7 de novembro de 2016

PROJETO CELEBRAÇÃO DA VIDA


O Ministério para Crianças coloca a disposição de todos o Projeto CELEBRAÇÃO DA VIDA.

É URGENTE não só falar contra o aborto, mas dar passos positivos em favor da vida.
Inspirado na visita de Maria á santa Isabel em que João Batista estremece no ventre de sua mãe.

Que situação mais evidente poderá convencer a todos da BELEZA DA VIDA?
O Ministério para Crianças crê no poder de nosso Deus capaz de fazer estremecer até feto de 1 dia. 

O Projeto Celebrando a Vida se encontra na Apostila de Formação do Ministério (ed Leão XIII).
Trata-se de crianças serem os primeiros a darem as boas-vindas ao bebe no ventre materno.

Os pais grávidos receberiam em seus lares as crianças dGrupo de Oração Infantil e juntos fariam a CELEBRAÇÃO DA VIDA.
Isto está acontecendo em várias partes do Brasil e com certeza é uma ação concreta e eficaz para a diminuição e conscientização sobre o aborto.

Sugiro também a participação do Ministério para as Famílias que fariam a entronização da Sagrada Família nestes lares.

Sugestão do Ministério para Crianças:
1
- Colocar em realce no site este Projeto.2- Divulgar nas revistas e meios de comunicação este Projeto3- Convocar todos os GO a fazerem estas visitas, havendo ou não Ministério para Crianças nos mesmos.4- Sugerir que este Projeto seja incluído no Projeto Amazonas e tantos outros. 
Abraço 
Hyde Flávia
(coordenadora nacional do Ministério para crianças)
.............

Então, lá vai:

CELEBRAÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ
RITO INICIAL:Canto:

Dirigente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Pais: Minha alma engrandece o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador (o casal faz o sinal da cruz também na testa um do outro e os dois na barriga da mamãe)

Todos: Estamos diante de Deus que é Pai e nos faz gerar a vida.

Homens: O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.

Todos: Estamos diante de Deus Filho que se encarnou.

Crianças: O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.

Todos: Estamos na presença de Deus Espírito Santo, que tece no seio materno a nova vida.

Mulheres: O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é seu nome.

Pais: Deus olhou para a humildade de seus servos, doravante as gerações nos camarão de Bem-Aventurados.

Todos: O teu Poderosos fez grandes coisas em nosso favor. Seu nome é Santo!

Dirigente: Estamos reunidos para celebrar a vida.

Todos: Deus é a vida.

Ato Penitencial

Dirigente: Nós cristãos geramos filhos para povoarem o céu por isto clamamos pela misericórdia de Deus que perdura de geração em geração. A resposta será: " Pai, perdoai as nossas ofensas e livrai-nos de todo o mal".

Avós: Pelas marcas de desamores deixados pelos nossos antepassados;

Pais: (dizer o nome da criança), você foi gerada no Amor de Deus que é perfeito e que nunca te abandona. Nosso amor é imperfeito e podemos falhar;

Irmãos ou parentes: Jesus crescia em graça e sabedoria diante de Deus e dos homens. (nome) também crescerá e eu quero colaborar, mas quando não conseguir;

Amigos: Deus PAi escolheu um pai justo e uma mãe santa, para Jesus. Quando faltar o "Sim" à justiça e à santidade;

Todos: que Deus Todo Poderoso perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém!

GLÓRIA

Dirigente: É nosso dever dar glórias, pois o Senhor agiu com a força de seu braço e dispersou os homens de coração orgulhosos; Depôs poderosos se seus tronos e a humildes exaltou.

Todos: Pela vida de (nome) nós damos glória ao Pai.

Pais: Por nos ter escolhido para gerar a vida deste teu filho (a), nós damos glória ao Filho;

Irmãos e familiares: Por nos ter escolhido para caminharmos juntos com (dizer o nome) rumo ao céu, nós damos glória ao Espírito Santo;

Amigos: Porque a (nome) é sinal de que Deus ainda confia nos homens, nós damos glória à Trindade de Amor;

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Amém!

Evangelho

Dirigente: Deus está no meio de nós e quer nos falar.
Vamos escutar o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 26-33)

Todos: Glória a vós, Senhor!

Leitor: No sexto mês, anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. O Anjo, porém acrescentou: "Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre e o seureinado não será fim". Palavra da Salvação!

Todos: Glória a vós, Senhor!

Partilha da palavra

Creio

Dirigente: Professar nossa fé é concordar com a Palavra de Deus e compromisso de vivê-la.

Todos: Creio em Deus ...

Preces

Pais: Também ouvimos a voz do Anjo que anuncia. Daremos a luz a um (a) filho (a) com o nome de (nome) e ele(a) será (dizer uma profecia Ex.: Gabriela será luz, alegria e prosperidade para nossa casa Em seguida todos os presentes também profetizam).

Consagração

(se possível aspergir Água Benta)

Canto: Deixa a luz do céu entrar

Pai: O Senhor, lembrado de sua misericórdia, cumulou de bens a família (dizer o sobrenome da família) e nossa descendência para sempre.

Mãe: Leitura do Livro de Jeremias (Jr 1, 5). " Diz o Senhor: Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísse do seio, eu te consagrei".

Partilhar esta palavra.

Pai: (nome), como é a argila na mão do oleiro, assim sereis vós nas mãos do Senhor (Jr 18,6).(fazendo uma cruz na testa da criança com água benta).

Mãe: (nome), deixa a luz do céu entrar, acolha o amor de Deus e o nosso amor no seu coração (também faz a cruz).

Todos: Pai Nosso ...

Bênção Final

Pais: Senhor, a meu (minha) filho(a) (nome) dai um coração íntegro para que guarde teus mandamentos, teus preceitos e leis, que (nome) os ponha todos em prática e trabalhe na construção de Seu Reino que também é nosso. (1 Cr 29,19)

Todos: Que desça sobre nós a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Dirigente: Bendigamos ao Senhor!

Todos: Demos graças à Deus!


.................

CELEBRAÇÃO PREPARANDO PARA O PARTO

RITO INICIAL

Canto:

Dirigente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Dirigente: O anjo anunciou à Maria

Todos: E ela concebeu do Espírito Santo. Ave-Maria, cheia de graça ...

Dirigente: Eis aqui a serva do Senhor.

Todos: Faça-se em mim segundo a sua palavra. Ave-Maria, cheia de graça ...

Dirigente: E o verbo se fez carne.

Todos: E habitou no meio de nós. Ave-Maria, cheia de graça ...

Dirigente: Este é o canto da vitória de Moisés após passar pelo mar vermelho: "Eu cantarei a Deus, porque se vestiu de glória; ele lançou ao mar o cavalo e o cavaleiro. Deus é a minha força e meu canto, a ele devo a salvação. Ele é meu Deus e o glorifico, o Deus do meu pai e o exalto, Deus é um guerreiro, Deus é o seu nome".

Todos: Queremos todos cantar também a vitória de (dizer o nome da criança) que está para chegar.

Dirigente: Ao nascer, Moisés também passou pelas águas do rio. Foi salvo porque estava numa cestinha de papiro, revestida de betume e piche, preparada por sua mãe (Ex 2,3).

Pais: Estamos aqui reunidos para também prepararmos a cestinha de (dizer o nome da criança). Por nove meses pudemos carregá-lo (a) conosco. Agora está chegando a hora de partilharmos com todos este presente de Deus.

Todos: Que alegria poder ajudar a trançar uma cesta de amor, revestida de oração e bênção para (nome) vencer com segurança esta passagem para uma vida nova.

ATO PENITENCIAL
Dirigente: Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e nunca mais disse: "Faça-se". Ele preferiu contar com cada um de nós na construção do Reino.

Pais: Deus Pai escolheu para Jesus um pai justo e uma santa mãe. Para Deus todos os filhos são como Jesus e espera que todos os pais digam "Sim" como José e Maria; por isto nós contamos com sua misericórdia, Senhor!

Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Família: Deus é comunidade - Pai, Filho e Espírito Santo - e nos quer unidos no amor, por isto nós contamos com a sua misericórdia, Senhor!

Todos: Cristo, Tende piedade de nós!

Amigos: Cada vida que nasce é sinal que Deus ainda confia aos homens a construção de um mundo melhor, por isto nós contamos com sua misericórdia, Senhor!
Todos: Senhor, tende piedade de nós!

GLÓRIA
Dirigente: Deus, todo poderoso, compadece de nós e nos dá a sua paz, por isto, como aconteceu no nascimento de Jesus, "de repente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste a louvar a Deus dizendo: "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama! (Lc 2, 13-14)" nós hoje nos unimos ao coro dos anjos e santos para cantar:

Música: Jesus Cristo é o Senhor.

Dirigente: Vamos ouvir a palavra do Senhor! É de amor que ele quer nos falar!

Leitor 1: O Deus da paz vos conceda santidade perfeita; e que o fosse ser inteiro, o espírito, a alma e o corpo sejam guardados de modo irrepreensível para o dia da Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem vos chamou é fiel, é ele que vai agir (1 Ts 5, 23-24). Palavras do Senhor.

Todos: Demos graças a Deus!

Dirigente: No salmo de resposta queremos dizer com (nome)

Todos: O Senhor é meu pastor e nada me faltará!

Leitor 2:

O Senhor é meu pastor, nada me falta./Em verdes pastagens me faz repousar/Para as águas tranquilas me conduz e restaura minhas forças/ ele me guia por caminhos justos, por causa do seu nome.

Ainda que eu caminhe por um vale tenebroso,/nenhum mal temerei, pois estás junto a mim;

Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo.

Todos: Diante de mim preparas uma mesa à frente dos meus opressores;/ unges minha cabeça com óleo, e minha taça transborda./ Sim, felicidade e amor me seguirão todos os dias da minha vida;

Minha morada é a casa do Senhor por dias sem fim.

Leitor 3: Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 39-45)

Todos: Glória a vós, Senhor!

Leitor 3: Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grito, exclamou: "Bendita é tu entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. "Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido. Palavra da Salvação!

Todos: Glória a vós, Senhor!

PARTILHA DA PALAVRA DE DEUS


CREDO

PRECES
Todos: Queremos que (nome) também estremeça de alegria diante da presença de Jesus e Maria.

Ave-Maria ...
Pai Nosso ...

OFERTA

Pais: (nome), é grande a nossa alegria porque entre todos os casais do mundo, nós fomos os escolhidos por Deus para gerar você. Tudo faremos para ajudá-lo (a) a andar sempre em direção ao céu. Gostaríamos de não falhar, mas somos limitados. Por isto queremos dizer "fique tranquilo (a) temos um amigão que nunca falha, que jamais nos abandona e nos ama com amor eterno: Jesus. Conte também com a proteção de Maria que o acolherá com seu Manto no dia do nascimento e por toda a vida. Que o Senhor possa fazer de cada uma de nós instrumentos de amor.

Canto: Oração de São Francisco

BÊNÇÃO FINAL

Todos: Felizes todos os que temem o Senhor e andam em seus caminhos!

Do trabalho de tuas mãos comerás tranquilos e felizes;/ sua esposa será vinha fecunda, no recesso do teu lar;/ Teus filhos rebentos de oliveira, ao redor de tua mesa./ Assim vai ser abençoado o homem que teme o Senhor/ Que o Senhor te abençoe de Sião e verás a prosperidade de Jerusalém todos os dias de tua vida; e verás os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel! (Sl 127)

Dirigente: Que desça sobre nós a bênção de Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém!

Fonte: Escolinha de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário