1 de dezembro de 2016

Sugestão para Grupinho de Oração


RESPONSÁVEL: Daniela Pereira Lopes


Boa noite! Hoje eu vim aqui com muita alegria falar de algo muito importante, mais vou precisar da ajuda de vocês. Alguém conhece essa mulher? (Mostrar imagem de Maria). Quem é ela? O que você pode me falar sobre ela... (deixe eles falarem) Ela é a mãe de Jesus, rainha do céu, rainha da paz. Como ela era? Brava? Não, era paciente, educada, ensinava com amor, tinha sabedoria, era inteligente, forte na oração, obediente a Deus. Ela acreditava nos planos de Deus e tinha por Ele imenso respeito e amor. Mas como será que ela conseguia ser assim? Será que é fácil ser paciente, perdoar sempre, não ter raiva?

Maria contava com uma grande ajuda. Sua vida foi marcada pela presença forte do Espirito Santo de Deus. Quando o anjo apareceu para avisar que ela ficaria gravida como ele disse que seria: descerá sobre ti o Espirito Santo e te envolverá. Quando Maria estava reunida com os apóstolos em pentecostes o que aconteceu? O espirito Santo desceu sobre eles e sobre ela mais uma vez.

Quando o Espirito Santo age em nós e nos envolve somos revestidos de 7 dons importantes que nos ajudam a ser como Maria.

Ele nos dá o dom da sabedoria. Com ele nós entendemos melhor e selecionamos o que é mais importante em nossa vida. A sabedoria fortalece nossa caridade e nos prepara para a visão plena de Deus. Sendo sábios conseguimos desapegar das coisas da terra e sentir o gosto maior pelas coisas do céu. A sabedoria nos dá uma fé expectante, nos ensina a ser melhor. Tendo o dom da sabedoria confiaremos nos planos de Deus assim como Maria. Seremos medrosos tendo esse dom? Não. Por falar em medo. Me lembrei de outro dom. O dom da fortaleza.

O que vocês veem nessa imagem? Um menino e um leão. O leão é medroso? Não. Ele é corajoso? Mas o leão passa por muitos problemas? E Dificuldades? Sim. E ele enfrenta tudo de peito aberto. O dom da fortaleza nos faz ser corajosos, nos faz ser fortes mesmo diante de situações difíceis. Ele não nos deixa desistir. Este dom nos ajuda a ser vitoriosos nas batalhas contra os inimigos espirituais. Se pensarmos por outro lado, o homem tem medo do leão? Sim. Ele é um animal feroz. Daniel foi lançado na cova dos leões e ele não teve medo porque ele sabia que Deus estava com ele. Isso o fortalecia e tirava o medo. Maria ficou fraca diante das dificuldades como realizar grandes viagens, fugir para o Egito? Não. Assim somos nós quando pedimos e recebemos esse dom. Somos fortes em Cristo. 
Sabe crianças o Espirito Santo também pode nos dar o dom da ciência. Alguém sabe o que é ciência? Ciência é uma disciplina que vocês estudam na escola sim, mas aqui ela é diferente. Lá estuda as coisas e animais para entender melhor, não é? O dom da ciência nos ajuda a entender melhor as coisas de Deus, seus planos e sua vontade em nossa vida. Qual era o plano de Deus para Maria? Gerar seu filho, ensinar os homens a viver em comunidade. Ela fez parte do plano de salvação de Deus pra nós. E pra nós? Qual será o seu plano? Será que Deus quer nos ver chorando? Tristes? Brigando? Ele tem um plano de amor e salvação pra cada um de nós. Quando usamos o dom da ciência sabemos discernir se determinada coisa é ou não plano de Deus pra nós. Com ele vamos ter um conhecimento profundo de Deus e criamos com Ele mais intimidade e amor. Deus é além de criador, nosso amigo, nosso pai.

O dom da ciência está ligado também a outro dom. O dom do entendimento ou da inteligência. Este dom precioso nos faz sentir a presença de Deus mesmo nas dificuldades. Maria teve dificuldades? Sim. Por exemplo, ela encontrou uma casa confortável pro seu filho nascer? Não. Ele nasceu numa estrebaria. Quantos de nós temos dificuldades? Entristecemos? Ficamos travando batalhas contra o inimigo? Este dom nos faz entender que mesmo diante de tudo Deus está presente e tem algo bom pra nós. Em Jeremias 24,7 o Senhor diz assim: “Eu lhes darei um coração capaz de me conhecerem e entenderem que eu sou o Senhor.” Ele é o senhor de todas as coisas, de tudo que temos e de todas as situações que passamos em nossas vidas...É bíblico também que Ele disse que não cai um cabelo de nossa cabeça sem que ele saiba. Então precisamos assim como Maria a aprender a confiar em Deus e ter a certeza que Ele caminha conosco todos os dias...

Como é bom quando alguém vem em nosso auxilio né? Maria foi visitar Isabel e ajuda-la na sua gravidez. Jesus curou doentes, alimentou famintos e deu de beber a samaritana. O Espírito Santo nos ajuda a ser misericordiosos, nos ajuda a ser piedosos como o pai é conosco. Ele nos dá o dom da piedade. Com esse dom aprendemos a ser imitadores de Cristo. Ele santifica nossos afetos. 

O Espirito Santo também nos dá o dom do Conselho. Este dom nos liga uns aos outros, ajuda-nos a trilhar o caminho certo. Ele nos ajuda a discernir caminhos e opções, nos ajuda a escutar e orientar o outro. Ele nos orienta. 

Por fim o Espirito Santo nos dá o dom de temor a Deus... Temor não é temer, ou tremer de medo de Deus. Mas ter o dom de temor a Deus nos faz respeita-lo e ser submissos a sua vontade. Esse dom nos faz querer adorar a Deus, reconhecer e valorizar sua presença. Nos faz não querer pecar para não entristecer aquele que amamos. Eu quero ser melhor por ele.

Viram Maria era caridosa, carinhosa, paciente, sábia porque estava cheia do Espirito Santo de Deus e esse Espirito a auxiliava em sua caminhada. Nós devemos ser como Maria. Devemos ficar cheios do Espirito Santo para que ele nos de os dons necessários e nos ajude em nossa caminhada rumo ao céu.


Fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=671732922997876&id=100004835228921

Sem comentários:

Enviar um comentário