6 de outubro de 2016

Nossa Senhora gosta de flores?
 
Sabe, acho que Nossa Senhora ama as flores. Tem uma porção de histórias dela com flores. Essa que vou contar agora é linda e pouca gente conhece no Brasil…
 
 
O milagre
Todos os anos, numa cidadezinha da Itália, chamada Bra, acontece um milagre: um arbusto da família das rosas (o nome científico é Prunus spinosa L.) floresce pleno inverno. Os botânicos estudiosos dessa planta dizem que isso é impossível, pois deveria florescer de março a abril como todas as de sua espécime, ou seja, na primavera.
 
 
E isso é possível???
 
Já disse: só por milagre. É que onde está a planta, a muito tempo atrás, no dia 29 de dezembro de 1336, Nossa Senhora apareceu. Foi assim…
 
Como tudo começou…
 
Num dia frio de inverno, uma mulher, Egídia Mathis, voltava para casa por uma estrada deserta, quando foi cercada por dois soldados. Percebendo as más intenções deles, Egídia olhou para os lados desesperada, temendo pela vida de seu bebê, pois estava grávida. Não havia ninguém por ali para a salvar, só uma Capelinha de Nossa Senhora (é que as famílias tinham o costume de fazer pelo caminho esses pequenos oratórios, por alguma graça alcançada). Pensou: “Nossa Senhora me salve, salve o meu bebê!” A redor da capelinha havia uma planta de Prunus spinosa.
 
 
 
Nesse momento apareceu Nossa Senhora, toda iluminada. Não sei se os bandidos também a viram, mas viram a luz e saíram correndo aterrorizados. Egídia ficou tão emocionada que seu bebê nasceu ali mesmo, mas Nossa Senhora a amparou e o bebê ficou bem. Pegando o filhinho recém-nascido, Egídia foi para casa dos pais e contou tudo o que aconteceu. Eles foram ao local do fato e viram um milagre: a planta ao redor do oratório continuava sem nenhuma folha, mas completamente florida. Assim acreditaram em Egídia.
 
 
 
 
 
 
Eu acho que Deus permitiu que Nossa Senhora salvasse a mãe o o bebê e que até hoje essas flores apareçam fora de época, para que as pessoas não esqueçam que Ele ama e defende a vida das crianças que ainda não nasceram. E você, o que acha?
 
Quer colorir minha Nossa Senhora? Desenhei com muito carinho pra você. É só clicar nela para ampliar e imprimir…
 

Curiosidade

Essa derruba qualquer argumento de quem não acredita em milagres: a primeira flor aparece dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.
Quer mais?! Ao longo dos séculos apenas em três ocasiões o florescimento deixou de existir:
1) No inverno de 1877 não floresceu na data de sempre, o papa que promulgou o dogma da Imaculada Conceição, Pio IX, estava morrendo.  Então foi eleito o Papa Leão XIII que amava muito Nossa Senhora, então no mesmo dia as flores abriram;
2) No inverno de 1914, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, as flores não apareceram;
3) No inverno de 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, nada de flores.

FONTE: BLOG AMIGOS DO CÉU
 
Rezando o terço das flores
 
 
O Terço com Flores trata-se de uma dinâmica onde ajudamos a criança  a aprender a rezar o terço e a saber a importância de cada Ave-maria que recitamos neles.
 
São feitas :53 flores pequenas de EVA, da mesma cor,
 6 flores maiores de outra cor 
 e uma pequena Cruz (que pode ser de madeira)
 
 Conforme se vai fazendo as orações vamos colocando  a Cruz ou uma flor.
  • Ao começar o terço cola-se a Cruz e reza-se o Creio e as outras orações que desejar
  •  logo em seguida cola-se as três primeiras flores pequenas e reza-se as três primeiras Ave-marias em honra à Santíssima Trindade
  • coloca-se então a primeira flor maior que representa o primeiro Mistério.
  •  Assim se prossegue o terço colando 10 flores pequenas e 1 grande até que se faça o terço completo.
  • Não esquecer de lembrar às crianças a importância de cada Ave-maria
  • Cada criança que colocar a flor de EVA deve iniciar a  Ave-maria
  • No início do terço, conversar sobre o significado da Cruz
  • Explicar ligeiramente também sobre a SSma. Trindade.
       Encerre com a oração da Salve rainha , explicada rapidamente. Procure não se alongar muito em explicações , para a criança não se cansar. A oração deve ser tranquila, prazerosa e agradável a Deus.  Entre cada mistério entoem um refrão em honra à Virgem Maria.
Chame uma criança para acender a vela, enquanto todos podem cantar:
" deixe a luz do céu entrar..." ou "envia teu espírito Senhor e renova a face da terra..."
" vem Espírito Santo vem... vem iluminar..."
 
Que neste encontro você possa receber a iluminação do Espírito Santo e fazer com seus catequizandos uma verdadeira experiência de oração.
 O catequista criativo poderá tornar esse momento agradável , usando de outras alternativas para motivar esse momento de espiritualidade.
Pode inclusive convidar as mães das crianças para participar e transformar o encontro em um grande momento de espiritualidade entre família. Estimule também para que tragam flores para Maria, nossa Mãe e ao final da reza fazer a "procissão das flores" ofertadas a Maria, concluindo com a Consagração a Nossa senhora. 
 
Que neste encontro você possa receber a iluminação do Espírito Santo e fazer com seus catequizandos uma verdadeira experiência de oração.
 
Obs: Neste terço eu optei pelos mistérios gozozos, ou seja, os mistérios "da alegria" que  inicia desde a aparição do Anjo até "o encontro do menino Jesus no templo entre os doutores da lei"
 
Fonte: Blog Kantinho da Fé
 
 
 Vamos ofertar flores a Maria!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário