2 de janeiro de 2017

Maria, Mãe de Deus – Ano A

“Iniciamos o novo ano sob a proteção de Maria, mãe de Deus e nossa. Ela nos ensina a acolher o seu Filho para construirmos um mundo de amor, paz e união.”

– Missa com criança da semana: Maria, Mãe de Deus
– Evangelho: Lc 2,16-21
Maria dá ao mundo Cristo, nossa paz
Iniciamos o novo ano sob a proteção de Maria, mãe de Deus e nossa. Ela nos ensina a acolher o seu Filho para assim sabermos construir um mundo de amor, paz e união.
Acolhida –
Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes… um feliz ano novo a todos . Que Deus nos dê nesse novo ano , 2017 motivos para aumentarmos nossa fé e assim sermos filhos muito mais presentes em sua vida.
Hoje estamos celebrando dia de Maria , Maria Mãe de Deus . Icha?! Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura, então  como falar de Maria sem falar da  sagrada família? Vamos entender o que é uma família?
Esse bonequinho sozinho é uma família? E ele e a mãe dele? Tornou-se uma família?
E se ele trouxer aqui para junto dele o pai, e esse avozinho? È família?
E se eu tirar a mãe? Continua família?
E se eu acrescentar a mãe, mais irmãos e a vovó? Então tenho uma família quase completa?
Então, o que é uma família? A família é unida por muitos laços capazes de manter os membros unidos. E quando eles se vão? Deixam de ser família? Se eu tirar o papai e ele for morar em outro lugar, ele deixou de ser família ? E se meu irmão foi embora de casa para trabalhar em outro país , deixou de ser meu irmão ,deixou de ser família ?
Ah, então família é algo para sempre quando se completa nos filhos?
E o que devemos fazer para que nossa família seja sagrada como foi a de Jesus? Pois Jesus tinha uma família onde comungavam o amor, onde mantinham laços de amizade, de carinho, de comunhão de vida, de respeito que é o mais importante
Onde suas as vidas se fundiam em um só coração e em uma só alma. Assim Deus espera de nós, que tenhamos uma família assim , mesmo quando falta algum de seus membros , mas que estes se amem e se tornem santas como a de Jesus .E Maria vem nos ensinar , com seu modelo de mãe , modelo de amor e de respeito
Em pé com alegria vamos todos iniciar nossa celebração cantando
Ato penitencial – Agora que vocês já entendem o que é uma família , que tal me ajudar a caminhar com uma pela estrada da vida , para que nada possa tirar a família do caminho certo ?
Vamos então , vamos irão me dizendo se podem entrar no caminho que o um mundo indicar ou não ?
Então lá vamos nós, vejam um primeiro entroncamento? Será que a família deve subir pelo caminho das brigas e discussões? Devemos então seguir em frente. Olhe só, aqui pede para parar, pois temos que nos abastecer de pecado? Será que podemos parar, assim acumularemos pecados ? Família que fica parada dá bicho da dengue, não dá? Então vamos continuar.
Vejam uma igreja será que a família deve ir lá? A família que se mantém unida na fé, é uma família sagrada. Mas precisamos caminhar agora, será que tomamos esse caminho que diz só dinheiro nos interessa? Ou esse caminho trabalha com boas ações e todos os frutos virão?
Ei , mas o que está acontecendo , parece q o pai quer se separar da família, Deus do céu que caminho tomar agora? Seguir em frente sem ele, ou resgatá-lo?
Precisamos buscar, nenhum membro pode se perder, é como acontece conosco muitas vezes, temos que passar pelas crises e caminhar que tudo se ajeita na fé e no amor.
Olhe só que caminho difícil, agora vem os prazeres do mundo querendo destruir nossa família, é bebida, cigarro, drogas, vaidade, ambição, traição o que devemos fazer? Será que nos perdemos no caminho?
Olhem lá na frente, bem na nossa frente, tem a luz de Jesus, seu sacrifício por nós, devemos lutar e vencer as dificuldades do caminho . Vamos até Ele, até Maria , porque só assim venceremos nosso caminho.
Então, Senhor, pelas muitas vezes em que nos entregamos ao caminho errado e não seguimos os passos de Maria até seu filho , nós queremos te pedir perdão e reconciliar cantando;.
Leitura – Maria sempre foi um espelho onde a imagem refletida é de aceitação , amor , respeito e, acima de tudo, obediência ao amor de Deus .  As palavras do Senhor sempre foram o norte para que ela pudesse ser esse modelo de mãe .Ouçamos  a leitura com atenção
Aclamação ao evangelho – Junto com o amor, os pais devem transmitir aos filhos pelo exemplo os valores fundamentais da vida humana e cristã: a solidariedade, a verdade, a justiça, o trabalho, o serviço aos demais, a entrega generosa de vida, a capacidade de partilhar, a alegria, a firmeza, o respeito ao ser humano, a fé, a oração, o amor a Deus e ao próximo, o compromisso de trabalhar por um mundo melhor e etc.  Todos em pé, vamos cantar aclamando a Jesus em suas palavras.
Preces da comunidade –
Mãe: Senhor, concedei que a luz de Cristo ilumine os casais, e brilhe a vossa luz sobre todos os que se amam, nós vos pedimos.
Ass.: Abençoai, Senhor, nossa família! Amém!
Pai: Senhor, fazei que todas as famílias de nossa Comunidade sejam escolas de oração e santidade, onde se aprenda a imitar a casa de Nazaré, nós vos pedimos.
Ass.: Abençoai, Senhor, nossa família! Amém!
Filho: Senhor, fortalecei todos os que trabalham com crianças, adolescentes e menores abandonados, a fim de que sejam sinais de vossa presença em nossa sociedade, nós vos pedimos.
Filha: Senhor, encorajai os casais em dificuldades, para que não desanimem, mas que possam buscar a força e a luz em vossa Palavra, nós vos pedimos.
Avô: Senhor, abençoai todos os que se doam a favor das famílias, especialmente os membros das equipes de preparação dos noivos, os membros da Pastoral Familiar e de outros serviços, nós vos pedimos.
Criança: SENHOR, que neste ano novo possamos ser mais atuantes na FÉ  ,que procuremos vivenciar ainda mais  suas palavras e colocar seus ensinamentos em todos os ambientes que estivermos e com todas as pessoas
Ofertório – Senhor, hoje queremos oferecer este novo ano  que desponta .
Que em 2017 possamos oferecer 2017 ofertas de amor
Que possamos trazer até o  altar 2017 atitudes em favor do irmão .
Que neste novo ano  que  está surgindo  agora  ,possamos ser luz , possamos ser  motivos de alegria, de felicidade na sua vida e de nossos irmãos .
Que ao acender as luzes do novo ano ,possamos junto ao pão e ao vinho ,acender em cada coração as luzes do seu espírito de amor para que assim ,iluminados, possamos  irradiar  seu amor em nossas palavras e nossas ações . Vamos cantar o canto do ofertório .
Ação de graças
Queridas crianças.
Estamos finalizando mais um ano. Ano que foi bom para muitos de nós pelo qual devemos agradecer muito e muito ao Senhor. Ano que, ás vezes, não foi tão bom para outros irmãos nossos , porque nele perderam algo que muito amavam e que, com certeza, hoje está com quem o ama mais do que nós.
O importante é que aqui chegamos, cheios de fé, cheios de esperança, cheios de desejos para 2017.
Mas é preciso agradecer por mais um ano, por mais um ano na graça do Senhor, pela sua presença em nós, pelo seu olhar cuidadoso e suas mãos poderosas que, por tantas vezes, não nos livrou do perigo sem que soubéssemos.
Queríamos agradecer pelo povo da nossa terra, pela nossa cidade, pelas nossas paróquias, por tudo que compõem aquilo que amamos e acreditamos.
Vamos então, enquanto ouvimos uma canção, sermos as pessoas mais bem agradecidas da terra, elevar nossos olhos ao céu e agradecermos tantas graças promovidas por Deus em nossas vidas. Amém.
(escolher uma música de agradecimento .)

Historinha para o teatro da semana:

Beé e o Lobo Mundo

Aconteceu um dia, num pastinho aqui pertinho onde mora o Senhor José Ovelhão e Dona Maria Ovelha. Dona ovelha tinha acabado de dar à luz a quinta ovelhinha, a Dolinha, que não é clonada não, é original! E como ela estava radiante e feliz. Parecia até que era a sua primeira cria…quem também não se cabia de contentamento era o Senhor José ovelhão
Senhor José Beee era muito bom pai , vivia ajudando a Dona Ovelha a cuidar de Dolinha . Como ela era boa que mãe zelosa, lavava com carinho os pelos fofos de suas ovelhinhas, alimentava-as, cuidava bem de suas roupinhas , ensinava-lhes a ler a cartilha do Beé. Aquela família era extremamente unida . Ah como eram felizes .Eles viviam pelas filhas .Os pais faziam o possível e o impossível para que todas se sentissem amadas, seguras, sempre aconchegadas e livres de todos os perigos .
Entre as ovelhinhas existia uma que era diferente das demais. Era a ovelhinha Beé. Beé, era a mais revoltadinha, gostava de correr mais que as outras, brigava com as irmãs, muitas vezes até respondia Dona Maria Ovelha, que ficava toda chateada, mas que quando precisava (não achem vocês que ela não era brava não, porque estão enganados) para corrigi-la umas palmadas na Beé, ela dava.
A mãe Ovelha se preocupava muito com Beé porque ela já estava ficando mocinha e o que haveria de ser? Um pasto tão grande? Com tantos problemas? O que seria de sua pobre ovelhinha?Comentava com o pai Ovelhão que dizia pra ela não se preocupar, pois ele estaria sempre ali para ser a segurança da família.Mas mãe já sabem como é , né ,se pudesse abrigaria todas debaixo de seus braços e ali juntinhas ficariam para sempre.
Mas o destino era inevitável e como sabem ninguém pode fugir dele .Ela não podia fugir do grande perigo…diziam por aquelas bandas que logo…logo…chegaria o dia em que a Bééé teria que se encontrar com o Lobo Mundo…Ah! Gente, o Lobo Mundo era terrível, muitas ovelhas quando se deparavam com ele (segundo a lenda) se perdiam, se deixavam levar pelos prazeres que ele proporcionava e aí…sabem o que o Lobo Mundo fazia? Tirava-lhes a vida…era um perigo o qual todas as ovelhas um dia teriam que enfrentar.
Mamãe Ovelha ficava apavorada só em pensar. Quem poderia ajudá-la? Quem poderia ter um amor tão grande que amasse também as suas ovelhas e que por elas entregasse sua vida, como ela, mamãe ovelha faria? Papai ovelhão ficava de olho, queria proteger sua família de todo mal , tudo aquilo representava a sua vida .
Aquela família acreditava que só havia uma pessoa…alguém que conhecia o rebanho todo e que todo o rebanho o conhecia… “O Bom Pastor…” e era nele quem confiava a sua família.
E foi naquela noite, onde Dona Maria Ovelha rezava para que o Bom Pastor pudesse ajudá-la que Beé se encontrou com o Lobo Mundo. Por momentos a ovelhinha ficou seduzida por ele…Ele a presenteava com boa comida, lhe mostrava novos campos para pastar, bem longe de sua mãe, bem longe de sua proteção, do aconchego, do carinho dado pela mãe…A ovelhinha foi seguindo o Lobo Mundo e, esse por sua vez, foi se preparando para o ataque final.
Enquanto isso, Dona Maria Ovelha foi avisada em sonho, como se mãe não fosse sempre avisada do perigo que seus filhos correm e, imediatamente, se colocou de pé…com a coragem de um leão e força de um dragão.Chamou pelo senhor Ovelhão e os dois juntos foram atrás de Béee para salva-la a qualquer custo das maldades do mundo . Puseram-se a chamar pela Beé que nesse momento ouve a voz firme da mãe e vê o perigo na sua frente…grita por socorro.Dona Maria ovelha saiu na frente de seu Senhor José ovelhão enquanto ele buscava um cacete para deter o lobo …
Ovelhinha – Beeecorro… Beeecorro… Beeecorro…
Dona Maria Ovelha ouvindo os chamados da filha, não teme, se preciso for dará sua vida para salvá-la…Nesse momento, o Lobo Mundo luta contra os sentimentos da mãe…uma luta de tigres…a mãe na defesa louca de sua ovelha para salvá-la e o Lobo Mundo para devorá-la…(mãe e o lobo lutam)
Foi quando a mãe suplicou ao Bom Pastor, que viesse ao encontro daqueles a quem Ele ama e com seu cajado forte…livrasse das garras do Lobo Mundo, a mãe e a sua Beé.
Porque Deus é assim…Ninguém tira a vida do que é Dele. E nós somos ovelhinhas de Deus. E o Pastor ouvindo os apelos da mãe vem ao seu socorro, fortalecendo o pai José ovelhão que munido pela força do bom pastor enfrenta e destrói o lobo mundo libertando a mãe e a filha das garras do mal .
E assim crianças, só existe alguém a quem igualar o papel de mãe e de um pai é igualá-la ao papel do Bom Pastor.
Agora sim, as ovelhinhas, o papel santo de uma família que se ama e o Bom Pastor unidos num só coração! Que cada família possa assumir na fé os exemplos da sagrada família de Nazaré e aprendam a amar , e a se respeitar para que sejam felizes de fato .
Compromisso da semana: Iniciando mais um ano, vamos rezar uma Ave-Maria agradecendo a Deus por tantas graças alcançadas no ano que passou e pedindo as benção para o Ano que se inicia

Kit livros para catequese e missa com crianças

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/maria-mae-de-deus-ano/

Sem comentários:

Enviar um comentário