16 de dezembro de 2016

4º Domingo do Advento – Ano A

“Aproxima-se o Natal de Jesus, que vem nos trazer a paz e a salvação. O seu nascimento nos dá a certeza de que Deus deseja estar sempre conosco”

– Missa com criança da semana: O nascimento de Jesus Cristo
– Evangelho: Mt 1,18-24
Jesus Cristo é o Emanuel, o Deus que está conosco
Aproxima-se o Natal de Jesus, que vem nos trazer a paz e a salvação. O seu nascimento nos dá a certeza de que Deus deseja estar sempre conosco, fazer parte da nossa vida e nos conduzir no seu amor. Contemplemos o exemplo de fé e coragem de José e Maria, que acreditaram na Palavra divina, para que saibamos acolher o Filho de Deus e o seguir com alegria e generosidade.
Acolhida –
Boa noite, queridas crianças . Boa noite a todos aqui presentes. Já até podemos nos desejar um feliz natal, afinal faltam apenas alguns dias  para sentirmos  de perto o pulsar de Jesus entre nós …
E ,por falar em Jesus, hoje nós iremos dedicar nossa celebração uma pessoa muito importante dentro do plano de salvação, a mãe dele. Vamos então crianças imaginar como foi que Deus escolheu uma pessoa tão importante para ser a mãe de seu filho. Aquele joguinho ali irá nos ajudar a também fazermos essa escolha. Será que ele escolheu uma mulher de oração ou sem fé?
Será que ele escolheu uma mulher pelo que ela vestia, ou pelo que ela orava ?
Será que a mulher que Deus queria era obediente ou era impaciente com seus pais?
Será que a mulher que Deus escolheu para seu filho era amorosa, ou ela só sabia odiar?

Será que Deus escolheu uma mulher pelo seu coração bondoso ou porque sua família era muito rica ?Vamos ver então como ficou a formação da mãe de Jesus?
Deus então escolheu uma mulher inteligente.. Que tinhas olhos ternos e doces , que falava manso ao coração, que sabia ouvir , que tinha mãos afáveis e acolhedoras, que tinha um corpo santo , sem pecado e que tinha um coração sem igual … de  um amor sem medidas.. Tem alguém assim, como ela, entre nós?
Acho difícil ter comparação em tudo, porém trazemos em nós traços de Maria, tentamos imitar o espelho da mãe e buscamos essa perfeição no seu herdeiro Jesus. Todos de  pé , vamos com alegria , iniciar nossa celebração cantando .
Ato penitencial – Agora eu quero ver se vocês entendem de fisionomia…perfil .
A cada carinha que aparecer lá no retro, vamos irão me dizer o que ela está expressando, esta bem? Agora eu preciso de vocês pra me ajudar a entender quando é que usamos essas carinhas nossas no nosso dia a dia.
Vamos lá… Quando pensamos no natal vem um monte de coisas boas na nossa cabecinha não é mesmo?
Mas quando eu vejo que o natal só simboliza o nascimento daquele lá, olhem, de Jesus, que cara será que faço?Será que eu o vejo como a figura central do natal?
E quando eu penso que o natal é só na festa , na mesa cheia , nas comidas gostosas ? Que cara eu faço?
E  quando eu vejo que natal também é tempo de oração , tempo de celebrar , de vir á missa de rezar unidos á família . Qual é a minha carinha?
E, quando eu penso que natal é tempo de papai Noel, descendo em seu helicóptero para trazer somente os sinais do comércio e da gastação? Que carinha eu faço?
E que cara eu faço quando eu vejo que natal simboliza pra mim só presente. Só o que vou  ganhar … Só o que vão me dar?
E quando eu vejo que o natal também simboliza ajudar os mais pobres, o mais necessitado, é sentir que os excluídos também fazem parte da minha família e que eu preciso aprender a dividir, a repartir, a somar com eles o que tenho? Que cara eu faço?
Então crianças, pelas muitas vezes, em que nossa cara não corresponde aos anseios de Jesus para nós, onde nossa carinha não expressa o verdadeiro sentido de natal porque ela só é comandado pelo nosso coração que faz ela se sentir assim , vamos pedir perdão cantando.
Leitura – Hoje , ultimo domingo do advento , acendemos a 4ª vela , nela está simbolizado toda a nossa alegria pela vinda do Messias , toda a felicidade por termos junto a nós
a presença de Deus vivo . Agora ouviremos o que Ele tem a nos dizer e o faremos com respeito e atenção.
Aclamação –  Como será que José aceitou ter Maria como esposa ?  Vocês sabem como? Tem alguém que quer contar ?
Pois é , quem vai nos contar essa história hoje será o padre quando ele proferir o evangelho , por isso vamos todos ficar de pé e cantar pra saudar as palavras de Jesus .
Evangelho – encenação
Preces
1 – Nós te pedimos, Senhor, por nossa igreja, que ela cresça a cada dia , espalhando a Boa nova de Jesus , ensinando todos os  povos o caminho para a Belém do coração e recebendo a graça de nos unir a cada dia  mais nos fazendo mais irmãos . Rezemos
2 – Menino Deus, nós te pedimos pelas nossas famílias, que elas sejam reduto de alegria, paz e aconchego. Que possam valorizar os frutos do seu amor inseridos nelas e as faça ser mais fieis no seu compromisso com a divulgação e a vivencia de suas palavras. Rezemos
3 – Menino Deus, nós te pedimos por todos aqueles que hoje não celebram o natal porque não conhecem a ti e aos seus ensinamentos. Faça com que cada vez mais suas palavras cheguem a todos os povos e eles possam celebrar a alegria de conhecê-lo. Rezemos
4 – Menino Deus, nós te pedimos por todas as pessoas que sofrem, que estão sozinhas, que andam tristes e desamparadas, pelos que perderam seus entes queridos, pelos idosos, pelos presos e pelos sem esperanças. Faça-os Senhor, sentir o aconchego do seu amor e renove a esperança de cada um deles, para que assim, se revistam de alegria, paz e de sua presença divina. Rezemos
5 – Menino Deus, por fim, te pedimos por todos nós, pelos nossos padres em especial,    para que alimentados na esperança da sua presença entre nós , possamos celebrar o seu natal todos os dias do ano . Rezemos.
Ofertório – Vejam só quantos presentes?! Tem presente grande, pequeno , médio para quem será ?. Devem ser os melhores, não é mesmo? Ou será que os melhores presentes estão nas embalagens menores?
Sabem pra quem são estes presentes? São para nosso Deus, que nos deu o maior de todos os presentes que foi o seu filho Jesus.  Hoje então, véspera de natal, vamos entregar cada um desses presentes ao nosso  Deus . Neles existem alguns vales presentes… As crianças que escolherem os presentes que darão, deverão ler o vale presente que servirá pra todos nós também, entregarmos nesta noite, ao nosso Deus. Vamos lá.
Você_ (nome da criança )que presentes desses escolhe pra oferecer ao nosso Deus?
Veja só o que fala no vale presente. (Este vale é nosso compromisso de neste natal acolher com muito mais carinho o menino Deus)e assim segue as ofertas que precisarmos ..
Este outro fala o que?
E este?
Agora este.
Vamos ver este?
E por fim, junto ao pão e ao vinho, vamos ver que presente restou para nosso Deus. Tudo isso oferecemos com o compromisso de vivermos não só neste natal, mas em todos os natais de nossa vida. Amém .
Ação de graças . Que alegria… é quase natal … Daqui poucas horas Jesus estará chegando, novamente para nos trazer a salvação, para trazer luz ao mundo que nos mostrará o caminho , a verdade e a vida … Tudo isso se fez presente porque uma mulher disse seu SIM. Maria , uma mulher de coragem , de fibra , de oração … nos faz entender o mistério , nos faz sermos mais irmãos .. nos faz estarmos mais próximos e nos sentir mais amados e acolhidos sobre sua proteção .. A ela, nossa mãe também, nosso eterno agradecimento e  nossa homenagem final…
Maria , mulher de fé …
Vou lhe contar uma história, de uma jovem chamada Maria
Em Nazaré da Galiléia, outra igual eu não sei se existia
Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos,
Só sei que Maria de Nazaré resolveu se casar com José.
Vou começar minha história, relembrando as garotas de então
Em Nazaré da Galiléia, o assunto era libertação
Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos
Só sei que Maria de Nazaré resolveu assumir sua fé.
Vou prosseguir minha história relembrando as idéias que havia
Em Nazaré da Galiléia, a mulher muito pouco valia
Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos
Só sei que Maria de Nazaré, foi a santa mulher de José.
Vou recordar nesta história, as batalhas que o mundo hoje trava
Em Nazaré da Galiléia, lá também já se massificava
Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos,
Só sei que Maria de Nazaré, inda não conhecera José.
A jovem senhora um dia, recebeu um recado divino
Por ela o amor nasceria, a verdade seria um menino
Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos
Só sei que Maria de Nazaré, aceitou mas não disse a José.
Vou lhe falar da agonia, que nos dois corações se criou
Pois ela explicar não podia, e o marido julgar não ousou
Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos
Só sei que Maria de Nazaré, mereceu o amor de José.
Para Belém noite e dia, caminharam pro recenseamento
Ninguém deu abrigo a Maria, não havia mais alojamento
Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos
Só sei que no ventre daquela flor, rejeitaram o libertador.
Vou terminar minha história, recordando os casais de hoje em dia
Em Nazaré da Galiléia, o divórcio também existia
Não sei se eram verdes seus olhos, não sei se foi loira ou morena
Só sei que Maria de Nazaré, foi fiel a seu Deus e a José.

Historinha para o teatro da semana:

A escolhida

Técnica: Dramatização
Personagens: Narrador – Maria – Gabriel – Miguel – Raquel – Voz de Deus – Isabel
Aconteceu um dia, lá no céu, um grande reboliço…
É que anjinhos andavam ansiosos porque tinham ficado sabendo que havia chegado o tempo de finalmente escolherem a mãe do Salvador… É do Filho de Deus!
E logo, logo, um deles iria levar a boa nova à escolhida, aquela que seria a mãe do Filho do Senhor e Salvador de todo homem.
Miguel, Rafael e Gabrielzinho se colocaram de prontidão e arrumavam todos os cantinhos do céu… Tudo tinha que ficar muito limpo para receber a grande notícia – um deles seria o escolhido para tão linda missão.
Que alegria estavam sentindo… E que expectativa!
E aconteceu…
Lá do alto se ouviu a poderosa voz do Senhor Deus:
Deus: – Miguel, Rafael e Gabrielzinho! Chegou a hora! A escolhida é Maria… Um de vocês será enviado!
Miguel: – (Todo reverente) Senhor! Eu me ofereço, pois meu vôo é ligeiro e mais rápido estarei com ela! Já posso arrumar as minhas malas?
Rafael: – (Todo reverente) Eu também Senhor… Me ofereço, pois sou forte e mesmo que os ventos mudem e queiram me impedir de chegar, eu estarei lá, sem falta e nem mala preciso levar!
Gabriel: – (mais humilde) Senhor, também me alegraria em ser o enviado para tão importante missão. Estarei feliz em servir… Apesar da minha pequenez!
Deus: – Isto! Servir! Esta é a palavra que me encanta em Maria! Que seja você Gabrielzinho, o enviado (E o Senhor se afastou deles.)
Então, houve certa murmuração, pois Miguel e Rafael achavam Bielzinho meio inexperiente… Sua asinha estava meio torta… Sua auréola havia amassado de um ladinho nas suas corridas pelo céu… Mas a Sabedoria era inquestionável… E então Miguel e Rafael se propuseram a acompanhar Bielzinho nessa maravilhosa missão, só que ficariam de longe… Apenas presenciando o grande momento.
Então, arrumaram as asinhas, ajeitaram as túnicas, esperaram uma corrente de ar mais forte e num vôo rasante se colocaram a caminho, alegres… Felizes.
A escolhida estava logo ali.
Maria era uma jovem simples, de grande coração… Fiel ao seus pais e que adorava a Deus de todo seu coração. Sempre preocupada com as tarefas do lar, vivia lá e cá, pronta a ajudar, a servir, mas o mais bonito na vida de Maria eram as orações. Estava sempre a rezar.
E Bielzinho, mensageiro de Deus, se encheu da Grande Presença e se colocou perto de Maria.
(Música)
Gabriel: – Ave Maria!
Maria: – (susto) Quem é você? De onde você veio?
Gabriel: – Não se assuste, Maria! Sou o anjo Gabriel! Você, Maria é cheia de graça! O Senhor me enviou!
Maria: – Como? Eu? Cheia de graça?
Gabriel: – Sim, Maria! Você foi a escolhida para ser a mãe do Filho de Deus e lhe porás o nome de Jesus!… E seu reino não terá fim!
Maria: – Mãe? Eu? Mas como se não conheço homem nenhum?
Gabriel: – Maria, o Espírito Santo de Deus te envolverá com a sua sombra e bendito será o fruto do vosso ventre, por isso Ele será chamado Filho de Deus. Também Isabel, sua prima, está esperando um filho quando já não o podia ter, ele vem para abrir, caminho para Jesus.
Maria: – E José, meu noivo? Como direi a ele?
Gabriel: – Não se preocupe, Maria. Eu aparecerei a ele em sonho e darei a notícia que ele será o pai adotivo do Filho de Deus.
Maria: – (se ajoelha) “Eis aqui a serva do Senhor, faça em mim segundo a tua palavra.” (a música é interrompida)
E então, naquele momento se fez um profundo silêncio (pausa) e Bielzinho se afastou de Maria.
Miguel e Rafael se uniram a Bielzinho e os 3 muito emocionados, combinaram que seguiriam com Maria, de longe, até a casa de Isabel.
E Maria saiu pra visitar sua prima acompanhada, sem saber, de seus 3 protetores.
E eles cuidaram dela para que não tropeçasse em pedra alguma. Finalmente ela chegara à casa de Isabel.
Maria: – Isabel!
Isabel: – Maria! (abraços)
Isabel: – Maria! Veja! (coloca a mão de Maria em sua barriga) Assim que a vi, Joãozinho não pára de pular no meu ventre! (e se afastando dela, fala com reverência) – Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem a honra de vir a mim a mãe do meu Senhor? (Maria se volta para o povo e diz com alegria)
Maria: – Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é santo. Sua misericórdia se estende de geração em geração, sobre os que o temem. Eu o amo e servirei a meu Deus de todo o meu coração!
É, crianças, que exemplo lindo Maria nos revela no seu sim, por isso ela é a escolhida de Deus.
Que a exemplo dela, todos nós possamos assumir com Jesus um compromisso de sempre dizermos sim ao chamado de nosso Deus e estarmos sempre prontos a amá-lo e a servi-lo.
Compromisso da semana:
Combinar com a(o) catequista e os colegas da turma a participação na novena de Natal rezada na casa de uma família da comunidade.
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/4o-domingo-do-advento-ano/

Sem comentários:

Enviar um comentário