14 de outubro de 2016

15 de Outubro – Santo do Dia – Santa Teresa de Ávila


Hoje dia de Santa Teresa de Ávila quero saudar todos os padres carmelitas, as irmãs do nosso Carmelo: irmãs carmelitas, com Santa Teresa de Ávila nós rezamos: Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa, Deus não muda, a paciência tudo alcança; Quem a Deus tem nada lhe falta, só Deus basta! Santa Teresa de Ávila nos convida a uma profunda oração e essa oração tem um preço, o preço do perdão, o preço da humildade e o preço da fraternidade, se a gente não perdoar nossos irmãos, se a gente não tiver a humildade no coração, se a gente não buscar a fraternidade com os irmãos na vida comunitária a oração enfraquece. Santa Teresa nos diz que a oração é estar a sós com Aquele que nos ama, então é um convite a vida interior e quanto mais nós aprofundamos a vida de oração, tanto mais vamos ser forte na missão. Santa Teresa que dizia assim: “O maior mal do mundo é desconhecer a Palavra de Deus”.Com Santa Teresa nós aprendemos a nunca desanimar diante dos sofrimentos, ela passou por grandes dificuldades na oração que ela chama de “Noite Escura”. Teresa é uma das maiores personalidades da mística católica de todos os tempos. Suas obras, especialmente as mais conhecidas (Livro da Vida, Caminho de Perfeição, Moradas e Fundações), contém uma doutrina que abraça toda a vida da alma, desde os primeiros passos até à intimidade com Deus no centro do Castelo Interior. Foi canonizada em 1622. E em 1970, o papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja.
Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O seu segredo foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse uma das últimas palavras: “Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer”. Com Santa Teresa de Ávila vamos crescer na amizade com Jesus, na busca de Deus, na fraternidade humana. Santa Teresa de Ávila dizia“Quem não deixa de caminhar, mesmo que tarde, afinal chega. Para mim, perder o caminho é abandonar a Oração.”Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!
Fonte: Pequeninos do Senhor

Jesus é o melhor amigo que a gente pode ter! Ele mesmo disse: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.” (Jo 15, 15-17)

E o nosso Papa emérito Bento XVI disse: “O centro de uma vida feliz, de uma vida verdadeira, é a amizade com Jesus, o Senhor.”

Santa Teresa D’ávila escreveu: “A amizade com Deus e a amizade com os outros é uma mesma coisa, não podemos separar uma da outra.”

Teresa curtia muito seus amigos…

Ela se dava bem com todo mundo, era do tipo “popular”. Quando adolescente era o centro da atenção dos primos e até no convento ia tanta gente bater papo com ela, que Jesus teve que lhe chamar a atenção que já estava meio demais (eheheh). Teresa disse uma vez:

A amizade é a mais verdadeira realização da pessoa. Quem ama, faz sempre comunidade, não fica nunca sozinho.”

Era amiga de Deus…

Ela escreveu: “Ó meu Senhor, como sois o amigo verdadeiro… Que bom amigo sois, Senhor meu!”

Teresa era muito livre quando falava com Jesus, um dia disse a Ele: “Senhor, se estou cumprindo Tuas Ordens, por que tenho tantas dificuldades no caminho? Jesus respondeu: “Teresa, não sabes que é assim que trato os meus amigos?” 
E ela respondeu sem pensar: “Ah, Senhor, então é por isto que tens tão poucos amigos!” Ainda bem que Jesus não se ofendia com Teresa, é que Ele conhecia o coração de sua amiga.

Fonte: Blog Cantinho da Criança e Amigos do Céu

Sem comentários:

Enviar um comentário