20 de dezembro de 2016

Natal – Ano A

“No Natal lembramos que Jesus é a grande luz que vem para tirar o mundo da escuridão do egoísmo e da falta de amor.”

– Missa com criança da semana: Natal
– Evangelho: Jo 1,1-18
Jesus é a Palavra do Pai que veio habitar entre nós
Felizes e agradecidos, celebramos nesta eucaristia o nascimento de Jesus. Ele é a grande luz que vem para tirar o mundo da escuridão do egoísmo e da falta de amor. Por meio do seu Filho, Deus se faz presente entre nós para nos ensinar a nos amarmos uns aos outros como irmãos e irmãs, construindo um mundo de igualdade, justiça e paz.
Natal , crianças , é amor em ação
Toda vez que amamos ,
Toda vez que doamos
É Nata
Acolhida –
– Feliz natal ,crianças
Feliz natal a todos aqui presentes.
Vamos nos cumprimentar desejando ao nosso irmão ao nosso lado todo bem que o Natal nos traz, afinal de contas estamos no oitava dele , onde celebramos com alegria o nascer do Menino – Deus .
Sabem de uma coisa, crianças? São muitos anos de missa… São muitos anos de historinha querendo ensinar a vocês como é viver o evangelho de uma forma simples. E quando chega o natal paramos pra assistir a história mais linda de todas … Nenhuma história se iguala a de Jesus, contada pela bíblia, da forma mais simples. Mais humilde. Ele se fez assim para que assim nós fossemos e, por isso, nos a respeitamos.

Nesta noite de natal. Nós só vamos cantar e relembrar a história de Maria, de José, dos reis magos, do boi, do burro, da estrela, dos pastores, dos anjos. A história que nos encanta e nos ensina a sermos melhores a cada dia…

Hoje essas personagens trazem a mensagem deste natal que o menino Jesus veio trazer… é tempo de paz .. Tempo de amor… Tempo de ver no próximo o rosto do Próprio cristo.Nesta noite de natal. Nós só vamos cantar e relembrar a história de Maria, de José, dos reis magos, do boi, do burro, da estrela, dos pastores, dos anjos. A história que nos encanta e nos ensina a sermos melhores a cada dia…
Entram (entram :papai Noel tocando o sininho , a estrela guia, os anjos arrumando o cenário vassouras.. entra o boi com mato .. entra o burro com capim seco .. entra os carneirinhos com folhinhas .. todos em volta ao retro ….. , entra os pastores com cajados .. entram os presos com roupas , os pobres com sapatos , os velhinhos com a colchinha .. entram as crianças trazendo flores .. os reis magos com os presentes .. entra José .. . trazendo um presente , dentro o pano escrito paz na terra )
Entra Maria com o menino Jesus.. Todos formam o presépio.. Abrem o caminho para o menino.. As pessoas se ajoelham e Jesus é mostrado a todos os povos
Fala-se a frase
E a palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do pai como filho unigênito, cheio de graça e verdade. Seja bem vindo Jesus entre nós e nos traga a sua paz .
Amém
Ato penitencial – agora, colocando Jesus na sua manjedoura, vamos todos nos ajoelhar e diante desta criança que nos traz a imagem viva do Cristo presente em nosso meio , vamos pedir perdão.
Homem – senhor, nós e nossos filhos agradecemos o dom da vida, o grande mandamento do amor , mas reconhecemos que estamos com dificuldades . Vemos que hoje muitos homens abandonam a família, desrespeitam as suas mulheres, deixam filhos só com as mães, não tem tempo para a família, deixam-se envolver por vícios , principalmente o da bebida .
Nós queremos nos redimir,pedir o seu perdão , trabalhar para construir um mundo melhor para o homem , para sua família e para toda a sociedade .
Nós queremos encontrar e ver você, Jesus, caminhar juntos e receber a força para esta transformação .
Por isso , nós te pedimos perdão .
Resposta – perdão, menino Jesus, perdão
Mulher- Senhor , você nos disse e nós acreditamos que somos templo do Espírito Santo . Somos templo onde Deus habita. Nem sempre temos respeitado este templo de Deus.
Jesus, ficamos admirados, sabendo que és Deus e quiseste vir ao mundo através do ventre de uma mulher! Isto valoriza a mulher e a maternidade que hoje são tão desprezadas. Isto dignifica a vida! Senhor, és o Deus da Vida.
Vem em nosso auxilio para que resgatemos o valor da vida desde o momento em que é concebida até o idoso, ao doente e ao agonizante, senhor.
Perdoa-nos Senhor, pelos nossos muitos erros. Vem em nosso auxilio para que sejamos esposas, filhas, mães e cidadãs que vivam e eduquem para valores ensinados no seu Evangelho.Por isso , nós te pedimos perdão por muitas vezes assim não agirmos
Resposta –
Criança – sei senhor que sou ainda bem criança, mas quero em nome de todas as outras lhe pedir perdão, porque muitas vezes não agimos como o Senhor espera. Somos pequenos e deveríamos aprender com quem tanto nos ensina e nos educa, mas nem sempre queremos ouvi-los, nem sempre somos os filhos bons que nosso pais esperam e, nem sempre somos os filhos que Deus tanto ama, pois deixamos que o pecado invada nosso coração.
Por tudo isso, senhor, queremos o seu perdão e dar a certeza de andar nos passos do menino Deus, desejando ser como ele e vivendo o que ele nos ensinou .
Por isso , pelos nosso erros , nós te pedimos perdão .
Resposta
Padre – cumprimenta e reza a oração do perdão, convida o povo a cantar o glória . ( as pessoas da encenação saem )
Leitura – sentadinhos agora, vamos ouvir nossa leitura, aonde o profeta Isaias vem nos trazer a boa nova do céu.
Aclamação – agora, na alegria do senhor que veio em forma de criança, para nos mostrar que tudo começa desde a criação, desde bem pequenos, assim como vocês. vamos ficar de pé e cantar o canto de aclamação ao Evangelho.
Evangelho –
Preces –
1- Nós te pedimos, Senhor, por nossa igreja, que ela cresça a cada dia , espalhando a Boa nova de Jesus , ensinando todos os povos o caminho para a Belém do coração e recebendo a graça de nos unir a cada dia mais nos fazendo mais irmãos . Rezemos
2- Menino Deus, nós te pedimos pelas nossas famílias, que elas sejam reduto de alegria, paz e aconchego. Que possam valorizar os frutos do seu amor inseridos nelas e as faça ser mais fieis no seu compromisso com a divulgação e a vivencia de suas palavras. Rezemos
3- Menino Deus, nós te pedimos por todos aqueles que hoje não celebram o natal porque não conhecem a ti e aos seus ensinamentos. Faça com que cada vez mais suas palavras cheguem a todos os povos e eles possam celebrar a alegria de conhecê-lo. Rezemos
4- Menino Deus, nós te pedimos por todas as pessoas que sofrem, que estão sozinhas, que andam tristes e desamparadas, pelos que perderam seus entes queridos, pelos idosos, pelos presos e pelos sem esperanças. Faça-os Senhor, sentir o aconchego do seu amor e renove a esperança de cada um deles, para que assim, se revistam de alegria, paz e de sua presença divina. Rezemos
5- Menino Deus, por fim, te pedimos por todos nós, pelos nossos padres em especial, para que alimentados na esperança da sua presença entre nós , possamos celebrar o seu natal todos os dias do ano . Rezemos.
Ofertório – Hoje, antes de a missa começar, nós pedimos a várias crianças que escrevessem uma cartinha para o menino Jesus, oferecendo a ele um presente especial. Elas estão todas aqui, neste painel.
Então, como oferta especial, vamos ler as ofertas das crianças e juntar as nossas, oferecendo a Deus, junto ao pão e ao vinho estes presentes tão especiais.
(Depois que ler as cartas –Com alegria, vamos cantar o nosso canto do ofertório)
Comunhão – Que noite mais linda esta do natal, ninguém é mais feliz do que nós hoje, quando Jesus está presente conosco. Que o natal seja todos os dias e, que, nesta comunhão, possamos reforçar a Deus Menino nosso compromisso de ama-lo sempre, segui-lo sempre , ouvi-lo sempre mais.
Por isso vamos cantar pra recebe-lo na alegria do natal.
Ação de graças – um certo homem esteve aqui e tinha em mente e coração amar .. amar .. amar ..
Seus sonhos se espalharam em corações férteis e suas palavras caíram por terra onde foram fecundados, germinado em fórmulas perfeitas de amor.
Ao nosso menino deus , cada vez mais perto de nós , cada vez se oferecendo mais em sacrifício a nós , nosso carinho , nossa dedicação , alegria e amor , não só no natal , mas todos os dias de nossa vida

Historinha para o teatro da semana:

O verdadeiro sentido do Natal

Finalmente o natal chegou, pensava no canto o bebelzinho, mas ele tinha tantas dúvidas sobre realmente o que significava o natal .
Bebel- Agora , eu vou saber o que é natal , com certeza todos irão me contar o verdadeiro sentido do natal .Vou começar agorinha mesmo a perguntar para todos e vou anotar aqui no meu caderninho Vamos lá . Ei , paiiiii. Tenho uma dúvidas aqui , queria muito que o senhor me esclarecesse .
Pai – ihhhhhhh , já vem com aquela pedição comum a época …
Bebel – o que é natal para o senhor ?
Pai – deus que me livre desse tal natal, menino, num tô podendo nem ouvir falar nisso mais , haja dinheiro . Não me venha, você, querer dar mais um golpe que sua mãe já fez isso. Acabou com o meu décimo terceiro e fez conta até para o décimo oitavo. Não quero nem saber do tal natal. To endividado até os dentes. natal pra mim é só dívidas e contas , contas e mais contas .
(Pai sae)
Bebel – deixa eu anotar : para o papai , natal é só dívidas e contas .
(Mãe entra com mil pacotes .)
Mãe- anda depressa menino , me ajuda que esse natal foi um inferno de tanto tumulto . Ah , meu Deus como as lojas estavam cheias , que confusão , que filas enormesssssss.
Bebel – uai mãe , natal é o que mesmo ?
Mãe – ora ,menino, que pergunta mais boba , toda criança sabe que natal é sempre a mesma coisa , é sair pra comprar presentes e mais presentes, enfrentar filas e mais filas , comprar , comprar e comprar . Não é lindo o espírito de natal ? Agora me ajude a levar tudo isso pra dentro, pois preciso comprar muito mais.
Bebel – nossa, para o papai natal é só dívidas , para a mamãe é só compras . Ehhh !!!Achei que natal tivesse outro significado
(Entra a tia toda atarefada com uns papéis .)
Bebel – Ei , tia .. conta pra mim o que é natal pra vc .
Tia – você tem cada uma, né , como se não soubesse o que é natal e , por falar nele, me ajude a enrolar os papéis do amigo oculto , porque natal sem amigo oculto não é nada .
Bebel – mas ,tia .
Tia – menino,não tem mais e nem menos . vc vai ajudar ou vai ficar enrolando ? Ah.. deixa pra lá .. eu faço isso e não se esqueça de depois tirar o seu papelzinho , hein !?
Bebel – para o papai natal é dívidas, para a mamãe é compras, para a titia é amigo oculto
Irmão – oh , irmão … já pensou no que vai ganhar neste natal ?
Bebel – ainda não …
Irmão– pois eu estou sonhando com minha bis, toda azul , rodando com as gatas por ai , numa mais , liberdade ,sacou !
Bebel – uai , mas o que tem o natal a ver com sua moto ?
Irmão – ce bebeu, cara? Natal é presentes ,morou ?!
Sem presentes… natal não é nada. Ah!! Deixa você viajar na maionese porque eu vou é contar pra gata o natal que eu vou ter .. e ela tb é claro …
Bebel – então natal é presentes, é dívidas, é compras, é amigo oculto…
Cozinheira – olha aonde pisa, garoto?Num tá vendo a trabalheira que é natal? É um tal de peru duro que demora quase um ano pra assar, uma tal de farofa que tem mil coisas pra picar, um tal de salpicão que mistura tudo que tiver em casa… e tem também os doces e mais as bebidas , e mais a ceia e mais …. Deus me livre deste natal… natal é só trabalheira .
Bebel – então natal é trabalheira!? Gente do céu e eu que achei que era uma festa legal. já sei vou perguntar pra minha irmã que ela deve saber se é isso mesmo .
(Entra gritando a irmã que está no telefone e faz sinal pra ele sair)
Irmã – aloooo, Ronaldinho.Pô , gato , tô aqui no maior sufoco , ce sabe né … natal é tempo de vestir uma roupa nova e eu tenho tantas tá difícil escolher .. já fiz a chapinha no cabelo , tirei as cutículas , depilei .. to prontinha pra gente curtir , pois natal é isso … curtição .
Bebel – pô… Natal pro papai é dívidas .. pra mamãe é compras , pra titia amigo oculto , pro meu irmão é presente , pra cozinheira é trabalheira e pra minha irmã é curtição . Natal tem tantos significados. Mas eu aprendi que era um só. Já sei, meu primo é um cara legal e deve saber me responder.
Primo – oi, cara, qual é a da hora?
Bebel – sabe o que é .. eu tô doidinho pra saber o que é o natal ?
Primo – gente, mas vc não sabe ?
Bebel – não, mas você então sabe ? Que beleza , cara .
Primo – pô cara , natal é a capital de Belém .. ou é Belém a capital de natal .. ihhhhhhh agora vc me confundiu .. Deixa eu ir olhar no dicionário .
Bebel – nossa cada vez mais eu fico mais e mais confuso …acho que só uma pessoas pode resolver o meu problema .. Isso .. a vovó …
Bebel-ei , vovó …
Vovó- olá , meu querido netinho …
Bebel – sabe vovó eu queria muito saber o que se celebra no natal e sai perguntando pra pessoas mais perto de mim , só que eles me deram muitas respostas , mas nenhuma que me convencesse .
Para o papai natal é dívidas , pra mamãe é compras , pra tia é amigo oculto , pro irmão é presentes , pra cozinheira é trabalheira , pra irmã é curtição , pro meu primo é capital de alguma coisa… vovó , a senhora sabe o que é o natal ?
Vovó – claro ,meu netinho. Natal vem de nascimento .. nascimento de uma pessoa muito especial .. Natal é a celebração do nascimento do filho de Deus , Jesus , que veio ao mundo dar a sua vida pra nos salvar … isso é natal .
Bebel – nossa vovó .. quer dizer que o menino deus nasce hoje ?
Vovó – sim , meu netinho .. todos os anos celebramos o nascimento do menino Deus . As pessoas andam esquecendo disso, colocando outras coisas pra valorizar o natal, mas você precisa saber , só existirá Natal enquanto pessoas ,como você, estiverem procurando o verdadeiro sentido dele .
Bebel – mas,vovó, então precisamos contar pra todo gente o verdadeiro espírito do natal , pra que ele jamais se perca entre compras e festas ,dívidas e curtição , trabalheiras e presentes .
Vovó – vamos,meu filhinho , vamos espalhar aqui , dentro da nossa família o verdadeiro sentido do natal
Bebel – sabe de uma coisa vovó?Natal pra mim é isso, celebrar a alegria deste momento com aqueles que acreditam nele e fazer com que aqueles que o substitui aprendam de vez o que é o natal. Vamos lá vovó e um feliz natal a todas vocês, crianças que tem a mesma missão que eu estou tendo hoje, ensinar aos grandes o verdadeiro sentido de natal .
Compromisso da semana: Celebrar o Natal de Jesus é acolher com fé este grande presente que nos é dado e que nos faz dar glória a Deus no mais alto dos céus.

Kit livros para catequese e missa com crianças

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br


Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/natal-ano-a/

Sem comentários:

Enviar um comentário