6 de outubro de 2016

Dinâmica da água perfumada (pétalas de rosas)

 

Retirada do livro “Dinâmicas para Celebrações” de autoria de Arnaldo de Oliveira Alves e Volney J. Berkenbrock, publicado pela Editora Vozes em 2006. E faz parte das “Dinâmicas Iniciais” que estão nesse livro.
O animador deverá motivar o grupo a perceber que Deus nos acolhe com amor. Um dos símbolos do amor é a rosa. Ela contém beleza e perfume. Deus, no seu encanto e formosura, é capaz de desfazer-se para deixar em nós um pouco de seu perfume, de sua beleza.
Enquanto diz palavras semelhantes, deve-se ir despetalando rosas conforme o tamanho do grupo, depositando as mesmas numa bacia cheia de água que deverá ficar no centro da roda em que os participantes se encontram reunidos. O animador continua a motivação dizendo que como Deus se doa ao nos dar a vida, deixando em nós sua marca e seu perfume (e ao dizer isto ou outras palavras, vai amassando as pétalas dentro da água para que o perfume a impregne), cada um deverá abençoar o irmão com o perfume que Deus colocou em sua vida, molhando suas mãos na água perfumada pelas pétalas, molhando a fronte do outro dizendo palavras como: “recebe a benção do  Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que te ama com amor infinito!” 
O primeiro abençoa seu vizinho da direita, este abençoa o seguinte da direita e assim por diante, até que termina quando o primeiro recebe a benção do último. É adequado que enquanto se processa tal dinâmica, todos entoem canções que reflitam a temática do amor de Deus por nós.
Ainda pode-se processar da seguinte maneira: O primeiro escolhe alguém, o abençoa e é abençoado em seguida pela mesma pessoa.
 
A Dinâmica da água perfumada poderá ser utilizada no início do encontro/celebração, para acolher as pessoas, ou no seu final, para enviar as pessoas com a missão de partilharem o amor de Deus.
 
Fonte: Blog da Catequese Editora Vozes

Sem comentários:

Enviar um comentário