, pela cegueira  do nosso coração que não sabe vigiar o tempo de deus em nós
Todos – perdão, senhor, perdão.
Urubu – vamos então pedir perdão por todos os nosso erros e prometer ao senhor, nos reconciliarmos com nosso Deus .
Todos – perdão, senhor, perdão
Abelha – gente então vamos pedir perdão cantando, todo mundo bem bonito??
Todos – muito bem, vamos todos cantar com alegria.
Leitura – Hoje então estamos celebrando o 1º domingo do advento, por isso vamos alimentar nosso espírito com a luz de Deus em nós, acendendo a 1º vela da coroa da preparação do natal. À vela que transmite amor e alegria em nosso interior e que nos ajuda a mantermos vigilantes e preparados pra chegada de Deus – Menino.
Vamos todos receber a nossa bíblia e com ela a 1º vela do advento, cantando.
Aclamação – Jesus nos alerta para que tenhamos a disposição de esperar ativamente, pois ele está para chegar. com alegria vamos cantar aclamando ao senhor .
Ofertório – Vocês conhecem a brincadeira do amigo oculto que a gente brinca muito nessa época? (explicar como é)
Pois, hoje, no inicio da missa, nós fizemos aqui no altar com algumas crianças o amigo oculto.
O intuito foi que saíssemos com alguém que não conhecemos e que ele possa oferecer algo bom para aquele amigo desconhecido. Assim, todos os oferecimentos que daremos ao nosso amigo , vamos oferecer ao senhor para que ele em bênçãos , espalhe sobre todos nós nos fazendo mais irmãos , mais solidários , e mais fraternos . Vamos lá. vc aqui , saiu com quem ? O que vc deseja pra ele nesse natal?(assim prosseguir com a brincadeira até que se feche o circulo).
Que o senhor acolha junto ao pão e ao vinho, todos nossos desejos ao irmão, que elas sejam ofertas do imenso amor que nos une. Vamos todos cantar com alegria o canto do ofertório.
Comunhão – Jesus reparte o pão a fim de nos alimentar e nos dar disposição para prepararmos para o natal. Cantemos com muita alegria e entusiasmo.
Ação de graças – esta semana crianças, iniciaremos um período do advento, advento como todos já sabem é o tempo de preparação para o nascimento de Jesus , durante essas quatro semanas . Vamos refletir através de músicas e imagens passagens do nosso rei e marcas que ele deixou entre nós .Vamos assistir um filme e deixar que Jesus fale por nós.

Historinha para o teatro da semana:

Chapeuzinho em: Antes tarde do que nunca

Técnica: Fantoches
Personagens: Chapeuzinho Azul, mãe da Chapeuzinho, Anjo, lobo, vovozinha
Há um tempo atrás, muito depois do último episódio de Chapeuzinho Vermelho e esquecendo totalmente do que se passara na outra aventura, veremos a linda menininha bem diferente, pois sua mãe resolveu lhe fazer um outro chapeuzinho e, agora, ela era a Chapeuzinho Azul! Linda e cantarolante como sempre…
Mas acontece que sua avozinha ainda não havia se curado (devia ser daquelas gripes crônicas) e continuava com uma tosse daquelas… Até uma dor de barriga apareceu e ela, coitadinha, mal se punha de pé…
A mamãe de Chapeuzinho, uma senhora muito calma e refinada, chamou a menina (a voz da mãe deve ser estridente, bem ao contrário da descrição)
_ Chapeuzinho! Chapeuzinho! Venha cá, menina preguiçosa!
_ Quê que é manhê!
_ Sua vó ta precisando de você… Tá que é um caco, a pobre… Fiz aqui um chá de segurar a dor de barriga, um mingauzinho de fubá com meia dúzia de ovos, pra levantar defunto… E até um remedinho pra desentupir o nariz. Mas você, vê se desta vez não erra o caminho, seja vigilante,observando bem os sinais (segurando a orelha da menina) e não dê ouvidos a nenhum Lobo Mau, porque se ele te pegar nessa história, sou eu que vou te dar uns cascudos!
_ Pode deixar mamãe… Eu já aprendi a lição e vou fazer tudo certinho e chegar na vovó rapidinho!
_ Então vai logo “dona moleza”!
(A menina começa a ir e voltar com uma desculpa)
_ Sua benção, mamãe…
_ Que Deus te acompanhe!
_Ah! O beijo!
_Esqueci de pegar na mão…
_Olhe aqui mamãe se não é um carrapato…
_ Chapeuzinhoooooo! Vá logo e pare de fazer hora, menina!
A menininha sai então cantarolando:
_ “Pela estrada a fora eu vou bem contente levar esses doces para a vovozinha… (êta musiquinha antiga, heim?)
Lá lá lá lá lá lá
E se eu não correr já vou levar um torrão…”
Ela, muito distraída, nem vê o Lobão que vem se aproximando…
_ Olá, bela Chapeuzinho. Vejo que mudou a cor do acessório, heim?
_ Gostou, é? Leva então pra você que eu não estou mais agüentando a mamãe me obrigando a usar esse “apetrecho-apetrechado”…
_ Tão espirituosa essa menina. Mas, diga lá Chapeuzinho, para onde você está indo?
_ Mas o senhor é mesmo cara-de-pau, heim? Então não sabe que eu estou indo pra casa da vovozinha? Para onde mais eu poderia estar indo?
_ Uai… Como todo mundo, indo morar num palácio… Se candidatar a deputada…
_ Cruz e Credo! Se fosse pra eu me candidatar seria para presidenta que é muito mais chique!
(E falando cochichando com a platéia) Bem, já que a distrai bastante, vou logo com o papinho furado: Você já viu a rodovia Fernão Dias depois da reforma?
_ Eu não… Nem sabia que tinham reformado por lá…
_ Ficou uma maravilha! Um espetáculo! Antigamente morriam por lá uns 100 por dia… Hoje só morrem 50. Ficou bem mais segura e é um ótimo atalho para se chegar com segurança na casa da vovó… E bem mais rápido…
_ Você não está me pregando uma peça de novo não, né seu malandrinho?
_ De jeito nenhum, menininha… O caminho por aqui é muito mais seguro… Pode confiar no lobinho aqui, que depois de levar aquele sustão dos caçadores, eu aprendi a lição…
_ Ta bom, então… Eu vou pela rodovia. Obrigadinho, seu Lobo.
_Rá…Rá…Rá… Menina tolinha… Caiu feito um patinho… De novo… Igual eleitor em véspera de eleição… Parece que não aprende que nunca se deve confiar no que é do mal… Agora é só ir na frente, comer a vovozinha e esperar a songa da Chapeuzinho para sobremesa…Rá…Rá…Rá…
E o lobo canta bem animado, enquanto vai se dirigindo para a casa da vovó…
_“Eu sou o Lobo Mal, Lobo Mal, Lobo Mal”
“Eu pego as vovozinhas pra fazer mingau”
E netinhas de sobremesa! Rá…Rá…Rá…
E, enquanto isso, na rodovia, Chapeuzinho passava aperto para atravessar…
_ Noooossa… Quanto carro! Mas é melhor esperar já que o lobo falou que é por aqui… Ele deve estar certo…
Foi, quando apareceu um reforço de última hora:
Anjo _ Chapeuzinho… Chapeuzinho…
_ Ué… Quem é você? Será que eu fui atropelada e nem vi? Ou caí num buraco, morri e fui pro céu?
Anjo _ Nada disso… Eu vim aqui pra te dar uma “dura”… Uma correção! Você não aprendeu que não se pode confiar em quem a gente não conhece? Ainda mais num Lobo Mal? Quantas vezes temos que te dizer para ficar atenta e não dar mole para ninguém? Você de novo não soube ser vigilante e agora caiu no golpe do lobo.
_ Ué… E não é que o Lobo me enganou de novo?
Anjo _ Claro que sim! Agora ele está indo bem depressa pra pegar a vovozinha, enquanto você está presa nesse mau caminho… Você precisa aprender a escolher o caminho certo! A andar sempre orientada pelo que seus pais e Deus lhe falam ao coração… Ser sempre vigilante, atenta aos sinais de Deus e não dar ouvidos para o mundo que vai só soprando coisas ruins aos seus ouvidos…
_ É mesmo, seu Anjo… Eu errei de novo, mas prometo que vou me corrigir… E vou agorinha mesmo! Voando se preciso for para salvar a vovozinha!
E mudando o jeito de cantar, agora bem mais decidida, sai correndo:
_ “Eu sou a chapeuzinho, Chapeuzinho, Chapeuzinho…”
“Eu vou bem ligeirinha pra salvar a vovozinha…”
_ É, foi bom o Anjo vir me dar esse corretivo… Agora vou procurar nunca mais errar!
Enquanto isso, lá na floresta…
_ E aí, vovó… Vai abrir ou quer que eu derrube a porta?
_ Quê isso, minha netinha… Que modos são estes?
_Abre logo… Ou…. (empurra a porta e entra) Olá, vovó…zinha…
_ Chapeuzinha, como você está mudada…
_ Claro… Não viu que eu troquei o chapéu?.
_ É mas parece que também trocou o nariz… As orelhas… Os olhos (cruzes, como estão grandes!)… As mãos… E o pior… Também trocou a boca…
_ E já que falou nisso, vou logo poupando a conversa toda e dizer… É para te comer! Sua veinha folgada!!
Aconteceu uma correria, vovozinha gritando de um lado e o lobo correndo atrás… Quando se ouve a música da cavalaria chegando…
_ Viu, vovó… Vim pra te salvar. O Anjo me ensinou que eu estava errada e me deu um corretivo, disse também que é preciso vigiar sempre, porque o mal estas a postos o tempo todo. Ainda bem que cheguei a tempo!
Vovó _ Tempo? Pode parar de falar que já está dois a zero pro Lobo!
_ Pode deixar, vovó! E toma aqui seu Lobo-bobo… Maldoso… Matador… E engolidor de vovozinhas desprotegidas… (ela pega um rolo de papelão como um cacetete e bate no Lobo que cai e morre)
Vovó_ Que bom, minha netinha… Nem precisamos chamar os caçadores para nos salvar!
_ Ah! Quê isso… A experiência também conta nessas horas, né vovó? Mas hoje eu aprendi a lição e não vou me esquecer mais… E quero ensinar para quantos dela necessitar… A gente tem que estar sempre muito preparada para saber sair das situações difíceis que o mal nos coloca. Temos que estar sempre vigilantes, pois nunca sabemos a hora em que seremos chamados a prestar conta de nosso atos. Por isso crianças, andem sempre no bom caminho, sejam sempre atentas, vigilantes e com o coração cheio de coragem, fé e alegria para o nosso Deus.
_ E aí, vovó… Vamos tomar o lanchinho que a mamãe mandou?
Compromisso da semana: Como preparação para celebrar o Natal de Jesus, que tal combinar com a(o) catequista e os colegas uma visita a uma pessoa doente da comunidade?

Kit livros para catequese e missa com crianças

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/1o-domingo-do-advento-ano/

Sem comentários:

Enviar um comentário