17 de outubro de 2016

30º Domingo Comum – Ano C

“A humildade nos faz reconhecer nossos defeitos diante de Deus, deixando de lado o orgulho e a arrogância.”

– Missa com criança da semana: O judeu e o publicano
– Evangelho: Lc 18,9-14
Buscar a Deus com humildade e fé
A humildade nos faz reconhecer nossos defeitos diante de Deus, deixando de lado o orgulho e a arrogância. Procuremos nos aproximar do Senhor com o coração humilde e sincero, para experimentar seu perdão e sua misericórdia. Este dia das missões e da Infância Missionária nos lembra que todos temos a missão de anunciar o amor de Jesus onde quer que estivermos.
Acolhida – Boa noite queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.
Gente… estou aqui numa dúvida danada, é que tenho que escolher um menino pra entregar essa medalha e não sei se ele é merecedor . Vejam se vocês podem me ajudar nosso.
É o seguinte. Esse ai é o Neizinho . Neizinho  é bom de bola demais da conta, não tem um drible que ele não saiba fazer , não tem um pênalti que ele bata que ele perca, acerta todos ,não tem um lado do campo onde ele não chegue primeiro , ele é o verdadeiro herói do jogo , inventou até aquele passe do pinguim foca .
Só que tem lá no campo , onde ele joga, um menino muito simples , filho da dona Maria, o Pedrinho , ele não é tão bom de bola quanto ao Neizinho   não , mas acontece que ele é disposto , tem preguiça não , quando é pra ajudar os outros ele é o primeiro a chegar , curar as feridas , colocar o gelol e tudo mais . Ele é o bom amigão.
Já o Neizinho  , bom de bola, craque da seleção, é muito prepotente, não gosta do Pedrinho porque ele é filho do ex-presidiário , e por ser filho de quem não presta, como diz Neizinho   , não deixa ele entrar no time pra jogar . Sabe que o Pedrinho é aclamado pela torcida, porque é humilde e bom menino, Todos gostam dele, mas Neizinho   gosta de humilha-lo , fazer pouco dele , chama-lo de filho de ladrãozinho , ladrãozinho é . Arrasa o Pedrinho.
E agora, eu ganhei essa medalha de honra ao mérito, com direito a um grande prêmio aqui pra eu escolher entre o Neizinho   e Pedrinho. Qual dos dois merece essa medalha? Por que ele é quem merece.
Isso crianças, Jesus hoje vem nos falar justamente sobre isso, Que os humildes serão exaltados e os que se exaltam se achando ótimos, esse serão humilhados. O que Deus espera de nós é que sejamos humildes, simples e obedientes aos seus ensinamentos. Assim seremos sempre coroados com a medalha do Amor divino. Vamos iniciar nossa celebração cantando .
Ato penitencial. Então aprendemos que devemos ser humildes diante de Deus e dos homens. Vocês nem imaginam o que eu ouvi outro dia… é mais ou menos assim … Dizem que entre o céu e a terra há uma camada de nuvens que nos separa de Deus… Essa camada serve pra não deixar o pecado entrar lá no céu, porque se o pecado entra no céu, acontece uma grande confusão…
Então Deus não permite que nada de ruim aconteça aos escolhidos que estão por lá . Mas acontece que pecamos muito, então nosso pecado fica agarrado nas nuvens e, quando ele agarra , também não deixa as nossas orações ,nossas boas ações , nada que fazemos de bom subir , dessa forma não pode alcançar a Deus , e se não alcançar a Deus , como poderemos então entrar no céu ?
E é, por isso , que as nuvens ficam pesadas demais , ficam escuras , essa história disse que era por causa dos pecados dos homem .. Então como é que faremos pra entrar no céu??
AH , aqui está a solução . Todo mundo peca, não é mesmo ? Mas quando somos humildes e reconhecemos nossos erros e queremos de Deus seu perdão, sabe o que acontece ? Deus faz chover sobre a terra e limpa a camada suja do pecado e, assim nossa oração que estava retida com o pecado se liberta e pode penetrar seu coração, atingindo o seu perdão. Vamos fazer isso crianças? Vamos pedir perdão a Deus através de nosso canto para que Ele nos perdoe?
Leitura – Agora bem, sentadinhos, vamos ouvir a nossa leitura de hoje. E ela nos diz que a humildade provoca a igualdade entre as pessoas e ajuda-nos a alcançar os favores de Deus.
Aclamação – Agora vamos ouvir o nosso evangelho. Nele Jesus compara as atitudes do fariseu e do publicano que vão ao templo para rezar. Aclamemos a Palavra que nos salva cantando todos em pé com muita alegria
Evangelho –
Preces –
1. Senhor, fazei que vossa Igreja assuma sua missão de ser sacramento da verdade e da misericórdia, levando os seres humanos à unidade, nós vos pedimos.
— Senhor, atendei nosso pedido!
2. Senhor, pelos nossos jovens, para que faça com que eles se tornem cada vez mais dóceis aos apelos do Evangelho, correspondendo a sua vocação de ajudar a humanidade a renovar sua fé na vida, nós vos pedimos.
3. Senhor, que nossas crianças reconheçam o senso de justiça através da suas palavras e exemplos e possam emprega-lo em suas vidas , se tornando homens e mulheres justos e caridosos , nas ações e nas orações , rezemos
4. Senhor, que nossos governantes promovam políticas justas, que combatam o crime, os vícios e a violência, resgatando a dignidade da juventude, nós vos pedimos
Ofertório – O profeta Isaías nos disse que Deus aceita a oração que brota da prática do bem e da justiça. Só a justiça é capaz de mover Deus para que incline seus ouvidos e escute a oração, transforme o coração e mude o pecado em compaixão e perdão. por isso crianças vamos nos dirigir hoje ao nosso deus , nesse nosso momento de ofertório em uma oração coletiva , porque como seus filhos que somos , queremos compartilhar com ele o que somos e nossa ações diante de nosso irmãos . Vamos todos então rezar?
Pai do céu …
Que a nossa oferta chegue ao seu coração de Pai
Que seja um presente de carinho, moldado nas nossas ações diárias.
Oferecemos nosso compromisso
De tornar o mundo melhor
De lutar por uma sociedade mais justa e humana
De nos esforçamos na prática da fé,
De buscarmos divulgar todos os dias, as suas santas palavras.
Pai, abençoa-nos em sua consagração,
onde transforma vinho em sangue.
Onde o pão se torna carne
Que através de nossa humildade e oração
Possamos ser cada vez filhos mais amados seus.
Amém.
Comunhão- Diante agora do senhor vamos nos colocar numa oração de fé , cantando , indo ao seu encontro , fazendo festa para o nosso deus que vem nos mostrar quão grande é seu amor por cada um de nós . Então vamos cantar ?
Ação de graças – Como estamos nos relacionando com Deus em nossas orações?Isso me lembrou uma historinha
Um homem que vivia sua vida na roça passava diante de uma Igreja e deixava sua enxada na porta, entrava e se colocava diante da imagem de Jesus na cruz, e olhava para ele e dizia: Jesus é o Zé e ia embora.
O padre daquela Igreja resolveu um dia perguntar aquele homem simples, analfabeto o que ele fazia diante da imagem todos os dias, sendo que ele não sabia rezar.
O homem respondeu ao padre: eu chego aqui olho para ele, ele olha pra mim eu digo Jesus é o Zé e vou embora.
Certo dia este simples homem adoece e fica internado por alguns dias.
As enfermeiras daquele hospital percebem que houve uma grande melhora em todos os pacientes.
E perguntam: porque vocês melhoram tão rápido assim.
Eles respondem que é por causa da visita que Zé recebe todos os dias.
As enfermeiras ficam admiradas pois nunca viram ninguém visitar o Zé.
Foram então ao quarto do Zé e perguntaram: quem te visita todos os dias sendo que nunca vi?.
E o Zé responde: sabe aquela cadeira que esta ali, pois é ele todo dia vem na mesma hora senta ali e fala Zé é Jesus e vai embora.
Moral da história: é que Deus ama os desapegados , os simples , os que oram com o coração , dando deles o seu melhor . Assim não precisamos ser doutores para podermos entrar em contato com Deus, todos somos filhos de Deus e sendo humildes diante dele e dos homens, somos o maior de todos diante de Deus .

Historinha para o teatro da semana:

Quem quiser ser o primeiro tem que ser ó último

Técnica: Dramatização
Personagens: Dona Baratinha – Dom Ratão – Ratinho – Galo Garboso – Coelho – Narrador
Narrador: Aconteceu um dia, na casa de uma antiga amiga de muitas crianças, a dona Baratinha, (Não a famosa, mas a prima dela). Ela era muito sozinha e vivia triste. Reclamava que reclamava…
Baratinha: – Ó Deus! Quando eu vou encontrar alguém que seja meu companheiro? Alguém que me faça companhia… Que passeie comigo… Oh… Como é triste ficar sozinha!
Narrador: – Mas também tinha uma coisa: Ela não queria um guloso, como aquele que se casou com sua prima… O Ratão, que até caiu no caldeirão de feijão… (Música)
Ela queria sim, um companheiro com o coração bom, que viesse para servir, que cuidasse das coisas do Pai do Céu… Que fosse bom, simples, humilde, sem ambição… E que pudessem juntos realizar a grande missão do Senhor.
E ela como era também muito cuidadosa e caprichosa, todos os dias limpava sua casinha e pedia ao Senhor que lhe concedesse o que pedia.
Um dia, porém, varrendo aqui e varrendo ali… Vejam só que ela achou… Oh, sim! Uma moeda! E que moeda!
E a baratinha pulou, gritou e rolou de alegria… Nossa que coincidência até parecia a história de sua priminha… E…
Baratinha: – Oh! Se minha prima arrumou o companheiro por causa da sua moedinha, então eu também posso arrumar! Que Deus me abençoe!
E ela se colocou na janela, pôs um lindo laço vermelho nas anteninhas e a todos cantava:
Baratinha: – Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem laço no cabelo e dinheiro na caixinha.
Narrador: – E logo foi passando por ali o senhor Galo Garboso, todo emplumado e vaidoso… E sabendo do grande tesouro da dona Baratinha foi logo se apresentando:
Galo: – Eu sou o galo Garboso… O mais charmoso… O mais amoroso… (O mais ambicioso) Eu sou seu par ideal, igual a mim não há outro…
Baratinha: – Oh, senhor galo Garboso… O que fará com meu tesouro se vier a casar comigo?
Galo: – Tesouro! Eu amo tesouro… E como sou muito ambicioso, vou gastá-lo todinho sem deixar nem um pouquinho…
Baratinha: – Ora, vá se embora seu Garboso orgulhoso.
E novamente dona Baratinha cantou da janela:
Baratinha: – Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem laço no cabelo e dinheiro na caixinha.
E olhe quem vem lá… Senhor coelho Dentinho.
Coelho: – Sou eu! Eu quero dona Baratinha! Sou muito trabalhador e pulador! Passo os dias em busca de um tesouro como o seu! Casa-se comigo e farei seu tesouro multiplicar… Triplicar… E no meu bolso… Estará sempre ali… Seremos milionários…
Baratinha:- Oh… Eu não quero isso para mim…Vá se embora! Vocês só pensam no tesouro do mundo…
E novamente, um pouco mais triste ela cantou na janela: Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem laço no cabelo e dinheiro na caixinha.
Demorou um pouquinho e passaram também outros pretendentes…
É crianças, os pretendentes de dona Baratinha só pensavam em dinheiro, comida, no que iam ganhar e não lhe ofereciam nada, somente o interesse em ficar com seu rico tesourinho.
E durante vários dias, a pobre baratinha cantava na janela na esperança de que alguém tivesse um coração semelhante ao seu, generoso, bondoso e servil.
Pobre dela, já desanimada enquanto os pretendentes brigavam por saber quem seria o escolhido, o primeiro no coração da barata, ou seja, quer dizer, na gastação do tesouro… Ela chorava… Porque achava que nesse mundo não havia um coração desapegado.
Mas, enquanto os outros brigavam, passou por ali, de um terreiro muito distante, um rato, não Dom Ratão, mas Dom Ratinho que só se parecia com o aspecto físico, mas nada tinha a ver com ele.
Quando ele viu aquela linda baratinha a chorar na janelinha, ficou admirado e ao mesmo tempo apaixonado. E dela se aproximou e lgo falou:
Ratinho: – Oh… Linda donzela! Por que choras tão triste assim? Haverá beleza tão rara que sofresse por mal assim?
Ratinho: – Quem é você? De onde veio? O quê quer?
Ratinho: – Oh, doce Barata… Tenho andado muito pelo mundo cumprindo a minha missão.
Baratinha: – Mas que missão é essa?
Ratinho: – Procuro mostrar a todos que não devemos nos apegar aos tesouros do mundo. Precisamos é nos apegarmos aos tesouros do coração. Um coração voltado ao amor, ao serviço, ao próximo por isso estou aqui.
Naquele momento, dona Baratinha sentiu as pernas tremeram, enxugou as lágrimas… Saiu de sua casa e se revelou ao do Ratinho.
Baratinha: – Oh, Dom Ratinho que bonitinho! Tenho procurado tanto por um amor do seu jeitinho. Tão bom, tão humilde… O senhor não quer casar comigo?
Ratinho: – Eu? Casar? Mas sou tão simples… Tão pobre… Não sou o ideal para seu coração dona Baratinha.
Enquanto isso, os outros pretendentes, pressentindo o perigo quiseram afastá-lo. E gritavam assim…
_Escolha a mim!
_Eu sou o melhor!
_Vou gastar seu tesouro, quer dizer, fazê-la feliz.
_Me dá sua pata, quer dizer seu tesouro, quer dizer sei lá, me dá alguma coisa.
Baratinha: – Não gente, meu coração já tem dono. Meu coraçãozinho é do…
(Todos gritam)
Baratinha: – Não… É do Ratinho!
(De novo! Dona Baratinha e seu Ratinho?)
Ratinho: – Oh… Preciosa Baratinha! Quem sou eu? Eu sou o último de todos eles, tenho pouco a lhe oferecer.
Baratinha: – Não, Dom Ratinho. O senhor se acha o último, mas é o primeiro é o meu escolhido.
(Oh!)
Então crianças, o casamento se realizou e foi aquela festança e por vias de dúvida, não houve nenhuma panela de feijão.
E assim, a gente aprende que para Deus o primeiro no seu coração e no céu é aquele que se fizer pequeno diante dos que se acham maiores. Nunca devemos nos exaltar.
O que devemos fazer é:
Servir sempre… Amar sempre… Ter um coração semelhante a Deus sempre
Compromisso da semana: Conversar com a(o) catequista sobre o que é a “Infância Missionária”. Se esta obra ainda não está presente na comunidade, não seria uma oportunidade de iniciá-la?

Sem comentários:

Enviar um comentário