23 de março de 2017


4º Domingo da Quaresma – Ano A


“Jesus nos liberta da cegueira dos nossos pecados, Ele é a luz que ilumina nossa vida e nos livra do egoísmo, fazendo-nos ver para além dos nossos interesses”

– Missa com criança da semana: O cego de nascença
– Evangelho: João 9,1-41
Jesus nos liberta da cegueira dos nossos pecados
Jesus é a luz que ilumina nossa existência e nos livra do egoísmo, fazendo-nos ver para além dos nossos interesses. Ele abre nossos olhos para enxergarmos as necessidades dos outros. Esta eucaristia nos ajude a agir sempre em favor da vida, conduzindo-nos pelos caminhos que promovem o amor e a boa convivência entre as pessoas.
Acolhida – Boa noite, queridas crianças.  Boa noite aos irmãos do santíssimo e a todos aqui presentes.
Nossa celebração hoje vem nos lembrar que Jesus curou um ceguinho de nascença e nos faz refletir muito em como enxergamos tudo que nos rodeia
Vou chamar aqui na frente duas crianças para ajudar a vocês a entender o valor da visão em nossa vida. Quem gostaria de participar?
(Chamar dois meninos; vendar um, deixar outro sem vendas. Mostrar uma figura bonita e pedir que o menino sem vendas narre à cena que está vendo, falar para o outro que agora ela irá mudar a cena e que ele deverá ver e falar sobre o que está nela, mas continua a mesma cena)
Como assim não está vendo nada? E nem sabe o que está projetado? Você é cego? Não você só está vendado, não é mesmo. Graças a Deus, você enxerga bem e pode ver a figura agora.
Ela te parece familiar? Pois é isso mesmo. Essa cena é a mesma que seu coleguinha te falou e como você não envergava como você estava com a venda nos OLHOS, não viu.
Então aprendeu que enxergar é muito bom… E depois, viu como as pessoas, mesmo quando estamos cegas podem nos falar de Deus?

Veja só o que você aprendeu: qual é a sensação de ser cego e não poder ver nada?
Pois é isso que Jesus hoje nos chama, a abrir nossos olhos para Deus, a tirar a venda que não nos deixa ver o irmão e tudo que acontece no mundo que nos rodeia.
Jesus curou o cego para que ele pudesse ver quão grande são suas obras do senhor, e na alegria de todos nós aqui, que enxergamos tão bem, vamos ficar em pé e com alegria cantar saudando Jesus.
Ato penitencial – Como estávamos falando em cegueira, posso confessar que cada um de nós tem um tipo, vou chamar até aqui um especialista dos olhos, o Doutor Senhor da Vista da Silva.
Comenta – Boa noite, doutor da Vista da Silva, dizem que o senhor conhece os diversos tipos de cegueira e vem hoje nos ajudar a enxergar melhor?

Doutor 
– Boa noite, minhas crianças. Eu sou o maior especialista dos olhos do mundo. Pode ter certeza que falarei pra vocês dos olhos que não enxergam.

Comenta 
– Fale logo sobre elas, estamos curiosos, não é mesmo, crianças?

Doutor
 – Bom tem uma cegueira, chamada de Cegueira do nervo fraternista – aquele que não enxerga as necessidades dos outros, não conhece os irmãos mais necessitados, passa a vida numa boa, achando que só existe ele no mundo.
Tem também uma grave cegueira denominada Cegueira endinheirada – só vê dinheiro na sua frente, só fala em dinheiro, só pensa em dinheiro, só vive pra ganhar dinheiro, esse não tem olhos para as outras coisas, esquece até que não vai levar nada de dinheiro quando se for.
Tem outro tipo de cegueira muito incomum que é cegueira labial – só fala besteira e nem sabe quem atinge, pois pouco importa.  Não conhece a pessoa, mas fofoca, fala mal , e nem precisa enxergar pra quem está falando , fala pra todo mundo mesmo. Essa é horrorosa . Tem nojo desse tipo de cego.
Comenta – Cruz credo, Doutor, mas tem muita gente doente dos olhos…
Doutor – Se fosse só dos olhos, porque se a doença está aqui é porque já atingiu o coração há muito tempo. Mas vamos seguir: cegueira preconceitual – essa é doida – as pessoas não enxergam preto, nem excepcional , ignoram , fingem não existir; não enxergam pobres, não vê nada que agridem seus outros no que diz respeito às diferenças, sua visão é focoegoistal.
Comenta È grave, senhor?
Doutor – Pra Deus é fatal. Tem também a cegueira solitária – que é a crise do umbigo, só enxerga a si mesmo, só pensa que ele é quem sofre que ele é quem é triste, que ele quem é infeliz, doente, não vê os sofrimentos dos outros e o quanto eles lutam pra vencer. Esse só pensa no seu umbigo
Comenta – é serio doutor?
Doutor – seriíssimo!

Comenta.
 Mas, doutor, quem é que fecha nossos olhos e nos deixa ter essa cegueira?

Doutor –
 Você não sabe minha filha?! È o pecado, ele põe uma venda em nossos olhos e cada um de nós começa a ter um tipo de cegueira do mal que nos encobre a visão dada por Deus

Comenta
 – E quem nos abre os olhos?

Doutor 
– Só o perdão de Deus pode nos abrir os olhos, só ele vem com a água santa lavar nossa visão e nos dá vida novamente.

Comenta 
– Doutor , já sei , vamos todos pedir perdão pelas nossas cegueiras e ficar com os olhos curados. O senhor fica pra nos ajudar a cantar?

Doutor –
 Claro vamos limpar nossos olhos do pecado
Leitura – Sentadinhas, crianças, vamos ouvir com atenção as palavras do Senhor, presentes nessa bonita leitura.
Aclamação – Agora ouviremos a milagre realizado por Jesus num cego de nascença. Vamos ficar todos de pé, com alegria e saudar o profeta de nossa vida, Jesus, cantando.
Evangelho –
Preces – rezar a oração da campanha da fraternidade.
Ofertório – No nosso ofertório o que nós mais pediremos hoje, é que o Senhor venha restaurar nossa visão. Venha nos dar novamente olhos para vermos o mundo como ele é e não como queríamos que ele fosse , idealizando um mundo fora do sonhado por Deus
Por isso, hoje, Senhor, queremos oferecer novos olhos, curados da cegueira do mundo.
Oferecer olhos de partilha, aprendendo a ver as necessidades de nossos irmãos;
Oferecer olhos de oração para que assim, orando sempre nossos olhos possam estar sempre alertas as ações que devemos praticar.
Oferecer nossos olhos de amizade para com Deus, para com a família, os amigos, os que necessitarem de nossa presença, de nossa amizade.
Oferecer olhos de alegria para distribuir sorrisos e conforto a todos.
Oferecer olhos de fé, temerosos de não pecar e vivos para praticar o bem.
Oferecer olhos do amor para que possamos através deles registrar o amor que Deus merece e que devemos repartir a todos.
Dai-nos senhor, junto ao pão e ao vinho a certeza de nos curar sempre que for preciso a nossa cegueira.
Por isso aqui estão nossos olhos da vida, para serem sempre transformados em seu amor. Amém.
Comunhão – E agora, com olhos bem abertos, vamos receber Jesus para que ele venha com seu amor e inunde nosso olhar com ternura, força e coragem. Vamos ao seu encontro cantando.
Ação de graças – Só vê bem com o coração, pois o essencial é invisível aos olhos
Vou contar pra vocês um pequeno relato que outro dia eu li. É mais ou menos assim.
Dois homens doentes estavam num quarto de hospital. Um estava próximo a janela e descrevia com nitidez as cenas que via lá fora .O outro só ouvia e pensava que o melhor lugar deveria ser o perto da janela  A cena se repetiu por muito tempo
O companheiro começou a ficar com raiva do outro porque ele podia ver as coisas que ele não via.
Então numa noite, enquanto todos dormiam, ele viu o companheiro da janela passando mal, mas não quis ajudá-lo pensando que no outro dia ele poderia estar ali na janela, ele mesmo, vendo tudo.
Levado o companheiro morto, ele então foi trocado para a janela.
Esperavam todos se aquietarem e quando foi olhar pela janela se deparou com um grande muro branco. Nunca houve a paisagem . Nunca houve a praça e seus encantos. A visão do companheiro estava no coração e o outro não pode enxergar porque seu egoísmo havia coberto seus olhos.
Quantas vezes somos assim. Não vemos nada diante de nós. Ou não conseguimos superar que os outros vejam aquilo que nós não vemos.
Vamos pedir ao senhor que nos abra os olhos, senhor, vem nos curar dessa cegueira

Historinha para o teatro da semana:

Um jardim muito diferente

Todo mundo sabe que a primavera chegou. E tudo ficou tão bonito. Quero dizer… Para alguns sim, mas para outros…
Tortinha ____ Ah destino cruel, porque tudo acontece comigo. Vejam só todas as flores são tão lindas… E eu assim, tortinha, aleijadinha… feinha

Bonitona
 ____ Pare de reclamar tortinha… Agradeça pela beleza de suas cores… Vê só a ceguinha… Ela nada vê, mas se sente feliz em alegrar o ambiente para os outros

Tortinha
 __ Eu quero que os outros se danem. Queria ver se eles fossem tortinhos como eu se eles seriam felizes. Você fala assim pique é perfeitinha… Lindona e não é ceguinha

Bonitona 
____ Engana-se querida, eu falo assim porque sou agradecida e vou parando com esse papo chato. Tchau pra vc

Tortinha
 __ Pode ir, sua esnobe… Fala assim porque não tem defeitos, fica ai toda arrumadinha, bonitinha se achando a tal já vai tarde, sua metida…   Pô… Caramba. Como dói ser curva. Ser torta e aleijada… melhor era eu ter nascido morta .. Esticada e durinha.

Ceguinha
 (cantando) ___ Sou feliz senhor porque estás comigo, vamos lado a lado és meu melhor amigo.. Sou feliz senhor

Tortinha 
___ Ô sua desafinada, quer calar essa boca? Num tá vendo que hoje eu tô depressiva?

Ceguinha
 ____ Como pode uma flor ter depressão? Um ser tão belo e encantador, que embeleza, perfuma e colore todo o jardim…

Tortinha 
____ vc fala assim porque é cega, minha filha… Se enxergasse iria ver que não sou nada disso. Sou torta, feia (snift) e aleijadinha.

Ceguinha 
____ Que isso, irmã… Porque tanta revolta?

Tortinha 
____ Não é revolta não. É pq eu não me aceito do jeito que sou. Vê só. O vento agora bate em sua haste e vc balança com ele, dança uma valsa de amor com ele, mas comigo isso não acontece… Ele bate e quase me mata me joga no chão… Ele não me balança nem ao menos é educado pra me pedir perdão… Eu quase morro toda vez que ele passa… Meu corpinho torto não balança (snift) como sou infeliz ohhhhhhhh eu quero morrer… Quero morrer…

Ceguinha 
__ Calma, calma, tortinha! Eu sei de uma coisa que poderá ajudar a vc melhorar.

Tortinha
 ____ Vê só quem está falando isso? Uma cega que não enxerga nem a ponta de seu nariz, ainda mais querendo dar conselho pra alguém superior a vc. Ah, vê se vc se enxerga, ô sua cega!

Branquinha 
____ Puxa vida, tortinha. Pq agredir assim, a ceguinha? Ela está só tentando de ajudar… Melhorar seu dia.

Tortinha 
___ Por acaso vc acha que ela pode mudar a vida de alguém sendo que nem a dela ela enxerga?

Ceguinha 
____ Não fale o que vc não sabe, tenho comigo uma luz que é maior que qualquer luz do mundo, tenho a esperança de ser curada pelo mestre jardineiro. Ele virá… Outras flores já me disseram. Ele trará a luz tb de fora pra mim. Eu verei todas as maravilhas que vc vê e não agradece. Terei o prazer de ver os pássaros, e o sol, e o vento nas plantas. Sentir e olhar a chuva fina que irá me abraçar, trazendo à terra a alegria da vida.

Tortinha
 _____ Ela bebeu? Além de cega agora também é uma tonta? Deixe de ser tola… Ninguém virá ajudá-la. Vc morrerá cega. Assim como eu morrerei torta… Esse tal de mestre não existe… É uma enganação.

Ceguinha 
____ (autoridade) Eu creio nele sim e sei que ele está próximo. ( calminha ) Ainda dá tempo de vc se arrepender e procurar ajuda no mestre jardineiro , tortinha.

Tortinha
 ___ Cruz credo! Só me faltava mais essa. Prefiro morrer torta a acreditar em bobagens.

Ceguinha
 ____ Se é assim que vc pensa. Azaro seu. Eu, qdo o mestre chegar, vou pedir a ele que me cure… Esperei por ele a vida toda e sei que ele assim o fará e serei eternamente grata a ele.

Bonitona (chega aflita, gritando) _____
 Ei ceguinha. Ceguinha. Vê lá quem está vindo! É o mestre… Peça a ele… Peça. Ele irá curá-la. Você tb, tortinha. Acredite que ele irá fazer vc ficar boa… Aproveite, peça a ele Tb.

Tortinha 
___ (cantando) to nem ai. To nem ai. Vai cuidar dos seus problemas e deixa os meus aqui. Tô nem ai. Tô nem ai.

Ceguinha
 _______ Mestre, ó mestre… Sou eu a ceguinha. Senhor tenha dó de mim, me cure de minha cegueira, há tanto tempo tenho esperado por isso… Há tanto tempo tenho esperado pelo senhor e por sua luz.
Mestre ______ Tudo bem, minha filha. Conheço o seu coração e sei o quanto é boa e o quanto me ama. Abra seus olhos… A sua fé te salvou…

Ceguinha 
______ Viva. Eu estou enxergando… Estou vendo tudo. Estou vendo. Muito obrigada, mestre. Muito obrigada, mestre…

Tortinha 
_____ Ou. Que bagunça é esse ai hein?Quê isso? Que palhaçada é essa?Vai curando uns e deixando os outros aqui sem curar? Assim não, assim não dá, assim não tem jeito. Faça o favor de me curar Tb, afinal deve ter sido por sua causa que eu nasci torta assim.

Mestre 
_____ Querida florzinha, primeiro é preciso curar seu coração, depois é que o milagre acontece. Felizes são todos aqueles que acreditam no senhor, pique esses verão a gloria eterna.
Desta forma crianças aconteceu uma grande festa no jardim, com muita alegria pela cura da ceguinha…
Agora. Qto a outra. A outra tortinha. Essa ainda anda revoltada, mas querendo entender como é que se cura coração para que se opere o verdadeiro milagre.
Compromisso da semana: Jesus Cristo é a luz que conduz a nossa vida e nos liberta das trevas do egoísmo e da morte. Vamos pensar nos pecados que cometemos, tudo de errado que fazemos e nos esforçarmos para parar de fazer e pedir perdão a Deus.

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/4o-domingo-da-quaresma-ano/

Sem comentários:

Enviar um comentário