7 de novembro de 2016

33º Domingo Comum – Ano C

“A missa com crianças dessa semana fala dos sinais do tempo nos convida a depositar nossa esperança no Senhor e permanecer firmes na fé, à espera do reino de Deus”

– Missa com criança da semana: Os sinais do tempo
– Evangelho: Lc 21, 5-19
Firmes na fé, à espera do reino de Deus
A liturgia de hoje nos convida a depositar nossa esperança no Senhor e permanecer firmes na fé. Acolhamos sua promessa de estar sempre conosco, ajudando-nos a transformar o mundo numa realidade de fraternidade, amor, paz e felicidade para todos.
Acolhida –
Queridas, crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.
Crianças, hoje, Jesus irá nos falar de sinais. Mas  entendermos  melhor o que são os sinais e, pra que eles servem, vamos entender os fenômenos da natureza.
Quando vai chover o céu nos revela alguns sinais. Quais são eles?
(Ah!!! Muito bem, nuvens negras, raios, relâmpagos e trovões, é um “brigaiada” lá no céu, até a tal temperatura estremece de vez para quem a chuva  caia , não é mesmo ?).
Ah, me lembrei de outro sinal , quando o índio quer comunicar com outra tribo , o que é que ele faz?

Quando chega a estação do outono? Estão lembrados de que jeito fica à terra? Ventos, folhas caídas… e, quando chega à primavera? Flores, de todas as cores, de todas as formas, de todos os tamanhos, têm perfume no ar, não é mesmo?Sim!!! Faz sinais de fumaça, pra guerrear, pra contar sobre algum fato novo.  Têm também outros sinais que a natureza faz para nos avisar das mudanças da estação. Vamos lembrar?
Pois é, crianças, Deus hoje irá nos dizer que Ele também enviará a terra sinais, quando Ele estiver próximo de voltar, isso mesmo!!!  Porque um dia, Ele vai voltar, vai instaurar um novo reino e, todos nós somos convidados a viver com ele pra sempre.
Mas, que sinais são esses que Jesus nos fala?
Ele fala que haverá grandes guerras, que os irmãos se revoltarão com os outros, vai ter fome e miséria e, que as pessoas conhecerão o ódio e esquecerão a caridade. Ai vocês devem estar pensando, então é agora?
Pois, crianças, eu vos digo, não sei se é, mas é bom estarmos preparados, pois a hora certa Ele não disse.
Por isso estamos aqui, hoje, juntos, para celebrarmos com Jesus suas palavras, para estarmos preparados para sua chegada. Vamos então ficar em pé e, com alegria, cantar ao Senhor, mais este dia.

Ato penitencial
 (Fazer as contas na hora, no retro, colocando os sinais e as palavras chaves do ato)
E, por falar, em sinais… vejam só que sinais são estes ?(sinais de pontuação no retro + -. X )
Vejo, então, que se conhecem esses sinais, conhecem também como é que eles funcionam numa operação.
Então vamos realizar as contas?
Quando eu falo mal dos outros, tenho inveja dos meus amigos, falo palavrão…  eu estou somando ou diminuindo com Deus  na minha vida ?
E,quando eu ajudo alguém que está doente,  obedeço  os mais velhos , cumpro com meus deveres , partilho com os mais pobres … eu estou somando ou subtraindo Deus na minha vida ?
Tem vezes, também, que eu multiplico minhas inimizades, subtraio amor com os outros, somo injustiças…  diminuo  a bondade … será que estou somando pontos com Deus ou retirando dele os pontos que eu tinha antes ?
É crianças , lidar com sinais não é fácil … é preciso entender bem o significado de cada um , para que não possamos usá-los  de forma errada .
Então, pelas muitas vezes, que erramos nas contas com Deus , que não damos a mínima pra seus sinais de mais amor , mais partilha , mais esperança e ficamos só naquela do mais pecado , menos verdade e menos amor , vamos pedir perdão cantando .
Leitura – Agora crianças, sentadinhos, vai ouvir nesta leitura, Paulo advertindo alguns membros da comunidade dos tessalonicenses que, por pensarem que a volta de Cristo era iminente, queriam viver na ociosidade.
ACLAMAÇÃO– Queridas crianças, nosso evangelho vem nos dizer que, a perseverança no seguimento do Senhor é garantia de salvação. Cantando, todos em pé, aclamemos o Evangelho.
Preces comunitárias.
– Pela santa Igreja de Deus, para que anuncie a esperança de um futuro novo, de uma terra renovada, na qual toda lágrima será enxugada e Deus reinará sobre tudo e sobre todos, rezemos.
– Para que todas nós, crianças, possamos sempre nos alimentar da Palavra de Deus e procuremos depositar toda nossa confiança e esperança nos bens eternos, rezemos.
– Para que a certeza da vida eterna nos leve a um compromisso cada vez mais sólido na promoção da justiça e na defesa da vida, rezemos.
– Para que nossa comunidade cresça cada vez mais na fé, na esperança e no amor e para que  por nossa ação pastoral testemunhemos o amor misericordioso de Cristo pelos pequenos e fracos, rezemos.
Ofertório
Agora, crianças , vamos  falar das estações do ano. E pra isso, vamos precisar da ajuda de vocês. Estou aqui toda confusa pra colocar neste quadro as cenas que fazem parte das estações do ano… Eu não sei quando é inverno, quando  é verão,  quando é outono, e quando é primavera.
Vocês entendem disso?
Então me ajudem. Aqui tem uma cena de muito sol, muito mar e parece estar fazendo um calor  danado , porque  a menina está tomando sorvete. Qual estação essa cena pertence?
Essa aqui é fria… tem blusa… e parece que as pessoas estão encolhidas .
Aqui, nessa, tem muito vento e as folhas estão pelo chão.
Agora a ultima é fácil, não é ?! Tem muitas flores e a natureza parece sorrir
Vocês viram, crianças? Até a natureza se prepara para cada mudança, e nós? Temos nos preparado também como Deus nos pede?
Precisamos imitá-la nessa nossa preparação… Precisamos ser cristãos quentes, animados em Deus, como um verão que se abre em vida.
Precisamos ser frios com o pecado e, pra ele,sempre  dizer não.. e seguir tentando não pecar , nos preparando para tudo mudar .
Precisamos deixar o vento nos levar sempre no sentido de Deus e jamais nos perder no caminho., caminhando e sentindo a fé crescer dentro de nosso coração
Precisamos ser como a primavera, sempre floridos no amor divino… Vibrando com as cores do amor, sempre alegres e preparados para  a grande missão que é viver e se enfeitar pra esperar uma nova estação., assim como Deus também nos espera
Por isso, junto ao pão e ao vinho, queremos também oferecer o nosso desejo e compromisso ao Senhor de sermos sempre estações em qualquer momento de nossa vida… Estações que estão preparadas pra receber Dele o grande presente que é a vida. Com alegria, vamos cantar pra enfeitar nossa missa. ( mostrar os quadros das crianças )
Comunhão – Bendito seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!! Porque nos ensina o caminho certo e nos prepara para celebrarmos com Ele a sua eucaristia. Vamos ao seu encontro com muita alegria, cantando.
Ação de graças – Hoje crianças, ouvimos Jesus nos fazer sobre os sinais do final do mundo, Quando ouvimos falar na realidade do fim do mundo, podemos até nos assustar se nossa fé é pequena. Como cristãos não podemos deixar de olhar para a realidade e de viver hoje na esperança. Tudo passará, o que permanecerá será somente o amor. Viver hoje o amor é já viver a eternidade, porém ele deve ser vivido na solidariedade, na justiça, na paz e, principalmente, no respeito à da vida: “O céu e a terra passarão”, mas o amor permanecerá para sempre! Por isso, crianças, vamos todos rezar todos juntos  agradecendo a Deus o seu grande amor e oferecendo a ele nosso amor também .
Senhor ,
Se eu não tiver amor,
Eu nada sou
O amor é compassivo
O amor não tem inveja,
O amor não busca o mal.
O amor nunca se irrita,
O amor não é egoísta,
O amor desculpa tudo
O amor é caridade,
Não se alegra na injustiça,
É feliz, só na verdade.
O amor suporta tudo,
O amor em tudo crê,
O amor guarda a esperança,
O amor sempre é fiel.
Por isso, nós te amamos, Senhor.
Amém

Historinha para o teatro da semana:

Chapeuzinho vermelho e Chapeuzinho azul

Chapeuzinho azul era uma doce garotinha… Obediente…. Prestativa… Vivia em sua casa, com sua família… Seus irmãos pequenos. Ajudava a cuidar deles. Estudava. Que gracinha era Chapeuzinho azul!
Sua mãe fazia muitas guloseimas na cozinha… Que gostosura! Eram biscoitinhos, bolinhos que fazem a alegria da criançada.
Um dia, chegou por um caçador que morava por ali, que a vovó de Chapeuzinho havia adoecido. Estava com febre e gripe. Ela precisava de cuidados e de carinho. Chapeuzinho logo se ofereceu e disse:
_ Mãe, já que a senhora está tão ocupada e é tão difícil para sair, deixe que eu vá à casa da vovó. Já estou grandinha!
E assim foi feito. Mãe e Chapeuzinho Azul prepararam uma grande cesta cheia de doces, biscoitos e muitas folhinhas medicinais que poderiam curar a vovó.
_ Filhinha! Já há muito tempo eu tenho ido pelo caminho da floresta até a casa da vovó e por isso deixei sinais por todo o caminho para que ninguém que por ele andasse se perdesse e pudesse chegar com segurança até lá porque o caminho era muito perigoso.
E como sei que você é obediente e cuidadosa esteja sempre atenta, alerta… Para isso preste bastante atenção aos sinais.
Eu vou contar a história da Chapeuzinho Vermelho.
Chapeuzinho vermelho era uma menina chata, gritadeira, mal educada, egoísta sem limite e o que é pior desobediente!
Certa vez a vovó de Chapeuzinho Vermelho, que é a mesma da Chapeuzinho Azul, na minha história tinha feito uma goiabada e havia chamado Chapeuzinho para ir buscá-la.
A mãe de Chapeuzinho, muito boa e paciente, chamou pela menina:
_Chapeuzinho, queridinha! Venha cá!
E a mal humorada foi logo respondendo:
_ O que que você quer? Que chatice!
A mãe da Chapeuzinho pediu a ela que fosse até a casa da vovó, lá na floresta para buscar a tal goiabada. Ah! Gente… Foi a mesma coisa que jogar água fervente na menina.
Ela sapateou, gritou, xingou, resmungou que não iria e não iria.
Então a mãe propôs uma troca: se Chapeuzinho fosse, a mãe daria a ela 10 caixas de bombons, 3 bonecas barbes com o seu namorado Fred, 1 karaokê e não sei mais o que.
Ah, gente… Foi a mesma coisa que jogar água fria. A menina ficou calminha, calminha e por causa dos presentes que iria ganhar se propôs a ir.
Retornando à Chapeuzinho Azul
E lá se foi Chapeuzinho Azul cantando “Pela estrada afora, eu vou bem contente…!
Êpa! É aqui a entrada da floresta… E ela dizia a si mesma: “Chapeuzinho Azul: não se esqueça dos sinais da mamãe.”
E assim redobrando o cuidado com a entrada da floresta, Chapeuzinho azul começou a andar pé por pé…
E não é que ali era perigoso mesmo? Foi logo ela entrar pela floresta apareceu “Lobo mau”… É, aquele garfudo, maldoso, “encardido” que fica (não só nas florestas, mas à cada esquina)à espreita de novas conquistas… E ele começou a observar Chapeuzinho Azul… Viu que ela chegava perto do primeiro sinal… Eta! Que raiva ele tinha daqueles sinais… É, ele sabia que ele não alcançasse, e desde então ele tem conseguido bem menos conquistas… É… Se fossem mais baixos ela já os tinha destruído!…
E, naquele primeiro sinal, siga em frente, o Lobo mau chegou para Chapeuzinho Azul e se apresentou:
_ Olá querida criança! Estou aqui para avisar a quem passar, que este sinal é antigo demais, perdeu a validade e eu tenho aqui todos os mapas para se chegar rapidinho à casa da vovó… E de brinde, eu vou junto: uma ótima companhia!
_ Não! Obrigada Senhor… Lobo mau… Matador de vovozinhas, desencaminhador de menininhas de Chapéu?
Êpa!
Este era o perigo que a mamãe lhe havia dito…
E se enchendo de coragem, e percebendo a presença do mal… Mandou-o embora com autoridade e seguiu seu caminho observando os sinais…
E lá se foi a Chapeuzinho vermelho bem cantando… Bom que bom… Bom… Bom… Bombom… Muito bombom. Eu vou ganhar karaokê, vou brincar e namorar com o Fred.
Foi aí que ela viu o primeiro sinal. ENTRADA DA FLORESTA. Então. Ela entrou e já entrou reclamando. Por que é que eu não vim na minha bike 287 marchas. Agora vou ter que caminhar, e eu que nem estou acostumada a andar, só ando de carro zero. Foi aí que o Lobo mau, observando aquela menina viu que era uma presa fácil, para ser desviada e comida por ele. Então meio escondido no arbusto começou a seguir Chapeuzinho. A menina sempre resmungando e o lobo gostando. Foi nesse momento que chapeuzinho se deparou com um sinal “SIGA EM FRENTE “a menina parou e disse:
_Esse negócio de seguir esses sinais estão me estressando, eu acho que vou pegar um atalho.
Nisso o lobo saltou de dentro da mata e gritou com a menina:
_Chapeuzinho Vermelho você é demais! Sou seu fã! É isso mesmo menina, nem tudo que se vê bom sinal e pra provar isso, que eu é quem sou um bom sinal, eu vou conduzí-la por esse caminho do atalho. Vou ensiná-la cada coisinha maravilhosa, ligth’s. E assim envolvida pelo sedutor lobo mau, a menina não leu mais os sinais que marcavam o caminho.
Ah, crianças! Como o lobo mau ensinava coisas horrorosas para Chapeuzinho e ainda colocava nela uma venda para que ela não visse os sinais. O lobo ensinou Chapeuzinho a fumar, beber, brigar, desrespeitar a natureza, matar passarinhos, sujar rios, falar palavrões e a menina se esqueceu totalmente dos sinais, da vovó, da mãe e do caminho certo… Ela então se viu perdida e atordoada pelo Lobo.
E começou a pensar que era seu fim, seu fim seria a morte… O lobo haveria de comê-la… Logo… Logo… Ela já até se imaginava dentro da barriga, lugar escuro, fechado, triste, sem vida… Então ela chorou, e ela…
Eu ouvi!
Chapeuzinho azul em ação!
É Chapeuzinho ou viu os gritos que vinham do outro lado do caminho… Abriu o arbusto com cuidado e não foi o que ela viu?
Sua priminha Chapeuzinho vermelho sendo enforcada pelo lobo. E chapeuzinho vermelha gritava… Gritava
_Senhor lobo porque tem estas orelhas tão grandes?
_É para captar todos os bons sinais do mundo e transformá-los em maldade…
_Não! Não! E por que estas mãos tão grandes?
_ É para usar a força de lutar e andar só no caminho do mal!
_ E olhos, ouvidos, nariz e garganta como otorrinolaringologista? Tão grandes?
_ É pra te comer!
E foi neste momento então que quase o lobo mau comia sua prima que Chapeuzinho azul catou um porrete e deu-lhe um porretada e o lobo se esvaiu em uma grande, e fedorenta lamaceira de pecado.
As chapeuzinhos se abraçaram e a vermelha agradecia a azul por ajudá-la a se livrar do lobo do pecado e as duas se colocando a caminho observando agora bem os sinais chegaram a cada da vovó que deu muita goiabada pra elas e ainda de curou da gripe.
Viram crianças, viu no que deu ser desobediente, não saber respeitar os sinais?
É, não é todo dia que tem chapeuzinho azul pra salvar a gente, não! O negócio é aprender a ler bem os sinais para se conseguir chegar onde queremos.
E os sinais da vida da gente, quem os coloca é nosso Deus. Por isso, crianças é preciso sabermos ler o sinais de Deus e nunca nos deixarmos levar pelos sinais errados que o pecado coloca no mundo.
Compromisso da semana: Nossa confiança em Deus e esperança cristã nos encorajam no compromisso por um mundo justo e fraterno.
Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br
 
Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/33o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário