6 de outubro de 2016

Sugestão de dinâmicas para a Semana das Crianças


Oba, é semana da criança! Chegou a nossa vez, crianças! Vamos cantar, louvar e nos preparar para evangelizar! Oba!
 
Música: O Amor (Tatiane Jardim)
(A música compõe o DVD Pescadores Kids, disponível pela Editora RCCBRASIL, clique aqui para adquirir)
O Amor de Deus
O amor, o amor, o amor de Deus é tão grande
É tão grande, mas não dá pra medir
É imenso, mas não dá pra ver
Me aquece, mas não dá para vestir
É gostoso, mas não dá para comer

Vamos falar de um amor imenso, que aquece e é gostoso
Estou falando do amor de Deus

Deus criador

Assim como se prepara um enxoval para a chegada do bebê, Deus criou todas as coisas pensando em você. Deus pensou: (dizer seu nome) vai precisar de um lugar para morar, vai precisar de água, vai precisar do ar, do dia e da noite, das plantas e animais, vai precisar de pessoas e foi assim Deus criou o mundo e tudo que nele contém.
A partir da criação do homem, Deus não mais disse “Faça-se”, Deus preferiu contar com os homens e até hoje eles descobrem novas formas de usar aquilo que Deus criou! Muitas coisas novas são feitas com as coisas criadas por Deus.

Atividades

- Vamos descobrir o que Deus criou?
Atividade com fotos de várias coisas do Reino Animal, Vegetal e Mineral, o céu etc., em meio a objetos feitos por homens. Ao apontar o objeto a crianças diz a frase: Deus criou... e o nome do objeto. Ao apontar o objeto certo, os evangelizadores dizem juntos a frase: “e Deus criou você!”.
Isto mesmo, criança, Deus criou eu e você à sua imagem e semelhança. E cuidou de cada detalhe:

1-      Veja a letra M na palma de sua mão. A letra M carimbada na palma de sua mão é Deus te lembrando de algo muito importante: És meu! És meu! És meu! (levar a criança a delinear com o dedo a letra M em sua palma, enquanto se diz: és meu...);

2-      Veja a ponta de seu dedão. Está vendo estas linhas desenhadas? Ninguém é igual a você! Você é único, única. E mais, vou revelar um segredo: Somos Filhos de Deus e no nosso Batismo recebemos nossa verdadeira identidade. Isto mesmo, no Batismo além do nosso nome, recebemos a graça de pertencer, fazer parte do Time dos Filhos de Deus e, neste time, somos todos titulares, não tem reserva.
(Tirar as impressões digitais das crianças, gravando numa folha semelhante à carteira de identidade, mudando seu título para: Carteira de Identidade do Cristão. Nome do titular, data do Batismo e a criança terá que preencher os espaços vazios).
3-      E Deus viu que era bom! Deus já te conhecia pelo nome antes mesmo de você nascer, e em vez de dizer Faça-se, Ele foi moldando você com as próprias mãos. E Deus viu que era bom! Desafio: Vamos brincar de moldar pessoas? Vamos ver se você consegue moldar uma pessoa bem parecida com você? Depois outra bem parecida com uma pessoa que você conhece?
(atividade a criança irá montar uma pessoa mais parecida com ela escolhendo entre várias opções de olhos, cabelos, sexo, dentes, a que mais se parece com ela. Ao final, escrever a frase “E Deus viu que era bom”);

4-      Vamos louvar a Deus? Louvar é elogiar, dizer bem. Podemos louvar a Deus pelo que Ele é e pelo que Ele faz. Vamos louvar a Deus?
(Painel com título “Hoje eu quero louvar a Deus...” e duas colunas: “pelo que Deus é” e outra, “pelo que Deus faz”. Separar desenhos ou palavras que retratem o que Deus é: “Amor, luz, criador, bom, fiel, paz, misericórdia...” e o que Ele faz: “pessoas, família, sol, animais vegetais minerais...”. Espaço abaixo escrever: “Louvor de hoje. Data: e deixar espaço para a criança quiser escrever ou acrescentar algo).

Mais sugestões....

               Criança, como é bom saber que Deus nos ama e nos criou por amor e para o amor. Mas se Deus é amor, por que tem guerra no mundo? Por que no Brasil tem corrupção? Por que tem briga entre pessoas e confusão?
Quando tem algo errado com meu carro devo levar no mecânico, com meu relógio devo levar no relojoeiro, quando tenho algo errado com as pessoas precisamos perguntar para nosso criador. E Deus nos responde em sua Palavra: Em Romanos 3,23 lemos: Porque todos pecaram, todos estão impedidos de sentir o amor de Deus. Isto mesmo criança, o pecado impede de sentir o amor de Deus como um guarda chuva, o amor de Deus cai, cai, e nós não sentimos. (Desenhar corações caindo do céu e uma criança alegre, debaixo do guarda chuva com rosto triste apesar dos corações continuarem caindo).
E sabem como o pecado entrou no mundo? Pela desobediência de Adão e causou muita desordem. O homem criado para amar a Deus sobre todas as coisas e aos irmãos, o pecado o fez amar as coisas em primeiro lugar e prejudicar os irmãos para ter as coisas vivendo como se Deus não existisse. Ai, ai ai! Que grande confusão! Precisamos de uma solução!

1– Precisamos de vida nova
(Fazer três cubos: um maior escrito Deus, outro médio escrito Homem e outro menor escrito Coisas. Tocar a música “Em primeiro lugar”. Os blocos vão se movendo trocando de ordem e a criança deve colocar na ordem certa. E quando ela acertar ganha aplausos).
 
2 - Precisamos de força para vencer o mal
Veja as duas árvores. A árvore do Bem e a Árvore do Mal. Que frutos elas dão? (Desenhar as duas árvores: uma frondosa, outra seca e escrever o nome no tronco junto da raiz. Os frutos devem estar espalhados fora das árvores e, em cada fruto, desenhar uma cena de história em quadrinho (exemplo: brigando, xingando, mentindo, fofocando, abraçando, ajudando, estudando, etc.) para criança escolher em qual árvore irá colocar cada fruto e depois que colocar na árvore certa, terá que escrever dentro do fruto o nome de cada fruto (fofoca, amizade, mentira, ajudar, estudar, xingar... Quando ela acabar ganha aplauso.)
 
 
3– Precisamos de cura, vejam o que o estrago que o pecado faz no nosso coração (Desenhar todos os corações com rosto e pedir para a criança ligar cada coração ao que ele esta sentindo: rancor (desenhar um coração cheio de pedras, machucado); egoísmo (desenho de um coração com nariz arrebitado); isolamento (desenho de um coração dentro do cofre); inveja (desenho de um coração com olho grande); medo (desenho de um coração amedrontado); ira (coração irado); gula (coração comendo além da conta).

4 - Precisamos de libertação de tudo que nos afasta do Amor do Pai.
Vamos pedir perdão (desenhar Jesus de braços abertos com as mãos chagadas pronto para abraçar no alto de uma escada de 4 degraus e uma criança indo em direção dele no inicio da escada escrever, no 1ºdegrau reconhecer – o que nos afastou do Amor de Deus, no 2º degrau contrição – desejo de não mais pecar, no 3º degrau confissão – para libertar e reconciliar, no 4º degrau reparação – da desordem que o pecado causou e.........ganhar um grande abraço de Deus. Que saudade!).



Fonte: RCC Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário