31 de outubro de 2016

31º Domingo Comum – Ano C


“O exemplo de Zaqueu nos ensina a ver como Deus é bom… Como é bom o seu perdão. Como é boa a conversão… O encontro. O abraço amigo de Deus em nós”

– Missa com criança da semana: Zaqueu recebe Jesus
– Evangelho: Lc 19,1-10
O encontro com Jesus transforma a vida
Deus é nosso amigo e trata a todos com bondade. Por meio de seu Filho, ele revela sua misericórdia e transforma nossa vida, quando reconhecemos nossos pecados e deles nos arrependemos. A exemplo de Zaqueu, somos convidados a abrir nosso coração a Jesus, que veio procurar e salvar o que estava perdido. Neste dia da juventude, celebremos em comunhão com os jovens, fonte de esperança e de novas energias na missão.
Acolhida –
Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todo aqui presentes. Sejam bem vindos a esta celebração.
Eu preciso mostrar para vocês uma foto lá no data show, vamos ver de quem é? Olhem só!Alguém conhece esse homem aqui? (Jesus) e esses outros que o estão seguindo? (apóstolos, gente do povo) mas olhem que estranho aqui, em cima dessa árvore, não é um homenzinho (Zaqueu)? O que será que ele está fazendo ali? Será que ele está fugindo de alguém?
Ah não! Ele quer é ver Jesus então, mas por que será que ele subiu em uma árvore?
Para enxergar Jesus direito, porque ele era pequeno e ai ele arrumou um jeitinho de fica mais pertinho do mestre…
Este personagem é alguém que vocês já ouviram falar… É Zaqueu, um homem pecador, que cobrava impostos dos mais pobres e, por isso, estava milionário, só que ele estava ali, naquela árvore, porque queria conhecer Jesus… (acho também, crianças, que era Jesus quem queria conhecê-lo, pois depois disso, ele mudaria a vida de Zaqueu pra sempre).
Só que está história bonita e cheia de novidades, vamos ouvir no evangelho, porque agora vamos todos ficar em pé e cantar com alegria o canto de entrada
Ato penitencial- Zaqueu queria ver a Jesus porque seu coração é o que queria mais estar perto dele…
Zaqueu sabia que Jesus poderia salvá-lo do pecado, da ganância, do egoísmo, da soberba…
Sabia que Jesus podia curar seu coração tão ferido pelo pecado do mundo…
Sabia que por menor que fosse ele encontraria um meio de estar à altura do perdão de Jesus… Por isso subiu o mais alto que pode para que também pudesse dali ver como seria ficar junto, aos outros, que caminhavam com os propósitos de Jesus… Ele queria se redimir e Jesus sabia disso.
Ele acolheu Jesus em sua casa… Pois o mestre o fez entender que só através de um gesto tudo poderia mudar na vida de Zaqueu e… Zaqueu se comprometeu a mudar. Aceitou Jesus em sua vida e fez da vida um meio diferente de ser feliz…
Quantos de nós somos “Zaqueus” aqui? Que subimos alto pra receber a atenção de Jesus? Que queremos acolher em nosso coração e permitir que ele nos cure do mal do pecado, que nos livre de toda a ação mudana e nos transforme em discípulos de verdade, que amam e se perdoam mutuamente?
Por muitas vezes, senhor, que nos faltou à coragem de receber o perdão, que nos faltou à coragem de Zaqueu para nos desvencilhar dos bens materiais… Que não fizemos a opção em mudar de vida, vamos pedir perdão cantando. Queremos também ser perdoados de todos os nossos pecados como foi Zaqueu.
Leitura – Agora bem sentadinhos ouviremos a nossa leitura de hoje que Deus com tanto amor nos preparou, para isso vamos fazer silêncio e abrir bem nosso coraçãozinho para acomodar a palavra dele com todo carinho.
Aclamação – E agora, crianças, vamos ouvir a história de Zaqueu todinha que o padre irá nos contar, mas antes de ouvi-la vamos cantar com alegria saudando a bonita história de conversão
Ofertório –(imagens no data show)
Ah Senhor, trouxemos um árvore como oferta…
Queremos essa árvore na nossa vida para subir o mais alto que pudermos e ficar admirando suas obras de amor.
Queremos que esse galho tão forte seja suficiente pra segurar nossa fé, pois ele é a segurança que temos a certeza que nos move frente ao desejo de estarmos ligados ao seu amor
Queremos Senhor que cada folha dela represente um novo gostar, um jeito de te olhar com carinho, de te dizer que te amamos… Que essas folhas se multipliquem em milhares de outras, porque queremos amá-lo pra sempre…
Queremos Senhor, que essas raízes sejam nossa dedicação à nossa igreja, a Igreja de Jesus fundamentada na verdade, na justiça, na igualdade, no amor… Valores que muitos querem esquecer, mas que nós, cristãos, fortalecemos nossas raízes para vivê-las por toda a vida.
Junto ao pão e ao vinho senhor, entregamos essa árvore, que é nossa escada para mais perto do seu amor de pai. Amém
Comunhão – Zaqueu se curou do pecado, se libertou do mal e ceiou com Jesus em sua casa, comemorando a vida nova… Agora, Jesus nos convida a fazermos o mesmo… Estamos em sua casa e ele oferece o banquete de nossa vida que é a eucaristia. Vamos como Zaqueu receber de Jesus o alimento para nossa alma, cantando com alegria.
Ação de graças – Como Deus é bom… Como é bom o seu perdão. Como é boa a conversão… O encontro. O abraço amigo de Deus em nós
Agora, crianças, queremos agradecer ao Senhor… Queremos ser Zaqueu, chamá-lo a ficar conosco, a ir conosco pra nossas casas, a estar bem perto dele sempre, sempre na nossa vida.
Vamos todos cantar agradecendo ao senhor por ele estar sempre conosco como esteve com Zaqueu.
(como Zaqueu eu quero subir no mais alto)

Historinha para o teatro da semana:

Zaqueu

Técnica: Transparências apresentadas no retroprojetor ou dramatizada.
Adaptação Padre Léo
Hoje nós vamos falar desse encontro maravilhoso entre Zaqueu e Jesus.
Zaqueu era um tampinha de gente, um toquinho de amarrar bode. Eu fiz uma análise da personalidade do Zaqueu: Zaqueu era um ladrão. Por que será que Zaqueu ficou assim? Falta de cura interior. Para os judeus é muito importante a figura do homem, a masculinidade. O homem é a figura principal da família.
Imagine o Zaquelzinho, aquela tampinha, aquela coisinha pequenina, feinho, magrinho, esmirradinho. É… Não ia dar nada na vida.
A turma muito maldosa vivia arrumando apelido pra ele: sapinho, toquinho de amarrar bode, estacionamento de barata… Uns gritavam assim:
_E aí Zaqueu, tá frio aí embaixo?
E Zaqueu foi crescendo assim, cheio de mágoa e dizendo:
_Eu queria ser grande (3 vezes)
E como ele não podia ser grande no tamanho, ele arrumou um jeito de ser grande roubando.
_Quando eu for rico – dizia ele. Todos irão gostar de mim. Eu irei ser respeitado e nada, nada mesmo, será impossível de se conseguir.
E Zaqueu começou a roubar, roubar e virou até o Doutor José Zaqueu. E agora ele num era mais aquele Zaquelzinho não. Ficou tão importante e conhecido que ganhou até esse título de Doutor Ladrão e importante, mas seu coração era vazio e isso o tornava o mais infeliz dos homens.
Quando ele ficou sabendo que Jesus curava, fazia milagres e que estava para chegar em sua cidade, ele se aprontou bem chique e foi encontrá-lo.
Mas chegando no tal lugar, ele se viu em meio a uma multidão. E como ele fosse minúsculo, sabia que nunca viria Jesus. Olhando mais a frente, no entanto, o quê ele viu? Uma árvore!
Zaqueu:_Ah, já sei! Vou subir nessa árvore, quando Jesus passar… Olha só eu aqui mais perto dele do que nunca.
Jesus veio passando meio daquela multidão Olhe só onde é que ele foi parar, bem debaixo da árvore onde estava Zaqueu. Imagina só as perninhas dele nesse momento: era uma tremedeira só.
Jesus olha pra cima. Imagine só a cara de espanto do Zaqueu.
Jesus: – Zaqueu, desce dessa árvore!
Zaqueu não desceu… Ele caiu…
Jesus: – Levanta Zaqueu! Hoje eu vou jantar na sua casa.
Ah, gente, Zaquelzinho então, levantou a túnica com aquelas perninhas tortas e pôs-se a correr, disparado no meio do povo, levantando poeira… Correndo… Correndo… Ele chega suado e cansado em casa e grita:
Zaqueu: – Zaquéia, Zaquéia, mulher, vem cá! Corre aqui mulher do céu!
Zaquéia: – Quê que foi bem? Quê que foi?
Zaqueu: – Ele tá vindo aqui, Zaquéia. Ele tá vindo jantar. Jesus tá vindo jantar.
Zaquéia: – Mas gente, você não falou que ia convidar Ele?
Zaqueu: – Eu convidei não! Ele tá vindo de oferecido. Vamos fazer comida logo, mulher.
Zaqueu: – Onde é que estão as crianças?
Zaquéia: – As crianças estão lá fora.
Zaqueu: – Zaquelina, Zaqueinha vem tomar banho logo, sô. E vê se limpa esse nariz e lava essas mãos! E outra coisa, na hora que Jesus chegar vocês num dão nem um pio, hein! Vocês tomem jeito de gente, comportem-se como tal, porque senão…
Quando Jesus chegou estavam o Senhor Zaqueu de banho tomado, Dona Zaquéia naquela elegância, aquele vestidinho de chita, amarrado na orelha, sapato de chinelo salto alto, aquele calcanhar todo rachado raladinho e as Zaqueinhas, todas limpinhas, uma beleza. Deram os beijinhos. Jesus jantou… Na hora de ir embora, Jesus não falou nada do pecado dele. Jesus não perguntou nada do passado dele. Jesus não recitou nenhum versículo da Bíblia para Ele. Jesus sentou-se, ficando do mesmo tamanho dele, jogaram conversa fora até não dar mais. Comeu muito bem. Não pediu a conta. Quando ia embora disse:
Jesus: – É, eu tenho que ir embora. Amanhã vou a Jerusalém. É chegada a hora.
Nesse momento, Zaqueu disse:
Zaqueu: – Senhor, se eu pequei (Isso todo mundo sabia que ele pecara, menos ele) Eu vou devolver até quatro vezes mais (Que conversão, hein? Nós podemos fazer a mesma coisa?)
Jesus então o olhou e disse:
Jesus: – Ô Zaqueu! Hoje a salvação entrou em sua casa.
Esse é um verdadeiro milagre.
Compromisso da semana: Não tenhamos medo de nos aproximar do nosso amigo Jesus. Ele nos acolhe com ternura e amor para nos oferecer a salvação. Convidar um adulto para ir na igreja e visitar Jesus
Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br
Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/31o-domingo-comum-ano-c/

Sem comentários:

Enviar um comentário