2 de março de 2017

1º Domingo da Quaresma – Ano A


“Somos tentados o tempo todo , o mal nos faz o convite para o pecado . Por isso precisamos estar fortes diante do mal e enfrentá-lo como Jesus o fez”

– Missa com criança da semana: Tentação no deserto
– Evangelho: Mt 4,1-11
Acolhida – Queridas crianças, boa noite. A todos vocês: pais, avós, adolescentes, jovens, boa noite . Sejam todos muito bem-vindos a mais este encontro com o Senhor.
Hoje, crianças, começamos o tempo da quaresma, vocês sabem o que é representa esse tempo da quaresma? Quaresma vem de 40, 40 dias que Jesus ficou no deserto se preparando para começar sua vida de pregação, milagres …para se alimentar da palavra de Deus , pois iria precisar dela para pregar sobre a vida nova . E para se preparar, Jesus sofreu muitas tentações no deserto … Isso veremos no evangelho
Hoje, todos nós, católicos, também somos convidados a meditar sobre a campanha da fraternidade que tem como tema esse ano Fraternidade e a Vida no Planeta e como lema “A criação geme em dores de parto”. Mas o que essa campanha nos quer mostrar? Será que temos muita coisa a nos envaidecer pelo Planeta Terra que estamos deixando como herança para nossos filhos?
Como estamos cuidado do nosso planeta? Temos preocupação com o que acontece com ele? Quem contaminou os rios com esgotos, sujeiras e poluentes químicos? E o lixo… Que cada vez mais produzimos, temos preocupação aonde ele vai parar, como o planeta dará conta de diluí-lo ? E os efeitos dos gazes tóxicos que lançamos na atmosfera todos os dias? E a ganância em consumir cada vez mais e mais, estragando tudo que nos cerca , desmatando nossas matas , derrubando nossas florestas , matando nossos animais . Quem tem feito isso: bichos , ou homens ?
Será que realmente estamos cuidando do nosso planeta como um dia Deus nos entregou-o?
Essa é a preocupação da igreja, em nos fazer pensar sobre nossas atitudes , sobre nossa ação no planeta, se estamos dando a ele o devido respeito que ele merece, ou se estamos tratando-o como uma grande bola de lixo flutuante.
E vivendo esse tempo de quaresma, como podemos então nos preparara melhor?
A preparação do cristão se dá quando ele reza mais, busca viver o que prega a campanha da fraternidade que é ávida no planeta terra, obedece mais aos pais, evita brigas, confessa os pecados, fazem jejum, alguns sacrifícios. Coisas pequenas, mas que diante de Deus se tornam grandes.
Assim entramos neste tempo de preparação que é a quaresma fazendo a mesma reflexão de amor como Jesus fez pra entrar em sua missão.
Por isso, com alegria do cristão que prepara seu coração para a páscoa de Jesus vamos ficar de pé e cantar com alegria.
Ato penitencial
Hoje temos muito que refletir sobre nossas ações sobre o planeta Terra … sobre as tentações que vivemos a cada dia em nossa vida .
A ganância impera por todo lado , cada um de nós não se contenta mais com nada , tudo é pouco ,queremos sempre mais . E nessa busca desenfreada do ter , vamos acabando com tudo que nos rodeia sem nos importar com o mal que estamos praticando .
Uma comparação é essa:Tantas famílias hoje tem em suas mesas três ou quatro tipos de carnes, porque um não come carne vaca , outro só come peixe por causa do regime , o outro só bife e o outro só frango, carne branca… quantos bichos matamos pra matar essa nossa fome que não se sacia ?
Ficamos o dia todo reclamando do trânsito em nossa cidade , que está insuportável , mas vocês já viram que reclamamos quando estamos dentro do carro , porque aqui ninguém quer andar a pé , estamos viciados ao que é bom e queremos sempre mais e mais , nos esquecendo que poluímos tudo , e que nossa ganância é comprar mais e mais carros , prejudicando o meio ambiente?
Mas isso não importa porque o homem segue com sua ambição devorando FEITO BICHO todos os recursos minerais, naturais, hídricos .
Outro exemplo são os sapatos e bolsas : não se contentam com o couro do boi , mas querem bolsa de couro de jacaré , ou pelo de urso , ou couro de cobra … Nada alimenta a vontade do homem em ter, em possuir, esquecendo que ele contribui para o fim do planeta…
Estamos tão preocupados em culpar as pessoas por tudo que acontece, e não nos preocupamos em saber que mal causamos. E causamos muito, crianças. Com todo lixo que produzimos e, muitas vezes, jogamos em qualquer lugar, pela água que não economizamos, pelas florestas, árvores que vemos cortar e não fazemos nada… Cruzamos os braços, como se não fosse nossa obrigação cuidar do planeta… Até quando ficaremos de braços cruzados, assistindo tudo como num cinema mudo ?
Perdão, senhor, porque somos covardes, vemos a destruição e fingimos não ser no planeta que o Senhor um dia nos emprestou.
Temos medo de entregá-lo como está hoje, perdão pelos nossos erros e nos dê forças pra lutar por ele, fazendo-o melhor a cada dia, Amém.
Leitura – Crianças escutem com muita atenção a nossa leitura de hoje, pois ela é uma história que vem lá da criação do mundo , fala que Deus criou o mundo e também o homem e a mulher como vocês já sabem . Ele se preocupou em colocar tudo com muito carinho para todos pudessem viver dignamente . Contudo ,crianças , nem sempre as pessoas são obedientes e cuidam do que Deus fez para nós . Vamos ouvir ?
Aclamação – Assim como vocês acabaram de ouvir que a Eva caiu na tentação da cobra , o malvado também queria que Jesus caísse em suas tentações na história que ouviremos hoje no evangelho .
Mas antes de ouvirmos essa história , vamos todos cantar com muita alegria , de pé .
Ofertório
O Senhor nos chama a cuidar do nosso Planeta , a não nos deixarmos cair em tentações ou armadilhas do mal e nos clama pela paz …
Hoje, no nosso ofertório, trazemos bandeiras, Senhor… Das cores que desejamos oferecer nesse nosso grito pela preservação do nosso planeta , pela vida que precisamos que emane dele ,por isso trazemos cores vivas que cremos serem ,de fato, as bandeiras as quais ergueremos em nossa caminhada
Trazemos ao senhor a bandeira da alegria. (vermelha) para curar as feridas abertas pelo homem em nosso planeta
Trazemos como oferta especial a bandeira da esperança… (verde) esperança essa que queremos ver a partir de nossas ações concretas no planeta , diminuindo nosso lixo de cada dia ,economizando água , cuidado da nossa casa Terra
Ofertamos a bandeira da justiça (amarela) para que nossos governantes criem leis mais severas em proteção ao meio ambiente e as faça cumprir a todos
Trazemos a bandeira da verdade … (laranja) para que não possamos esconder os estragos que fazemos ,quando somente culpamos o outro por tudo que acontece ao planeta , temos que ter na verdade que todos têm nossa parcela de culpa e precisamos cuidar dele o quanto antes
Trazemos a bandeira da igualdade (azul), azul como queremos azul nosso céu de volta , longe das impurezas que lançamos todos os dias , até do cigarro que fumamos , da lenha que cortamos e queimamos , dos gazes dos carros e das indústrias que nele despejamos
Trazemos a bandeira da fraternidade (rosa) para que todos os irmãos se unam nessa luta para salvar nosso planeta que geme e grita para sobreviver …
E, por fim , Senhor ,junto ao pão e ao vinho trazemos nossa oferta maior , o compromisso de erguermos a bandeira da paz (branca), paz para nossa casa , nosso planeta , morada divina . Que ela venha ser a oferta mais comprometida em toda a nossa vida. Com alegria, vamos cantar o canto do ofertório.
Comunhão –Queridas crianças , somos convidados a participar do banquete da eucaristia , no qual o próprio Jesus é o alimento que nos sacia e nos traz a paz tão necessária , ensinando-nos também com seus exemplos vamos ao seu encontro com alegria cantando .
Ação de graças. Hoje, criança ouviu três histórias com as mesmas características, em todas assistimos o mal provocando , testado a fé do homem .
Primeiro foi Eva com tentação da cobra para que ela comesse a maçã … Depois foi Jesus no deserto sendo atentado pelo encardido. E a nossa historinha falava que dona cobra cobreira queria que o mal continuasse espalhando e disseminando novos frutos de violência e destruição .
Sabemos que somos tentados também o tempo todo , o mal nos faz o convite para o pecado . Por isso precisamos estar fortes diante do mal e enfrentá-lo como Jesus o fez , dizendo não , espantando-o pra bem longe da nossa vida .E devemos sempre pedir proteção a Deus para nos iluminar e para que ele afugente o mal de nossas vidas nos livrando de todas as suas tentações . Vamos pedir também a intercessão de nossa mãezinha rezando uma Ave Maria.

Historinha para o teatro da semana:

A floresta em chamas

Essa história parece muito com uma que vocês já conhecem, mas que vocês devem fingir que não, para aprenderem de novo esta bonita lição.
Existia uma floresta linda e bem verdinha, lá moravam vários animais que dependiam das árvores e dos rios para se alimentarem, para construir suas casas, enfim para dar vida a todos eles.
Os animais viviam alegres, soltos pela floresta, brincando e se espreguiçando de lá pra cá e de cá pra lá. Lá moravam a Dona Onça, o Senhor Passarinho, o Galo Pintado, a Ovelha Bela, o Elefante Machão, o Porco Espinho e tantos outros.
Certo dia apareceu pelas bandas de lá, um homem, que cansado de tanto caminhar, resolveu descansar debaixo da macieira.
Enquanto ele descansava, vejam só quem lá apareceu ?! Dona Cobra Cobreira, maldosa e odiada por todos, que como num encanto acordou o homem e pôs a seduzi-lo com suas arquimaldades. Soprava ao ouvido do homem que aquelas árvores estavam atrapalhando os seus planos. Que se ele botasse fogo nelas, sobraria um belo pasto para que ele pudesse criar seu gado e assim ficar rico, rico, muito rico.E vocês já sabem, né, crianças !? Quando fala de dinheiro com o homem, ele fica cego e louco.
Foi nesse meio tempo que o homem então decidiu: vou botar fogo na floresta e assim a tomarei para mim, e a usarei para ficar rico, muito rico.
E assim ele fez, pegou logo um fósforo e se deixando levar pela tentação do mal, colocou fogo na floresta e rapidamente o fogo se alastrou.
Meus Deus, virgem Maria! Foi um Deus nos acuda. Era bicho correndo para todo lado, era fogo alastrando por todo canto. A coisa não ficou boa lá na floresta não. A única que ria da desgraça dos outros era a D. Cobra Cobreira, porque sentiu que o homem havia se deixado contaminar pelo mal .
Enquanto todos corriam apavorados, fugindo do fogo , somente Dona Coelha gritava desesperada para que apagassem o fogo em vez de fugirem .
O urso, com cara de medo, olhou para a floresta e quis ajudar, mas, logo a Cobra colocou sua língua venenosa pra fora e disse ao urso que se ele ajudasse o fogo apagar, poderia perder sua vida , era melhor fugir para outro lugar , afinal ele era grande e corria muito , poderia se salvar .
O urso se deixou cair na tentação da Cobra Cobreira , e com a tentação da covardia, abandonou os amigos e fugiu para bem longe .
Dona Coelha continuava a pedir ajuda para o fogo apagar, que buscassem água para a floresta salvar. Logo, o Senhor Galo quis ajudar, mas a Cobra maldosa, disse ao galo que suas penas poderiam se queimar e assim seria seu fim.Ele vaidoso com sempre, não mais quis ajudar e saiu um correria de não mais parar .
Ainda não satisfeita, Dona Cobra Cobreira , a todos quis influenciar e ouvindo a maldosa , todos se deixaram enganar .
Uns tinham a tentação da preguiça, outros a tentação do não tô nem ai, outros egoísmo e assim por diante. Até D. Coelha a maldosa da Cobra quis seduzir dizendo a ela pra não ajudar, afinal ninguém se importava e porque ela estaria arriscando sua vida para outras salvar? De que vale isso?!
Mas Dona Coelha então decidiu , mesmo não sendo grande e podendo usar apenas de suas patinhas dianteiras , se colocou em ação , ia ao rio com seu pequeno baldinho e jogava toda água que ela conseguia carregar no fogo da floresta , ia ao rio e voltava , ia ao rio e voltava . Enquanto os bichos corriam iam percebendo a ação da Dona Coelha, foi quando Dona Onça virou -se para a coelha e disse :
_ Que isso ,comadre ?! Você pretende apagar todo o fogo da floresta com esse seu minúsculo baldinho ?
Ela, então, apertada andando de lá pra cá se virou e disse:
_ Sei que ele é pequeno e pode até não apagar o fogo da floresta , mas eu estou fazendo a minha parte .
Foi nesse instante, crianças , que Dona Onça abriu seus olhos e chamou a todos para que juntos pudessem salvar a floresta , os rios e a vida deles próprios . Pediu que cada um fizesse a sua parte e que o fogo da floresta apagasse. D. Cobra ficou louca de raiva e vendo que o bem estava por perto, fugiu brava para o meio do mato quente…
Todos os bichos então, armados de baldinhos, unidos sobre o comando do Rei Leão, conseguiram o fogo da mata apagar, livraram a natureza da destruição e agora estão replantado tudo que se queimou, ajudando a natureza a se recuperar do grande estrago causado pela tentação do mal. A floresta está se recuperando aos poucos, mas o bonito foi que eles, agora, estão mais preparados para não se deixarem cair na tentação do mal.e na busca da paz conseguirão vencer o mal .
E nós,crianças, também temos feito à nossa parte contribuindo para que nenhuma tentação interfira na nossa paz ? Cuidando bem do nosso coração, ou estamos deixando que o mal nos seduza para que tudo seja destruído? Como temos cuidado de tudo que nos cerca , principalmente da natureza ?
Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br
Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/1o-domingo-da-quaresma-ano/

Sem comentários:

Enviar um comentário