1 de novembro de 2016

Solenidade de Todos os Santos – Ano C


” Os santos foram àquelas pessoas que viveram seguindo a receita das bem aventuranças, pessoas que viveram conforme os desígnios de Deus”

– Missa com criança da semana: Todos os Santos
– Evangelho: Mt 5,1-12a
Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos .
Crianças , vocês nem imaginam !!?? Sumiu… ontem, à tarde, as receitas pra irmos para o céu e, nem conto pra vocês que elas sumiram aqui nessa igreja.
Nós temos que recuperá-la logo, vocês não acham? Por que senão como é que iremos para o céu?
Já sei .. Só tem uma pessoa nesse mundo que poderia investigar onde é que está a receita para irmos para o céu . Vou chamar o nosso digníssimo investigador mundial Sherlock Gomes . Entre Doutor Sherlock
Sherlock – Muito boa noite, meus queridos, olha, olha, olha só , minha lupa indica que na cabeça desse menino tem uma dúzia de piolhos .
Comentarista – nossa Dr , como o senhor é eficiente . Já começou descobrindo até o que a gente não vê.
Sherlock- ororo , minha cara . Eu sou Sherlock Gomes , o maior investigador do mundo . Mas diga-me, por que me chamou até aqui ?
Comentarista- Sabe o que é senhor Sherlock . é que sumiu ontem a noite a receita da felicidade , aquela das bem aventuranças que Jesus nos deixou que quem segue vai pro céu . é preciso acha-la rápida , antes que ….
Sherlock- pode parar, minha filha , pode parar … já sei , vou usar a minha lupinha pra enxergar melhor , porque muitas vezes a receita esta assim na nossa cara e a gente não consegue enxergar …
Comentarista – isso é verdade… Então comece logo Dr…
Sherlock- vou colocar meu ursinho Pimpão pra me ajudar… Está sentindo cheiro de alguma coisa Pimpão? Hum.. sinto um cheiro estranho em você , que não é pum … oh vejam … aqui.. dentro dessa camisa , o que vejamos … É uma parte da receita da felicidade…
Comentarista – muito bem Dr Sherlock , o senhor encontrou uma parte dela … mas onde estão as outras partes ?
Sherlock- estou investigando … que isso .. a senhora andou escondendo a outra parte , mas que coisa hein ?E aqui, aqui está a outra parte…
Comentarista – , mas Dr Sherlock , o senhor é ótimo mesmo
Sherlock – põe ótimo nisso, gatinha… veja só aqui , minha lupa com gps conseguiu achar a última parte da receita . Até tu, hein ? Querendo a receita do céu só pra voce … Que feio!!!
Comentarista – muito bem, Dr , o senhor é o máximo , agora que temos a receita é só seguir que iremos com certeza para o céu .
Sherlock- então meninos e meninas , aprendam comigo , quando a gente não consegue achar o caminho certo é só procurar bem , pois ele pode estar bem debaixo de nosso nariz .Até mais pessoal .
Comentarista – muito obrigada, Dr Sherlock Gomes..
Agora, crianças, temos aqui a receita da felicidade, a receita que nos levará para o céu e, com certeza, falaremos muito dela em nossa celebração . Mas antes de conhecê-la, vamos todos ficar de pé e cantar com muita alegria o canto de entrada.

Ato penitencial –
 Hoje , crianças , de um modo muito especial, estamos celebrando a missa do Dia de todos os santos . Os santos foram àquelas pessoas que viveram conforme a receita de Deus as bem-aventuranças e agora elas são setas para que nos possamos também seguir seus passos e um dia alcançarmos plenitude que eles conseguiram.Eles estão por ai , no nosso meio, sinalizando nosso caminho .
Hoje , vamos aprender a entender esses sinais , a dar um basta nesse pecado , a dizer não ao mal que vive em nossa vida .
Para cada boa ação que devemos praticamos , vamos mostrar o sinal de seguir em frente e, a cada pecado que em nossa vida aparecer , vamos mostrar a placa do Stop, ou parada obrigatória . Vamos lá ?
Diante do egoísmo qual é o nosso sinal ?
Diante da caridade.
Diante do orgulho.
Diante da mansidão de coração.
Diante da calúnia, da difamação?
Diante da violência.
Diante da fraternidade.
Diante da injustiça, da dor, do sofrimento.
Diante de todo pecado que nos aflige,
E diante de Deus, do seu amor e do seu perdão?
Pois então, crianças , vamos parar de andar na contramão da vida, dizendo o que é certo e fazendo o que é errado . Vamos pedir perdão a Deus, porque muito sabemos sobre os sinais do céu, mas pouco fazemos, pois somos fracos diante dos prazeres do mundo . Vamos pedir perdão cantando.
Leitura – Agora , todos sentadinhos , vamos ouvir nossa leitura e ela nos fala que Em Jesus Cristo nós recebemos a adoção de filhos de Deus. Por isso mesmo devemos nos esforçar para levar uma vida santa, digna da nossa condição de filhos do Altíssimo.
Aclamação – . Bem-aventurado é todo aquele que coloca em prática o ensinamento do Senhor Jesus. Cantando, aclamemos o Evangelho.
Preces
1. Para que possamos viver plenamente as bem-aventuranças, sendo mais justos, misericordiosos, puros de coração e pobres em espírito, rezemos ao Senhor.
2. Por todos aqueles que passam por aflições, para que jamais desanimem da caminhada em direção ao Reino, rezemos ao Senhor.
3. Para que sejam consolados os que choram, saciados os que têm fome e sede de justiça, e obtenham misericórdia os misericordiosos, rezemos ao Senhor.
4. Para que, iluminados pelo exemplo dos santos e santas, nossas crianças possam sempre encontrar um exemplo de fé , motivados pelos caminhos que eles traçaram , rezemos
Ofertório – Jesus subiu ao monte pra que as pessoas pudessem ouvi-lo e, com certeza, valeu a pena ouvir as maravilhas que ele disse e a receita que Ele nos ensinou para que possamos merecer o céu..
Bom… se ele ensinou uma receita , então seria bom que pudessemos realizá-la paranos tornarmos mais santos , mais felizes e bem mais pertos de Deus . Por isso que entrem as cozinheiras.
Cada criança tem algo a oferecer em nome de todos nós, aqui da igreja, e vão adicionar o que trouxeram para construir um novo presente pra nosso Deus.
O que você trouxe pra receita hoje?
1- Aqui tem uma farinha que é feita com os pobres de espírito, ou seja, os humildes.
Então mistura
2- Aqui tem uns ovos que representam aqueles que sofrem, mas que acreditam no consolo de Deus.
Então mistura, minha filha. Mas o que será que sairá dessa nova massa hein, crianças?
3- Aqui eu trouxe o açúcar dos mansos, porque eles possuirão a terra.
Então mistura bastante açúcar que é pra essa massa ficar doce e terna.
4- Eu trouxe aqui o leite dos que pedem justiça, dos que tem fome e com certeza serão saciados.
Esse leite é de vida nova, não é mesmo?
5- Pois, eu trouxe pra essa receita a maizena fina pra que todos os misericordiosos possam alcançar misericórdia.
Então mistura
6- Pois eu trouxe aqui o fermento para os puros de coração, para que assim eles possam fazer aumentar a massa, porque eles verão a Deus.-
7- Eu trouxe aqui a essência da vida, de baunilha, que é a paz, para aqueles que promovem a paz, porque eles serão chamados de filhos de Deus.
8- E, por fim, eu trouxe aqui o pó do amor em nome daqueles que são perseguidos por causa da justiça, pois deles, crianças, será o reino dos céus.
Agora então, misturando todos esses ingredientes junto ao pão e ao vinho, vamos tirar do forno do amor a nossa nova oferta, vejam só o que é?! É um novo ser humano, cheio de todas as características aqui colocadas que representa cada um de nós. Somos a partir de agora um ser humano novo .Vamos cantar com alegria celebrando nosso ofertório?
Ação de graças – Esta semana que passou celebramos dois dias especiais: um dia foi o dia dos finados e, outro dia de todos os santos . Os santos foram àquelas pessoas que viveram seguindo a receita das bem aventuranças, pessoas que sacrificaram suas vidas em nome da divulgação da boa nova e em viver conforme os desígnios de Deus.
Hoje, no momento de agradecermos a Deus, pois ele cuida tanto de nós e nos ajuda a sermos felizes a cada dia. Vamos rezar uma oração que o próprio São Francisco de Assis , um santo que soube ,como tantos outros, viver as bem aventuranças e ainda criar caminhos para que também vivêssemos o que ele nos ensinou.
Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.

Historinha para o teatro da semana:

Santa Terezinha

Solange – Hoje eu ouvi no evangelho, lá da missa que Deus quer que a gente se torne santos .
Mas como é que será que a gente torna santa?
Deixa-me ver um modelo. Olha essa aqui é santa Terezinha. Acho que eu tenho que me vestir como ela, mas meu Deus!! Eu vou ter q me vestir como ela? e as minha biju?? E as minhas roupas chiques? Vou ter que largar tudo isso????
Mas se é pra virar santa é para uma boa causa. Então vamos lá. Ela tem uma roupa branca e uma capa escura. Vou me preparar pra isso.( Ela tira a roupa e vai colocando a outra tira as biju e tem um ataque . Tira o baton da boca e acha que só esse sacrifício já a fez santa.)
Quando ela se acha pronta ela olha pra baixo e vê o sapato. Sente que se tirá-lo vai perder o mundo então ela tira e pede logo um toquinho pra subir porque santa q se preza só fica no altar.
___ Agora eu entendo porque que santa precisa de altar é porque elas não sabem sair do salto.
Agora parece que está quase pronta, depois de ter colocado a capa vermelha. ___Estou mais pra chapeuzinho vermelho do que pra santa. Mas tudo bem.
Mais toda santa que se preza tem q ter um terço. Toda santa que se preza tem q ter uma coisa na outra mão. Santa Luzia tem olhos, mas se eu arrancar os meus como é que vou poder andar . Alguém quer me emprestar os olhos ?
Ah !!Lembrei. Santa Terezinha tem flores, onde é que eu vou arrumar flores? já sei vou arrancar aquela galhada . . Mas espere ai. Santa q é santa tem que falar de Jesus aos outros. Como é que vou falar se não tenho a bíblia? (Então ela amarra as flores no corpo e carrega a bíblia na outra mão).
Agora ela faz pouse pra ver se está bem, como cara de santa. Pede até que ligue a luz, porque santa q se preza tem q ter altar, e tem q ter luz, câmera e ação .
Agora vou ficar aqui esperando pra que as pessoas venham rezar pra mim. Tô bem???
Lá vem um pobre
Sarah___ oi, dona santa. Tenha pena, tenha dó , me dá um pão pra comer .
Sol ___ menina, eu sou santa. Não sou padeiro; como é que eu vou te dar pão? Se pelo menos fosse um pedaço de bolo , uma rosca ..
Sarah__ Uai então me dá isso ai , uai .
Sol ____ uai, meu filho , nesses tempos bicudos , só com um milagre é que a gente tem isso em casa . Dá pra ajudar não. Vai trabalhar porque assim vc pode comprar. E já que não está aqui pra rezar por mim , vai se mandando que oce tá fedendo . aiaia .. Detesto pobre pidão. Será que não vem ninguém tirar uma foto de mim, acender uma vela ? Tô bem ?? Sou santa, minha filha. Santa viu…
Vem um homem com uma grande cruz ?
Marcela ____ Ou dona , a senhora é santa ????
Sol _____ nossa, você percebeu????? Sou sim , santa dos desamparados , tristes , sofredores .
Marcela ____ então, já que a senhora é isso tudo, a senhora podia me ajudar ?
Sol ____ ce tá louca? Ajudar-te fazer o quê?
Marcela ____ carregar minha cruz, ela é tão pesada .
Sol ____ Deus me livre, minha filha. Como é que eu vou te ajudar. Olha só a minha??? Tô aqui que num me aguento com o tamanho da minha e voce ainda quer que eu carregue a sua? Dá não, minha filha..
Marcela ____ mais a senhora não é a santa?
Sol ___- sou santa, não sou braçal, chapa não.. Eles é que carregam peso. Ainda mais minha filha, essa sua cruz está assim porque vc peca muito. Vê só a minha, é pequena ,porque eu não tenho pecados ,eu sou santa ..Agora vai se pirulitando daqui porque está na minha frente e pode passar gente que queria fazer uma foto comigo, acender uma vela, chorar um pouco e ficar me pedindo as coisas, que sou santa dos desapercebidos da bondade e traidores de Jesus e voce fica na minha frente com essa cruz horrorosa. Vai saindo vai !
Cruz credo ,ser santa dá um trabalho.. Parece que santa é imã de pobre.. Todo pobre quer alguma coisa da gente. E lá vem outro!!”
Gisella _____dona santa. Foi Deus que colocou a senhora no meu caminho
Sol ____ tá andando no caminho errado, meu filho. Esse caminho aqui é pra santa como eu.
Gisella ___ mas é isso, a senhora é santa e podia bem me ajudar a carregar minha mala.
Sol ______ bem que eu queria, mas veja. Se ajudar desse lado , cai o rosário , se ajudo desse a bíblia implica , se tento ajudar com o corpo as flores atrapalham , e eu não posso perder a pose, uai . Sou santa
Gisella ____ mas que tipo de santa a senhora é ??
Sol ____ do tipo não faz seu gênero, Cai fora, logo que voce está me atrapalhando!
Gisella ____ santa de araque!!
Sol _____o que?? Chamou-me de que??????Meu filho, minha freguesia de fieis é do tipo A , não tenho culpa se vc nem aparece no alfabeto , seu desletrado .Sem classe. Eu sou uma santa leiga, culta, santificada. Sou santa sim .
Sou sim …..
Ele sai e ela fica se arrumando.
Entra uma pessoa com cara de padre .
Padre ( Inês )____ mas que beleza.. Uma santa de verdade???
Sol ____ o senhor acha mesmo é ?? Ser santa ainda mais bonita desse tanto é uma bênção, né seu padre .
Padre ___ claro. Todos nós podemos ser santos basta seguirmos a receita de Jesus .
Sol ____ é mesmo!! é tudo que tenho feito !!!! Olha só minha roupa ? Abdiquei até do baton. Fiz tudo como manda o figurino. Agora sou uma santa.
Padre __ acha que pra ser santa é só isso? Engana-se , ser santa é ir pro meio do povo , é ajudar o irmão que tem fome , é ajudar a outro a carregar a cruz , é tentar consolar os que estão tristes e cansados é socorrer os doentes , os feridos , os tristes e abatidos . É falar de Deus para os outros .. É se vestir de pobre é ser como um deles.. na humildade . na simplicidade e no amor .
Sol__o senhor está dizendo que não é só vestir assim? Que não é só querer ser santa não ?
Padre ____ claro que não .. Ninguém é santo só em aparências, só é santo aquele q se coloca despido de toda vaidade diante de Deus e dos irmãos e vestido e revestido da boa nova em cristo.
Sol _____ quer dizer então q tudo que fiz não valeu de nada?
Padre ____ Não .. ser santo é mais que isso .. Ser santo é seguir os passos de Nosso Senhor Jesus cristo.
Ela desce do pedestal.. tira as vestes …
Sol_____ toma senhor, padre .. hoje aprendi que não basta querer , é preciso ter acima de tudo a humildade e a receita de como ser um santo .. e essa receita a gente aprende não é só segurando a bíblia e o terço na mão .. a gente aprende é praticando . Deixa eu correr pra ajudar aos irmãos que me pediram ajuda , pois é neles que encontrarei o caminho pro céu . Obrigadão.
Padre ___ e é assim crianças, santo nasce das ações que ele pratica. Seja um santo você também, as bem aventuranças
Compromisso da semana: Conhecer a história de vida de um santo e contar no próximo encontro de catequese o que mais achou legal
Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/solenidade-de-todos-os-santos-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário