1 de dezembro de 2016

Sugestão para Grupinho de Oração

TEMA: Advento
RESPONSÁVEL: Daniela Pereira Lopes

REFLEXÃO PARA O COORDENADOR: E aí amigo evangelizador está firme no projeto de oração? Está firme no empenho de ser você o escolhido para ser o lar onde Jesus vai nascer? Continuemos nossa caminhada com fé e alegria para celebrarmos o natal dignamente.


ACOLHIDA: Acolha as crianças com alegria. O natal está chegando deixe que o espírito de paz reine em seu grupinho. Cante e se alegre. Reze uma dezeninha do terço. Que tal proclamar o mistério do milagre de Caná? Conte pra eles como foi.

EFUSÃO: Vocês acham que o milagre que aconteceu em Caná da Galiléia pode também acontecer conosco? Sempre que deixamos o Espírito de Deus agir em nós um milagre acontece. A água do nosso coração se transforma em vinho bom. Vamos pedir pro Espírito Santo de Deus transformar nosso coração? Conduza uma oração doce, comece cantando e mãos a obra!

PREGAÇÃO:
História de João e Maria - Lynea Valadão Borges
( Sugestão – Ao contar uma história para crianças, procure usar o máximo de recursos possíveis. Trabalhe com fantoches, materiais em EVA, casinhas de papel, tudo o que você conseguir para torná-la mais atraente e dinâmica. Não esqueça de mudar também sua voz, engrossando, afinando, cantando, melodiando... Use sua criatividade!)
João e Maria no caminho do bem

Era uma vez, uma casinha na beira do rio, na floresta. Era uma cabana pobre, porém rica das graças de Deus. Lá morava João, sua irmã Maria e sua mãe Graça. 
Um dia Graça pediu que as crianças fossem buscar lenha. Sua mãe os abençoou e disse:
- Não vão muito longe. O pecado vem quando nos distanciamos das coisas e do lugar aonde habita Deus!
As crianças responderam:
- Pode deixar mamãe, iremos rápido e rezando!
As crianças só brincaram e esqueceram de rezar. Elas não queriam ir longe, mas a curiosidade de saber o que havia na floresta escura falou mais alto.
Eles tiveram a idéia de marcar o caminho para não se perderem, com migalhas de pão. Era o pão de trigo que sua mãe havia feito para distribuir na missa.
Quando estava escurecendo, eles viram que tinham que voltar para casa a tempo de ir à missa. Só que lá estava tão bom, as brincadeiras, a conversa, que eles não queriam voltar. Por insistência de Maria eles voltariam, mas perceberam que não havia mais caminho, pois os pássaros tinham comido todo pão.
- Meu Deus, estamos perdidos e estou faminta! Disse Maria.
- Eu também estou com fome, completou João, vamos caminhar e ver se encontramos algo!
Andando as crianças avistaram uma velhinha, que as disse:
- Venham comigo crianças! Vou lhes mostrar um caminho que os levarão para um lugar melhor, lá vocês não terão que ir à missa, nem terão que rezar todos os dias!!!
Maria logo disse:
- Mas não podemos desviar do caminho de Deus, nem deixarmos de rezar todos os dias para agradecermos tudo o que temos!
- Venham não se preocupe, vou mostrar-lhes o lugar, bem melhor que o caminho de Deus! 
Assim os dois foram.
Caminhando as crianças depararam com uma casinha que era toda feita de chocolate, biscoitos e doces. Famintos, comeram, comeram, assim a velhinha convenceu-os a entrar. Quando as crianças entraram, viram que a casa era toda escura, sombria e bem tristinha lá dentro. A velha deu mais doce às crianças até elas adormecerem.
No dia seguinte, puderam ver que estavam na caso do pecado!! A velhinha era uma mulher má que se chamava Zinha, Malzinha. Ela disse às crianças:
- Pensaram que iam escapar de mim né? Vocês não tiveram fé e desviaram do caminho do bem, agora ficarão aqui, nesse lugar sombrio, solitário, longe de Deus, para sempre. Hahahahahahahahahahahaha...
Zinha ordenava que Maria cozinhasse.
- Aqui nessa panela, você tem que colocar: ódio, violência, desunião, brigas, pecado, e misturar com sal e pimenta.
João ficava preso na gaiola para não poder pensar em coisas boas, não ler a bíblia, ou se quer rezar. De tanto o pobrezinho comer, ele só ficava dormindo. Zinha disse a ele:
- Trate de comer muito, pois quero te ver caindo em tentações!!!
Um dia a Zinha dormiu e Maria, mesmo cansada, depositou suas forças em Deus, e rezou, rezou, e pediu ao papai do Céu que te desse água viva, até ela ficar bastante fortalecida. Quando estava melhor, Maria foi na gaiola e deu um pouco dessa água pra João. 
- Venha João, vamos fugir desta casa!
João imediatamente reabasteceu suas forças, abriu a gaiola e correu para o lado de fora da casa. Ao chegar lá os dois deram as mãos e disseram:
- Papai do Céu, salve a Dona Malzinha! Nós conseguimos sair do pecado, agora nos perdoe por termos desviado do seu caminho e perdoe a Dona Zinha também! 
Imediatamente, veio um clarão do céu e eles ouviram uma voz bem forte dizendo:
- Aquele que crer em mim, será perdoado!
As crianças se ajoelharam e a casa que por dentro era toda escura, ficou em forma de fogo, brilhante, branquinha como a neve! 
Enquanto as luzes desciam sobre a casa, alguns respingos caíram sobre a velhinha. 
Ao ver a misericórdia de Deus, Zinha se admirou com essa bênção concebida às crianças e pediu à Ele que mandasse o Espírito Santo para ela também, pois ela queria sentir as chamas do amor de Deus! Assim, Zinha se converteu e transformou-se numa bela mulher. Agora era a Dona Boazinha. Começou a crer em Deus e viu o quanto ele é bom, assim mudou sua vida. 
Felizes João e Maria voltaram para casa, guiadas pelo Espírito Santo. Ao chegar lá sua mãe estava muito preocupada e perguntou o que havia acontecido.
As crianças contaram tudo para sua mãe.
- Mãe, hoje vimos a misericórdia de Deus!
- É... Vimos o quanto Deus é perfeito e o quanto ele nos ama!
Graça completou.
- É verdade filhos, quando estamos com Deus, nossos caminhos se abrem e nossas vidas se modificam, tudo fica mais fácil. Vocês provaram que mesmo se desviarmos do caminho dele, se há arrependimento, há perdão! Temos sempre que crer e confiar nele!
E juntos, com o Espírito Santo, a Palavra de Deus, a natureza que Deus Pai criou, e o amor entre a família viveram felizes para sempre.


LOUVOR: Vamos louvar e bendizer a Deus pois nos dá motivos de sobra para estarmos em seu caminho, Ele cuida de nós. Passar um fantoche de Jesus ou uma imagem e ir louvando a Deus por tudo que Ele faz por nós.

ATIVIDADE SUGERIDA:
Vamos construir uma árvore de Natal? Você prepare o suporte dessa árvore. Pode ser um cone verde feito de papel.
O que não pode faltar no Natal? Amor, alegria, fé, esperança. Cada criança fará um anjo e colocará um ingrediente no anjo desses que não podem faltar. Sabe qual é a surpresa essa árvore é sua! É amigo evangelizador você vai enfeitar sua casa com ela. Durante o natal e o tempo de recesso até a retomado dos grupinhos de oração (para aqueles grupos que param no natal e voltam em janeiro) você deverá lembrar de suas crianças e orar por elas e suas famílias. Caso as crianças queiram os anjos de outro para que façam em casa e coloquem em sua árvore de natal.


ORAÇÃO FINAL: Rezar a oração do anjo da guarda e uma ave-maria.

Fonte:https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=671448656359636&id=100004835228921

Sem comentários:

Enviar um comentário