1 de dezembro de 2016

Sugestão para Grupinho de Oração


SEGUNDA SEMANA DO ADVENTO
TEMA: Advento – Confissão: sacramento de cura
RESPONSÁVEL: Daniela Pereira Lopes

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES: Começamos bem o advento desejando que Jesus venha nascer em nosso coração. Precisamos manter aceso esse desejo dentro de nós. Devemos desejar com fé e amor que o menininho Jesus nasça no seio de nossa casa, de nossa família e principalmente em cada um de nós.

Para que isso aconteça precisamos nos preparar verdadeiramente para ser morada de Cristo. Sabemos que erramos em nossa caminhada de fé, mas é hora de reconhecer que somos pecadores, assumir nossas faltas para que sejamos agraciados com o perdão de Deus, e enfim reconciliados com o Pai, com os irmãos e com a Igreja.

O advento é o tempo oportuno para nós evangelizadores recebermos a graça de Deus. Chuvas de bênçãos serão derramados sobre você, mas você deve se preparar. Enquanto escrevo pensando em nós me veio ao coração a canção chuva de graça. Te convido a refleti-la comigo e se souber pode cantá-la ao final meditando sua letra.

“Há uma chuva de graças aqui, está chovendo sobre todos nós” – tome posse disso pra sua vida. Há uma chuva de graças sendo derramada sobre você, sobre sua casa.Está chovendo pra todos nós, pras nossas crianças, mas... “E quem mais se entregar, mas se molhará” é preciso entrega, abertura de coração. Se você não se abrir e pegar o guarda chuvas, não se molhará da benção. Você pode escolher: quer molhar só o pé ou o corpo todo? A decisão é sua. Conta aí pra Jesus o que você quer?

“Há uma semente pra germinar e muitos frutos a se produzir. Na terra do coração derrama tua graça.” Existem muitas sementes pra germinar. Eu te convido a deixar a terra do seu coração ser regada com amor, paz, alegria, paciência, coragem. Deixe as águas dos frutos do Espírito Santo de Deus alcançar você. Feche seus olhos por um instante e cante o refrão dessa canção: “chuva de graças pedimos a Ti, chuva de graças derrama em nós. Chuva de graças neste lugar, derrama!”Que o Senhor te abençoe e te banhe neste mar de amor!


ACOLHIDA: Receba as crianças com alegria e cante canções alegres. Antes de rezar a dezeninha faça a brincadeira do com Jesus e sem Jesus. (Você diz com Jesus- elas respondem Oba!. Você diz sem Jesus elas dizem ah!). Cante o sinal da cruz e peça que eles abençoem o coleguinha.

EFUSÃO: (Levar o bebezinho que usou na semana anterior) Olha crianças quem veio nos visitar. É o menininho Jesus. Quem aqui continua desejando que neste natal ele nasça na sua casa? Vamos pedir que o Espírito Santo de Deus nos ajude a ser cada dia melhores e a enxergar o nosso coração e o que ele precisa melhorar? Comece a cantar uma canção do Espírito Santo, depois vá sussurrando a canção e clamando o Espírito Santo de Deus.

PREGAÇÃO: 
(Você irá precisar de muitos recursos, a medida que for pregando vá ilustrando a fala com os recursos feitos em papel ou EVA. Cobra, cofre com coração... para a dinâmica dos corações você precisará de uma imagem de Jesus com um coração na frente. Lá dentro deixe corações com palavras amor, paz, fortaleza, segurança,alegria... Entregue dois corações vermelhos de mesmo tamanho para cada criança e peça que escrevam ali algumas coisas que tem em seu coração e que não devem continuar lá. Passe cola sobre o que elas escreveram e cole em cima do outro coração, de tal forma que não seja possível ler o que elas escreveram.)

Quando pecamos colocamos o pecado dentro de nós. (neste momento dar o coração e pedir que escrevam os pecados e colem os corações). Pronto? Tudo que está dentro do nosso coração vai para a corrente sanguínea e é distribuída pelo corpo. Se o pecado está aqui dentro ele também vai circular pelo corpo, mudando nosso comportamento, nosso falar, nossa forma de vestir e de ver as pessoas ao nosso redor.Ele impregna em nós.Isso é bom ou ruim? Alguém quer deixar esse pecado ai dentro? Não. Já sei ! vamos separar os corações e apagar o pecado que está ai. Vamos tentar? (estimular que eles separem os corações. Na certa ele irá rasgar, manchar, perder pedaço, nenhum ficará inteiro.) Pronto? Alguém conseguiu abrir o coração direitinho? Não. Por que? 

Depois que pecamos nós não somos capazes de tirar o pecado que está em nós. Não dá pra pegar uma borracha e apagar.mas quero te contar uma coisa, tem alguém que pode. Só Jesus pode limpar nosso coração e deixar ele inteiro, bonito de novo. Quando nos arrependemos e contamos pra Jesus na pessoa do padre Jesus recolhe nosso coração (pegar os pedaços de coração da mão deles e colocar no coração de Jesus - cuidado para não misturar com os outros que estão lá dentro.). Ao recolher o nosso coração Jesus cuida das feridas, limpa de todo o pecado e nos devolve um coração novinho (pegar os corações que estavam lá e distribuir aleatoriamente para as crianças). Além de devolver um coração novo ele ainda vem com um presentinho. Are o seu e veja o que ele quer te dar. Quem ganhou alegria? E você o que ganhou? O que achou desse presente?

Nossa que tudo! Quando confessamos nossos pecados nosso coração fica assim: novo e pronto para recomeçar. Um coração novo pode ser o lar para Jesus morar? Quem quer ficar assim? Então nós vamos fazer uma oração mas, depois, principalmente as crianças maiores é bom que procuremos um padre para conversar.

Peça que as crianças fechem os olhos e levem a mão no coração e conduza com elas uma oração de perdão.


LOUVOR: Agora que estamos cheios de graça vamos louvor e bendizer a Deus por que ele cuida de nós, ele cuida do nosso coração. Ele tem presentes pra nós.(leve uma caixa de presente , dentro dela coloque moções para ajudar as crianças a louvar. Exemplo: eu te louvo pois o Senhor me da alegria. Eu te louvo pois o Senhor me da amor. Eu te louvo pois o Senhor me da segurança. Vá passando a caixa e quem pegar o presente retira o seu papel e louva).

ATIVIDADE SUGERIDA: 
 Vamos construir um móbile de corações. Se puder cole ima de geladeira pois assim as crianças e os pais vão poder ver todos os dias como é o coração com Jesus e sem Jesus.
 Cada criança enfeitará a carinha dos corações. Se quiser leve olhos de plástico para elas colarem. Os corações podem ser de EVA.


ORAÇÃO FINAL: Reze um pai nosso com gestos e abençoe as crianças antes delas irem embora. Peça que continuem firmes na oração da dezeninha do Projeto Amiguinhos de Deus.

Fonte:https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=667032816801220&id=100004835228921

Sem comentários:

Enviar um comentário