11 de janeiro de 2017

2º Domingo Comum – Ano A

“Aprendamos a testemunhar o amor e a misericórdia de Deus. Em Jesus, o Pai do céu nos perdoa dos pecados e nos salva.”

– Missa com criança da semana: Cordeiro de Deus
– Evangelho: Jo 1,29-34
Testemunhar Jesus Cristo com alegria e esperança
A liturgia de hoje nos inspira a viver com entusiasmo a missão de anunciar Jesus ao mundo. Com João Batista, prendamos a testemunhar o amor e a misericórdia de Deus. Em Jesus, o Pai do céu nos perdoa dos pecados e nos salva.
Acolhida –
Boa noite, queridas crianças.
Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.
Crianças, hoje eu vou iniciar a celebração com um desafio legal pra vocês me ajudarem . E quem ganhar leva uma um saquinho de pirulitos.
O caso é o seguinte. Eu estou criando um novo  leite condensado novo. Seu nome vai ser  Demais. Ele é muito melhor, mas muito melhor mesmo dos que existem por ai : ele não é moça , não é Itambé, e não é Parmalat, mas em compensação , ele é muito mais , mas muito mais … Gostoso . Agora eu preciso de alguém aqui que convença as pessoas que ele seja bom, de fato  que anuncie  ele pra mim . É que eu ando muito sem ideia, fiz um produto de primeira qualidade, mas não sei como convencer as pessoas a comprar este produto. Quem gostaria de tentar convencer as pessoas de que meu produto é bom?
(Deixar que façam a propaganda )
Sabem pra que serviu esta brincadeira? Serviu pra nos ensinar que assim como fizemos com o produto, tentando convencer as pessoas de que ele é bom , João batista fez com Jesus , a missão dele era apresentar Jesus ao mundo e tentar convencer as pessoas do quanto ele era bom e o quanto ele nos mostraria a força do amor de Deus para conosco.
Hoje, nós também,  somos convidados a fazer o mesmo. Reconhecer que nossa missão é levar Jesus pra que todo mundo o conheça (na escola, nas ruas, aos amigos…) e tentar fazer as pessoas o amarem e o seguirem. Porque assim como o leite Condensado é Demais .. Jesus é muito , muito , muito mais .
Então crianças, todos de pé e com alegria, vamos cantar sabendo ainda mais de nossa missão que é levar Jesus aos outros.
Ato penitencial – ( Historia do porco e do cordeiro)
Sabem, crianças, outro dia eu li uma coisa muito importante. E fiquei imaginando que somos assim também .
Eu li que, havia num certo lugar ,uma poça de lama.
Vinha pela estrada um porco e um cordeiro.
Quando o cordeiro se deparou com a poça de lama, ele fugiu, correndo pra bem longe dela, porque não é da natureza dele ficar deitado numa poça se sujando, com certeza, se ele lá caisse, ele berraria, espernearia, até poder se libertar… porque  ele tem nojo da sujeira .
Já com o porco, a história é bem diferente. Quando ele vê (ele grita de alegria e fala: – Achei o paraíso) e o que ele faz? Ele rola, ele deita, ele vai pra lá, vai pra cá, grunhindo de satisfação. Vá lá tentar tirá-lo pra você ver? Ele até de morde.
Por natureza, crianças, e sem a presença do Espírito Santo, o pecador é igualzinho ao porco, ele procura o mal e a tentação e não tem desejo de se libertar do pecado.
Já, o seguidor de Cristo é comparado na bíblia como ovelha. Ele jamais será encontrado na lama do pecado.
É um fato triste que muitas ovelhas de Cristo caiam no pecado, mas um cristão nascido de novo, comprometido com sua missão, jamais se sentirá cômodo feliz dentro da lama. Ele clamará pelo perdão e pela misericórdia de Deus. E ninguém aqui também que ser um porquinho do pecado, quer?
Então nesse momento de pedir ao Senhor nosso Deus perdão, vamos pedir também que ele nos lave de todo mal do pecado e nos conceda a alegria de ser também o seu cordeiro, assim como João batista chama por Jesus. Vamos pedir perdão cantando.
Leitura – Agora , sentadinhos, vamos ouvir o apóstolo Paulo que nos lembra que, como Igreja de Deus, temos uma vocação especial: somos chamados a ser santos.Vamos ouvir com muita atenção ?
Aclamação – João Batista testemunha que o Espírito Santo desceu sobre Jesus, confirmando-o como filho de Deus. Em pé, com alegria, vamos todos cantar saudando a Jesus, nosso mestre, a quem devemos sempre amar.
Evangelho –
Preces –
T. Atendei-nos, Senhor. 
1. Pela Igreja, para que anuncie sempre com renovado vigor que Jesus é o verdadeiro Cordeiro que veio para libertar e salvar a humanidade, rezemos:

2.
 Pelos governantes para que promovam, na esfera da política, a ética da partilha e solidariedade, rezemos:

3.
 Por nossas comunidades, para que sejam sinais de partilha, fraternidade e solidariedade com os pobres e excluídos, rezemos:
4- Por todas nós , crianças , para que o senhor  sempre promova em nossas vidas a solidariedade e o compromisso de anunciá-lo professando nossa fé e nosso amor  , rezemos
Ofertório – Que alegria nós sentimos porque somos os escolhidos de Deus para sermos seus filhos bem amados, não é mesmo?
Mas, como filhos, temos também que mostrar pra nosso Deus o quanto ele é importante pra todos nós. Por isso, no momento do nosso ofertório, queremos oferecer a ELE  um compromisso maior com nossa missão. Um sinal mais forte do que ELE representa em nossa vida
Um compromisso de divulgar mais o nome de Jesus cristo
Um compromisso maior de levar a todos a ação do Espírito Santo e  viver essa ação intensamente na nossa vida
Um compromisso maior de divulgar a boa nova do evangelho
Um compromisso maior de não ser acomodado, de não ter vergonha de falar da palavra do Senhor aos outros.
Um compromisso de ser mais e mais empenhado em divulgar O TEU NOME POR TODA PARTE.
JUNTO AO PÃO E AO VINHO OFERECEMOS AO SENHOR TODO ESSE NOSSO COMPROMISSO. Que Ele nos ajude a ser mais fiéis aos nossos compromissos. Por isso vamos cantar com alegria o canto do ofertório.
Ação de graças. Então, hoje, crianças, temos que sair desta celebração tendo a certeza de nossa missão: e qual é a nossa missão? É anunciar Jesus ao mundo;nos comprometer em ser crianças bondosas na escola, na família, na comunidade. Agindo assim, seremos grandes  sinais do amor de Jesus por todos nós.

Historinha para o teatro da semana:

Entrevista com os grandes pregadores

Queridas crianças, como hoje vocês puderam perceber, Jesus nos chama a anunciá-lo , a proclamá-lo , a falar dele por todos os cantos  e, para que vocês possam  saber melhor como é feita essa propagação do nome de Jesus, eu vou chamar aqui , alguns profetas , discípulos que trabalharam em nome de dele  e vou chamar  alguém da nossa época , quem sabe uma adolescente?
Pois, então que entrem:
São Paulo
São Pedro
São João Batista
E a menina Inezinha
A pergunta é para todos, cada um responde da forma mais precisa, por favor .
Como vocês descobriram Jesus na vida de voces?
São Paulo – a descoberta de Jesus na minha vida foi a coisa mais maravilhosa desse mundo. O fato é que eu era um soldado e meu dever era matar todos os cristãos, aqueles que acreditavam em Jesus. Acontece que, quando eu estava a caminho de matar alguns deles, montado em meu cavalo , de repente, veio uma luz intensa demais , o cavalo me jogou no chão e uma voz me disse:
_ Saulo, Saulo , por que me persegues ?Venha trabalhar para o meu reino.
Aquela voz, aquela luz , aquele chamado , bastaram para que eu , a partir daquele dia , fosse um grande seguidor de Jesus cristo
São Pedro – Pois comigo foi mais ou menos assim: eu sou um home rude , grosseiro mesmo, do tipo do povo da minha época.  Eu estava pescando  junto com meu irmão André, lá no mar da Galiléia , porque como vocês todos já sabem eu era bom  pescador e foi, quando eu vi Jesus , ele então me disse:
_ Vinde após mim, e vos farei pescador de homens.
Na mesma hora eu abandonei casa, família, rede, peixes e passei a seguir ao Senhor. Sou um de seus discípulos
São João – Pois eu nasci pra anunciá-lo , desde bem pequeno na barriga da minha mãe Isabel , ao ouvir Maria falando que estava grávida , já anunciei com pulos de alegria a minha mãe que ,o filho de sua prima ,era diferente , pois dela nasceria o filho de Deus
Vivi  no deserto à espera Dele . Falava ao povo da boa nova que estava por vir  , anunciando o salvador. Até que um dia , no rio Jordão , onde eu batizava com água os filhos de Deus , eis que se a aproximou aquele que deveria me batizar , mas foi ele quem me pediu isso  … Desde o primeiro momento eu senti que era ele o salvador  e ao batizá-lo, o céu se abriu e uma voz forte disse:
_ Este é o meu filho bem amado  ao qual coloco nele toda a minha afeição
Eu ouvi a voz de Deus, já pensaram nisso? Que graça? Que maravilha?Tive certeza, ele era, de fato, o rei que o mundo estava esperando.
Comentarista – E você, Inês ? Como foi que descobriu Jesus na sua vida ?

Inês-
 É que …é que … a coisa foi o seguinte , eu era pequena, minha mãe me trazia na igreja e eu assistia a missa das crianças. Aqui falava de Jesus,
cantava , era bão . Eu adorava vir aqui e sentar nesses bancos ai. Minha mãe  também me fazia rezar umas orações que eu não entendia nada , eu só repetia . Ai minha mãe me colocou na catequese . Lá eles me ensinaram o significado das orações , falaram de Jesus de uma forma que eu me apaixonei  .
Agora me contem , como vocês fizeram para cumprir a missão que Jesus deu a cada um de nós , que é anunciá-lo ?
São Paulo – Menina, depois que eu descobri Jesus na minha vida, eu passei a estudar todos os seus passos , cada palavra , cada gesto , cada milagre , e ai , eu andei , andei por todos os lugares pregando e falando das coisas que eu testemunhei junto ao seu povo , passei a freqüentar as reuniões dos cristãos e a pregar lá também sobre os feitos do mestre; escrevi cartas e mais cartas para todos os cantos do mundo e olha que eu sei que hoje mesmo, aqui nessa celebração , vocês na leitura já leram uma carta minha , falando desse imenso amor de Deus para conosco . Eu me apaixonei por Jesus e fiz da minha vida uma oração e uma pregação constante, andei por todos os lados deste mundo e falei Dele , falei das coisas dele e do sacrifício de amor que ele devotou a cada um de nós . Se mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria a testemunhar o grande amor desse homem chamado Jesus.
São Pedro – Olha gente, ninguém viveu mais próximo  que eu junto ao mestre. Eu vivi aqueles milagres , eu escutei aquelas palavras , eu peguei nas mãos santas  daquele homem e comi, muitas vezes, com ele  . Dormimos ao relento e falávamos as multidões. Fui o homem de confiança do Senhor, foi ele quem me deu o nome de Pedro e, como missão ,disse que Pedro, significava pedra e sobre essa pedra eu ergueria a sua igreja . Deu-me também as chaves do céu , disse que aquilo que eu desligasse aqui embaixo , ele desligaria também lá no céu
Sabe, crianças , eu fiz uma coisa muito feia . Quando prenderam Jesus e eu vi que eles realmente iriam matá-lo, eu tive medo, fiquei escondido com medo de que eles pudessem fazer o mesmo comigo . Então, quando me perguntavam se eu era daqueles que andava com Jesus ,fui fraco , acovardei-me e eu disse que não por três vezes.
Como fiquei arrependido, mas aprendi com o erro e me fortaleci no desejo de minha missão .Transformei minha vida, fui atrás do que o mestre havia me confiado , ergui a igreja de cristo, falei dele aos quatro cantos do mundo e,por ele morri ,pregado também numa cruz de cabeça pra baixo .
Mas se preciso fosse, faria tudo de novo, menos negá-lo , pra dizer pra vocês do grande amor daquele homem pela humanidade .
João Batista – Ah ,crianças , falar de Jesus … eu sei bem o que é isso , passei a minha vida toda a falar Dele e, por Ele, dei a minha vida , onde a minha cabeça foi servida em uma bandeja . Mas o fato é que eu amei aquele homem e seus ensinamentos , até o vento me trazia notícias do salvador enviado por Deus  e eu nunca me calei ,não me intimidei diante das ameaças que eu sofria , enfrentei todas . Falei dele no deserto ao povo que precisava de esperança, batizei em nome dele mesmo sabendo que eu não era digno de desatar as suas sandálias  , pois minha  expectativa  é que ele pudesse me  batizar ,pois eu batizava com água , ele com o Espírito Santo de Deus.
Ouvi através das pessoas como ele fazia bem todos que o rodeavam e como ele amava o seu povo. Não me cansei de preparar o caminho para os Senhor  , em fazer com que os pecadores se convertessem e que, finalmente, reconhecessem o filho de Deus , nascido para trazer até nós a salvação . Valeu a pena, se eu pudesse faria tudo de novo , muitas vezes .
Inezinha – Icha , tô perdida , eles fizeram tanto por Jesus e eu fiquei aqui pensando que eu quase não fiz nada , eu só venho a missa , mesmo assim quando minha mãe pergunta o que foi que falou no evangelho, eu falo com ela que eu não escutei porque o povo tava conversando , ou porque não tinha nada de importante . Eu nunca cheguei em casa e sentei pra falar de Jesus com minha família . Tão até envergonhada!Viu gente , vocês ai deram a vida por Jesus e eu ainda não dei nada ,nem palavras eu ainda dei … fico muito tempo no computador , ou senão na frente da televisão , quando sobra tempo eu vou pra lagoa, ou eu fico falando no celular . Ai o meu dia acaba, a minha noite eu também ai eu  não rezo ,mas porque o orkut não deixa , pois eu fico até de madrugada e , quando vou deitar-me não durmo, eu desmaio … Eu não leio a bíblia ,achava que quem lia era só crente e eu  nem sabia direito quem são vocês e, muito menos, o que fizeram por Jesus. Acho que eu preciso melhorar muita coisa nessa minha vida, porque até então, de Deus eu falo pouco , falo muito é dos outros… é de mim … Mas de anunciar Jesus, gente , de verdade , tô até com vergonha , tenho falado quase nada .
Comentarista – Pois é, gente, e Jesus hoje nos chama a falar dele, a anunciá-lo. Durante dois mil anos, muitos foram aqueles que deram a sua vida em nome do Senhor, para que Ele se tornasse conhecido e amado.
E vocês?Se estivessem aqui no lugar de um desses entrevistados, qual papel teria feito na divulgação  aos outros do reino de Deus ? Igualar-se-ia a qual deles?
Hoje  João nos convida a ver em Jesus o cordeiro de Deus , aquele que tira o pecado do mundo e, nos dá a certeza, de celebrarmos com alegria a ressurreição no céu .
Como podemos acreditar nisso, se nós não pregamos isso nem pra nós mesmos?
É sempre tempo de mudar, Jesus está sempre nos chamando a isso. Quando é que iremos acordar pra esse chamado?
Compromisso da semana: Como – em família, na escola e na comunidade – dou testemunho da minha fé em Jesus Cristo?

Kit livros para catequese e missa com crianças

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/2o-domingo-comum-ano/

Sem comentários:

Enviar um comentário