7 de novembro de 2016

A FORMAÇÃO NO MINISTÉRIO

APRESENTAÇÃO (Comissão Nacional de Formação)

A Comissão de Formação é um órgão de acessória e consultoria do Conselho nacional e tem a finalidade de articular e realizar as atividades de formação de toda RCC do Brasil e vem dar suporte a todos ministérios para que realizem suas formações específicas e que possam atender com qualidade os grupos de oração.
“Junto a uma forte experiência religiosa e uma destacada convivência comunitária, nossos fiéis precisam aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus e os conteúdos da fé, visto que esta é a única maneira de amadurecer sua experiência religiosa.” (CNBB. Documento de Aparecida, 226c)
A busca de sabedoria e do conhecimento de Deus é uma constante na vida do ser humano. O homem é um ser religioso e na sua caminhada busca fazer da religião um encontro com Deus, conhecer Deus.
A partir do encontro pessoal com Cristo experimentado ao receber o anúncio querigmático, o cristão fica entusiasmado e cada vez mais quer crescer no aprofundamento doutrinal, moral e espiritual. Buscando viver a experiência pessoal do Batismo no Espírito Santo (identidade do nosso movimento), sentimos a necessidade de uma formação madura e doutrinária para não andarmos ao sopro de qualquer vã doutrina.
Dando seqüência ao modulo básico de formação Paulo Apostolo, ampliado com os três encontros de formação humana na RCC tem a responsabilidade de aplicar sua formação específica, naquilo que é importante para o funcionamento do mesmo. E esta deve ser sistemática, adaptada à capacidade dos seus membros para que todos possam responder cada vez mais a razão de sua fé. Uma boa formação e a garantia da vida e da força de cada ministério sendo, portanto, a guardiã dos carismas.
A falta de compreensão e consequentemente não assumir o caminho da formação com empenho e dedicação têm causado desvios, apatias e até mesmo abandono da RCC e da Igreja.
Há, portanto, uma necessidade incontestável de que as lideranças e os membros da RCC não resistam à formação, mas a busquem incessantemente, para permanecerem no caminho de santidade e serviço.
Ressaltamos, ainda, que os ministérios são instâncias de serviço do grupo de oração, da diocese, do estado, etc. cabe a eles estimular e incentivar a formação, porém não têm eles autonomia de decisões, devendo se reportar para orientações e decisões sempre ao coordenador do grupo de oração/diocesano/estado, dependendo da esfera. Os ministérios não podem criar coordenações paralelas, pois cabe ao coordenador do GO, da diocese ou do estado o discernimento e pastoreio direto dos servos. Aos responsáveis pelos ministérios em qualquer esfera cabe a formação especifica do mesmo.
Conscientes da importância da formação e que esta não pode estar separada de uma vida de oração, permaneçam em Cenáculo para um perene Pentecostes.

Nossa Senhora da Sabedoria, rogai por nós.

Comissão Nacional de Formação

........................................................................................................................................................................
APRESENTAÇÃO (Coordenadora Nacional do Ministério para Crianças )


A infância, hoje em dia, deve ser destinatária de uma ação prioritária da Igreja, da família e das instituições do Estado, tanto pelas possibilidades que oferece como pela vulnerabilidade a que se encontra exposta. A crianças são dons e sinal da presença de Deus em nosso mundo por sua capacidade de aceitar com simplicidade e mensagem evangélica. Jesus as escolheu com especial ternura (cf Mt 19,14), e apresentou a capacidade que elas têm para acolher o Evangelho como modelos para entrar no Reino de Deus (cf Mt 18,3) (Documento de Aparecida 438).
Nos direitos mundiais da Criança encontramos: em caso de emergência primeiro salvem as crianças. E quando nossa igreja diz ser a criança PRIORIDADE talvez seja para nós uma alerta de que o mundo esteja em situação de emergência. No tempo de Dom Bosco a evangelização de criança era preventiva,hoje estamos trabalhando no resgate, precisamos resgatar a criança e sua infância para não corrermos o grande risco de perder nosso MODELO PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS. Entre a criança “ ser descartável” em laboratórios de pesquisa genética e a criança DOM E SINAL DA PRESENÇA DE DEUS EM NOSSO MUNDO há um longo caminho de evangelização.
Louvado seja Deus pela CAPACIDADE da criança DE ACOLHER O EVANGELHO COM SIMPLICIDADE. A exemplo de São Domingos Sávio, Santa Inês, Santa Bernadete e tantos outros santos crianças, o menino e a menina hoje são capazes de anunciar o Reino e denunciar o pecado. O mundo já descobriu o poder de persuasão da criança sendo sua presença obrigatória nos programas de TV, nas campanhas publicitárias como agentes transformadores e anunciadores e nós Igreja também:
Valorizar a capacidade missionária dos meninos e meninas que não só evangelizam seus próprios companheiros, mas que também podem ser evangelizadores de seus próprios pais. (Documento de Aparecida 441,g)

HYDE FLÁVIA

Coordenadora Nacional do Ministério para Crianças

.
INTRODUÇÃO


A paz do Menininho Jesus!

“Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais” (Mt 19,14), disse Jesus aos seus discípulos. E hoje, a quem Ele diria isto?
Talvez aos pais e padrinhos que prometem numa pia batismal dar uma formação católica para suas crianças e não cumprem.
Talvez aos formadores e responsáveis pela evangelização nas paróquias que não promovem a adesão a Jesus afastando a criança da vida sacramental.
Talvez às escolas católicas quando não transmitem a fé e os valores cristãos.
Talvez àqueles que não percebem a criança nas comunidades, nos encontros e nos grupos de oração e deixam de investir na sua evangelização.
Talvez aos que dizem “criança é o futuro” e se acham no direito de ignorar a criança e suas para com ela.
Talvez quando a família, a escola e a igreja transferem entre si a responsabilidade de formar a criança na fé cristã.
O que pensa da criança Jesus e Maria?
Jesus nos mostra o caminha inverso, em vez de dizer a criança: “você é o futuro”, Ele diz aos adultos:
“Torna-te uma criança para entrares no reino dos céus” (Mc 10,15).
No plano de Deus a infância é um momento único onde se dará a formação do caráter e da personalidade que irá acompanhar toda uma vida e a Palavra de Deus promete:
“ Ensina a criança o caminho que ela deve seguir e mesmo quando velha jamais se desviará dele” (Pv 22,6)
O Catecismo da Igreja Católica diz: “ A educação da consciência é uma tarefa de toda a vida. Desde os primeiros anos, alerta a criança para o conhecimento e a prática da lei interior reconhecida pela consciência moral. Uma educação prudente ensina a virtude, preserva ou cura do medo, do egoísmo e do orgulho, dos sentimentos de culpabilidade e dos movimentos de complacência, nascidos da fraqueza e das faltas humanas. A educação da consciência garante a liberdade e gera a paz no coração” (CIC 1784).
Este é o grande salto que o ministério da criança vai implantar. A evangelização que vê a criança capaz de dar o perfeito louvor a Deus (Sl8,3 e Mt 21,16), modelo para jovens e adultos (Mt 18,3) e agentes anunciadores dignos de toda confiança como nos ensinou Maria em Lourdes e Fátima e nos ensina o Papa ao confiar à criança a salvação de suas famílias e de todas as famílias do mundo (Carta do Papa às Crianças) e nós dizemos: Amém!

Hyde Flávia

Fonte: Escolinha de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário