CRUZADOS (ATIVO BOM PARA GINCANA)

Você vai precisar de uma bola de tênis, ou de vôlei (ou outra qualquer).
Divida todos participantes em 2 ou 3 times iguais (com no máximo 20 pessoas em cada time). Dê para cada pessoa em cada time um número (de forma que duas ou três pessoas, uma de cada time, devem ter o mesmo número). Coloque a bola no chão e faça-os sentarem em fileiras (ou em círculo) em volta da bola, de forma que os times fiquem à mesma distância da bola. A cada rodada o líder chama um número, e as pessoas com esse número devem correr até a bola, pegá-la e sentar em seu lugar (nesse caso o time ganha um ponto). Quando o jogador pegar a bola, o objetivo de seu adversário passa a ser encostar nele antes que ele sente-se em seu lugar (nessa caso o time do adversário ganha um ponto).
De vez em quando chame dois números, só para fazer a coisa ficar engraçada.

O AMOR ESTÁ NO AR!!!! (QUEBRA-GELO)

Formar uma roda e dizer que um urso vai nos visitar hoje. (Um urso ou outro bichinho de pelúcia que vc tenha). Apresente o urso para todos e diga que eles podem fazer com ele o que eles quiserem um por um. Resultado: Abraços, beijos, apertos, jogar para o alto, bater, enfim “n” situações. Quando o convidado (o urso) passou por todos. Diga que cada um deve fazer com a pessoa que esta a sua direita o mesmo que fizeram com o urso. Então com certeza vai dar muitos abraços, beijos, apertos, jogar para o alto, bater, enfim “n” situações. No final de tudo a reflexão, a luz do grande mandamento e o cuidado com o próximo.


Brincadeiras que evangelizam


QUEIMADA
Tema: pescadores de homens
Material: Bola, espaço grande riscado no chão.
Objetivo: Queimar (evangelizar) o maior número de pessoas para Deus.
Regras da Queimada comum.
1 – Dividir a turma em 2 grupos: Grupo A – Evangelizadores / Grupo B – Os não evangelizados.
2 – Os do Grupo A serão avisados de que deverão trazer para Jesus as pessoas do outro grupo.
3 – Os do Grupo B não saberão que são os não evangelizados.
4 – Quando os do grupo B forem queimados, os do Grupo A farão uma grande festa.
5 – Quando os do Grupo A forem queimados farão parte do "Céu-Exército de Deus", estarão assim contribuindo para a construção do Reino.
6 – Só ao término da brincadeira conta-se para o Grupo B a intenção do jogo.
Pregação: O mundo sempre quer nos impedir de ficarmos no time de Deus, tentam "nos queimar", levar ao pecado. Os não-evangelizados vivem esquivando-se das chances de conhecer Jesus, é preciso tentar várias vezes até sua conversão.

QUERIGMA
Preparação: Crianças em círculo. Cada criança recebe o nome de uma das cores do Querigma por ordem: amarelo, preto, vermelho, verde, branco e azul. No centro traça-se um círculo menor.
Desenvolvimento: O evangelizador inicia o jogo dizendo o significado de uma das cores. Ex: “Deus ama você”. Todas as crianças que representam o significado de amarelo devem ir para o círculo central. “Cuidado com o pecado”, todas as crianças que representam o preto devem ir para o círculo do centro. A criança que errar deixando de ir quando o significado correspondente à sua cor, ou indo fora do tempo sairá do jogo até que outro erre salvando-o.

VIGIAI E ORAI 

Material: Uma bola
Preparação: As crianças formam um círculo bem grande conservando bastante espaço entre si. Uma delas recebe a bola.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, a bola vai ser passada de uma em uma à volta do círculo, o mais depressa possível, sem faltar ninguém. A certo apito ela é mandada na direção contrária sem perda de tempo. Os sinais são dados a intervalos irregulares, ora demorados, ora seguidos com rapidez para exigir atenção contínua dos jogadores. Quem não obedecer prontamente a ordem e não arremessar a bola depois do sinal, paga uma prenda. A vitória é dos jogadores que termina a brincadeira e não pagam prendas.

Fonte: Blog Tia Paula Limeira - SP