6 de outubro de 2016

28º Domingo Comum – Ano C


“Pela fé, reconhecemos em Jesus a presença do amor de Deus que nos cura e liberta de todos os males.”

– Missa com criança da semana: A cura dos dez leprosos
– Evangelho: Lc 17,11-19
Salvos pela fé
A liturgia deste dia nos convida a louvar e agradecer a Deus por sua bondade e misericórdia ao nos conceder tantas graças e nos socorrer em nossas necessidades. Pela fé, reconhecemos em Jesus a presença do amor de Deus que nos cura e liberta de todos os males.
Acolhida – Nessa semana não tenho as introduções disponivel.
 

Historinha para o teatro da semana:

O único agradecido

Citação: Lc 17, 11 – 19
Técnica: Dramatização
Personagens: 10 leprosos – Jesus – Narrador

Como vocês viram, Jesus curava os doentes…todos o procuravam…e, mesmo que isto não resolvesse todos os problemas do mundo àquela época, sinalizava a presença de Deus nos sofrimentos do homem e sua vontade de que todos encontrassem o verdadeiro caminho da felicidade.
Por onde passava Jesus ía curando, sinalizando o caminho com Seu amor.
Assim como aconteceu nos confins da Samaria e da Galiléia…ou será que foi por aqui mesmo? ( dizer nomes próprios de sua comunidade ).
É…havia por ali dez doentes que ficavam à beira do caminho…E eles tristes que estavam  reclamavam da vida…
_ E todas estas feridas em nossos corpos! Que será de nós?
_ Ó dia! Ó vida!
_ Por que fui nascer doente? Que dor no estômago. Acho que vou morrer disso.
_ E esta perna torta, é mais triste que seu estômago embrulhado!
_ Qual nada! E eu que enxergo tão pouquinho que mal dá pra seguir com vocês até aqui…
_ E de que adianta estarmos aqui se ninguém vem nos ajudar?
E os dez doentinhos se lamuriavam sem parar naquele caminho…
Até que um dia passou por ali um outro doentinho que eles conheciam muito bem, mas ele passara saltitando de alegria, pulava e cantava.
Um dos 10 o chamou e perguntou:
_ Oi! Psiti ! Você não é o ceguinho do caminho de Jericó?
_ É! Eu era!
_ Como assim?
_Não vê? Eu estou ENXERGANDO ! Vejo os passarinhos! As crianças! Vocês!
_ Como? Como isto aconteceu?
_ O Filho…O Filho de Deus…O Cristo …Jesus, Ele me curou!
_ Jesus?
_ Sim!
_ E como a gente pode encontrá-lo? Como?
_ Eu ouvi dizer que Ele está no caminho…Ele deve passar por aqui!
E aquele, que era cego saiu cantarolando aleluias a Deus.
Então os dez doentinhos ficaram encantados e já começaram a sonhar com o dia em que Jesus passaria por ali.
E eis que aquele dia chegou…
Já se ouvia ao longe o murmurinho daqueles que acompanhavam Jesus.
Os dez doentinhos se agitaram , e, sem poder sair do lugar, começaram a gritar por Jesus!
_ Jesus! Mestre!
_ Tem compaixão de nós !
_ Cristo,  que curou o ceguinho de Jericó, cura-nos também!
Nesse instante Jesus os viu e disse a eles: _Vão…mostrai-vos ao sacerdote!
(É porque pela lei dos homens, os doentes não poderiam andar juntos dos que não estivessem doentes.)
Os dez saíram daquele lugar em que estavam e começaram a caminhar…Foi quando se olharam e viram que já não estavam mais doentes…
E eles pulavam de alegria!
Se abraçaram…
_ Fomos curados!
_ Jesus nos curou também!
Narrador: A alegria foi geral, mas somente um deles falou:
_ Vamos! Vamos voltar e agradecer a Jesus!
_ Não …Eu não posso ! Já perdi tempo demais naquele caminho, doente. Tenho que aproveitar a vida!
_ Eu também não posso ! Estou ocupadíssimo…tenho que avisar todo mundo!…
_ Mas, gente ! Foi Jesus quem nos curou! Precisamos ir agradecê-lo!
_ Nem vê !
_ De jeito nenhum !
_ Tchau!
E largaram o companheiro no caminho, sozinho, mas disposto a voltar e ver Jesus.
E foi o que ele fez, com grande alegria, glorificando a Deus…
Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe agradeci. Jesus então lhe perguntou:
_ Seus amigos também não foram curados? Onde estão eles?
_ É, Senhor ! Eles não puderam vir…não entenderam que muito maior que a cura física, o Senhor pode nos dar a cura das feridas do coração…
E Jesus olhando-o com amor disse:
_ Levanta-te e vai, tua fé te salvou !
E assim Jesus ia fazendo e faz ainda hoje em todos os caminhos…acho mesmo que Ele está passando em sua casa agora mesmo.

Compromisso da semana: Que tal escrever um bilhete a alguém que você ama, agradecendo-lhe pela presença em sua vida e expressando o carinho que tem por essa pessoa?



Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/28o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário