1 de dezembro de 2016

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - Dezembro 2016

A matança dos inocentes pertence, como o episódio da estrela dos Reis Magos, ao evangelho da infância de Jesus narrado por São Mateus. Os Magos haviam perguntado pelo rei dos judeus (Mt 2, 1) e Herodes – que ocupava o posto de rei dos judeus na época – inventa uma história para averiguar quem poderia ser aquele que considerava um potencial usurpador, pedindo aos Magos que o informassem quando regressassem. Quando soube que voltaram por outro caminho, “ficou muito irado e mandou massacrar, em Belém e nos seus arredores, todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado aos Magos" (Mt 2,16). Bem antes, também o Faraó havia mandado matar todos os recém nascidos dos hebreus, como conta o livro do Êxodo, mas salvou-se Moisés, que depois libertou o seu povo (Ex 1,8 – 2,10).


Nos nossos dias também estamos presenciando a matança de milhares de crianças:
- Aborto;
- Violência física, verbal, moral e sexual;
- Ideologia de Gênero;
- Sensualização;
- Doutrinação para a guerra;
- Drogas e criminalidade;
- Diluição das famílias…
Mais do que nunca devemos estar de sentinela! Nesse mês vamos contemplar a imagem do DESTERRO! Essa imagem tem muito a nos falar, evangelizadores de crianças!
A palavra 'desterro' significa exílio, banimento, ficar sem a terra natal. Foi exatamente isso que a Sagrada Família viveu quando teve que fugir para o Egito por causa da perseguição do rei Herodes. A imagem é rica em símbolos. Vamos conhecê-los:
Nossa Senhora
A postura de Maria na imagem de Nossa do Desterro chama a atenção. A Sagrada Família está sendo desterrada, ou seja, está sendo exilada, está partindo em fuga para o Egito, uma terra distante, com pessoas, língua, religião e costumes muito diferentes. Mesmo assim, Maria se apresenta em paz, cheia de mansidão e humildade.
O manto azul de Maria
O manto azul de Nossa Senhora do Desterro simboliza a verdade e o céu. Verdade porque ela caminhava na verdade, dizendo sempre sim a Deus. O céu está simbolizado no azul porque, mesmo fugindo, mesmo sendo perseguida por um rei sanguinário, Maria e José estão com o menino Jesus, que é Deus, que é paz, que é o Sumo Bem. O céu está com eles.
A túnica branca do Menino Jesus
A túnica branca do Menino Jesus simboliza a pureza e a santidade deste Menino que é Deus, que é santo, que é o salvador. A postura do menino Jesus também é de paz e serenidade, apesar da dificuldade que estão passando.
São José
A imagem de São José na cena do desterro de Nossa Senhora tem muitos significados. É ele quem segura a rédea do jumento, ou seja, é ele que dirige e guia; é ele o guardião da Sagrada Família. Vejamos outras características de São José na imagem de Nossa Senhora do Desterro.
O manto marrom de São José
O manto marrom de São José simboliza sua humildade. A humildade de José aparece mais quando ele se submete à vontade de Deus, acreditando nas revelações que recebera e obedecendo prontamente. A cena da fuga para o Egito é um exemplo clássico. O anjo avisou José em sonho dizendo para ele fugir para o Egito por causa de Herodes. José obedeceu sem questionar assumindo todas as consequências deste ato.
A túnica amarela de São José
A túnica amarela de São José na imagem de Nossa Senhora do desterro, simboliza a presença do divino nesta ocasião. José não era divino; era um homem como todos os outros, porém, estava sendo guiado pela vontade de Deus, estava obedecendo à vontade de Deus. Por isso, o próprio Deus se faz presente em sua vida e neste momento.
O cajado de São José
O cajado de São José simboliza a direção dada por Deus e a firmeza, o apoio durante o caminho. O cajado era usado pelos viajantes como apoio e segurança. Foi exatamente apoio e segurança que São José recebeu de Deus ao aceitar com humildade a missão de guardião do Menino Jesus e de Maria.
A trouxa marrom de São José
Marrom é a cor da terra, da simplicidade. A trouxa marrom que São José carrega amarrada no cajado simboliza a simplicidade desta família, que tem apenas uma trouxa como bagagem. Isso nos fala que a Sagrada família estava sempre pronta para 'partir' sem dificuldade, sem pesos nem amarras de bens materiais. Estavam prontos para obedecer ao senhor.
O jumento
O jumento na imagem de Nossa Senhora do Desterro simboliza a providência de Deus, que não deixou faltar nada à Sagrada Família e transportou Maria e o Menino Jesus. O jumento é também um animal dócil, manso e útil. Ele nos lembra que aqueles que servem a Deus devem sempre agir com mansidão e bondade.
Que essa imagem nos inspire em nossa vida, em nossa oração, em nosso servir!
COMO REZAR?
- Terço Bizantino do Evangelizador
- Ciclo Carismático
- Intercessão profética pelas intenções
- Finalizar com a oração à Nossa Senhora do Desterro: “Ó Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe do Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador do Mundo, Rainha do Céu e da terra, advogada dos pecadores, auxiliadora dos cristãos, protetora dos pobres, consoladora dos tristes, amparo dos órfãos e viúvas, alívio das almas que penam, socorro dos aflitos, desterradora das indigências, das calamidades, dos inimigos corporais e espirituais, da morte cruel, dos tormentos eternos, de todo bicho e animal peçonhento, dos maus pensamentos, dos sonhos pavorosos, das cenas terríveis e visões espantosas, do rigor do dia do juízo final, das pragas, dos incêndios, desastres, bruxarias e maldições, dos malfeitores, ladrões, assaltantes e assassinos.
Minha amada Mãe, eu prostrado agora aos vossos pés, com piedosíssimas lágrimas, cheio de arrependimento das minhas pesadas culpas, por vosso intermédio imploro perdão a Deus infinitamente Bom.
Rogai a vosso Divino Filho Jesus, por nossas famílias, para que ele desterre de nossas vidas todos estes males, nos dê o perdão de nossos pecados, e nos enriqueça com sua divina graça e misericórdia.
Cobri-nos com vosso Manto maternal, ó divina estrela dos montes.
Desterrai de nós todos ao males e maldições. Afugentai de nós a peste e os desassossegos.
Possamos, por vosso intermédio, obter de Deus a cura de todas as doenças, encontrar as portas do Céu abertas, e convosco ser felizes por toda a eternidade. Amém.
Nossa Senhora do Desterro, rogai por nós que recorremos a Vós.”
Pedimos também que , pelo menos uma vez neste mês, seja feito JEJUM por estas intenções.
No dia 13 encaminhem para o e-mail do seu coordenador(a) diocesano/estadual ou diretamente para o e-mail: paula_generoso@yahoo.com.br, faremos um único relatório do dia da Mobilização e encaminharemos para o núcleo nacional do Ministério.
INTENÇÕES DO MÊS DE DEZEMBRO:
- Pelo Ministério para Crianças e por todos os evangelizadores infantis
- Por todas as novas coordenações do ministério escolhidas para o próximo biênio
- Pelas crianças e adolescentes vítimas dos “herodes” atuais
- Pela Renovação Carismática Católica do Brasil e todos seus projetos (Veja as intenções no site da RCC Brasil)
- Em agradecimento por todas as obras que o Senhor realizou nesse ano de 2016
HORÁRIO DE BRASÍLIA / ESTADO(S)
0h às 1h - Amazonas
1h às 2h - Bahia
2h às 3h - Ceará
3h às 4h - Distrito Federal
4h às 5h - Espírito Santo
5h às 6h - Goiás
6h às 7h - Maranhão
7h às 8h - Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
8h às 9h - Minas Gerais
9h às 10h - Pará
10h às 11h - Paraíba
11h às 12h - Paraná
12h às 13h - Pernambuco
13h às 14h - Piauí
14h às 15h - Rio de Janeiro
15h às 16h - Rio Grande do Norte
16h às 17h - Rio Grande do Sul
17h às 18h - Rondônia e Roraima
18h às 19h - Santa Catarina
19h às 20h - São Paulo
20h às 21h - Sergipe e Tocantins
21h às 22h - Acre
22h às 23h - Alagoas
23h às 24h - Amapá

Sem comentários:

Enviar um comentário