11 de outubro de 2016

Devoção ao Menino Jesus de Praga



A devoção a Jesus assumiu muitas formas através da história. A devoção ao Menino Jesus de Praga constitui uma das formas da devoção a Jesus considerada entre as mais importantes na Igreja.
Nasceu em Praga, hoje capital de República Tcheca, em 1628, no Convento dos Carmelitas Descalços, que passava por sérias dificuldades. Movida de compaixão, a princesa Polyxena de Lobkowitz decidiu presentear os religiosos carmelitas com uma escultura bastante especial: o Menino Jesus, já um pouco crescidinho, vestido em trajes de príncipe. Em uma das mãos, trazia um globo, representando o mundo inteiro; na outra, apresentava um sinal de bênção, com os dedinhos indicador e médio levantados, no estilo das imagens sacras orientais. Entretanto, o detalhe mais encantador da imagem era o sorriso franco e cheio de amor estampado no rosto do Menino Deus, sinal bastante raro nas imagens de Jesus.
Com o passar do tempo, a devoção ao Menino Jesus de Praga foi se espalhando pelo mundo inteiro. Chegou ao Brasil trazido pelos padres carmelitas. Atualmente, em nosso país, há muitas comunidades cristãs, urbanas e rurais que têm o Menino Jesus de Praga como padroeiro.

Jesus pequenino inspira-nos uma confiança sem limites, uma intimidade carinhosa. 
Jesus “grande” inspira-nos um amor de intimidade. 
Jesus na cruz, atrai-nos pela grandeza dos seus sentimentos.
Jesus na Eucaristia, pela sublimidade do seu amor.


“Quanto mais Me honrardes, mais Eu vos favorecereis.” 
O Menino Jesus de Praga é o padroeiro do Ministério para as Crianças. É nosso dever levar esta devoção para as criancinhas através da Coroinha do Menino Jesus (onde é contemplada a infância de Jesus).
A criança é a flor mais mimosa, mais delicada mais encantadora que há no mundo, que faz virar os sentimentos mais recônditos da alma e que com uma força irresistível, cativa os corações. Um lar sem crianças é como um vaso sem flores.
Menino Jesus de Praga, rogai por nós.

Fonte: Blog Crianças RCC Belém 

Sem comentários:

Enviar um comentário