7 de novembro de 2016

O MINISTERIO PARA CRIANÇAS

por Hyde Flávia Lobato Marinho e Myles Alexander De Almeida Elias

(coordenação nacional do ministério para crianças da rcc)

* OBJETIVO

O Ministério para Crianças visa desenvolver condições ideais de evangelização conforme a realidade da infância. Precisamos compreender a criança como pessoa em formação, com capacidades que precisam ser desenvolvidas, estimuladas, organizadas e estruturadas em todos níveis, a saber: físico, mental, emocional e espiritual.

Estes níveis são interligados e representam os pilares sobre os quais o homem se apóia da infância ao fim de sua vida. O Ministério para Crianças busca atender o chamado para a construção da evangelização que conduzam a infância em direção à plenitude anunciada por Cristo.

Evangelizando crianças, este ministério priorizará projetos que visem:

_ RESGATAR A DESCENDÊNCIA ELEITA: formar a consciência da comunidade cristã a respeito da infancia, quanto às suas necessidades sociais, emocionais e espirituais;
_ FAZER COM QUE A CRIANÇA SEJA OUVIDA: estabelecer critérios de evangelização adequados para o acesso da criança à mensagem anunciada por Cristo;
_ ACHAR O LUGAR DA CRIANÇA: orientar e assessorar ações de evangelização específicas para as crianças que restaurem a sua identidade cristã.


* METAS

_ EVANGELIZADORA: adequar o anúncio querigmático à realidade e condição da criança.
_ MISSIONÁRIA: ir onde a criança estiver.
_ FORMADORA: dar formação à criança e a quem a evangeliza.

* JUSTIFICATIVA:

A realidade da infância precisa ser clara para pais, casais gestantes, docentes, catequstas, monitores, ministérios, pastorais, dentre outros, pois o alicerce estruturado nesta fase acompanha a vida cristã em toda uma existência. Nos preocupamos com as sequelas, os "espinhos da carne", que flagelam em diversos níveis da vida cristã, as quais tem sua origem, em quase toda sua totalidade, na infância à idade adulta e que permanecem sob diversas formas de sofrimento desde a falta de entrega, como expressão de uma fé bloqueada e esperança limitada, sem compreender a razão dessa deficiênci. A infância relegada conduz às limitações do adulto no relacionamento com os irmãos, com a comunidade e com Deus.
O Ministério para Crianças tem por missão gerar a consciência de toda comunidade a respeito da infância. Gerar é formar, desenvolver, sensibilizar, conscientizar e cuidar. Visa oferecer subsídios realmente adequados às suas necessidades e capacidades de compreensão, para darmos às crianças as condições para construir, desde cedo, um relacionamento íntimo com Deus.
Uma consciência plena sobre a infância é a condição para o desenvolvimento dos meios de evangelização. Sem consciência não há compreensão e sem ser compreendida, não há método que leve a criança à fé. A criança foi flagelada durante milênios por ser considerada um adulto em miniatura, até na arte era retratada dessa forma. Os efeitos a humanidade demonstra em vários tipos de intolerância. Atitudes dos que não conseguem compreender a si, ao outro e a Deus e se tornam incapazes de amar e preservar a criança.
Sem a evangelização, nas dimensões querigmática e catequética, não acontece o encontro pessoal com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e consequentemente a cura, a libertação e o crescimento da fé não ocorrem dificultando assim o amar e ser um com Cristo, e mais, impede que se realize na vida de cada um a Sua Proposta de Salvação.
O chamado do Ministério para Crianças é evangelizar. É levar o anúncio evangélico sobre a criança aos pais, catequistas e ministérios, aprofundando na compreensão de suas necessidades e capacidades, cognitivas, emocionais e espirituais, para suscitarmos as experiências de amor e vida no seu caminho rumo ao Pai. 


texto em construção sobre:

* História de Samuel
* A Consciência Cristã
* O Contexto Atual
* Um Caminho a Seguir

Fonte: Escolinha de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário