13 de outubro de 2016

29º Domingo Comum – Ano C

“O Senhor ouve a oração feita com fé e está sempre disposto a nos atender em nossas necessidades.”

– Missa com criança da semana: O juiz injusto
– Evangelho: Lc 18,1-8
Perseverança na oração
A liturgia de hoje nos convida a ser perseverantes na oração, pois por meio dela nos mantemos em comunhão com Deus e com nossos irmãos e irmãs. O Senhor ouve a oração feita com fé e está sempre disposto a nos atender em nossas necessidades.
Acolhida –
Boa noite queridas crianças.
Boa noite a todos vocês aqui presentes, sejam todos muito bem vindos a esta celebração.
Crianças, eu trouxe aqui comigo hoje uma surpresa. E ela é gostosa. Quem quer? Então eu vou escolher três crianças pra disputarem, entre elas, a minha surpresa. Vocês escolherão entre eles quem souber me convencer.
Por que vocês escolheram este aqui? Ah, foi porque ele foi o mais insistente. Chegou até o ser chato, não é mesmo? Pois vocês acreditam que hoje, Deus nos fala sobre isso, para acreditarmos na nossa perseverança em pedir.
Pensem bem , pois eu que não sou nada pra vocês … diante da insistência desse menino eu dei essa surpresa pra ele , imagina o que um pai amoroso, como Deus, diante de tantos pedidos nossos, vendo nossa urgência, não iria nos atender?
Pois é justamente isso que Deus nos coloca hoje, pra sermos perseverantes em nossa fé, em nossos pedidos, insistentes , porque se no evangelho ele nos conta a historia de um juiz que não temia a Deus e nem aos homens e diante da insistência do pedido favorável uma viúva , imaginem Ele que nos ama sem medidas. Nós somos não podemos é perder a fé .
Todos em pé pra cantarmos com alegria o canto de entrada.

Ato penitencial –
 Engraçado crianças, o evangelho de hoje foi escrito faz tempo, mas suas palavras tem tanta vida que é como se estivesse sendo escrito agora. Vejam só uma situação que vivemos.
Há mais ou menos quatro meses, não chovia.
Era um calor infernal… e tem dias um inverno rigoroso, mesmo fora do tempo , Parecendo coisa do encardido que queria que tudo secasse, ou gelasse , congelasse até nossas emoções , igual ele quer secar e congelar nossa alma.
Mas conte-me: quem pediu a Deus chuva aqui? ( deixar que as crianças e adultos levantem as mãos )E foram insistentes , ou não acreditaram que era Deu quem governasse o tempo ?
E quando a gente pediu logo choveu? Não, tudo parecia tão seco, parece que varreram o chão, secou o mato, morreram plantas e bichos, tudo estava com paisagem de deserto de tão seco. Mas ai, veio à chuva… O mato agradeceu porque criou vida nova, o rio chorou lágrimas de alegria que alimentaram os animais que, por sua vez ,deram seu agradecimento louvando a natureza , saltando , pulando no meio da mata que cresceu.
Assim crianças, somos nós, quando vivemos no pecado, é igual à seca… Tudo parece morto e sem vida, seco e árduo , mas ao menor sinal de nosso arrependimento, e ao chamado de Deus pra nos ajudar, lá vem à chuva boa que lava nosso pecado e nos traz vida nova… Vida para sempre. Por isso, vamos todos pedir a Deus o seu perdão para mudar de vez nossa sequidão, transformando nossa vida, como a chuva transforma o chão. vamos pedir perdão cantando
Leitura – Deus, grande criador, que nos ama com eterna confiança, nos diz que devemos acreditar, pois ele faz em nossas vidas maravilhas. Todos sentadinhos, vamos ouvir a nossa leitura.
Aclamação – Jesus nos coloca a situação de um juiz e uma viúva, onde a viúva pedia incessantemente que ele atendesse seu pedido. Devido à insistência, ele atendeu. Vamos ouvir esse evangelho, depois de cantarmos bem bonito pra nosso Deus.
Preces-
Ofertório – Crianças, hoje no ofertório, como presente para nosso Deus, queremos mandar um recado que será nossa oferta.
Quando a queremos mandar um recado para alguém, como é que a gente faz? Ah, já sei. Vamos mandar por telefone,… Isso , quando queremos falar com os outros , nós telefonamos. Mas espere ai, e se Deus não tiver telefone?
Ah. Mas rádio ele deve ter. Todo mundo tem. Lá na sua casa não tem?
Icha , mas eu estou pensando , será que as ondas do rádio alcançam o céu?
Eu tenho que mandar nossa oferta nesse recado aqui… Já sei, vamos mandar pela televisão. Deus há de receber nosso recado. Mas qual programa são tantos e tantos canais, até Deus encontrar pode ser tarde demais.
É nosso recado, né ,crianças. Ah, como não pensei nisso antes, vamos mandar por carta, assim ele saberá rapidamente do nosso recadinho.
Mas quem sabe o endereço do céu assim de cor?
Mas está difícil demais mandar esse recado, gente.
Isso! Vamos mandar pelo computador. Pelo e-mail… Deus vai adorar receber nosso recado, mesmo sabendo que a sua caixa de e-mails deve ser lotada, esperando vaga pra milhares de pessoas, como nós, que querem mandar também seu recado. Vamos então mandar pra WWW. Deus? Ponto o que .. ponto infinito será ?
Etá recado difícil de chegar… usamos todos os meios de comunicação e até agora nada de chegarmos até nosso Deus . Vamos então pensar…
Já sei. Deus disse que está presente dentro da gente. Vamos fazer o seguinte, enquanto o padre estende as mãos ao céu pra transformar o pão e o vinho. Vamos olhar pra dentro de nós, com os olhos fechadinhos e vamos dizer baixinho o nosso recadinho. Pai do céu, eu te amo, não tem presente maior do que esse.
Agora com alegria, vamos ficar em pé e cantar para nosso Deus.
Comunhão – Que alegria! Jesus nos ama nos quer bem pertinho dele, nos chama a sentarmos em sua mesa, a nos servir do pão da vida. Vamos cantar com muito entusiasmo na grande de Jesus.
Ação de graças – Jesus hoje nos explica que não é preciso multiplicar palavras na oração porque Deus sabe o que precisamos antes de formular a primeira frase. A oração insistente, portanto, não pode ter como objetivo a resistência de Deus. Ele já está, sempre, a nosso favor. Por isso é importante pedir , ter fé e acreditar para fortalecer nossa fé ,mas Deus é quem sabe quando ele vai derramar suas graças sobre nós .
A oração nos mantém ligados ao Pai, para fortalecer a esperança, para alimentar a fé, para não nos deixar desistir. Deus não precisa ser lembrado de suas tarefas de Pai e Salvador; nós é que não podemos nos esquecer que somos amados e que o Senhor misericordioso quer para nós sempre o melhor. isso é pra não nos esquecermos nunca mais …não é mesmo , crianças ?!
Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?
Esta, crianças, foi a ultima frase do evangelho de hoje que Jesus nos faz … Por que será que Jesus tem essa desconfiança? Será que hoje, se Jesus viesse novamente a terra irá encontrar entre vocês, crianças que rezam muito, que pedem pelos velhinhos, pelos pecadores, pelas pessoas sofridas, que se preocupam com os outros, que cuidam de seus pais, que ajudam em casa, que fazem suas tarefas sem reclamar e que o amam de verdade??? Esses sao nossos questionamentos , pra pensarmos durante a semana.

Historinha para o teatro da semana:

Rapunguela

Narrador – Hoje crianças, vocês irão conhecer história da rapunguela em duas versões, primeiro vocês assistiram a cenas em que rapunguela estava com sua mãe que pedia errado, pois pedia pra bruxa malvada, filha do pecado pra libertar para o bem sua filha e na outra versão, ela pede ajuda ao seu pai amoroso que é Deus. Vamos ver que aconteceu?
Rapi _ Mãe, mãe… Tô com fome, eu quero comer. Cadê comida
Mãe _ mas, filha, eu não tenho nada pra te dar pra comer.
Rapi _ mas, mãe, eu sou pequena e fraquinha, eu preciso comer alguma coisa?
Mãe _ filha, vai dormir que a fome passa.
Rapi _tem certeza que passa?
Mãe _dorme pra você vê, que passa.
(a filha vai dormir)
Mãe_ pobre filhinha, tão magrinha. Mas o que eu posso fazer pra dar de comer pra essa menina? Já sei, mas acho que não posso! É acho que não posso, mas pobrezinha da minha filha, escuta só o estomago dela roncando? É acho que vou ter que fazer isso. Lá na roça da bruxa tem muita beterraba. Se eu pegar alguma, a bruxa malvada nem vai perceber e minha filhinha tão magrinha de fome não irá morrer.
(ela então simula que está entrando na roça da bruxa. Quando ela pega na beterraba entra a bruxa malvada grita).
Bruxa __ ladra, pega essa ladra, sua meliante ! Furtando as beterrabas
Mãe _ por favor, dona bruxa, me dê às beterrabas, minha filha tão magrinha está com muita fome, me ajude.
Bruxa ____ ajudar, por acaso vc me ajudou a plantar? A cuidar? Agora quer comer?
Mãe _____mas é que…
Bruxa ___ não tem mais é, e nem mais e, se não quiser que sua filha morra … ela então vou prender .Lá na torre alta do castelo …pra nunca mais comigo você se meter.
Rapunguela ___ mas o que é isso, mamãe? Por que estão gritando tanto?
Bruxa -_ então é essa gorducha que você quer alimentar? Essa menina precisa é de uma mala de roupa pra lavar. Vamos depressa lá pra torre, pois de lá jamais irá se salvar. _menina feia
Rapunguela __ mamãe deixa não, mamãe, deixa não…
Narrador – Enquanto isso a bruxa puxou a rapunguela pela trança e jogou até a janela…
Rapunguela – _ vivo triste, nessa torre, onde a bruxa me prendeu, todo mundo vive alegre, todo mundo menos eu.
Bruxa _mas que voz mais feia, fecha essa taguara rachada, sua mistura de Rapunzel com banguela, rapunguela.
Mãe – dona bruxa, tenha pena tenha dó, solta a minha filha, por favor.
Bruxa – Nada disso , se quiser que eu a solte , vá lavar capinar um lote … acha QUE É ACIL FICAR OLHANDO PRA CARA DESSA MENINA FEIA
(Enquanto isso a bruxa alisava as unhas)
Mãe ___ dona bruxa, já capinei todo a fazenda , por favor, tenha pena, tenha dó. Liberta rapunguela, que vive tão só.
Bruxa- _ quem sabe se vc não plantar uma roça de eucalipto pra mim, porque tá na moda plantar, tá todo mundo plantando e ,quando todo mundo faz uma coisa , todo mundo faz igual, vai plantar pra mim, lá perto do milharal.
Narrador – E assim, crianças , a mãe de rapunguela plantava colhia , trabalhava sem parar todo dia e , e pedia, pedia pra bruxa malvada libertar sua filha amada, mas quanto mais ela pedia, menos a bruxa cedia.
Bruxa ____ Não solto, não solto, não solto (fazer batendo os pés no chão de birra).
Vai trabalhar sua desempregada , mal me serve , gentinha , antes que eu te frite numa panela pra comer com mandioca
Rapunguela _ Vivo triste nessa torre, onde a bruxa me prendeu minha mãe já fez de tudo, mas a bruxa não cedeu.
Bruxa – menina feia , acha que eu não canto também , canto e bem
vivo alegre aqui de fora , onde prendi a rapunguela
Ela canta desafinado , igual sola de sapato
Oh menina feia
Pode cantar feiosa , porque espanta também os pássaros que vivem comendo o meu milharal
Narrador – E assim crianças, rapunguela viveu eternamente presa à janela, sua mãe trabalhou pra bruxa a vida toda pedindo… Pedindo, aquela injusta e malvada, pra libertar sua filha rapunguela.
Mas espere ai, tá na hora de mudar a cena… Vamos trocar tudo de lugar. Agora é uma nova rapunguela… nova só na roupa Mora na torre e começa a história agora.
Rapunguela ___ vivo cheia de esperança que a mamãe vai conseguir. Deus está do nosso lado, é só a gente saber pedir.
Bruxa _-caladaaaaaa sua branquela descascada, que voz mais feia de morcega empanada. MENINA FEIA
Mãe _ dona bruxa, vim aqui pedir, liberta minha filha, deixa ela da torre sair.
Bruxa ____ vai dar não, vai dá não mesmo… Essa menina feia , faz mal pra humanidade , minhas beterrabas quis comer, agora vem com essa de boazinha da torre querendo sair? Pois vai se caçando um rumo antes que eu te pique pro cozido da noite sai daqui , daqui porque daqui ninguém sai… daqui ninguém a tira.
Rapunguela __ mamãe desiste não, pede pra Deus, ele te ouve em oração.
Mãe _ isso filha, lá vou eu rezar, Deus disse pra gente não deixar de pedir, que ele nos ajuda assim que ele ouvir.
Bruxa ___ pode pedir, acha que seu Deus vai ouvir? Tem medo dele não. Tenho minha vassoura , tenho atéo martelão da morte e posso dele até fugir… Mas garanto que sua filha da torre não irá sair.
Rapunguela _ espelho meu, pergunta pra Deus se ele vai de eu ter dó, vai me livrar deste mal que é a bruxa e me fazer feliz?
_ Espelho – rapunguela, rapunguela, pode em Deus confiar, pede com fé que ele virá ajudar…
Bruxa _menina feia , mas que palhaçada é essa? De onde surgiu esse espelho, afinal de contas que história é essa? Dá-me esse espelho aqui sua feiosa que só de mim ele pode falar, pois sou bela, sou fofa, até ele eu posso enfeitiçar.
Mãe – pai do céu tenha pena tenha dó, liberta minha filha querida, das mãos da maldade, liberta minha rapunguela do pecado em forma de bruxa e a traga de volta pra mim em forma de esperança. Escuta senhor, meu pedido.
Narrador – A, na mesma hora, assim que Deus ouviu o pedido da mãe e de rapunguela, mandou um príncipe lindo, montado em seu belo cavalo, pra libertar do cativeiro a sua rapunguela…
Príncipe __rapunguela… Rapunguela lance-me suas tranças.
Bruxa – mas que palhaçada é essa aqui? De onde surgiu esse espantalho, vestido de príncipe? Mas que história é essa que não acaba mais?
Príncipe – vim libertar rapunguela das garras da maldade, Deus ouviu as suas preces, pois é pai, e quando um pai ouve as preces de um filho, ele vem a seu auxilio!
Bruxa _ ah, mais isso vai acabar, vou matar você primeiro, antes de salvá-la .
Narrador – E foi um luta longa de espadas e vassouras e, ao final, num golpe fatal mata a bruxa malvada, o príncipe afinal.
Rapunguela _ obrigada, belo príncipe, por de Deus ter me vindo me salvar, Deus é pai e amoroso, não me deixaria neste lugar.
Narrador – E assim crianças a gente aprende com essa história que, quando não se sabe pedir, nada ganhamos , mas quando pedimos a Deus tantas e tantas vezes e somos insistentes, ele vem nos socorrer, vem nos ajudar, vem nos acolher nos mostrando o quanto ele sabe nos amar. Por isso não deixe de pedir. Peça sempre porque Deus é pai , nos ama e nos vai atender . Amém
Compromisso da semana: A oração humilde e perseverante, feita com fé, garante-nos a atenção e o auxílio do Senhor, nessa semana vamos rezar de nossos pais.
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/29o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário